A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos e técnicas de motivação dos colaboradores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos e técnicas de motivação dos colaboradores"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos e técnicas de motivação dos colaboradores

2 Motivação – Aspectos Importantes e Conceito
As teorias que primeiro estudaram a motivação tinham objetivos comuns: encontrar um único modelo para todos os tipos de empregados e para qualquer tipo de organização. Apesar desse ponto comum, cada modelo tinha o seu posicionamento em relação aos seres humanos. Uma das exigências mais importantes de um supervisor é a necessidade de motivar empregados para serem mais produtivos e para ajudá-los a conquistar os seus objetivos. A motivação é definida como tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, isto é, tudo aquilo que da origem a um comportamento específico. Embora haja muitas teorias diferentes explicando motivação, a pergunta central é: o que especificamente pode ser feito para motivar funcionários a trabalharem mais arduamente e executar tarefas em seu grau mais elevado de eficácia?

3 Teorias Motivacionais
Teoria da Hierarquia das Necessidades - Abraham Maslow Maslow cita que o comportamento motivacional individual é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se assim que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional. A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhuma pessoa procurará reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.

4 Teorias Motivacionais
Maslow apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, numa pirâmide. Na base desta pirâmide estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização).

5 Teorias Motivacionais
De acordo com Maslow: Necessidades fisiológicas: constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie, tais como, alimentação, conforto físico, saúde, etc. Necessidades de segurança: constituem a busca de proteção contra a ameaça e o perigo. Necessidades sociais: incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade e de afeto e amor. Necessidade de estima ou reconhecimento: envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração. Necessidades de auto realização: são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e desenvolver-se continuamente, com independência e autonomia. 

6 Teorias Motivacionais
Teorias dos Fatores Higiênicos e dos Fatores Motivadores – Frederick Herzberg Esta teoria afirmava que: A satisfação no cargo é função do conteúdo e enriquecimento do cargo ocupado pelo colaborador, ou seja, atividades desafiadoras e estimulantes que o mesmo apresenta, bem como responsabilidades a ele relacionadas, sendo assim chamados "fatores motivadores“, e; A insatisfação no cargo é função do ambiente, da direção e dos colegas com os quais o colaborador convive e está submetido, os chamados de "fatores higiênicos".

7 Teorias Motivacionais
Fatores Higiênicos Estes fatores são aqueles que referem-se às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobando: as condições físicas e ambientais de trabalho; o salário; os benefícios sociais; as políticas da empresa; o tipo de supervisão recebido,; o clima de relações entre a direção e os funcionários; os regulamentos internos, e; as oportunidades existentes etc.

8 Teorias Motivacionais
Fatores Higiênicos Herzberg considera esses fatores muitos limitados na sua capacidade de influenciar poderosamente o comportamento dos empregados. Ele, escolheu a expressão higiênicos para refletir o seu caráter preventivo e profilático e para mostrar que se destinam simplesmente a evitar fontes de insatisfação do meio ambiente ou ameaças potenciais ao seu equilíbrio. Quando esses fatores são ótimos, simplesmente evitam a insatisfação, uma vez que sua influência sobre o comportamento, não consegue elevar substancial e duradouramente a satisfação. Porém, quando são precários, provocam insatisfação.

9 Teorias Motivacionais
Fatores Motivadores Estes fatores são aqueles que se referem: ao conteúdo do cargo; às tarefas, e; aos deveres relacionados com o cargo em si.

10 Teorias Motivacionais
Fatores Motivadores São os que produzem algum efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência, isto é, acima dos níveis normais. Motivação, para Herzberg, envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem um suficiente desafio e significado para o trabalhador.

11 Teorias Motivacionais
FATORES HIGIÊNICOS ( o ambiente de trabalho ) -Dinheiro, Status, segurança; -Condições de trabalho; -Relações interpessoais; -Supervisão,e; -Política e administração.   FATORES MOTIVADORES ( o trabalho em si ) -Reconhecimento do desempenho; -Trabalho desafiante; -Maior responsabilidade; -Crescimento e desenvolvimento, e; Realização.         

