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PublicouLuna de Miranda Faro Alterado mais de 8 anos atrás
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GESTÃO DO CONHECIMENTO
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ATIVO INTANGÍVEL Ativos que não têm substância física, mas proporcionam benefícios econômicos, como: competência dos gerentes, sua experiência e conhecimento da empresa, sistemas administrativos, patentes, softwares desenvolvidos pela empresa, relações com os clientes atuais e potenciais e o conhecimento das suas preferências
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CAPITAL INTELECTUAL Material intelectual que foi formalizado, capturado e alavancado a fim de produzir um ativo de maior valor.
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CAPITAL INTELECTUAL CONHECIMENTO “Conhecimento é uma mistura fluida de experiência estruturada, valores, informações contextuais e discernimento técnico que proporciona uma estrutura para avaliar e incorporar novas experiências e informações. Ele se origina e é aplicado nas mentes das pessoas que possuem conhecimento. Nas organizações, torna-se muitas vezes embutido não só em documentos ou em depositários, mas também nas rotinas, processos, normas e práticas organizacionais. O conhecimento desenvolve-se através da experiência, que inclui o que absorvemos através de cursos, livros e orientadores, bem como através do aprendizado informal.” Davenport e Prusak
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É o conjunto de esforços ordenados e sistematizados visando a criar novo conhecimento, difundi-lo na organização como um todo para os que dele precisam para o seu trabalho e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas, bem como a protegê-lo contra o uso indevido.
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CONHECIMENTOS A SEREM ADMINISTRADOS O primeiro ponto para implantar uma gestão do conhecimento é definir os critérios para escolher que tipo de conhecimento a empresa planeja obter, e qual a forma de consegui-lo e distribuí-lo...
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ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM São organizações com capacidade para criar, adquirir e transferir conhecimento, bem como para modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e discernimentos.
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Numa economia em que a única certeza é a incerteza, a única fonte de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento. VANTAGEM COMPETITIVA DO CONHECIMENTO
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HABILIDADES DAS ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM HABILIDADES DAS ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM As organizações que aprendem têm habilidades em cinco atividades: Soluções sistemáticas de problemas; Experimentação de novas abordagens; Aprendizagem através da sua própria experiência; Aprendizagem através da experiência e práticas dos outros; Transferência de conhecimentos rapidamente e eficientemente através de toda a organização.
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1- Estimular um ambiente que conduza à aprendizagem. Deve ser dada toda prioridade ao desenvolvimento dos recursos humanos da organização, começando com a admissão apenas dos melhores Deve ser estimulada a reflexão e a análise das sugestões dos clientes Deve haver tempo para reuniões, troca de ideias, soluções de problemas, avaliação das experimentações efetuadas, etc Deve haver tolerância para novas ideias e para a aceitação de riscos.
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2 PONTOS BÁSICOS PARA CRIAR UMA LEARNING ORGANIZATION 2- Estimular ampla troca de ideias, eliminando as barreiras às comunicações. Sem ampla comunicação em todos os níveis, não haverá ambiente propício à criatividade e menos ainda à implantação de novos experimentos As diversas unidades têm que ser estimuladas a comunicar entre elas e com a alta administração da organização.
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