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PublicouWagner Azevedo Castilho Alterado mais de 8 anos atrás
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Reunião de Partilha CSTL /RHIVA 2014 Reduzindo o HIV nos Adolescentes Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul 17-20 de Novembro de 2014
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Conteúdo da Apresentação Uma descrição do Projecto RHIVA Caso do RHIVA na Zâmbia Desafios da Implementação Oportunidades/Questões emergentes Lições importantes aprendidas
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Reduzindo o HIV nos Adolescentes Um programa de prevenção de HIV, com transferências monetárias condicionais, com base na escola, e destinado a encorajar a mudança positiva de comportamento entre os adolescentes, especialmente entre as raparigas. Conhecimento do estado de saúde Comportamento de saúde positivo Aspiração e planeamento de carreira Cai na área do elemento de saúde do CSTL. Presentemente a ser pilotado em Moçambique, Namíbia e Zâmbia.
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Metas e Objectivos do RHIVA Metas Reduzir o número de infecções de HIV entre adolescentes na Região da SADC. Objectivos Encorajar os estudantes adolescentes a participarem nas Intervenções 1 e 2 das escolas para se envolverem em comportamentos saudáveis e fazerem escolhas responsáveis de estilo de vida. Aumentar o conhecimento e a compreensão dos alunos sobre HIV e SIDA/SRH com a Intervenção 2 e do desenvolvimento da sua carreira através do reforço do currículo de competências para a vida. Aumentar a conscientização entre os pais e as comunidades escolares das Intervenções 1 e 2 nas escolas sobre a importância de um ambiente de apoio e da protecção dos adolescentes.
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Programa da Teoria de Mudança Quando os adolescentes são: incentivados a se envolver em comportamentos positivos, equipados com conhecimentos e competências sobre SRH e prevenção do HIV, equipados com conhecimento sobre as escolhas de carreira, meios de vida sustentáveis e gestão financeira, Quando os pais e os professores estão empenhados em apoiar os adolescentes na tomada de decisões responsáveis, Então, os adolescentes irão: acreditar que o futuro lhes reserva oportunidades, ter confiança nas suas próprias habilidades, farão escolhas de estilo de vida saudável e irão exibir comportamentos responsáveis, ISTO IRÁ REDUZIR O RISCO DE CONTRAÍREM HIV.
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Intervenção RHIVA A intervenção é composta por três coortes : Grupo de controle: Nenhuma intervenção; avaliados no início e fim do programa. Intervenção 1: Programa condicional de transferência de dinheiro; seminários para os pais; avaliação periódica dos marcos; avaliados no início e no fim do programa. Intervenção 2: Programa condicional de transferência de dinheiro; currículo fortalecido de SRH e competências empresariais; seminários para os pais; avaliação periódica dos marcos; avaliados no início e no fim do programa. 21 escolas (7 por coorte); cerca de 200 alunos por escola = 2.800 alunos por país.
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Uma apreciação do RHIVA na Prática Zâmbia - Realizações O RHIVA está a ser implementado em 21 escolas secundárias na Província de Lusaka. Mais de 2.500 alunos de 14 escolas no Grupo de Intervenção 1 e no Grupo de Intervenção 2 Cerca de 1.300 alunos conhecem agora o seu estado de HIV através de um teste de HIV; comprovado com um pagamento em moeda. Cerca de 1.054 pais estão envolvidos, com sucesso, como partes interessadas na implementação do projecto; Foram formados com sucesso 26 professores como facilitadores de núcleo do programa "Minha Vida, Meu Futuro" em todas as escolas no Grupo de Intervenção 2.
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Pais interessados no Programa RHIVA
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Uma apreciação do RHIVA na Prática Zâmbia - Realizações Envolveu com sucesso 29 centros de saúde na prestação de serviços de HCT aos alunos no programa; Actividades de advocacia realizadas com sucesso em todas as 21 escolas por meio de reuniões de orientação e de informação; Forte colaboração com o Ministério da Educação, Ministério da Saúde e Partes Interessadas comprometidas na implementação eficaz do projecto nas escolas; objectivo comum de melhorar a saúde dos jovens na Zâmbia.
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Desafios da Implementação Falta de interesse real por parte de alguns pais, em especial nas áreas de baixa densidade, para permitir a plena participação na implementação do projecto. Falta de fundos para os custos administrativos da gestão do dia-a-dia do projecto (dificuldades para as actividades baseadas em orçamentos); Fundos inadequados que nem sequer cobriram os custos a que os professores têm direitos, tais como reembolsos de transporte, subsídios de almoço, etc. OUTROS DESAFIOS? (MOÇAMBIQUE? NAMÍBIA?)
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Oportunidades/Questões emergentes Oportunidade: Existência de serviços HCT e serviços amigos da juventude em todos os centros de saúde da Zâmbia. Oportunidade : O Ministério da Educação manifestou o seu desejo de reduzir HIV entre adolescentes. Questões Emergentes: Diferenças nos sistemas de informação e, acima de tudo, a monitorização dos indicadores RHIVA através da colecta de dados em centros de saúde que têm interesses específicos. Questões emergentes: A falta de recursos é um grande problema.
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Lições Importantes Aprendidas Formação de parcerias com organizações que são especializadas na prestação de serviços móveis de HCT. Isto poderia ter influenciado a colecta objectiva de dados relacionados com o estado de HIV dos alunos. Uma oportunidade para o RHIVA é a existência de serviços de HCT e serviços amigos da juventude em todos os centros de saúde. O envolvimento das partes interessadas e a maximização do apoio aos objectivos do projecto podem acelerar a implementação do RHIVA de modo significativo. No entanto, isto tem enormes implicações de custo. A advocacia é um processo contínuo e evolutivo; mas é fundamental para o sucesso do programa. OUTROS?
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Comentários e Perguntas do Plenário e Outros Membros do Painel.
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