A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEVOLUTIVA E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO SAEPE 2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEVOLUTIVA E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO SAEPE 2015"— Transcrição da apresentação:

1 DEVOLUTIVA E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO SAEPE 2015

2 Organização da Oficina
1° MOMENTO: Avaliação externa em larga escala e apresentação dos resultados gerais. 2° MOMENTO: características escolares associadas ao desempenho. 3° MOMENTO: Como utilizar os resultados, elaborando planos de ação.

3 Contextualização Por que implementar o sistema próprio de avaliação?
Por que avaliar? Por que implementar o sistema próprio de avaliação? _ Qual o lugar do profissional de educação nesse contexto? Reflexões sobre o tema.

4 Atividade – 1ª parte Atividade
Essa atividade terá 2 movimentos: reflexão individual (5min), reflexões em trio (7min); Individual: Para cada questão (temos 2 questões), apresente os 5 pontos/tópicos principais de resposta; Em Trio: Converse com os colegas e, para cada questão, apresente os 5 pontos/tópicos principais de resposta do trio (considerando que cada um apresentou 5 pontos/tópicos, teremos 15 pontos/tópicos para serem selecionados os 5 principais)

5 Atividade – 1ª parte Por que avaliar? Por que implementar o sistema próprio de avaliação? _ Qual o lugar do profissional de educação nesse contexto? Reflexões sobre o tema.

6 Contextualização Antes de responder, precisamos retomar algumas das principais políticas educacionais que procuram impactar positivamente na ampliação da qualidade da Educação.

7 Contextualização Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) representam um dos possíveis indicadores da qualidade. O IDEB surge com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, em 2007. O IDEB combina os resultados de desempenho nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) com taxas de aprovação de cada um das unidades. O IDEB foi enfatizado com um dos aspectos mais relevantes do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), pelo MEC, em 2008.

8 Contextualização O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos ( ). Organiza-se em (1) metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade – acesso, universalização e ampliação de oportunidades educacionais, (2) metas relacionadas à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade, (3) metas sobre a valorização dos profissionais da educação, estratégicas para cumprimento das anteriores, e (4) metas voltadas ao ensino superior.

9 PNE Contextualização Avaliação
METAS PNE Avaliação Orienta o trabalho por meio de Informa o resultado alcançado em relação às

10 Contextualização A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) lidera a escolha equidade e está expressa no artigo 26, do PNE. Art Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. Segundo o documento preliminar, parte dos objetivos propostos é comum para a educação básica do ensino público e do privado e parte é determinada regionalmente. A proposta traz um conjunto de temas integradores, como sustentabilidade, tecnologia, educação financeira, questões dos direitos humanos, e inclui a diversidade de gênero. 60/40. Conteúdo regional: abordagem que valorize peculiaridades locais e também que considere escolhas de cada sistema educacional, sobre as experiências e conhecimentos a serem oferecidos aos estudantes ao longo do processo de escolarização.

11 Contextualização A implementação dessas políticas garante a qualidade da Educação? Quais instrumentos podem ser consultados para a elaboração e implementação de ações adequadas a rede de ensino?

12 1º momento: Contextualização
Monitorar não no sentido de aplicar testes, provas, questionários, mas buscar ferramentas e metodologias que permitam compreender se os objetivos esperados por cada ação, ou por um conjunto deles, têm sido alcançados. MONITORAMENTO

13 1º momento: Contextualização
SAEB Sistema de Avaliação da Educação Básica ANEB Avaliação Nacional da Educação Básica ANRESC/PROVA BRASIL Avaliação Nacional do Rendimento Escolar ANA Avaliação Nacional da Alfabetização

14 1º momento: Contextualização
A ANEB e a ANRESC/Prova Brasil são realizadas bianualmente, enquanto a ANA é de realização anual. PERIODICIDADE

15 1º momento: Contextualização
Para ajudar as redes de ensino a organizarem-se, a fim de caminharem rumo à melhoria da qualidade, implanta-se sistemas próprios de avaliação, cuja vantagem reside na menor periodicidade entre a aplicação dos testes – mais frequentes – e a divulgação dos resultados, em relação às avaliações nacionais.

