Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSonia Bacelar Castel-Branco Alterado mais de 8 anos atrás
2
Ser Educador Conjecturas e reflexões Prof. Denys Sales denyssales@ifce.edu.br 1
3
2 The Wall - Waters / Gilmour (Pink Floyd)
4
O quê se conhece? Só 5% do universo estão na forma de estrelas, planetas, gases interestelares, poeira, partículas elementares( neutrinos), corpos celestes( buracos negros, por exemplo), ou seja na forma de matéria que podemos identificar. O restante encontra-se na forma de matéria escura, cuja natureza ainda desconhecemos. Física para o Brasil: pensando o futuro, SBF, 2005 PARTE I - 3
5
Conhecer, que é sempre um processo, supõe uma situação dialógica. Não há, estritamente falando, um ‘eu penso’, mas um ‘nós pensamos’. Paulo Freire PARTE I - 4
6
Não pode haver docência sem discência. Paulo Freire PARTE I - 5
7
Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende. Guimarães Rosa PARTE I - 6
8
INSIGNARE = ENSINO = CONSTRUIR SENTIDO PARTE I - 7
9
O desafio nosso é a sedução, o que os jovens querem saber não coincide com o que devem aprender imposto por nós. Moacir Gadotti PARTE I - 8
10
Somos educadores do século XX, ensinando conteúdos do século XIX, a alunos do século XXI. José Carlos Libâneo PARTE I - 9
11
Temos que educar o conhecimento e os sentimentos. ‘Sinto, logo existo’ em contraposição ao ‘Penso, logo existo, que é uma concepção cartesiana. Devemos ser tudo, menos indiferentes. Moacir Gadotti PARTE I - 10
12
O contrário do amor é a indiferença. Celso Vasconcelos PARTE I - 11
13
AMOR = EROS + FILIA + ÁGAPE PARTE I - 12
14
O abandono não mata o jardim, mas sim a indiferença de quem por ele passa. Mário Quintana PARTE I - 13
15
É preciso ter amorosidade em sala de aula. Paulo Freire PARTE I - 14
16
Não ensinamos o que sabemos, mas o que somos, junto com o que somos vai um pouco do que sabemos. Luiz Schettini Filho PARTE I - 15
17
Quanto mais me aprofundo nas ciências mais me aproximo de Deus. Albert Einstein PARTE I - 16
18
–Foco no aluno –Uma nova “ecologia cognitiva”(Pierre Lèvy) Trabalhar em grupo Sujeito coletivo Fazer uso de tecnologias da informação Ambientes de aprendizagem Informatizados 17 Um modelo centrado na aprendizagem e no Aluno
19
O grande desafio para professores e técnicos em educação do século XXI é tornar o ambiente de aprendizagem mais agradável, menos aborrecido e verdadeiramente um espaço de produção do conhecimento. 18 Uma Nova Sala de Aula
20
É necessário que os professores assumam a postura de “[...] arquitetos cognitivos, dinamizadores da inteligência coletiva [...]” 19 A. C. RAMAL
21
Só pessoas livres, autônomas – ou em processo de libertação – podem educar para a liberdade, podem educar para a autonomia, podem transformar a sociedade. [...] O poder de interação não está fundamentalmente nas tecnologias mas em nossas mentes. 20 J. M. Moran
22
Muito Obrigado!
23
denyssales@ifce.edu.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.