A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A mais utilizada pelas instituições ainda enfatiza o menor preço. È a estratégia tradicional, onde cada uma das partes envolvidas pressiona no sentido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A mais utilizada pelas instituições ainda enfatiza o menor preço. È a estratégia tradicional, onde cada uma das partes envolvidas pressiona no sentido."— Transcrição da apresentação:

1 A mais utilizada pelas instituições ainda enfatiza o menor preço. È a estratégia tradicional, onde cada uma das partes envolvidas pressiona no sentido de obter vantagens imediatas, mesmo que isto resulte na impossibilidade de negócios futuros. È o chamado ganha – perde. ESTRATÉGIA DE AQUISIÇÃO

2 A estratégia contratual é baseada em um acordo de fornecimento, assinado por ambas as partes após exaustivas negociações, pelo qual são obrigadas a cumprir determinadas cláusulas contratuais. O objetivo comum é o atendimento do contrato, que algumas vezes até prevê um certo grau de colaboração – como transferência de tecnologia, por exemplo; porém, uma vez terminado o contrato, o relacionamento voltaria ao estágio anterior, ou até mesmo, teria um fim. ESTRATÉGIA DE AQUISIÇÃO

3 Novo paradigma de estratégia de aquisição: parcerias*, obtendo-se vantagens competitivas. O comprador e o fornecedor trabalham em conjunto, como se ambos fizessem parte da mesma instituição, predominando, portanto, a cooperação e o compartilhamento. * Parceria: é o processo no qual duas ou mais empresas se associam para a consecução de objetivos comuns ou complementares, baseados em um relacionamento de longo prazo, ético, transparente e cooperativo, com canais de comunicação abertos de modo a possibilitar a clara definição de expectativas e dos critérios de avaliação de resultados, enfatizando a importância da qualidade como fato gerador de competitividade em tecnologia, serviços e em custos.

4 Em pesquisa da American Society for Quality Control (ASQC), 2003, sobre os fatores determinantes das decisões de aquisições revelou que, nas empresas americanas pesquisadas, o PREÇO não foi o fator que recebeu mais ênfase: 1º performance (atuação, desempenho) 2º pontualidade 3º habilidade na tomada de ações corretivas 4º assistência técnica 5º garantia 6º PREÇO 7º facilidade de uso do produto 8º aparência 9º marca.

5 Relações comerciais baseadas na confiança Foco no longo prazo e em serviços melhores e mais eficientes Não é relação de camaradagem Cooperação e negociação no lugar de conforto. O QUE SÃO PARCERIAS LOGÍSTICAS?

6 conseguir melhorias em serviço ganhar eficiências operacionais reagir a concorrência POR QUE FAZER PARCERIAS? VANTAGENS COMPETITIVAS Capacidade de se diferenciar aos olhos dos clientes preço / custo menor melhor qualidade mais confiável mais flexível mais inovador

7 FORNECEDOR: Abastecedor. O Código de Consumidor estabelece no seu art.3° o conceito de fornecedor, afirmando: Art.3°- Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. É toda pessoa física ou jurídica que oferta produtos ou serviços mediante remuneração com atividade. É a empresa que efetivamente vende e entrega os produtos à instituição (empresa que emite a nota fiscal de venda, de remessa de material em consignação ou de remessa de material por empréstimo). Entidade de negócio que fornece à empresa bens e/ou serviços necessários e utilizados na/para a produção de bens e/ou serviços da empresa.

8 Físico ou informatizado, com os seguintes dados: Cópia do contrato social e suas alterações Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ. Inscrição Estadual. Certidões negativas Atestado de idoneidade financeira

9 Endereço completo. Dados de contato (telefones, fac-símile e correio eletrônico). Responsável(eis) pelo atendimento, pela entrega e pela retirada (nomes completos e números dos telefones do escritório e/ou do celular). C ópia do alvará de funcionamento (poder público municipal). Verificar as atividades autorizadas. Catálogo dos produtos

10 Não cumprimento do prazo de entrega Não cumprimento da entrega e/ou entrega parcial Entrega do material em desacordo com a especificação solicitada e/ou diferente da amostra apresentada na negociação Dificuldade na resolução de problemas com produtos vencidos PROBLEMAS COM OS FORNECEDORES

11 Diferença entre a Nota Fiscal e a Ordem de Compra Entrega de produto sem o laudo de qualidade técnica Entrega de produtos com o prazo de validade em desacordo com o solicitado Entrega de produtos com avarias ou acondicionados de forma incorreta.

12 "Certifica ç ão é o conjunto de medidas e atividades desenvolvidas por um organismo Independente da rela ç ão comercial, de terceira parte, com o objetivo de atestar publicamente, por escrito, que determinado produto, processo ou servi ç o est á em conformidade com os requisitos especificados". Referencia: ABNT - Associa ç ão Brasileira de Normas T é cnicas INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia ISO - International Organization for Standardization CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDORES:

13 A Seleção e Certificação de Fornecedores devem considerar as qualidades que um fornecedor deve ter para tornar-se um parceiro em todos os sentidos. Além dos produtos que fabrica e dos preços que pratica, o fornecedor deve ser avaliado e investigado, também, nos seguintes aspectos:

14 capacidade de produção instalações administrativas e industriais linha de produtos situação financeira relação com outros clientes atendimento tecnologia qualidade dos produtos

15 enfermeiro da CCIH e outros que julgarem importantes, munidos de um questionário para posterior emissão de relatório com destaque para os pontos fortes e fracos do fornecedor. Visitas de pré-avaliação são imprescindíveis, acompanhadas por profissionais designados, tais como gestor de logística, farmacêutico,

16 - pontualidade na entrega - correção na quantidade de entrega - qualidade no produto / atendimento - conformidade da documentação - outros específicos, conforme item adquirido CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS FORNECEDORES

17 Grupo sem fins lucrativos, constituído por farmacêuticos hospitalares com interesses comuns no que se refere a avaliação de fornecedores, como parte do Programa de Qualidade dos hospitais nos quais trabalham. GAFO Grupo de Avaliação e Qualificação de Fornecedores

18 Avaliar e qualificar fornecedores de medicamentos e produtos para saúde, estimulando e contribuindo para a melhoria da qualidade e cumprimento da legislação vigente por parte das empresas destes segmentos do mercado, GAFO – Finalidade: desde que exista interesse comercial por parte das instituições as quais os membros do grupo representam.

19 RESULTADO DA AUDITORIA: GAFO QUALIFICADO NECESSITANDO MELHORIAS NÃO QUALIFICADO


Carregar ppt "A mais utilizada pelas instituições ainda enfatiza o menor preço. È a estratégia tradicional, onde cada uma das partes envolvidas pressiona no sentido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google