16 1º momento: Contextualização
Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar (SAEPE) 1ª aplicação SAEB Uso da TRI SAEB – 1995 2000 2002 Prova Brasil 2005 – 1ª 2005 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Apresentação do SEAPE. SAEPE LÍNGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA

17 Contextualização ETAPAS DISCIPLINAS REDE 3º ano EF LP e MT
Estadual e Municipal 5º ano EF 9º ano EF 3ª série EM Estadual

18 Contextualização Isso implica desenvolvimento de ações em prol da melhoria em curto/médio prazo. É possível estipular metas e elaborar ações, mas utilizando diagnósticos “mais próximos”. O acompanhamento regular pode ser mais eficaz.

19 Contextualização Como é possível analisar as informações? Aliás, quais são essas informações?

20 Contextualização Atualmente, com SAEPE, avalia-se o desempenho e o contexto. Outras avaliações, como o PISA, buscam observar também as competências socioemocionais.

21 Atividade – 2ª parte Reflexões sobre o tema. Por que avaliar?
Por que implementar o sistema próprio de avaliação? Qual o lugar do profissional de educação nesse contexto? Reflexões sobre o tema.

22 Atividade – 2ª parte Atividade
De acordo com o que acabamos de apresentar e com as reflexões realizadas pelo grupo, retome as respostas dadas pelo trio. Em Trio: Converse com os colegas e, para cada questão, discutam os 5 pontos/tópicos principais de resposta do trio. Vocês modificariam as respostas dadas inicialmente? (10min) Para cada questão, sem seguida, é feita uma apresentação das respostas por alguns participantes.

23 Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar
Melhor Desempenho Escolar Atitudes e Práticas Positivas Contexto Institucional Favorável

24 Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar
Fatores Contextuais O processo de ensino-aprendizagem é mediado por diversos fatores.

25 Fatores Contextuais Informações de qualidade sobre os atores escolares e as características do sistema escolar são um importante subsídio para a formulação e verificação da efetividade de políticas públicas educacionais e de outras intervenções nos processos escolares.

26 Fatores Contextuais Fatores Contextuais
A relevância de questões sociais, econômicas ou culturais para o desempenho escolar dá-se em razão da sua influência no desempenho das escolas e dos alunos. Esse é um fato apontado por diversos estudos e pesquisas, desde que tiveram como pioneiro o Relatório Coleman (EUA, 1966).

27 Qual o papel das características individuais? E da família?
Fatores Contextuais O que influencia o aprendizado dos estudantes? Quais elementos podem proporcionar um melhor aprendizado? Qual o papel das características individuais? E da família? O que as escolas podem fazer para promover um ensino de qualidade? Que influências as escolas recebem?

28 Fatores Contextuais Fonte: SOARES, J.F.. Melhoria do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, 2007, p.141.

29 Fatores Contextuais Grande parte dos trabalhos se preocupa em destacar a forte influência que os fatores extraescolares têm sobre os resultados dos alunos dentro das escolas. Ex.: cultura do indivíduo, características da família, política educacional etc.

30 Fatores Contextuais Qual o grande espectro sobre o qual os atores escolares podem intervir? Dentro do âmbito de competências de técnicos, gestores e professores, quais são os instrumentos que podem ser mobilizados para a intervenção?

31 Fatores Contextuais Fatores Contextuais e Eficácia Escolar
Pesquisas sobre eficácia escolar comparam e analisam como diferentes fatores internos à escola influenciam no desempenho dos seus alunos, sob o pressuposto de que a escola também é um fator preponderante para o rendimento dos alunos.

32 Fatores Contextuais Esses estudos, portanto, identificam componentes de boas práticas e são uma ótima fonte de informações para gestores e professores que visam ao aprimoramento do desempenho de seus alunos.

33 Fatores Contextuais Em nossas análises, enfatizamos a importância dos fatores intraescolares, sem deixar de lado a influência dos fatores extraescolares.

