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Combinação de pesquisas qualitativas e quantitativas Alunos: Carlos Lustosa e Bruno Rocha 19 de setembro de 2014.

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1 Combinação de pesquisas qualitativas e quantitativas Alunos: Carlos Lustosa e Bruno Rocha 19 de setembro de 2014

2 Dois artigos sendo estudados na aula de hoje: 1- Designing and conducting mixed methods Research Autores: Cresswell e Plano Clark Ano: 2011 2- Barriers to Integrating Quantitative and Qualitative Research Autor: Alan Bryman Ano: 2007

3 Barreiras à Integração da Pesquisa Quantitativa e Qualitativa Sumário : Contextualização do Tema Método Resultados e Discussão Conclusão

4 Barreiras à Integração da Pesquisa Quantitativa e Qualitativa Objetivo do estudo: Preocupação com a possibilidade de que o desenvolvimento de métodos de pesquisa mistos possam não ser integrados ou obter uma integração limitada.

5 Até que ponto pesquisadores que utilizam métodos mistos analisam, interpretam e escrevem suas pesquisas de modo a contemplar componentes qualitativos e quantitativos de forma mutuamente cooperativa? O autor chama essa característica de “genuinamente integrada”, o que envolve a questão de se os componentes de métodos mistos de investigação podem ser correlacionados ou se os componentes são completamente independentes. O foco do artigo se concentra no estabelecimento de fatores que possam impedir a capacidade dos pesquisadores em promover essa integração. A questão relevante é se em um projeto com métodos mistos, o produto final é mais do que a simples agregação das partes quantitativa e qualitativa. Contextualização do Tema

6 Na avaliação de pesquisa de artigos, Greene, Caracelli e Graham (1989) identificaram esse tema como um problema. Greene et al descobriram que 44% dos 57 artigos por eles examinados não integravam dados qualitativos e quantitativos. Efetivamente apenas 5 artigos integravam as duas abordagens durante a análise. De modo similar, Niglas (2004), ao analisar o uso de métodos mistos em artigos do campo de educação, concluiu que “integração substancial de dados qualitativos e quantitativos ocorreu muito raramente’’ (p. 98). Contextualização do Tema

7 Essas descobertas e comentários sugerem que os pesquisadores que se utilizam de métodos mistos nem sempre analisam seus resultados de forma integrada e que os universos quanti e quali são tratados como domínios completamente separados. O autor aponta algumas possíveis razões para essa tendência. Uma é que nem sempre se pretende realizar a integração. Integrar as duas abordagens pode trazer insights que não poderiam ser vislumbrados de forma separada. Contextualização do Tema

8 O componente empírico advém de 20 entrevistas conduzidas com cientistas sociais do Reino Unido no ano de 2004. As entrevistas abordaram o tema das práticas e relações entre os paradigmas quanti e quali. Esses pesquisadores foram definidos como uma amostragem orientada a partir da avaliação de artigos publicados em livros e revistas no período de 1994 a 2003. Muitos dos entrevistados foram identificados a partir de análise de conteúdo de artigos usando métodos mistos e publicados no período analisado. Método

9 As entrevistas foram conduzidas com roteiros semiestruturados e focaram na visão e práticas dos pesquisadores com relação à integração das abordagens quanti e quali. A entrevista típica teve duração de 45 minutos. Os entrevistados variaram de professores seniores a pesquisadores relativamente novos. Método

10 Tendências observadas: (i) Autores destacam o fato de realizarem pesquisa quanti e quali, mas relatam apenas uma das abordagens ou dão grande ênfase a uma em detrimento da outra. (ii) Descobertas apresentadas em paralelo, de forma que não havia qualquer integração entre as abordagens. “O que eu fiz na minha pesquisa para superar esse problema em comparar um contra o outro foi analisa-los de forma separada e representa-las de forma separada em qualquer parte escrita” (Respondente 6) Resultados

11 9 fatores identificados como possíveis barreiras à integração: 1.Audiências Distintas; 2.Preferências Metodológicas; 3.Estrutura dos Projetos de Pesquisa; 4.Prazos; 5. Habilidades e Competências; 6. Natureza dos dados; 7. Construção de Divisões Ontológicas; 8. Questões vinculadas à publicação; 9. Problema dos Exemplares (contribuição do autor). Resultados

12 Os pesquisadores devem buscar desenhar estudos de forma que consigam perceber, antecipadamente, as implicações de diferentes prazos e ritmos para as investigações qualitativas e quantitativas. Na qualidade de pesquisador, eu consegui compreender os meus resultados quanti/quali e consegui demonstrar a contribuição integrada? Se a resposta é NEGATIVA, signfica que o pesquisador não logrou fazer uma pesquisa integrada. Cumpre destacar que a integração entre as duas abordagens tem sido negligenciada pela literature nesse campo. Discussão

13 O desafio é encontrar formas de integrar quando não se tem templates ou regras de bolso para isso. O que se sugere é que existam esforços para a integração dos resultados e sua representação nas publicações. “O que é interessante sobre esse livro… é que embora ele combine resultados quantitativos e qualitativos, ainda há uma grande compartamentalização dos mesmos. Isso significa que no processo de escrita não há integração.” (Elliott, 2005, p. 185) Bryman comenta que o mais surpreendente desse comentário é que os entrevistados tem um sentimento de desapontamento, uma percepção de que os leitores merecem mais dos resultados que estão sendo apresentados nas pesquisas em função da ausência de integração. Discussão

14 O artigo identificou um conjunto de barreiras à integração entre pesquisa quanti e quali. Nesses resultados, sugere-se que insuficiente atenção é dada para se escrever sobre resultados integrados e, de forma particular, sobre a maneira pela qual esses resultados podem ser integrados. Uma forma de lidar com esse tema no futuro seria dedicar mais atenção para o esclarecimento de tópicos que possam contribuir para a integração de métodos mistos e dedicar linhas de pesquisa a esse tema. Conclusão


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