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Comunicação Interpessoal e Aconselhamento 2013-1-NOl-LEOOS-06154.

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1 Comunicação Interpessoal e Aconselhamento 2013-1-NOl-LEOOS-06154

2 O que é Comunicação? A Comunicação pode ser definida como o processo pelo qual as pessoas partilham ideias, experiências, conhecimento e sentimentos através da transmissão de mensagens simbólicas. Os meios de comunicação são habitualmente palavras faladas ou escritas, fotografias ou símbolos. Mas nós também transmitimos informação através da linguagem corporal, gestos e olhares. As expressões faciais podem mostrar como nos sentimos e o que pensamos sobre um assunto ou determinada pessoa. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

3 Quais são as formas mais comuns de comunicarmos? Oral Escrita Imagens visuais Linguagem corporal 2013-1-NOl-LEOOS-06154

4 Tipos de Comunicação Comunicação ‘Descendente’ : Altamente diretiva; de Sénior para subordinados; para atribuír tarefas/funções, dar instruções, informar, dar feedback, aprovação ou para realçar problemas, etc. Comunicação ‘Ascendente’ : É, por natureza, não diretiva; de baixo para cima; para dar feedback; informar sobre progressos/problemas; pedir aprovação. Comunicação Lateral ou Horizontal: Entre colegas, pares ao mesmo nível de informação; para partilha de informação; para coordenação; para poupar tempo. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

5 Elementos Chave da Comunicação Mensagem Fonte (emissor) Código Canal Recetor Filtro Feedback 2013-1-NOl-LEOOS-06154

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7 O Processo de Comunicação EMISSOR (Codifica) EMISSOR (Codifica) RECETOR (descodifica) RECETOR (descodifica) Barreira Meio/Canal Feedback/Resposta 2013-1-NOl-LEOOS-06154

8 Características de uma comunicação efetiva Uma comunicação efetiva exige que a mensagem seja: Clara e concisa Precisa Relevante para as necessidades do recetor Oportuna Significativa Aplicável à situação 2013-1-NOl-LEOOS-06154

9 Características de uma comunicação efetiva Uma comunicação efetiva exige que o emissor: Conheça bem o assunto Tenha interesse pelo assunto Conheça os elementos do público e estabeleça uma relação harmoniosa com eles Fale ao nível do recetor Escolha um canal de comunicação adequado 2013-1-NOl-LEOOS-06154

10 Características de uma comunicação efetiva O canal deverá ser: Apropriado Acessível Apelativo 2013-1-NOl-LEOOS-06154

11 Características de uma comunicação efetiva O recetor deverá: Ser consciente, interessado, e estar disposto a aceitar a mensagem Ouvir atentamente Compreender o valor da mensagem Dar feedback 2013-1-NOl-LEOOS-06154

12 Barreiras à comunicação Linguagem Valores e crenças Sexo/género e idade Situação económica Nível de educação Barreiras físicas Atitude Timing (momento oportuno) Compreensão da mensagem Confiança 2013-1-NOl-LEOOS-06154

13 Questão! Como verificamos se a pessoa, com a qual estamos a comunicar, compreendeu? 2013-1-NOl-LEOOS-06154

14 Características de uma comunicação efetiva Um comunicador verbal efetivo: Clarifica Ouve Encouraja empaticamente Reconhece/confirma/ manifesta apreço Volta a expor/repete Um comunicador não verbal efetivo: Relaxa Abre-se Aproxima-se da outra pessoa Estabelece contato visual Mostra expressões faciais apropriadas 2013-1-NOl-LEOOS-06154

15 Comunicação Interpessoal (CIP) Comunicação Interpessoal é uma interação verbal e não verbal, de pessoa para pessoa, em ambos os sentidos, que inclui uma partilha de informação e de sentimentos entre indivíduos ou em pequenos grupos que estabeleçam relacionamentos de confiança. CIP em contextos profissionais realiza-se entre responsáveis de serviço e os seus clientes e membros da comunidade e é um elemento chave para a maximização do acesso a um serviço de qualidade. A CIP inclui o processo de educação, motivação e aconselhamento e começa com a compreensão do papel crítico de um bom serviço aos clientes. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

16 Educação é o processo através do qual se fornece informação fatual e clarificação acerca de um tópico a um indivíduo ou grupo. Aconselhamento ou Orientação é o ato de ajudar um cliente a tomar a sua própria decisão, disponibilizando informação imparcial e fazendo perguntas sobre o que o cliente quer e o que o cliente pensa que pode ou não pode fazer. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

