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ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Cap

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Cap"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Cap
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Cap.4 Projeto em Gestão de Produção Fonte: SLACK et al. Administração da Produção. 2ª ed. São Paulo: Atlas,2002. Cap.4 -Projetos em Gestão de Produção

2 4. Projeto em gestão de produção
Questões-chaves: como é organizada a atividade de projeto; escolha entre projetos alternativos; como o volume e variedade afetam a atividade de projeto. Objetivos: examinar a natureza e objetivo da atividade na operação produtiva; satisfação dos clientes; gestão da atividade de projeto; auxilio na tomada de decisão; avaliar os impactos do volume e variedade no projeto.

3 PROJETO: “processo conceitual através do qual algumas
exigências funcionais de pessoas, individualmente ou em massa , são satisfeitas através do uso de um produto (p.Xe...: automóvel) ou sistema (p.Xe...: telefonia, rodovia).” (p.119) de produtos e serviços de processos Nível estratégico: projetar a rede de operações produtivas; Nível operacional: projetar arranjo físico, tecnologia e pessoal.

4 4. Projeto em gestão de produção: problemas
Tecnologia de fronteira: não existem dados estatísticos suficientes para garantir significativo grau de segurança (p.Xe..; acidentes nucleares e espaciais); Prédios inteligentes: sensores de movimento e calor para acionamento de luz, instalados em salas de exibição de filmes. PRESCRITO (tomada de decisão antes do produto/serviço ser criado) versus REAL

5 Informações: técnicas de marketing, de duração
Projeto: Processo de Transformação Recursos a serem transformados Informações: técnicas de marketing, de duração Atividade de Projeto Projeto Final entrada saída Equipamentos de teste e projeto Pessoal de projeto e técnico Recursos transformadores

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7 4. Projeto em gestão de produção: fases
Especificação (reduz riscos) OPÇÃO Concepção Viabilidade: temos habilidades, capacidade organizacional (infra-estrutura,equipamentos, pessoal), recursos financeiros ? Aceitabilidade: atende critérios de desempenho propostos ? qual o retorno financeiro ? Vulnerabilidade: estamos conscientes dessa opção ? qual o risco de insucesso ?

8 4. Projeto em gestão de produção: aspectos
Criatividade: fazer algo que ainda não exista: INOVAÇÃO Complexidade: elevado número de parâmetros e variáveis Compromisso: balanceamento de requisitos conflitantes (p.ex.: custo x desempenho; materiais x durabilidade) Escolha: desde o conceito básico até detalhes de forma e côr

9 4. Projeto em gestão de produção: Projetos ecológicos
Analisa IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAS Fontes de materiais usadas no produto (minerais escassos); Quantidades e fontes de energia consumidas no processo (garimpo, hidrelétricas); Quantidade e tipo de material rejeitado no processo (petroquímica: resíduo industrial); Tempo de vida do produto (mais durável implica menor reposição; consequentemente, menos consumo matéria-prima); Descarte após a vida útil (tempo para ser reciclado).

10 4. Processo em manufatura e serviços: tipos
de projeto; de jobbing; em lotes (bateladas); produção em massa; contínuos. Em serviços: profissionais; de massa; loja de serviços

11 4. Processo em manufatura e serviços: tipos
Em operações de manufatura : Projeto: alta variedade baixo volume; longos períodos entre início e fim; recursos dedicados baixo compartilhamento; datas entre atividades tem inicio e fim; atividades podem ser alteradas ao longo do processo; Ex: construção de navios, aeronaves, produção de filmes.

12 4. Processo em manufatura e serviços: tipos
Em operações de manufatura : Jobbing:: alta variedade baixo volume; produzem mais itens com baixo grau de repetição; recursos de operação compartilhados; Ex:alfaiates por encomenda, gráfica produtora de ingressos para evento social.