34 Fatores Contextuais Clima Escolar Gestão Democrática
Intraescolares Clima Escolar Gestão Democrática Práticas Pedagógicas Expectativas dos Estudantes Expectativas dos Professores Incentivo a Leitura (na escola) Tamanho da Escola

35 Fatores Contextuais Fatores Contextuais Extraescolares
Características individuais Trajetória escolar Nível Socioeconômico Incentivo a leitura (em casa)

36 Fatores Contextuais Como as avaliações em larga escala podem nos ajudar a obter informações dessa natureza?

37 Fatores Contextuais Através dos questionários socioeconômicos aplicados a estudantes, professores, gestores, coordenadores, pais de estudantes etc.

38 Fatores Contextuais Dimensões Instrumentos Resultados
Avaliação Educacional Desempenho Escolar Testes Medidas de Proficiência Fatores Associados Questionário Índices Contextuais Dimensões Instrumentos Resultados

39 Atividade Com base no que acabamos de apresentar, quais as informações importantes para os diferentes atores educacionais, além do desempenho? Em grupos de 8 pessoas, escrevam em um papel uma informação que vocês consideram importante. Para cada questão, sem seguida, é feita uma apresentação das respostas por alguns participantes.

40 Fatores Contextuais Vamos comparar as respostas dadas por vocês com as informações coletadas nos questionários!

41 Fatores Contextuais Características Individuais
Questionário de Estudantes Sexo Cor ou raça autodeclarada Idade

42 Fatores Contextuais Condição Socioeconômica dos Estudantes
Questionário de Estudantes Escolaridade dos pais Bens e recursos do domicílio Serviços públicos que atendem o domicílio Acesso a bens culturais

43 Fatores Contextuais Trajetória Escolar Questionário de Estudantes
Sempre estudou em escola pública Reprovação Abandono

44 Fatores Contextuais Incentivo à leitura em casa
Questionário de Estudantes Incentivo dos pais/responsáveis Exemplo dos pais/responsáveis Prática dos estudantes

45 Fatores Contextuais Clima Escolar Questionário do Estudante
Com base na sua experiência deste ano na escola, como você se sente em relação às seguintes afirmações (Concordo muito, Concordo mais que discordo, Discordo mais que concordo e Discordo muito): Gosto de estudar nesta escola. Tenho participado de coisas interessantes na escola. A escola é uma bagunça. Ficam muitos alunos do lado de fora da sala fazendo barulho. Sobre as relações na sua escola, responda (Muito ruim, Ruim, Boa, Muito boa): Como você vê a relação entre professores e estudantes? Como você vê a relação entre professores e gestores?

46 Fatores Contextuais Clima Escolar Questionário do Professor
Com base na sua experiência deste ano na escola, como você se sente em relação às seguintes afirmações (Concordo muito, Concordo mais que discordo, Discordo mais que concordo e Discordo muito): Gosto de fazer parte da equipe desta escola. O diretor é zeloso e exigente no cumprimento das regras. Brigas e confusões, quando acontecem, são resolvidas na própria escola. Sinto que sou valorizado(a) nesta escola.

47 Fatores Contextuais Clima Escolar Questionário do Diretor
Com base na sua experiência deste ano na escola, como você se sente em relação às seguintes afirmações (Concordo muito, Concordo mais que discordo, Discordo mais que concordo e Discordo muito): A escola em que trabalho é acolhedora. Os professores trabalham juntos e cooperam uns com os outros. As transgressões às normas de funcionamento e convivência da escola são resolvidas na própria escola. Tenho dificuldade de animar e motivar a equipe para o trabalho.

48 Fatores Contextuais Gestão Democrática Questionário de Professores
Responda o quanto você concorda ou discorda das afirmações abaixo (Concordo muito, Concordo mais que discordo, Discordo mais que concordo, Discordo muito): O planejamento anual das atividades é feito coletivamente. O diretor desta escola tem por hábito consultar o Colegiado da Escola e ouvir as pessoas interessadas pelas questões da escola. A equipe gestora informa e incentiva a informação aos pais sobre o desempenho dos estudantes.