17 O Aconselhamento/Orientação é um processo especial. É um diálogo confidencial entre o conselheiro e o cliente, com a intenção de ajudar o cliente a definir os seus sentimentos e a lidar com o stress. Geralmente as pessoas necessitam de formação para serem boas conselheiras ou orientadoras. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

18 Aconselhamento/Orientação é diferente de educação, embora a educação possa ser uma parte importante do mesmo. Aconselhamento/Orientação NÃO significa resolver o problema do cliente por ele ou por ela ou dar-lhe conselhos. No processo de orientação, o orientador evita assumir o problema do cliente ou dizer-lhe como resolver o problema ou qual a decisão ou ação a tomar. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

19 Conhecimentos e competências necessárias para uma efetiva comunicação interpessoal Conhecimento adequado sobre o assunto; Conhecimento sobre os seus próprios valores e a boa vontade de reprimir o julgamento sobre os valores dos outros; Competências em comunicação verbal e não verbal; Capacidade de mostrar empatia e de enorajar os outros; Competências para fazer perguntas e para ouvir os outros; Tolerância e paciência; Capacidade de parafrasear e resumir as preocupações dos indivíduos e da comunidade; Capacidade de observar e interpretar o comportamento de outras pessoas; Capacidade de usar linguagem que seja compreendida pelos outros; Competêcias para usar materiais de apoio de forma eficaz; Confiança; Flexibilidade. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

20 Características de Aconselhamento e/ou Orientação efetivos 1.Centrado no cliente 2.Interativo 3.Privado e confidencial 4.Individualizado 2013-1-NOl-LEOOS-06154

21 CIP Resumo Estabelecer e manter uma comunicação positiva com o cliente ao longo do encontro. Incentivar os clientes a abrirem-se e mostrarem consentimento. Competências socioemocionais incluem a capacidade de usar afirmações que mostrem empatia, preocupação, considerações positivas, e sentimento de segurança. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

22 Questões Sensíveis O que fazer se a insatisfação com a aparência parece ser um problema para um aluno ou colega 2013-1-NOl-LEOOS-06154

23 Questões Sensíveis 1 º passo – Identificar fontes locais de apoio especializado (eg aconselhamento e orientação, médico de família) em caso de necessidade mais urgente – Familiarize-se de possíveis recursos a formas adequadas de apoio adicional 2013-1-NOl-LEOOS-06154

24 Questões Sensíveis Se estiver preocupado acerca do nível de insatisfação com a aparência de um dos seus alunos, e sente que isto está a interferir significativamente com a sua vida, poderá querer discutir estas preocupações com ele e/ou orientá-lo para serviços que lhe possam fornecer informação adicional ou apoio mais especializado. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

25 Questões Sensíveis Antes de o fazer, deverá considerar até que ponto é que a sua própria insatisfação com a imagem corporal e aparência podem afetar a conversa. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

26 Questões Sensívevis Por favor tenha em conta: Não deverá assumir que as pessoas com diferenças visíveis (desfiguração) estão insatisfeitas com o seu aspeto, uma vez que isto poderá não ser um facto. Só seria apropriado trazer este assunto à discussão se eles mostrassem sinais visíveis de insatisfação ou angústia. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

27 Questões Sensíveis A insatisfação com a aparência poderá ser um tópico sensível e poderá ser difícil para os seus alunos o admitirem e/ou exprimirem preocupações. Poderá consciencializar-se da sua insatisfação, pela forma como eles falam sobre a sua aparência. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

28 Questões Sensíveis Por exemplo, eles poderão fazer frequentes comentários negativos – ‘Sou/estou gordo(a)’ – ‘Sou feio(a)’ – ‘Estou com péssimo aspeto’ 2013-1-NOl-LEOOS-06154

29 Questões Sensíveis Ou fazer afirmações que exprimam crenças em ‘mitos de beleza’ – ‘Nunca conseguirei um emprego com este aspeto’ – ‘Só as pessoas atraentes têm muitos amigos’ – ‘A única forma de ter uma boa vida é me parecendo com um(a) supermodelo’. Muitos homens consideram ser mais difícil discutir os seus sentimentos e questões relacionadas com a aparência do que a maioria das mulheres. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