12 Teorias Motivacionais
As Motivações do Empreendedor Na década de 50, um estudioso do empreendedorismo chamado David McClelland desenvolveu um estudo que tinha como interesse a identificação de aspectos sociais que determinavam uma melhor prosperidade no ambiente de negócios e organizações. A partir deste estudo, o mundo conheceu uma das teorias mais difundidas e consistentes sobre o desenvolvimento de empreendedores a partir dos estímulos sociais e de criação e da conduta empreendedora.

13 Teorias Motivacionais
Neste mesmo estudo, David McClelland classificou três tipos de motivação que podem ser encontradas em pessoas que se desenvolvem em ambientes de negócios e nas organizações: 1. Motivação para Realização: A busca da excelência em pessoas de negócios. São personalidades mais competitivas e visam sempre “ganhar”. Possuem padrões auto-impostos para um desempenho diferenciado. Envolvem-se emocionalmente na obtenção ou alcance de um objetivo especificamente determinado, mesmo que seja a “duras penas”. Buscam fazer o melhor e sempre avaliam seu desempenho em relação aos resultados. São inventivos, inovadores e criativos. Buscam objetivos a longo prazo e trabalham para ter sucesso na vida.

14 Teorias Motivacionais
2. Motivação para Poder: Tem como motivação a obtenção ou manutenção do controle dos meios de influenciar pessoas. Buscam mostrar a dominância, convencer alguém ou ganhar uma posição de controle. Trabalham emocionalmente para evitar fraquezas ou humilhações. A motivação manifesta-se como desejo de inspirar ou ensinar outras pessoas. Tem como forte desejo argumentar, exigir ou até mesmo forçar alguns padrões em outras pessoas, como dar uma ordem, tentar convencer ou punir. Buscam ser superiores e gostam de ter controle dos meios de influenciar um subordinado.

15 Teorias Motivacionais
3. Motivação para Afiliação: Buscam sempre o estabelecimento, a manutenção e a restauração de relações emocionais positivas com outras pessoas. A amizade é o tipo mais básico de relação emocional positiva. As relações afetivas e afetuosas são mais predominantes em detrimento de resultados. Possuem uma necessidade de serem queridas por outras ou por alguém. E por isso buscam relações de “querer bem”. Quando uma relação interpessoal estreita é rompida ou quebrada, eles se sentem emocionalmente abalados e trabalham mesmo que inconscientemente para restaurar a relação. São voltados a atividades associativas como festas, reuniões, visitas, bate-papos descontraídos. Ações amistosas como o bem-estar ou estar preocupado com outras pessoas são típicas dessa motivação e nela são encontradas relações como a ausência do senso do dever.

16 Teorias Motivacionais
Motivacional para Realização Aspectos Positivos: Privilegiam o resultado; Maior visão sistêmica futura; Facilidade em empreender sozinhos,e; Fazer o que precisa ser feito. Aspectos Negativos: Dificuldade de reconhecimento de limites; Não esperam o “tempo pertinente” mais adequado,e; Dificuldade em vínculos.

17 Teorias Motivacionais
Motivacional para Poder Aspectos Positivos: Trabalham para coordenar e orientar pessoas; Maior facilidade de empreender em serviços; São mais encontrados em ambientes/ funções de liderança,e; Facilidade de operar em ambientes estruturados. Aspectos Negativos: Privilegiam imagem e formato; Trabalham para ter destaque,e; Têm dificuldade de identificar suas próprias falhas.

18 Teorias Motivacionais
Motivacional para Afiliação Aspectos Positivos: Facilidade em relações; Construtores de “times”, e; Podem substituir colaboradores para concluir objetivos. Aspectos Negativos: Dificuldades de empreender sozinhos; Dificuldade de quebra de vínculo,e; Dificuldade de dizer não.

19 Teorias Motivacionais
Como Motivar Colaboradores: Motivar os seus colaboradores e mantê-los motivados não é fácil. Uma boa remuneração não é suficiente. Benefícios extras e um aumento, funcionam mas continuam a não ser suficientes. Assim, motivar através do reconhecimento, sem grandes projetos e sistemas complexos, torna-se fundamental para empresas de todos os portes e segmentos. Confira a seguir algumas dicas de como motivar a sua equipe: 1. Conheça - realmente - os seus funcionários: Tenha uma atitude positiva em relação à interação social e ao trabalho de equipe; Tenha tempo para uma pequena conversa em vez de se limitar a dar o bom dia, e; Encoraje as pessoas regularmente e mostre-lhes o seu apreço.

