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EQUIPERGMEMPRESAS JULIANA KEMP11141100869 JULIO CESAR N. VIANA11141101311 1.

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1 EQUIPERGMEMPRESAS JULIANA KEMP11141100869 JULIO CESAR N. VIANA11141101311 1

2 2 A São Rafael evoluiu e inovou seus produtos (de carroceria de caminhão para câmara fria) porque soube transformar as necessidade dos clientes em oportunidade de novo negócio. Visando outras formas de geração de energia, a EDP Bandeirantes investiu em parques eólicos e criou a EDP Renováveis, tornando-se o terceiro maior produtor de energia eólica do mundo; A Sustentabilidade tornou-se diferencial competitivo entre as empresas, que buscam além de praticar o bem para a sociedade, destacar-se entre os concorrentes. A São Rafael utiliza gás ecologicamente menos poluente e faz doações para diversas instituições, entre elas: Instituto Ronald (McDonalds) e GRAAC.

3 3 A EDP Bandeirantes não aceita que os colaboradores retenham o conhecimento para si. Todos os procedimentos e conhecimentos são compartilhados constantemente: Cada área tem acesso a pasta da rede intranet; Alguns funcionários utilizam notebook que podem ser utilizados em casa; Uso de pendrive e Skype; Funcionários que não comparecerem a treinamentos e reuniões são comunicados individualmente; Comunicação full time via Whatsapp (apenas na São Rafael).

4 4 A São Rafael e EDP Bandeirantes investem em parcerias com instituições de ensino (como a UMC) para estimular seus colaboradores a buscar o conhecimento de maneira espontânea. Os colaboradores podem optar pelo tipo de curso do seu agrado e a empresa paga parcialmente ou integralmente para seu colaborador; Ambas empresas oferecem estruturas como: computadores, celulares, telefone fixo e acessibilidades para desenvolver seus trabalhos; A EDP possui 2 sistemas diferentes (próprios) de investimento no capital intelectual: EDP Pessoa que disponibiliza aos colaboradores matrículas em cursos gratuitos e o EDP University, que é.... Ambas também oferecem o Vale Cultura, para que seus colaboradores comprem livros, assistam filmes, entre outros benefícios para que estejam sempre atualizados.

5 5 A EDP Bandeirantes permite que a Ouvidoria agilize o atendimento ao cliente quando percebe que o problema é crítico e precisa de agilidade para atendê-lo. Os colaboradores são orientados a colocar-se no lugar do cliente e a EDP disponibiliza acesso direto às áreas específicas para minimizar a insatisfação do cliente ; A São Rafael disponibiliza um departamento exclusivo: Engenharia de Aplicação, que tem como função visitar o cliente para entender todas as suas necessidades para, posteriormente, apresentar orçamento com as soluções encontradas. À nível interno, os gestores de ambas empresas são acessíveis e sempre estão dispostos a entender e melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores.

6 6 Ambas empresas analisadas prezam e valorizam o relacionamento (ou parceria) com todas as partes interessadas (steakholders). É cultural a gerência e diretoria, receber visitas dos seus parceiros para tratar os assuntos de interesse de maneira descontraída e informal; A receptividade da alta direção para com seus colaboradores é um diferencial tão importante que permite maior aproximação para expor os problemas e apresentar ideias para melhorias; Datas importantes como: aniversários, dias das mães/pais, dia das crianças e almoço de natal são comemorados entre os colaboradores. Temos heróis importantes e memoráveis. Na São Rafael é o Leandro (meu ídolo). Na EDP Bandeirante é o Adenilson (considerado um “pai” entre as equipes).

7 7 Na São Rafael o conceito de Gestão por Projetos é utilizado todos os dias para cada novo pedido de cliente solicitando a câmara fria. A partir da necessidade do cliente a Engenharia de Campo da São Rafael verifica a estrutura disponível no cliente e, a partir deste momento, todas as variáveis são abordadas durante o desenvolvimento do projeto. O acompanhamento do projeto é feito diariamente nas reuniões matinais do GERPED;

8 8 Na São Rafael e EDP Bandeirantes a liderança é democrática. Permite que se apresente ideias e sugestões para melhoria dos processos e metas da equipe; Na São Rafael, os diretores mantém comunicação direta com seus liderados (desde a gerência até o operacional); Não existem divisões de ambientes na São Rafael, propositalmente para que ocorra a sinergia entre as equipes envolvidas;

9 9 Na EDP Bandeirantes a comunicação na empresa é feita através de reuniões, e-mails e avisos, porque se preza muito a boa comunicação principalmente entre as áreas; Na São Rafael, existem alguns ruídos de comunicação, porém a empresa implantou a reunião diária (GERPED) com os gestores das equipes para divulgar metas e as programações de todas as áreas envolvidas para que a informação seja divulgada e tratada diretamente com os líderes.

10 10 Na EDP Bandeirantes são feitos feedbacks mensais, com base nos indicadores do mês e desempenho individual, onde são analisadas as metas individuais. São realizadas reuniões bimestrais para apresentação do desenvolvimento da área. Na São Rafael, a avaliação de desempenho foi implantada recentemente para melhorar a integração entre o gestor e o colaborador. Mas na EDP Bandeirantes o feedback anual é aplicado comumente.

11 11 O endomarketing é a tarefa bem sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários habilidosos que desejam atender bem seus clientes. É o sentimento de orgulho dos funcionários pela empresa. Mesmo que uma estratégia de Marketing e RH, o Endomarketing fortalece a relação entre diretores, gestores e colaboradores que sentem-se importantes para a organização.

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