13 4. Processo em manufatura e serviços: tipos
Em operações de manufatura : Lotes (ou bateladas):: baixa variedade ; produzem mais itens (maior flexibilidade); elevada repetição para lotes maiores; Ex: manufatura de conjunto de peças montadas em massa para ind.. automobilística; confecção de roupas.

14 4. Processo em manufatura e serviços: tipos
Em operações de manufatura : Produção em massa:: baixa variedade alto volume; atividades repetitivas e previsíveis; variedade não afeta processo básico de produção; Ex: fábrica de automóveis.

15 4. Processo em manufatura e serviços: tipos
Em operações de manufatura : Contínuo:: maiores volumes que produção em massa; baixa variedade; opera durante longos períodos; fluxo ininterrupto; Ex:petroquímica, siderurgias, fábrica de papel.

16 4. Processo em manufatura e serviços: tipos
Em operações de serviços : Profissionais:: alto contato com cliente; elevada customização elevado tempo despendido com cliente; relativa autonomia dos profissionais envolvidos; ênfase no processo e não no produto; trabalhos acontecem nas instalações do cliente; Ex:consultores de gestão, serviços especiais de informática.

17 4. Processo em manufatura e serviços: tipos
Em operações de serviços: de massa : muitas transações com cliente; baixo tempo despendido com cliente; pouca customização; orientados para produto (adiciona-se valor através das atividade de retaguarda); procedimentos pré-estabelecidos Ex: supermercados

18 4. Processo em manufatura e serviços: tipos
Em operações de serviços: loja de serviços : contato com cliente; customizado; liberdade de decisão; combinação de atividades de serviço profissional e de massa; ênfase no produto e processo; Ex: shopping centers, escolas, hotéis.

19 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Cap
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Cap.5 Projeto de Produtos e Serviços Fonte: SLACK et al. Administração da Produção. 2ª ed. São Paulo: Atlas,2002. Cap.5 –Projeto de Produtos e Serviços

20 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
CAP. 5 CONCEITOS FUNDAMENTAIS VISÃO DO CLIENTE Atendimento das suas necessidades e expectativas Atualização; modernidade, avanços tecnológicos e atendimento a novas necessidades VISÃO ORGANIZACIONAL Desenvolvimento contínuo e criação de projetos novos como diferencial competitivo. Produção como agente direto do desenvolvimento do projeto, prestando informações e recomendações para o seu sucesso. Objetivo do projeto; satisfação de necessidades e expectativas atuais e futuras. Potencializa o poder competitivo da organização Projeto começa e termina no consumidor; # Marketing pesquisa necessidades e oportunidades # Projetistas interpretam ações de Marketing e criam projeto # Marketing lança produto no mercado.

21 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
CAP. 5 PRINCÍPIOS GERAIS DE PROJETO EM PRODUÇÃO PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PROJETO DE PROCESSOS Projeto da rede Geração de conceito Triagem Arranjo físico e fluxo Projeto Preliminar Avaliação de desempenho Proj. de trabalho Tecnol.de processos Prototipagem e projeto final

22 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
CAP. 5 CICLO - CLIENTE, MARKETING, PROJETO MARKETING Interpretação de expectativas Expectativas CLIENTE Projeto do Produto/Serviço PROUÇAO Produto / Serviço Especificação do Produto / Serviço

23 Qualquer coisa oferecida ao consumidor que atenda as suas necessidades
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS CAP. 5 GERAÇÃO DE UM CONCEITO Qualquer coisa oferecida ao consumidor que atenda as suas necessidades Características de um produto / serviço Conceito: conjunto de benefícios esperados Componentes: pacote que proporciona os benefícios Processo: operações que geram produtos e serviços CLIENTES COMPRAM CONCEITOS Conjunto de benefícios para atender suas expectativas Aquisição de um eletrodoméstico Estilo atraente Funcionalidade Vida útil longa Funciona com perfeição Proporciona conforto * Case: cortador de grama