49 Fatores Contextuais Gestão Democrática Questionário de Diretores
Responda o quanto você concorda ou discorda das afirmações abaixo (Concordo muito, Concordo mais que discordo, Discordo mais que concordo, Discordo muito): Só tomo minhas decisões depois de ouvir outros atores envolvidos com a escola. O diálogo e a participação de outros atores escolares atrasam a tomada de decisões. Nem todos os resultados, decisões e providências alcançados pela escola precisam ser informados.

50 Fatores Contextuais Práticas Pedagógicas Questionário dos Estudantes
Com base na sua experiência deste ano na escola, como você se sente em relação às seguintes afirmações (Concordo muito, Concordo mais que discordo, Discordo mais que concordo, Discordo muito): Nas aulas o(a) professor(a) ouve a opinião dos alunos. Acho as aulas interessantes e animadas. O(A) professor(a) sempre esclarece minhas dúvidas. O(A) professor(a) explica até que todos entendam a matéria.

51 Fatores Contextuais Práticas Pedagógicas Questionário dos Professores
Com base na sua experiência deste ano na escola, como você se sente em relação às seguintes afirmações (Concordo muito, Concordo mais que discordo, Discordo mais que concordo, Discordo muito): Na maioria das vezes a opinião do aluno não contribui. Utilizo os resultados da avaliação para melhorar o que faço. Atenho-me ao que está programado independente da turma. O aprendizado depende mais do estudante do que do professor. Todos os alunos têm capacidade de aprender o que é ensinado.

52 Fatores Contextuais Expectativas dos Estudantes
Questionário do Estudante Com base na nas suas expectativas, você acredita que irá (Sim, Provavelmente sim, Provavelmente não, Não): Concluir o Ensino Fundamental. Concluir o Ensino Médio. Ingressar no Ensino Profissional. Ingressar no Ensino Superior. Ter melhores oportunidades no mercado de trabalho.

53 Fatores Contextuais Expectativas dos Professores
Questionário do Professor Com base na experiência com suas turmas nesta escola, qual o percentual de alunos que você acredita que (Até 25% da turma, De 26% a 50% da turma, De 51% a 75% da turma, Mais de 75% da turma): Concluir o Ensino Fundamental. Concluir o Ensino Médio. Ingressar no Ensino Profissional. Ingressar no Ensino Superior. Ter melhores oportunidades no mercado de trabalho.

54 Fatores Contextuais As informações apresentadas por vocês podem ser encontradas com a aplicação de perguntas, como as que acabamos de apresentar?

55 Fatores Contextuais Vamos apresentar possíveis análises constituídas a partir dos dados extraídos dos questionários!

56 Fatores Contextuais O modelo conceitual não precisa ser exaustivo, ou seja, ele não precisa catalogar todos os fatores que impactam os resultados da avaliação; mas, deve listar aqueles que são relevantes para a compreensão da relação. Fatores relevantes: características individuais do aluno, o nível socioeconômico do aluno, o clima escolar, as práticas pedagógicas, o incentivo à leitura, as expectativas etc. Conforme vimos acima.

57 Fatores Contextuais Ao avaliarmos o sistema de ensino, normalmente estamos interessados em descobrir algo sobre as relações entre os resultados e os contextos dos alunos e escolas. Essas relações podem dizer respeito a qualquer condição, atitude ou atividade realizada pelos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Os modelos estatísticos são um tipo específico de modelos matemáticos, que, por sua vez, nada mais são do que a representação numérica do mundo.

58 Fatores Contextuais Avaliamos os alunos e construímos nossa medida de desempenho, a proficiência, um valor que varia numa escala de 0 a 500. Quanto maior o valor da proficiência do aluno ou da média de proficiência da escola, melhor o desempenho deles. Estabelecer a correlação entre essa medida e nossos fatores contextuais pode ser útil, mas isso nada nos diria sobre o poder explicativo dos mesmos.

59 Fatores Contextuais Para saber se, em que direção e o quanto os fatores contextuais impactam o desempenho, equacionamos o desempenho em razão dos fatores, ou seja, o valor da proficiência é nossa variável dependente e os fatores contextuais são nossas variáveis independentes. A modelagem estatística mais comum para esse tipo de fenômeno é a regressão, via de regra, a regressão de mínimos quadrados ordinários.

