A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ser Educador Conjecturas e reflexões Prof. Denys Sales 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ser Educador Conjecturas e reflexões Prof. Denys Sales 1."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ser Educador Conjecturas e reflexões Prof. Denys Sales denyssales@ifce.edu.br 1

3 2 The Wall - Waters / Gilmour (Pink Floyd)

4 O quê se conhece? Só 5% do universo estão na forma de estrelas, planetas, gases interestelares, poeira, partículas elementares( neutrinos), corpos celestes( buracos negros, por exemplo), ou seja na forma de matéria que podemos identificar. O restante encontra-se na forma de matéria escura, cuja natureza ainda desconhecemos. Física para o Brasil: pensando o futuro, SBF, 2005 PARTE I - 3

5 Conhecer, que é sempre um processo, supõe uma situação dialógica. Não há, estritamente falando, um ‘eu penso’, mas um ‘nós pensamos’. Paulo Freire PARTE I - 4

6 Não pode haver docência sem discência. Paulo Freire PARTE I - 5

7 Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende. Guimarães Rosa PARTE I - 6

8 INSIGNARE = ENSINO = CONSTRUIR SENTIDO PARTE I - 7

9 O desafio nosso é a sedução, o que os jovens querem saber não coincide com o que devem aprender imposto por nós. Moacir Gadotti PARTE I - 8

10 Somos educadores do século XX, ensinando conteúdos do século XIX, a alunos do século XXI. José Carlos Libâneo PARTE I - 9

11 Temos que educar o conhecimento e os sentimentos. ‘Sinto, logo existo’ em contraposição ao ‘Penso, logo existo, que é uma concepção cartesiana. Devemos ser tudo, menos indiferentes. Moacir Gadotti PARTE I - 10

12 O contrário do amor é a indiferença. Celso Vasconcelos PARTE I - 11

13 AMOR = EROS + FILIA + ÁGAPE PARTE I - 12

14 O abandono não mata o jardim, mas sim a indiferença de quem por ele passa. Mário Quintana PARTE I - 13

15 É preciso ter amorosidade em sala de aula. Paulo Freire PARTE I - 14

16 Não ensinamos o que sabemos, mas o que somos, junto com o que somos vai um pouco do que sabemos. Luiz Schettini Filho PARTE I - 15

17 Quanto mais me aprofundo nas ciências mais me aproximo de Deus. Albert Einstein PARTE I - 16

18 –Foco no aluno –Uma nova “ecologia cognitiva”(Pierre Lèvy) Trabalhar em grupo Sujeito coletivo Fazer uso de tecnologias da informação Ambientes de aprendizagem Informatizados 17 Um modelo centrado na aprendizagem e no Aluno

19 O grande desafio para professores e técnicos em educação do século XXI é tornar o ambiente de aprendizagem mais agradável, menos aborrecido e verdadeiramente um espaço de produção do conhecimento. 18 Uma Nova Sala de Aula

20 É necessário que os professores assumam a postura de “[...] arquitetos cognitivos, dinamizadores da inteligência coletiva [...]” 19 A. C. RAMAL

21 Só pessoas livres, autônomas – ou em processo de libertação – podem educar para a liberdade, podem educar para a autonomia, podem transformar a sociedade. [...] O poder de interação não está fundamentalmente nas tecnologias mas em nossas mentes. 20 J. M. Moran

22 Muito Obrigado!

23 denyssales@ifce.edu.br


Carregar ppt "Ser Educador Conjecturas e reflexões Prof. Denys Sales 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google