A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Abordagens Didático-Pedagógicas para o Ensino de Ciências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Abordagens Didático-Pedagógicas para o Ensino de Ciências"— Transcrição da apresentação:

1 Abordagens Didático-Pedagógicas para o Ensino de Ciências
Prof. Denys Sales

2 Reflexão 1 Vícios de fontes Carrego meus primórdios num andor.
Minha voz tem um vício de fontes. Eu queria avançar para o começo. Chegar ao criançamento das palavras. Lá onde elas ainda urinam na perna. Antes mesmo que sejam modeladas pelas mãos. [...] (Manoel de Barros) Fonte:

3 Reflexão 2 FONTE: SEED/PR (2014)

4 Reflexão 3 Nosso currículo:
prioriza processos de ensino e aprendizagem conteudistas; Não interliga as áreas do conhecimento. “Professores de Química não se “comunicam” com os de Física ou os de Biologia e vice-versa, para abordarem de maneira integrada conceitos comuns.” (BRASIL, 2014, p. 9)

5 Reflexão 4

6 Aula expositiva tradicional X Aula expositiva dialogada
A aula expositiva Aula expositiva tradicional X Aula expositiva dialogada

7 Ensinar ciências consiste em
Ideias prévias Segundo Juan Pozo (1998): “Ensinar ciências não consiste em proporcionar conceitos aos alunos, mas em mudar os que eles já possuem” (p. 240). Ensinar ciências consiste em construir modelos.

8 Concepção Social Devemos articular ambientes de aprendizagem que possibilitem: O  trabalho em grupo; Interações em sala de aula que favoreçam a negociação de significados ; A valorização das ideias prévias dos estudantes; O envolvimento dos estudantes em investigações autênticas; A condução do processo de aprendizagem para a construção autônoma do conhecimento. Fonte: BRASIL (2014)

9 Alfabetização Científica
Deve-se superar a tradicional visão de que ensinar e aprender Ciências é ensinar e aprender conceitos descontextualizados. “(...) ser alfabetizado cientificamente é saber ler a linguagem em que está escrita a natureza.” (CHASSOT, 2003)

10 O que é Ciência? Ciência é uma produção humana, contextualizada historicamente. Ciência é um diálogo com o real, no qual as perguntas feitas determinam as respostas. Ciência é uma produção cultural humana, em diálogo com inúmeros conhecimentos que circulam na sociedade Fonte: BRASIL (2014, p.30)

11 Investigação X Experimentação
Aprender CN Investigação X Experimentação

12 Aprender CN A rota a seguir:
1) Para a construção de abordagens pedagógico-curriculares significativas para os jovens estudantes, para os professores e para a escola, entende-se que um dos caminhos é: o estímulo à curiosidade, à observação e, ao trabalho coletivo e em rede. 2) Assumir a ideia central presente nas DCNEM (BRASIL, 2012)... A pesquisa como princípio pedagógico nos processos de ensino e de aprendizagem na área de Ciências da Natureza, estimulando os jovens a olharem de forma diferente para a realidade e para o mundo em que vivem.

13 Diretrizes Curriculares Nacionais do EM (BRASIL, 2012)
Reflexão 5 Diretrizes Curriculares Nacionais do EM (BRASIL, 2012) Nossas licenciaturas, sejam via EaD ou presencial, tem discutido este documento? Trabalho como princípio educativo. Pesquisa como princípio pedagógico.

14 Abordagem dos 3 momentos pedagógicos; Abordagem pela Experimentação.
Abordagens Pedagógico-Curriculares Abordagem CTS; Abordagem dos 3 momentos pedagógicos; Abordagem pela Experimentação.

15 Abordagem CTS Partir de um problema ou questão levantada na esfera da sociedade introduzir alguns elementos da tecnologia, já que os estudantes são afetados mais diretamente pelo mundo tecnológico do que pelo mundo científico introduzir conceitos científicos específicos à tecnologia estudada, que ajudarão o estudante a compreender as dimensões sociais e tecnológicas do problema Revisitar a tecnologia que os alunos já estudaram anteriormente, pois poderão atribuir maior sentido à mesma a partir da ciência que acabaram de aprender. Por fim, retomar a questão inicial no domínio da sociedade.

