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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Hierarquia das Necessidades de Maslow

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Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Hierarquia das Necessidades de Maslow"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Hierarquia das Necessidades de Maslow
Abraham H. Maslow, psicólogo e consultor americano, apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e influência (pirâmide de Maslow). Necessidades de auto-realização É o nível mais alto das necessidades que só será atingido, segundo o autor, depois das necessidades fisiológicas, de segurança, de pertença e de estima, encontrarem, de certa forma uma satisfação aceitável. Supõe a realização integral do potencial próprio. Pode manifestar-se tanto em aspectos de desenvolvimento físico, como psicológico ou social.

2 Hierarquia das Necessidades de Maslow :
AUTO-REALIZAÇÃO Necessidades para a realização pessoal ESTIMA Necessidades para auto-respeito, reputação e prestígio PERTENÇA E AMOR Necessidades de afecto, pertença a um grupo e aceitação SEGURANÇA Necessidades de protecção, ordem FISIOLÓGICAS Necessidades de alimentação, movimento, descanso

3 1- Necessidades fisiológicas
São as primeiras que aparecem no ser humano. A sua satisfação é fundamental para a sobrevivência do indivíduo. Muitas delas são ignoradas porque são quotidianas, porém, são a base de muitas actividades económicas, e não se podem satisfazer põem em perigo a vida do indivíduo. Têm uma correspondência com as carências e são as seguintes:

4 Necessidade de alimentação:

5 Necessidade de descanso:

6 Necessidade de sexo:

7 2- Necessidades de segurança
Estas necessidades aparecem quando as anteriores estão satisfeitas. Não procuram a satisfação imediata, mas centram a sua satisfação no futuro. Têm a ver com o facto de o ser humano procurar, de todas as formas, preservar a sua integridade física e psicológica.

8 Necessidades de segurança

9 3- Necessidades Sociais
São as necessidades de associação de participação, de aceitação por parte dos colegas, de troca de amizade, de afecto e de amor. Surgem no comportamento humano quando as necessidades fisiológicas e de segurança estão satisfeitas.

10 Necessidades Sociais

11 4- Necessidades de estima
Envolvem a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social, de reconhecimento social, etc. A sua frustração pode levar a sentimentos de inferioridade, fraqueza, dependência, os quais por sua vez podem levar ao desanimo e a actividades compensatórias.

12 Necessidades de estima

13 5- Necessidades de auto-realização
São as necessidades humanas mais elevadas e que se encontram no topo da hierarquia. São as necessidades que levam cada pessoa a tentar ser mais do que é. Estas necessidades estão relacionadas com autonomia, independência autocontrole, competência, da utilização plena dos talentos individuais.

14 Necessidades de auto-realização

15 Conclusão As necessidades segundo Maslow, aparecem de forma sucessiva, começando pelas mais elementares ou inferiores, de tipo fisiológico. Todas as pessoas têm necessidades básicas, no entanto, não significa que cheguem a ter necessidades de auto-realização. Por outro lado, a ordem que Maslow estabelece não é totalmente rigorosa, já que pode dar-se o caso de haver indivíduos que preferem sacrificar a satisfação de necessidades básicas por outras de ordem superior.


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