A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação"— Transcrição da apresentação:

1 Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação

2

3 MODALIDADES ORGANIZATIVAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO
PLANEJAMENTO: MODALIDADES ORGANIZATIVAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO

4 Acionando conhecimentos prévios

5 Animação: A ilha

6 Dinâmica da caixa

7 Texto: Rubem Alves

8 Música: animação

9 Imagens

10 Produção textual: 6º ao 9º anos

11 Familiarizando-se com o AVA
Acessos; Respostas das atividades; Devolutiva das postagens; Materiais didáticos postados; Dificuldades.

12 Modalidades Organizativas
1 ATIVIDADE PERMANENTE Situações didáticas propostas com regularidade diária, semanal ou quinzenal que objetiva uma familiaridade maior com um gênero textual, um assunto/tema de uma área curricular, de modo que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de produzir textos, de fazer arte, etc.

13 ATIVIDADE PERMANENTE Quem é o escritor?; Notícia da semana;
Sugestões... Quem é o escritor?; Notícia da semana; Leitura diferente que fiz ...; O que eu vi na rua...; Vi na Net...; Leitura semanal feita pelo professor de um gênero textual diferente; Roda semanal de leitura.

14 Modalidades Organizativas
2 SEQUÊNCIA DIDÁTICA As sequências didáticas pressupõem um trabalho pedagógico organizado em uma determinada sequência, durante um determinado período estruturado pelo (a) professor (a), criando-se, assim, uma modalidade de aprendizagem mais orgânica. Os planos de aula, em geral, seguem essa organização didática. Desenvolvem habilidades e competências, mas não fornecem, necessariamente um produto final predeterminado.

15 As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e avaliação.

16 Modalidades Organizativas
3 ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO São atividades destinadas à sistematização de conhecimentos dos alunos ao fixarem conteúdos que estão sendo trabalhados. A atividade de sistematização é entendida como uma “parada” para estudar mais, para enfatizar e sistematizar conhecimentos dos alunos relativos a temas/assuntos, gêneros textuais, convenções da escrita etc.

17 Modalidades Organizativas
4 PROJETO DIDÁTICO

18 Modalidades Organizativas
4 PROJETO DIDÁTICO Modalidade de organização do trabalho pedagógico que prevê um produto final cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas e, por fim, a avaliação final em função do que se pretendia.

19 Projetos de rede desenvolvidos em anos anteriores...
Noite cultural da EJA; Concurso de redação; Projeto meio ambiente; Professor destaque; Festival de atletismo; Jem’s; Intercâmbio esportivo; Publicações; Consciência negra; Gincana; Projeto ação de graças; Caravana da leitura; O dia da família na escola.

20 PARA CASA… Você considera importante que no PLANEJAMENTO DIDÁTICO realizado pelos professores da Rede Municipal de Ensino de Guanambi sejam contempladas as modalidades organizativas do trabalho pedagógico, como: projeto, atividade permanente, sequência didática e atividade de sistematização? Por quê?

21 ORIENTANDO A PRÁTICA/PARTILHANDO
Conteúdos didáticos Língua Portuguesa e Redação.

22 Componente Curricular
PARA CASA... A partir dos resultados das avaliações da I Unidade, faça um levantamento do rendimento, conforme tabela abaixo: Componente Curricular Ano Alunos frequentes Índice de aprovação Índice de reprovação Língua Portuguesa Redação


Carregar ppt "Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google