60 Fatores Contextuais A equação genérica é: 𝐷𝑒𝑠𝑒𝑚𝑝𝑒𝑛ℎ𝑜= 𝑀𝑜𝑑𝑒𝑙𝑜+𝐸𝑟𝑟𝑜. A representação gráfica pode ser: Resultado Geral ALN1 ALN2 ALN3 ALN4 ALN5 ALN6

61 Fatores Contextuais Para que seja possível tirar conclusões precisas é necessário ajustar o melhor modelo que descreve os dados. Utilizaremos o máximo de informação disponível nos questionários aplicados aos alunos, professores e diretores na avaliação.

62 Fatores Contextuais Basicamente, consideramos:
𝐷𝑒𝑠𝑒𝑚𝑝𝑒𝑛ℎ𝑜= 𝑆𝑒𝑥𝑜+𝐶𝑜𝑟+𝑅𝑒𝑝𝑟𝑜𝑣𝑎çã𝑜+ 𝑁í𝑣𝑒𝑙 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑜𝑒𝑐𝑜𝑛ô𝑚𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑢𝑑𝑎𝑛𝑡𝑒+ 𝐸𝑥𝑝𝑒𝑐𝑡𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑢𝑑𝑎𝑛𝑡𝑖𝑠+𝑃𝑎𝑖𝑠 𝑖𝑛𝑐𝑒𝑛𝑡𝑖𝑣𝑎𝑚 𝑎 𝑙𝑒𝑖𝑡𝑢𝑟𝑎+ 𝐶𝑜𝑚𝑝𝑜𝑠𝑖çã𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑠𝑒𝑥𝑜+𝐶𝑜𝑚𝑝𝑜𝑠𝑖çã𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑐𝑜𝑟+ 𝑁í𝑣𝑒𝑙 𝑑𝑒 𝑟𝑒𝑝𝑟𝑜𝑣𝑎çã𝑜+𝑁í𝑣𝑒𝑙 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑜𝑒𝑐𝑜𝑛ô𝑚𝑖𝑐𝑜 𝑚é𝑑𝑖𝑜+ 𝐶𝑙𝑖𝑚𝑎 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎𝑟+𝑃𝑟á𝑡𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑝𝑒𝑑𝑎𝑔ó𝑔𝑖𝑐𝑎𝑠+ 𝐸𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎 𝑖𝑛𝑐𝑒𝑛𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑎 𝑙𝑒𝑖𝑡𝑢𝑟𝑎+𝐸𝑥𝑝𝑒𝑐𝑡𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎𝑠 𝑚é𝑑𝑖𝑎𝑠+ 𝑇𝑎𝑚𝑎𝑛ℎ𝑜 𝑑𝑎 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎+ 𝐸𝑟𝑟𝑜.

63 Fatores Contextuais Essa equação estabelece que o resultado no teste depende de características individuais e institucionais (escolares). Com essas informações em mãos, poderíamos elaborar uma regressão múltipla, que se assemelha a equações de primeiro grau, mas essa estratégia ignora, por pressuposto, que as características dos indivíduos reunidos em um mesmo ambiente podem estar relacionadas com as condições desse ambiente.

64 Fatores Contextuais Por isso, esses modelos tendem a subestimar o que alunos de uma mesma escola têm em comum devido a essa escola e, consequentemente, tendem a subestimar os efeitos das características escolares sobre seus alunos. Os modelos hierárquicos, por sua vez, distinguem as diferenças de desempenho dentro de uma mesma escola e as diferenças de desempenho entre escolas, em uma forma muito parecida com os sistemas de equações de primeiro grau.

65 Fatores Contextuais Assim, podemos utilizar as características dos alunos para medir o quanto suas características individuais, externas à escola, afetam o seu desempenho dentro da escola e, de maneira complementar, podemos também utilizar as características das escolas para medir mais precisamente o quanto fatores internos afetam o desempenho desses mesmos alunos.

66 Fatores Contextuais Assim, podemos utilizar as características dos alunos para medir o quanto suas características individuais, externas à escola, afetam o seu desempenho dentro da escola e, de maneira complementar, podemos também utilizar as características das escolas para medir mais precisamente o quanto fatores internos afetam o desempenho desses mesmos alunos.

