A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reunião de Partilha CSTL /RHIVA 2014 Reduzindo o HIV nos Adolescentes Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul 17-20 de Novembro de 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reunião de Partilha CSTL /RHIVA 2014 Reduzindo o HIV nos Adolescentes Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul 17-20 de Novembro de 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Reunião de Partilha CSTL /RHIVA 2014 Reduzindo o HIV nos Adolescentes Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul 17-20 de Novembro de 2014

2 Conteúdo da Apresentação  Uma descrição do Projecto RHIVA  Caso do RHIVA na Zâmbia  Desafios da Implementação  Oportunidades/Questões emergentes  Lições importantes aprendidas

3 Reduzindo o HIV nos Adolescentes Um programa de prevenção de HIV, com transferências monetárias condicionais, com base na escola, e destinado a encorajar a mudança positiva de comportamento entre os adolescentes, especialmente entre as raparigas. Conhecimento do estado de saúde Comportamento de saúde positivo Aspiração e planeamento de carreira Cai na área do elemento de saúde do CSTL. Presentemente a ser pilotado em Moçambique, Namíbia e Zâmbia.

4 Metas e Objectivos do RHIVA Metas Reduzir o número de infecções de HIV entre adolescentes na Região da SADC. Objectivos Encorajar os estudantes adolescentes a participarem nas Intervenções 1 e 2 das escolas para se envolverem em comportamentos saudáveis e fazerem escolhas responsáveis de estilo de vida. Aumentar o conhecimento e a compreensão dos alunos sobre HIV e SIDA/SRH com a Intervenção 2 e do desenvolvimento da sua carreira através do reforço do currículo de competências para a vida. Aumentar a conscientização entre os pais e as comunidades escolares das Intervenções 1 e 2 nas escolas sobre a importância de um ambiente de apoio e da protecção dos adolescentes.

5 Programa da Teoria de Mudança Quando os adolescentes são: incentivados a se envolver em comportamentos positivos, equipados com conhecimentos e competências sobre SRH e prevenção do HIV, equipados com conhecimento sobre as escolhas de carreira, meios de vida sustentáveis e gestão financeira, Quando os pais e os professores estão empenhados em apoiar os adolescentes na tomada de decisões responsáveis, Então, os adolescentes irão: acreditar que o futuro lhes reserva oportunidades, ter confiança nas suas próprias habilidades, farão escolhas de estilo de vida saudável e irão exibir comportamentos responsáveis, ISTO IRÁ REDUZIR O RISCO DE CONTRAÍREM HIV.

6 Intervenção RHIVA A intervenção é composta por três coortes : Grupo de controle: Nenhuma intervenção; avaliados no início e fim do programa. Intervenção 1: Programa condicional de transferência de dinheiro; seminários para os pais; avaliação periódica dos marcos; avaliados no início e no fim do programa. Intervenção 2: Programa condicional de transferência de dinheiro; currículo fortalecido de SRH e competências empresariais; seminários para os pais; avaliação periódica dos marcos; avaliados no início e no fim do programa. 21 escolas (7 por coorte); cerca de 200 alunos por escola = 2.800 alunos por país.

7 Uma apreciação do RHIVA na Prática Zâmbia - Realizações  O RHIVA está a ser implementado em 21 escolas secundárias na Província de Lusaka.  Mais de 2.500 alunos de 14 escolas no Grupo de Intervenção 1 e no Grupo de Intervenção 2  Cerca de 1.300 alunos conhecem agora o seu estado de HIV através de um teste de HIV; comprovado com um pagamento em moeda.  Cerca de 1.054 pais estão envolvidos, com sucesso, como partes interessadas na implementação do projecto;  Foram formados com sucesso 26 professores como facilitadores de núcleo do programa "Minha Vida, Meu Futuro" em todas as escolas no Grupo de Intervenção 2.

8 Pais interessados no Programa RHIVA

9 Uma apreciação do RHIVA na Prática Zâmbia - Realizações  Envolveu com sucesso 29 centros de saúde na prestação de serviços de HCT aos alunos no programa;  Actividades de advocacia realizadas com sucesso em todas as 21 escolas por meio de reuniões de orientação e de informação;  Forte colaboração com o Ministério da Educação, Ministério da Saúde e Partes Interessadas comprometidas na implementação eficaz do projecto nas escolas; objectivo comum de melhorar a saúde dos jovens na Zâmbia.

10 Desafios da Implementação  Falta de interesse real por parte de alguns pais, em especial nas áreas de baixa densidade, para permitir a plena participação na implementação do projecto.  Falta de fundos para os custos administrativos da gestão do dia-a-dia do projecto (dificuldades para as actividades baseadas em orçamentos);  Fundos inadequados que nem sequer cobriram os custos a que os professores têm direitos, tais como reembolsos de transporte, subsídios de almoço, etc.  OUTROS DESAFIOS? (MOÇAMBIQUE? NAMÍBIA?)

11 Oportunidades/Questões emergentes  Oportunidade: Existência de serviços HCT e serviços amigos da juventude em todos os centros de saúde da Zâmbia.  Oportunidade : O Ministério da Educação manifestou o seu desejo de reduzir HIV entre adolescentes.  Questões Emergentes: Diferenças nos sistemas de informação e, acima de tudo, a monitorização dos indicadores RHIVA através da colecta de dados em centros de saúde que têm interesses específicos.  Questões emergentes: A falta de recursos é um grande problema.

12 Lições Importantes Aprendidas  Formação de parcerias com organizações que são especializadas na prestação de serviços móveis de HCT. Isto poderia ter influenciado a colecta objectiva de dados relacionados com o estado de HIV dos alunos.  Uma oportunidade para o RHIVA é a existência de serviços de HCT e serviços amigos da juventude em todos os centros de saúde.  O envolvimento das partes interessadas e a maximização do apoio aos objectivos do projecto podem acelerar a implementação do RHIVA de modo significativo. No entanto, isto tem enormes implicações de custo.  A advocacia é um processo contínuo e evolutivo; mas é fundamental para o sucesso do programa.  OUTROS?

13 Comentários e Perguntas do Plenário e Outros Membros do Painel.


Carregar ppt "Reunião de Partilha CSTL /RHIVA 2014 Reduzindo o HIV nos Adolescentes Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul 17-20 de Novembro de 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google