A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contextualização das Medidas de Aprendizado feitas pelo INEP Chico Soares – Presidente do Inep Brasília, julho de 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contextualização das Medidas de Aprendizado feitas pelo INEP Chico Soares – Presidente do Inep Brasília, julho de 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Contextualização das Medidas de Aprendizado feitas pelo INEP Chico Soares – Presidente do Inep Brasília, julho de 2014.

2 Tão importante quanto se ter resultado, por meio de avaliações, é saber contextualizá-los. Os resultados precisam ser aproveitados em todo o seu potencial.

3 Fatores que devem ser levados em conta: Características socioculturais dos estudantes. Características das escolas. Município de residência.

4 Características Socioculturais dos Estudantes Sexo Cor / raça Atraso Escolar Nível socioeconômico

5 Nível Socioeconômico (NSE) Uma síntese de indicadores de escolaridade dos pais, presença de itens de conforto na residência e contratação de serviços domésticos. Indicador criado com informações dos questionários contextuais das avaliações SAEB e ENEM.

6 Características das Escolas Nível socioeconômico dos estudantes da escola; -------------------------------------------------------------------------------- Infraestrutura; Complexidade da gestão; Corpo docente; -------------------------------------------------------------------------------- Outras.

7 Infraestrutura da Escola Dados obtidos à partir das informações no Censo Escolar, como: Local de funcionamento, Água, Energia, Esgoto, Lixo, Laboratórios, Biblioteca, Sanitários, Computadores (uso da Administração, uso dos Alunos), Alimentação, Quadra, TV, Videocassete, DVD, Parabólica, Copiadora, Retroprojetor e Impressora.

8 Complexidade da Gestão Associada ao: Tamanho da escola (medido pelo número de alunos); Número médio de alunos por turma; Número de turnos de funcionamento; Número de etapas da educação básica oferecidas.

9 Os Indicadores Docentes Adequação da Formação Docente Esforço docente Regularidade do vínculo

10 Adequação da Formação Docente Grupo 1 Docentes com formação superior de licenciatura* na mesma disciplina que lecionam. Nota: * ou bacharelado com complementação pedagógica. Grupo 2 Docentes com formação superior de bacharelado na disciplina correspondente. Grupo 3 Docentes com licenciatura* em área diferente da disciplina que leciona. Grupo 4 Docentes com formação superior que não se adequa à qualquer disciplina da base curricular. Grupo 5Docentes que não possuem curso superior completo.

11 Adequação da Formação Docente O indicador de adequação da formação docente escolhido é a porcentagem de docentes no Grupo 1.

12 Adequação da Formação Docente e Média do IDEB (Anos iniciais 2011) % professores com formação adequada na escola Média IDEBN º de Escolas <= 20% 4,111947 20% - 40% 4,79338 40% - 60% 5,09042 60% - 80% 5,16499 >= 80% 5,13398

13 Adequação da Formação Docente e Média do IDEB (Anos finais 2011) % professores com formação adequada na escola Média IDEBN º de Escolas <= 20% 3,34081 20% - 40% 3,54831 40% - 60% 3,87058 60% - 80% 4,110480 >= 80% 4,34392

14 Os números finais das avaliações devem resultar em dois relatórios: *Pedagógico – Destinado aos coordenadores a aos professores, contendo uma descrição resumida dos conceitos de competência, habilidades, matriz de referência (base da Prova Brasil) e um esclarecimento sobre a metodologia de construção do teste. Posteriormente uma explicação pedagógica de números, mostrando a proficiência do aluno em relação a cada item avaliado e a probabilidade de ele acertar outros mais fáceis e mais difíceis.

15 * De Gestão – o gestor deve estar a par de como os alunos estão distribuídos nos níveis: avançado – proficiente – básico – insuficiente, que demandam intervenções pedagógicas diferentes: desafio – aprofundamento – reforço ou recuperação. Ao saber a porcentagem de estudantes em cada nível, o gestor poderá decidir o projeto prioritário para a sua escola. Esse documento deveria apresentar o cruzamento dos resultados com os fatores sociodemográficos, como gênero, atraso escolar, perfis cultural e socioeconômico dos alunos, envolvimento dos estudantes com os estudos e dos pais com a educação dos filhos.

16 “Educar não é ensinar matemática, física, química, geografia, português. Essas coisas podem ser aprendidas nos livros e nos computadores. Dispensam a presença do educador”. Rubem Alves

17 Resultados Educacionais Trajetória Acesso, permanência, promoção, conclusão. Aprendizado

18 Medidas do Aprendizado O aprendizado é, hoje, a concretização do direito à educação. Muitas vezes é necessário medir o aprendizado. As avaliações, principalmente a ANA e a Prova Brasil, registram este aprendizado.

19 Conclusão Divulgar medidas de resultados com medidas de contextualização. Incorporar as desigualdades no debate educacional. Criar medidas de desigualdade educacional. Variação não é desigualdade.

20 Obrigado.


Carregar ppt "Contextualização das Medidas de Aprendizado feitas pelo INEP Chico Soares – Presidente do Inep Brasília, julho de 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google