67 Fatores Contextuais A representação gráfica desses modelos pode ser:
Resultados Gerais ESC1 ALN1 ALN2 ESC2 ALN3 ALN4 ESC3 ALN5 ALN6

68 Fatores Contextuais Na análise que realizaremos a seguir, iremos considerar os resultados em matemática dos alunos em escolas estaduais, obtidos com a avaliação feita em 2015. O total de alunos e escolas é fixo durante toda a análise e se refere ao conjunto de casos com todas as informações necessárias para realização do estudo. Ou seja, para entrar na análise os alunos devem ter feito o teste, ter uma proficiência calculada, ter respondido ao questionário e ter índices contextuais calculados.

69 Fatores Contextuais O mesmo vale para as escolas, as escolas devem possuir informação para todas as dimensões trabalhadas, desempenho, clima, práticas pedagógicas etc. A partir dessa análise é possível dizer quais fatores tem efeito sobre o desempenho, bem como a direção e força dessa influência. A significância estatística responde à questão “se” determinado fator impacta o desempenho dos estudantes, para tanto, consideramos um nível de confiança de 95%.

70 Fatores Contextuais A teoria orienta a interpretação sobre a direção esperada da influência, por exemplo, espera-se melhores resultados quanto maiores forem o nível socioeconômico, as expectativas, o clima escolar etc. O sinal dos números indica em que direção o fator influencia o resultado do teste, valores positivos significam que o fator incrementa o desempenho, enquanto valores negativos indicam que o fator gera decréscimo na proficiência.

71 Fatores Contextuais Para responder à questão sobre o “quanto” determinado fator impacta o resultado olhamos para a magnitude do número. Não fazemos a leitura pormenorizada dos resultados para a publicação não ficar cansativa.

72 Fatores Contextuais Mas, essas são as orientações para a interpretação: olhar se há significância estatística, se sim, o fator impacta o desempenho; mas é preciso saber em qual direção ele impacta, para isso é preciso olhar para o sinal (+/-), se positivo, há incremento na proficiência, se negativo há decréscimo; em relação ao quanto um fator impacta o resultado no teste, cabe olhar para a magnitude, quanto maior o coeficiente, maior a influência sobre a proficiência.

73 Fatores Contextuais Ao final reportamos o nível de confiabilidade de cada modelo, nenhum abaixo de 0,5 (o que seria considerado ruim), e o percentual da variância ainda explicada pelo nível da escola. Esse último pode indicar que ainda há o que se procurar em termos de fatores intraescolares relevantes. Abaixo alguns exemplos de resultados das análises contextuais.

74 Fatores Contextuais Fatores Contextuais 5º EF 9º EF 3ª EM Intercepto
196 240 270 Nível Variáveis Efeito Sig. Estudante Sexo feminino -1 Não -11 Sim -15 Autodeclara cor preta -8 -7 -3 Já foi reprovado -16 -13 -17 Nível socioeconômico 4 3 Expectativas Pais incentivam a leitura Escola Percentual de meninas 1 Percentual de pretos(as) -2 Percentual de reprovados Nível socioeconômico médio 7 9 6 Clima escolar 2 Práticas pedagógicas Escola incentiva a leitura Expectativas médias Nº de estudantes Confiabilidade 0,671 0,625 0,749 Variância no 2º nível 9% 7%

75 Fatores Contextuais

76 Fatores Contextuais

77 Fatores Contextuais A escola não está solta no mundo, não independe do contexto em que se encontra, ou mesmo, do contexto dos que ali trabalham e estudam. Ela reflete os valores sociais e lida, cotidianamente, com os anseios, concepções e condições dos alunos, professores, funcionários etc. É necessário criar condições materiais e motivacionais para a alteração das práticas que não oferecem bons resultados. Essas transformações podem ocorrer, ela fará diferença para o futuro dos estudantes e, consequentemente, do estado e do país.

78 Obrigado!


Carregar ppt "DEVOLUTIVA E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO SAEPE 2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google