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Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.

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1 Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos

2 Trabalho - Definição A palavra “trabalho” é originária do idioma Latim “tripalium”, foi criada há séculos e significava um instrumento de tortura, formado por três paus Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.

3 Trabalho - Conceito Trabalho, mais do que sobrevivência, é uma das mais expressivas manifestações do ser humano. É algo semelhante à arte, onde o homem transforma e é transformado O entendimento de trabalho ficou reduzido a um meio de obtenção de bens e de sustento. Na prática, o ser humano desvinculou-se da essência do que é o trabalho. Houve um esquecimento do propósito de se trabalhar, e confundiu-se o fato de ter direito a uma recompensa através de uma atividade com o fato de se trabalhar com o objetivo principal de obter tal recompensa

4 Trabalho - Emprego Vale dizer que há diferença entre trabalho e emprego. Trabalho -> envolve a atividade executada em si, Emprego -> refere-se ao cargo ou ocupação de um indivíduo numa empresa ou órgão público.

5 OIT – Org Internacional do Trabalho A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Criada em 1919, como parte do Tratado de Versalhes, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, fundou-se sobre a convicção primordial de que a paz universal e permanente somente pode estar baseada na justiça social. No Brasil, a OIT tem mantido representação desde a década de 1950

6 OIT –Trabalho Decente É o ponto de convergência dos quatro objetivos estratégicos da OIT: 1. liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; 2. eliminação de todas as formas de trabalho forçado; 3. abolição efetiva do trabalho infantil; 4. eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação

7 As Funções de RH Recursos humanos: conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Organização: conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente, de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, buscando atingir um objetivo pré-determinado através da ação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planejar, organizar, liderar e controlar.

8 As Funções de RH Funções Básicas: 1. Provimento (recrutamento e seleção) 2. Capacitação 3. Avaliação 4. Retenção de talentos 5. Benefícios 6. Gratificações 7. Pagamento 8. Controle É uma função de staff do setor de Pessoal

9 As Sub-Funções de RH Gestão Estratégica - Olha para a "totalidade" da organização e procura assegurar que as atividades tradicionais de RH contribuam e forneçam suporte para as metas da organização por meio de um processo de planejamento do RH. Planejamento da Força de Trabalho e do Emprego - Inclui o dimensionamento da força de trabalho, recrutamento e seleção, gerenciamento dos registros, estabelecimento de planos de sucessão e a saída de empregados.

10 As Sub-Funções de RH Desenvolvimento de Pessoal - Utiliza treinamento, desenvolvimento, gestão de programas de avaliação de desempenho para assegurar que os indivíduos com os conhecimentos, habilidades e perfis exigidos estejam disponíveis quando for necessário para que a empresa atinja suas metas. Remuneração Total - Foca no desenvolvimento, implementação e manutenção de todas as formas de compensação e dos sistemas de benefícios.

11 As Sub-Funções de RH Relações Trabalhistas - Visa as práticas para construção de relações trabalhistas positivas tanto em ambientes sindicalizados como não sindicalizados. Gestão de Risco - O escopo vai desde os programas tradicionais de redução ou eliminação de riscos de saúde e segurança até riscos relacionados a programas de outras áreas funcionais. Inclui riscos que possam provir da falhas de treinamento, problemas de turnover e falhas no planejamento de sucessão e não cumprimento da legislação trabalhista.


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