16 Os 3 Momentos Pedagógicos
Fonte: DELIZOICOV, ANGOTTI e PERNAMBUCO (2002) 

17 1º 2º 3º Momentos Pedagógicos Investigação Temática
Levantamento do tema – de forma individual ou coletiva - pelos professores referenciados pela realidade cotidiana dos estudantes . Estudo da realidade Apresentação de aspectos/dados da realidade que embasem a problematização inicial. Problematização Inicial Elaboração, pelos estudantes, de questionamentos baseados no estudo da realidade. Organização do conhecimento Apresentação dos conhecimentos científicos escolares por meio de atividades pedagógicas elaboradas pelos professores. Realização de leituras, levantamento e análise de dados (de forma individual ou coletiva), construção de diferentes formas de interpretação, elaboração de argumentações, pelos estudantes. Aplicação do conhecimento Argumentos e conhecimentos elaborados são organizados e publicizados. Releitura da problematização inicial e ampliação da compreensão da temática. Elaboração de novos questionamentos.

18 A experimentação como caminho pedagógico
Experimentação é uma técnica/metodologia para a produção de conhecimento. Experimentação como vivências que estimulem o estudante a refletir sobre a realidade a partir da relação com situações/fatos/ processos que produzam dúvidas e questionamentos.

19 Função do Experimento Na ciência:
os experimentos são conduzidos para, de uma maneira geral, o desenvolvimento de teorias, a aquisição de dados e fatos, a verificação de hipóteses, a obtenção de novos materiais; No ensino de ciências: os experimentos têm funções pedagógicas de ensinar ciências, ensinar sobre as ciências e ensinar a fazer ciências.

20 Reflexão 6 Como utilizar a experimentação explorando sua potencialidade pedagógica numa perspectiva de pesquisa, como apontam as DCNEM?

21 Etapas da experimentação
elaboração do problema; elaboração de hipóteses; elaboração de procedimentos; coleta de dados, análise dos dados; elaboração da conclusão.

22 Outras abordagens APRENDIZAGENS ATIVAS
Peer Instruction (PI) - Aprendizado por colegas; Gamificação da sala de aula; Flipped Classroom - Sala de aula invertida. PCMA (SALES, 2010)

23 Peer Instruction (PI) Aprendizado por colegas

24 Gamificação da Sala de Aula
Primeiro workshop de gamificação 85% da sua vida será gamificada em 2020 Você já sabe o que é gamificação A inevitável gamificação da educação Infográfico: as 10 empresas interessadas em gamificação no Brasil 1. Tornar os estudantes parceiros na elaboração do design da gamificação; 2. Permitir segundas chances. E terceiras; 3. Prover feedback imediato; 4. Tornar o progresso visível; 5. Criar desafios ou missões; 6. Dar aos estudantes voz e escolha; 7. Oferecer badges e recompensas individuais; 8. Fazer com que os estudantes criem um sistema de conquistas; 9. Implementar tecnologia educacional; 10. Acolher os erros; enfatizar a prática. Fontes:

25 Flipped Classroom Sala de Aula Invertida

26 Procedimento Cognitivo Metodológico de Apreensão
PCMA (SALES, 2005) Procedimento Cognitivo Metodológico de Apreensão (Metodologia dos 5 C’s) 1º C Consolidação dos conhecimentos prévios 2º C Conscientização de conflitos empíricos 3º C Constatação das concepções alternativas 4º C Comparação com teorias científicas 5º C Convergência para uma mudança conceitual

27 Experiências Exitosas

28 Referências BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução CNE/CEB nº 2/2012. Disponível em: BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, Disponível em: Brasil. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno III: Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, p. CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. In: Revista Brasileira de Educação, Disponível em: POZO, Juan Ignácio. Teorias cognitivas da aprendizagem. Trad. Juan Acunã Llorens – 3. ed. – Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. SALES, Gilvandenys Leite. QUANTUM: Um Software para Aprendizagem dos Conceitos da Física Moderna e Contemporânea. Dissertação de Mestrado. Fortaleza: UECE/CEFET-CE, Disponível em: Acesso: 19 jun 15

29 Prof. Denys Sales denyssales@ifce.edu.br Professor de Física do IFCE
Coordenador Adjunto do Pacto do Ensino Médio


Carregar ppt "Abordagens Didático-Pedagógicas para o Ensino de Ciências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google