24 PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS CAP. 5 PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS Geração do conceito CRIATIVIDADE IDÉIA Triagem Especificação Técnica Projeto Preliminar Consumidores: Mercado cliente: SAC, Call Center concorrentes: engª. reversa funcionários: banco idéias P&D Definição de processos Avaliação e Melhoria Fluxograma (atividades) Prototipagem e Projeto Final

25 IDÉIAS DENTRO E FORA DA ORGANIZAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS CAP. 5 IDÉIAS DENTRO E FORA DA ORGANIZAÇÃO Concepção Processo de pesquisa e análise de dados que ajudem a desenvolver o conceito do novo produto. Fontes internas Fontes externas Análise das necessidades dos consumidores Pesquisa de mercado Departamento de Marketing Opinião do pessoal que contata clientes Sugestões dos clientes P&D Conceito do Produto Ações dos concorrentes

26 IDÉIA PRODUTO ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
CAP. 5 TRANSFORMANDO IDÉIAS EM CONCEITOS IDÉIA FORMA A forma global do produto/serviço PROPÓSITO Necessidade que produto deve satisfazer FUNÇÃO Maneira como produto funciona BENEFÍCIOS Vantagens do produto aos consumidores PRODUTO

27 5. PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS CAP. 5 5. PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 1. Geração do conceito 2. Triagem: - Marketing - Produção - Financeiro 5. Prototipagem e Proj. Final - CAD ( Computer - Aided Design; protótipo, modelo p/ simulação) 4. Avaliação e Melhoria - QFD (Quality Function Deployment; desdobramento função qualidade (p. 163) - Eng.ª de Valor (VE: value engineering; reduzir custos) - Método de Tagushi (robustez do projeto; lidar c/ incertezas). 3. Projeto Preliminar - Especificações Técnicas (componentes, quantida- des) - Definição de processos (fluxogr. das atividades )

28 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Cap
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Cap.6 Projeto da Rede de Operações Produtivas Fonte: SLACK et al. Administração da Produção. 2ª ed. São Paulo: Atlas,2002. Cap.6 -Projetos da Rede de Operações Produtivas

29 Localização das Instalações
Qualquer que seja o negócio as decisões sobre localização são estratégicas e fazem parte integral do processo de planejamento. A questão da localização se aplica em empresas que estão sendo construídas, mas também, em empresas já instaladas que enfrentam problemas com insumos, recursos energéticos, crescimento de demanda, busca de outros mercados.

30 Opções para Empresas em Operação
Expandir a instalação existente: essa alternativa é viável se houver espaço disponível para tanto. A expansão local das instalações consome menos recursos e propicia um melhor controle das ações pela administração. Adicionar nova unidade: mantendo as demais que estão em operação. Deve-se avaliar o impacto sobre todo o sistema em termos de custos e benefícios. Fechar uma unidade e abrir outra: deve-se avaliar os custos para se abrir e fechar as unidades. O fechamento de uma unidade pode se dar por mudanças de mercado, exaustão de matérias primas, dificuldades de expansão no próprio local, aumento exagerado dos custos operacionais.

31 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização
Localização de matérias primas Mão de obra Água e energia elétrica Localização dos mercados consumidores Tráfego-Facilidade de acesso Localização dos competidores

32 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização
“ Nem todos os fatores são igualmente importantes em quaisquer circunstâncias,os problemas de localização são específicos para cada companhia.”

33 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização
Localização das matérias primas Existem várias razões para se localizar próximo às fontes de matérias primas.Perecibilidade de algumas matérias primas e a dificuldade de transporte. Fábricas de alimentos tendem a se instalar perto dos fornecedores. Custo de transporte. Principalmente no caso de matérias primas de grande volume e pequeno valor ( isopor – utilizado em embalagens ). Empresas de processamento de minerais como cimento e minério também se instalam perto da matéria prima.