20 Motivação dos Colaboradores
2. Comunicação é fundamental Os líderes normalmente acham que se comunicam de forma eficaz. Mas é preciso ir além do tradicional quando se trata de motivar e reter os talentos. Confira alguns toques muito úteis do que você pode fazer sem gastar muito: Use o para mandar mensagens de agradecimento, congratulações e incentivo; Divida os resultados - os bons e os ruins - com seu time e também com toda a empresa. Permita que seus colaboradores saibam como a organização está indo nos negócios; Esteja visível e ao alcance dos outros colaboradores. Quando você menos esperar, eles podem precisar de você, e; O guru Tom Peters disse certa vez que todos os líderes precisam praticar o andar pela empresa, ser acessível a todos e saber a hora de escutar e de falar. Isto é liderança.

21 Motivação dos Colaboradores
2. Comunicação é fundamental Outros conselhos importantes seriam: Mantenha as pessoas informadas sempre que possível; Respeite as suas combinações e promessas e, sobretudo, não as faça sem saber que as pode cumprir; Defenda a sua equipe. Em caso de conflito, ouça sempre a versão dos seus colaboradores antes de se pronunciar; Não espere a reunião anual de avaliação para discutir o empenho de cada um, e; Deixe as pessoas falar sobre o que as motiva e escute-as com atenção.

22 Motivação dos Colaboradores
3. Todos precisam de reconhecimento Relembre como você se sentiu quando foi reconhecido por alguma coisa que fez de bom para a empresa. Esse sentimento de ver o seu esforço sendo reconhecido conta muito - e o melhor, você não gasta nada para fazer isso. Use a palavra mágica - Obrigado - em todas as ocasiões: o fato é que muitas vezes esquecemos de agradecer um ou outro colaborador em situações banais do dia-a-dia, e sequer imaginamos a falta que um agradecimento pode fazer a quem fez o trabalho. Da mesma forma, dizer algo como "Tchau, bom fim semana. Você merece!" também é muito importante. Celebre as pequenas e grandes vitórias da empresa: Dê aos seus trabalhadores objetivos e desafios concretos, refira-se a eles durante reuniões de trabalho e mostre que as pessoas fizeram progressos.

23 Motivação dos Colaboradores
4. Fortaleça a participação e a união Deixe os seus colaboradores determinarem como fazer os seus trabalhos. Não rejeite propostas para uma nova abordagem sem mais nem menos. Mostre-se receptivo; Encoraje as pessoas a tomarem responsabilidades. Mostre-lhes que aprecia quando alguém se encarrega de uma tarefa; Tolere os erros das pessoas quando ainda não dominam totalmente uma tarefa ou uma função, e; Não espere a reunião anual de avaliação para discutir o empenho de cada um.

24 Motivação dos Colaboradores
5. Surpreenda – faça algo diferente: Todos estão visivelmente cansados e abatidos, mas felizes por terem atingido os resultados. Que tal presenteá-los com uma agradável surpresa? Pode ser uma rodada de pizza que chega na hora do almoço, um anúncio dedicando a tarde de sexta-feira livre para todos ou mesmo a distribuição de sorvetes no término do expediente. Tudo bem, você pode gastar um pouco com essa brincadeira, mas certamente a satisfação e alegria dos funcionários será muito maior e recompensadora.

25 Como Desmotivar sua Equipe
Dê uma resposta vaga e pouco clara quando os colaboradores lhe perguntam o que espera deles e despache-os o mais rapidamente possível; Elabore uma quantidade de regras desnecessárias que devem ser rigorosamente cumpridas pelos seus colaboradores; Não use os talentos dos seus colaboradores nem dê mais responsabilidades aos mais eficientes,e; Não repasse informações importantes com relação ao desempenho da empresa para os colaboradores.


Carregar ppt "Conceitos e técnicas de motivação dos colaboradores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google