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Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Carlos Eduardo Moreno Sampaio Agosto de 2012 Índice de Desenvolvimento.

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1 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Carlos Eduardo Moreno Sampaio Agosto de 2012 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb Todos pela Educação – Educação em Pauta: Prova Brasil e Ideb

2 1.O Censo Escolar da Educação Básica 2.Fluxo Escolar: Frequência à escola vs. Universalização do ensino i.Frequência à escola ii.Comportamento da matrícula no ensino fundamental iii.Escolarização Bruta e Líquida iv.Adequação Idade-anos de escolaridade 3.Avaliação de desempenho 4.Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Agenda

3 Realizado em regime de colaboração das secretarias estaduais (27) e municipais (5.565) de educação, com a participação de todas as escolas do País. O Censo Escolar coleta, todos os anos, os dados sobre a educação básica nacional, incluindo todos os níveis e modalidades de ensino. Estas informações servem de base para a formulação de políticas públicas a partir de diagnósticos feitos por meio da análise de indicadores, e para a distribuição de recursos públicos (alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de equipamentos de TI, energia elétrica, água potável, Dinheiro Direto na Escola, FUNDEB, entre outros). Os dados também são utilizados por outros ministérios, por organismos internacionais, como a Unesco, OCDE e o Unicef, por pesquisadores, estudantes, órgãos de controle, legislativo, judiciário e sociedade em geral. Além de dados gerais sobre a escola (infra-estrutura, equipamentos, instalações etc), são coletados dados específicos sobre cada aluno, sobre cada professor e sobre cada turma. Censo Escolar da Educação Básica

4 Dependência administrativa Localização Salas Equipamentos Infra-estrutura Laboratórios Biblioteca Acessibilidade Formação Idade Sexo Cor/Raça CPF Nacionalidade Idade Sexo Deficiência Cor/Raça Nome da mãe Modalidade Etapa Horário Duração do turno Número de alunos Disciplinas ANO LETIVO t A lógica do Censo Escolar da Educação Básica

5 Secretarias de Educação Escolas MEC-INEP Rede de coleta de dados

6 1º semestre do ano letivo Data de referência da última quarta-feira do mês de maio Matrícula de quem está frequentando escola 1ª coleta Início de fevereiro Coleta a situação de movimento e rendimento do ano anterior 2ª coleta Cronograma de coleta

7 Ano letivo t Matrículas Início Fim Admitidos Transferidos Falecimentos Saldo de matrículas Aprovados Reprovados Abandonos Rendimento e movimento escolar Unidade de agregação u

8 Ano t Ano t + 1 Série s S S + 1 S S - 1 Evadidos Promovidos Repetentes Unidade de agregação u Fluxo escolar

9 Até anos 80 Anos 90 Hoje Cronologia do Censo escolar

10 Fluxo Escolar

11 Fonte: MEC/Inep Comportamento da matrícula no ensino fundamental no Brasil 1991-2009 Fluxo Escolar

12 Ensino Fundamental – Taxas de Escolarização Líquida e Bruta - 2008 Fluxo Escolar

13

14 Fonte: MEC/INEP Medidas de Posição de Idade no Ensino Básico - Brasil - Municipal - 2001 Fluxo Escolar

15 Fonte: MEC/INEP Medidas de Posição de Idade no Ensino Básico - Brasil - Municipal - 2009 Fluxo Escolar

16 Procedimento tradicional Os estudantes são avaliados com base em exames preparados por seus professores. Os professores utilizam tais exames para determinar aqueles que possuem condições de avançar no sistema. Procedimento mais recente Avaliação externa em larga escala Avaliação do Rendimento dos Estudantes

17 Avaliação externa em larga escala 1. Diagnóstico: Avaliação da situação dos alunos em determinados momentos do ciclo e/ou avaliação dos sistemas de ensino. Ao explicitar os resultados, a avaliação gera um sistema de incentivos para mobilização (de professores, gestores, alunos e da sociedade em geral) em prol da melhoria de ensino. Ex.: SAEB. 2. Rendição de contas : Debate que se inicia nos últimos anos e promove um salto no processo de avaliação, agregando à perspectiva de avaliação para o diagnóstico as noções de rendição de contas, transparência e responsabilização. Avaliação com divulgação dos resultados por escola. O objetivo é tornar escolas, professores, dirigentes e estudantes comprometidos com desempenho escolar. E, assim, mobilizar dirigentes, professores, estudantes, pais e a sociedade em geral na busca da melhoria da qualidade de ensino. Ex.: Prova Brasil Avaliação do Rendimento dos Estudantes