30 Questões Sensíveis Quando o tópico for levantado e as eventuais questões, que a pessoa tenha, forem discutidas, evite fazer julgamentos ou desconsiderar os seus sentimentos. Encoraje a aceitação e a apreciação da diversidade na aparência, neles próprios e nos outros, e desencoraje a tendência de se compararem (negativamente) com os seus pares. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

31 Questões Sensíveis Encoraje-os a recusarem ou a desafiarem mensagens relacionadas com a aparência presentes em artigos de publicidade e nos media, e compreenderem que ter-se um determinado aspeto não é a chave para as amizades e bons relacionamentos, embora a forma de vestir, os penteados etc. possam afetar as primeiras impressões formuladas pelos outros. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

32 Questões Sensíveis Informe que as competências sociais são mais poderosas em situações, tais como, entrevistas de emprego e construção de amizades. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

33 Questões Sensíveis Informe-os que está disposto(a) a direcioná- los para infromação adicional ou apoio mais especializado se sentirem que será algo benéfico, e certifique-se da melhor forma de acederem a estes serviços; As seguintes sugestões e dicas práticas podem ser úteis: 2013-1-NOl-LEOOS-06154

34 Questões Sensíveis Fazer…. Proporcione um ambiente ‘seguro’ para a conversa (i.e. sítio em privado, onde se possam evitar interrupções) Seja claro sobre os limites da conversa desde o seu início (e.g. informe a pessoa que se a conversa for para além dos seus conhecimentos e competências, reencaminhá- la-á para outras fontes de ajuda) 2013-1-NOl-LEOOS-06154

35 Questões Sensíveis Fazer…. Assegure-a de que a preocupação com a aparência é lugar comum; Ofereça-lhe a oportunidade de falar consigo sobre as suas preocupações ou com alguém com conhecimentos e competências especializados. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

36 Questões Sensíveis Não fazer…. Fazer julgamentos sobre a sua aparência (eg, dizer que, quanto a si, ‘a pessoa está com bom aspeto’) Dizer que muitas outras pessoas têm um aspeto muito ‘pior’ do que o dela; Sugerir que a pessoa está parva ou a preocupar-se exageradamente por coisa tão pouca. 2013-1-NOl-LEOOS-06154

37 EXAME!!!! 2013-1-NOl-LEOOS-06154

38 Atividade Resumo: (por favor responda sim ou não) Se eu achar que alguém possa ter um problema com a imagem corporal, eu devo: Explicar que a preocupação com a aparência é normal; Recomendar cirurgia plástica; Assegurar que, para mim, a pessoa está linda; Dizer-lhe que está a preocupar-se exageradamente por uma coisa insignificante; Encorajá-la a ler mais sobre problemas relacionados com Imagem Corporal; Encorajá-la a participar socialmente; 2013-1-NOl-LEOOS-06154

39 Atividade Resumo: sim / não Se eu achar que alguém possa ter um problema com a imagem corporal, eu devo: Explicar que a preocupação com a aparência é normal Recomendar cirurgia plástica Assegurar que, para mim, a pessoa está linda Dizer-lhe que está a preocupar-se exageradamente por uma coisa insignificante Encorajá-la a ler mais sobre problemas relacionados com Imagem Corporal Encorajá-la a participar socialmente 2013-1-NOl-LEOOS-06154

40 Atividade Resumo (cont) Encoraje-a a passar menos tempo em frente ao espelho Encoraje-a a pesquisar sobre cirurgia na internet Encoraje-a a saír sem maquilhagem de vez em quando Encoraje a comparação com um grupo mais alargado de pessoas Discuta fontes de apoio Explique como aceder a ajuda 2013-1-NOl-LEOOS-06154

41 Atividade Resumo (cont) Encoraje-a a passar menos tempo em frente ao espelho Encoraje-a a pesquisar sobre cirurgia na internet Encoraje-a a sair sem maquilhagem de vez em quando Encoraje a comparação com um grupo mais alargado de pessoas Discuta fontes de apoio Explique como aceder a ajuda 2013-1-NOl-LEOOS-06154

42 Este projeto (projeto n° 2013-1-NO1-LEO05-06154) foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. Esta publicação é da exclusiva responsabilidade do autor, e a Comissão Europeia não pode ser responsabilizada pelo uso que possa ser feito da informação nela contida. LEONARDO DA VINCI PROJETO DE TRANSFERÊNCIA DE INOVAÇÃO Novembro 2013 -Outubro 2015 2013-1-NOl-LEOOS-06154


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