34 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização
Mão de Obra É sempre importante para uma empresa verificar se os locais selecionados possuem mão de obra em quantidade e qualidade suficiente. Algumas empresas tentam evitar ao máximo os altos custos de treinamento. Cultura da região, em certas regiões independente das características da empresa os índices de rotatividade e absenteísmo são historicamente menores.

35 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização
Mão de Obra Avaliar o custo de vida da região. A dominação que a empresa exercerá sobre a comunidade. Quanto maior a dominação, ou seja, quanto mais a cidade depender da empresa, mais dificuldades serão criadas para redução da produção e demissão dos empregados.  Avaliar a força do sindicato na região também é um fator a ser considerado.

36 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização
Água e energia elétrica Como a variação do preço no país é praticamente nula, as principais considerações são relativas as disponibilidades destes insumos na quantidade suficiente para a atividade da empresa. Empresas químicas, refinarias de açúcar e alumínio consomem altos volumes de água. Indústrias de alumínio e eletrolítica consomem quantidades gigantescas de energia.

37 Fatores Determinantes nas Decisões de Localização
Localização dos mercados consumidores As organizações prestadoras de serviço buscam localizar- se perto dos mercados a que servem.A principal meta é estabelecer-se em local de fácil acesso e que possa atingir a uma grande parcela da população. As organizações industriais ao contrário devem avaliar a melhor opção entre mercado e fornecedores uma vez que é muito difícil estar perto de ambos simultaneamente.

38 Atitudes da comunidade e local definitivo
Uma vez escolhidas as alternativas possíveis para a localização deve-se partir para o local definitivo. Para isso deve-se avaliar os incentivos oferecidos: Cessão do terreno Isenção de impostos por determinado tempo Construção imediata da Infra-estrutura.

39 Atitudes da comunidade e local definitivo
É importante também avaliar as facilidades oferecidas pela comunidade Facilidades educacionais Serviços médicos Transporte Rodovias de acesso Comércio Saneamento básico Estrutura suportar a indústria Serviço policial Bombeiros Disponibilidade de terrenos Recreação e moradias .

40 Avaliação de Alternativas de Localização
Dadas várias alternativas, alguns modelos tem sido usados para auxiliar a escolha.Estes modelos consideram o problema de uma unidade ou várias e usam dados quantitativos e qualitativos. Métodos a serem estudados: Ponderação qualitativa; Comparação de custos fixos e variáveis; Método do centro de gravidade; Modelo da mediana.

41 Ponderação Qualitativa ( parte 1 )
Pode ser usada quando não se conseguir apropriar uma estrutura de custos a cada localidade considerada. “O método se baseia em determinar uma série de fatores considerados relevantes para decisão nos quais cada localidade é avaliada e recebe uma nota. Cada fator também possui um peso segundo sua importância relativa. A soma ponderada das notas pelos pesos dará a pontuação final para cada localidade”.

42 Ponderação Qualitativa ( parte 2 )
k = Número total de fatores Fij = Representa cada um dos fatores, onde “i” refere-se a localidade e “j” ao valor do fator para esta localidade pj = Refere-se ao peso relativo do fator “j” Ni = Ponderação final para localidade “i” Ni =  k j = 1 Fij pj

43 Exemplo – Ponderação Quantitativa (parte 1)
Consideremos os fatores abaixo, que estão sendo ponderados em uma escala indo de 5 ( Muito favorável ) a 1 ( Muito desfavorável ). Os pesos relativos dos fatores variam de 1 ( menos importante ) até 4 ( mais importante ). As duas localidades A e B receberam os julgamentos conforme tabela a seguir. Qual a melhor baseada neste método de avaliação.

44 Exemplo Ponderação Quantitativa
No exemplo a localidade A será a preferida , pois somou 76 pontos contra apenas 67 da B. Este método, embora simples, apresenta alguns problemas por não ser hábil para captar diferenças reais de custos entre os fatores. Outro problema é que uma diferença pequena da determinação de um peso ou em uma avaliação pode alterar todo o resultado.