18 Rendimento – Proficiência É uma medida de habilidades e competências que os alunos desenvolveram até aquele momento de sua trajetória escolar, dado um determinado conjunto de aspectos pré- definidos (nas matrizes de referência da avaliação). É apresentada em uma escala única e cumulativa para toda a Educação Básica, por disciplina, que vai de 0 a 500. A escala pode ser interpretada pedagogicamente de distintas formas (atualmente o Inep faz uma descrição).descrição Avaliação do Rendimento dos Estudantes

19 O Conceito de Qualidade da Educação A garantia da qualidade é o principal desafio educacional que o Brasil tem pela frente O conceito “qualidade” aparece associado a duas vertentes diferentes: Com sentido de qualidade do “produto”, aferida pelos resultados da aprendizagem; Com sentido de qualidade socialmente referenciada, que valoriza a construção dos conhecimentos e de valores na escola.

20 Garantia de acesso universal à educação básica; Igualdade de oportunidades educacionais; Permanência e sucesso escolar de todos os alunos; Conclusão de cada nível de ensino no tempo adequado; Desenvolvimento das competências e habilidades requeridas para o exercício pleno da cidadania. Dimensões da Qualidade da Educação

21 Indicador sintético e de fácil compreensão. Combinação de informações sobre fluxo e desempenho escolar. Relaciona o tempo gasto pelos alunos para concluir cada nível/etapa de ensino com o desempenho alcançado em testes padronizados. Referência sobre a qualidade da educação que permite comparação por UF, rede de ensino e escolas. Possibilita monitorar o desempenho ao longo do tempo. Definição Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

22 O Ideb é a combinação de dois indicadores: O desempenho obtido pelos alunos nos testes padronizados (Prova Brasil ou Saeb); A taxa de aprovação. Lógica e características Quanto melhor o desempenho dos alunos nos testes e maior a taxa de aprovação, mais elevado será o Ideb. Para melhorar o Ideb, as redes de ensino e as escolas têm que trabalhar nas duas dimensões do indicador, simultaneamente. O Ideb varia de 0 a 10. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

23 Índice de desenvolvimento da educação básica da etapa/nível de ensino i na unidade j (onde j pode ser escola, rede de ensino, Região Geográfica, Unidade da Federação, Brasil etc.) Proficiência média padronizada (Prova Brasil ou Saeb) obtida pelos alunos da etapa/nível i na unidade j Taxa média de aprovação da etapa/nível i na unidade j Entendendo o Ideb Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

24 Exemplo hipotético Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

25 O esforço de cada rede deve contribuir para o Brasil atingir a meta de 2021 (metas individuais diferentes) As trajetórias do Ideb, por rede, devem contribuir para reduzir as desigualdade (esforços diferentes) Supõem-se comportamento de uma função Logística Informações necessárias para projetar a trajetória do Ideb oIdeb inicial (Ideb de 2005) oMeta (Ideb de 2021) oTempo para a Meta, em anos (16 anos) oEsforço necessário Metas até 2021: Projeções do Ideb Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

26 Ideb 2005 Ideb 2021 Tempo Esforço necessário Metas até 2021: Projeções do Ideb (Gráfico Ilustrativo 1) Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

27 Convergência em 9,90 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

28 Alguns resultados do Ideb Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

29 O que mostra o Ideb Em 2009, 74% das escolas alcançaram a meta para os anos iniciais do ensino fundamental; Há disparidades regionais, intra-regionais, entre redes de ensino e entre escolas; O Ideb para o Brasil, em 2005, foi de 3,80. Em 2007, de 4,2 e, em 2009, 4,6. A meta para 2021 é chegar a 6,00; O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) fixa metas para todos os municípios brasileiros; O Inep já calculou as metas para todas as escolas públicas que participaram da Prova Brasil em 2005, 2007 e/ou 2009. Os resultados de 2011 serão divulgados nos próximos dias. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

30 Brasil 2005 Brasil 2007 Alguns resultados do Ideb Anos iniciais do ensino fundamental – rede municipal Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

31 Brasil 2009Brasil 2007 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Alguns resultados do Ideb Anos iniciais do ensino fundamental – rede municipal

32 Muito Obrigado! Carlos Moreno


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