45 Comparação de Custos Fixos e Variáveis
Independente do tipo de organização é muito importante conhecer em detalhe os custos aplicados O conhecimento dos custos fixos e variáveis proporciona uma análise do ponto de equilíbrio. Esta análise pode ser usada na decisão sobre localização de uma das seguintes formas: Dispondo de uma estimativa da quantidade a ser produzida pode-se calcular o lucro associado a cada localidade. Pode-se calcular o ponto de equilíbrio para cada localidade, escolhendo então,a localidade com o menos PE.

46 Exemplo – Custos Fixos e Variáveis
A Mercúrio Industrial é uma fábrica de baterias para veículos que deseja construir um nova fábrica para atender certa parte do mercado.Duas localidades foram previamente selecionadas ( Serra Brava e Monjolinho ), sendo levantados em cada uma os custo fixos anuais e os custos variáveis por bateria padrão fabricada. O custo variável da bateria padrão resulta dos custos unitários de cada tipo de bateria, ponderados pela estimativa de suas participações nas vendas. Os custos obtidos são os seguintes: Espera-se vender baterias ano, ao preço médio de US$ 80 cada. A) Qual a melhor localização para a Mercúrio Industrial considerando-se o lucro esperado em cada localidade ? B) Haveria alguma diferença se a escolha da localidade fosse feita com base no menor ponto de equilíbrio ?

47 Exemplo – Custos Fixos e Variáveis
A) Melhor localização com base no lucro.  Para ambas as localidades, a receita total será: R = x 80 = = US$ 8,0 milhões  Os custos variáveis totais serão: Serra Brava : x 40 = US$ 4,0 milhões Monjolinho : x 42 = US$ 4,2 milhões Pelo critério do lucro máximo a escolha recairia sobre s cidade Serra Brava, com lucro de 3,68 milhões para uma produção esperada de baterias anuais.

48 Exemplo – Custos Fixos e Variáveis
B) Melhor localização com base no ponto de equilíbrio Serra Brava: q = / (80-40) = baterias Monjolinho : q = / (80-42) = baterias Por este critério, a escolha recairia sobre Monjolinho. Não é difícil ver porque isso acontece. Vamos calcular a produção para a qual os custos totais em Serra Brava e Monjolinho seriam iguais. (Custo de Serra Brava ) = ( Custo Monjolinho ) ,04x = ,042x onde x = Ou seja, para produção de unidades o custo das duas cidades serão exatamente iguais. Q = CF / ( PV – CVu )

49 Exemplo – Custos Fixos e Variáveis (parte 4)

50 Exemplo – Custos Fixos e Variáveis (parte 5)
A decisão tomada com base no lucro é variável, conforme o valor da produção esperada. Assim para valores até baterias ( PE de Monjolinho ) o lucro seria negativo para ambas localidades. Para valores acima de até baterias, a cidade de Monjolinho seria a escolhida. Acima desta produção a melhor opção é Serra Brava.

51 Método do Cento de Gravidade (parte 1)
É usado quando se quer localizar uma nova instalação dentro de uma rede de instalações e ou mercados já existentes. O método leva em consideração estas instalações e mercados, o volume de bens ou serviços movidos entre eles e o custo de transporte. O objetivo do método é encontrar uma localização tal que os custos de transporte sejam levados a um valor mínimo aproximado. Ou seja encontrar o “ Centro de Gravidade “.

52 Método do Cento de Gravidade (parte 2)
“Data uma configuração de instalações e mercados, através da qual circulam certos volumes de mercadorias ou intensidade de serviços, o centro de gravidade é a localização tal que é mínima a distância total ponderada entre a localização procurada e as outras instalações e mercados “.

53 Método do Cento de Gravidade
No caso de circulação de mercadoria, o modelo de Centro de Gravidade pondera as distâncias pelas quantidades ou volumes de mercadorias que circulam. Entretanto , pode ser usado para localizar instalações de serviço, desde que considerem os pesos adequados. Assim, para localizar um banco, uma empresa de tratamento de lixo, uma instalação geradora de energia, os pesos podem ser as demandas relativas das regiões que serão servidas. Em muitos casos o peso pode ser a própria população da região.

54 Método do Cento de Gravidade
Passos para aplicação do modelo:  A) Para cada instalação ou mercado existente, assinalar uma coordenada horizontal e outra vertical sobre o mapa da região. As cidades ou regiões que apresentam interesse também devem receber valores correspondentes às referências das coordenadas.

55 Método do Cento de Gravidade
B) O centro de gravidade procurada terá duas coordenadas ( Horizontal Gx e Vertical Gy ) , sendo : Sendo : dix = coordenada horizontal de instalação ou mercado “i“ diy = coordenada vertical de instalação ou mercado “i“ pi = custo de transporte na direção da instalação ou mercado “i“ Ci = volume transportado de / para a instalação ou mercado “i“ Gx = __________  dix pi Ci  pi Ci Gy = __________  diy pi Ci  pi Ci

56 Método do Cento de Gravidade
Se os custos de transportes forem “iguais” em todas as direções, podemos eliminar o termo “pi” ( custo de transporte na direção da instalação ou mercado “ i“ ) das equações de centro de gravidade. Teremos então :   Gx = __________  dix Ci  Ci Gy = __________  diy Ci  Ci

57 Exercício I Uma fábrica está planejando construir um armazém de distribuição para atender a parcela principal de seu mercado,que toma parte dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. As orientações desses mercados podem ser bem caracterizadas pelas cidades de São José do Rio Preto,São Paulo, Ribeirão Preto, Curitiba e Belo Horizonte cujas coordenadas relativas estão apontadas. Há fábricas em duas cidades: Bauru no estado de São Paulo e Londrina no estado do Paraná, as quais também estão representadas as coordenadas. A previsão de demanda para o próximo ano é de unidades, sendo que a fábrica de Bauru será responsável por unidades e a de Londrina por unidades.  

58 Exercício I As demandas específicas para cada mercado são as seguintes
  Mercado Demanda Fornecimento São José do Rio Preto Bauru São Paulo Londrina Ribeirão Preto Curitiba Belo Horizonte  Determinar a localização do armazém de distribuição pelo método de centro de gravidade.

59 Exercício I Y Belo Horizonte (155,135) São José (63,145)
Ribeirão Preto (89,135) Bauru (67,116) Londrina (10,100) São Paulo (108,94) 94 Curitiba (63,60) 108 X

60 Exercício I Solução: Adotando os custos de transporte como iguais em qualquer direção, podemos então aplicar a fórmula de centro de gravidade. Gx = ( x 63) + ( x 108) + ( x 89) + (30.000x63) + ( x 155) + ( x 67) + ( x 10) / = / = 75 Gy = ( x 145) + ( x 94) + ( x 60) + (30.000x135) + ( x 155) + ( x 116) + ( x 100) / = / = 110 

61 Exercício I As coordenadas obtidas para o centro de gravidade estão muito próximas à cidade de Bauru. Na verdade ela cai em uma cidade chamada São Manuel. Neste ponto como a fabrica de Bauru se encontra nas proximidades, a empresa poderia ponderar sobre a possibilidade de aproveitá-la também como depósito, deixando de incorrer em custos de terreno e construção em São Manuel. Outra possibilidade seria a de aumentar a capacidade de Bauru para atender aos mercados paulistas, deixando Londrina atender aos demais. Mesmo que esse aumento de capacidade fosse possível, teríamos de verificar a nova soma de cargas x distâncias é menor que a que seria obtida considerando-se um depósito localizado no centro de gravidade.


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