A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Empreendedorismo Maria Luciene (81) 3227-6078/96341058.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Empreendedorismo Maria Luciene (81) 3227-6078/96341058."— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Empreendedorismo Maria Luciene mlucienesouza@uol.com.br juzeml@yahoo.com.br (81) 3227-6078/96341058

2 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA EMENTA Gestão de negócios com enfoque mercadológico. Economia aplicada à gastronomia. Franchising. Finanças, custos, parcerias e estudo de viabilidade econômica e mercadológica. Interpretação de relatórios setoriais/departamentais. Análise de informações visando melhor gestão do setor (evolução de orçamentos, faturamentos e resultados em geral). Visão empreendedora de novos negócios. Projetos de viabilidade de empreendimentos em gastronomia e de prospecção de mercados. Estudos de casos. Inovações tecnológicas em empreendimentos gastronômicos. Responsabilidade social das empresas ligadas ao ramo da gastronomia.

3 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA OBJETIVOS OBJETIVOS Proporcionar ao aluno instrumentos de avaliação para Proporcionar ao aluno instrumentos de avaliação para viabilizar um empreendimento na área gastronômica. viabilizar um empreendimento na área gastronômica. Possibilitar ao aluno a sistematização das Possibilitar ao aluno a sistematização das experiências vivenciadas nas aulas com vistas à experiências vivenciadas nas aulas com vistas à elaboração de um projeto técnico. elaboração de um projeto técnico. Preparar profissionais multihábeis com ampla visão Preparar profissionais multihábeis com ampla visão de negócios, empreendedorismo, estratégia e de negócios, empreendedorismo, estratégia e marketing - capazes de atuar nas diversas situações marketing - capazes de atuar nas diversas situações que a área envolve. que a área envolve.

4 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Leitura de textos, vídeos, estudos de casos e fórum de debates. Trabalho em grupoe de campo. Elaboração de projeto e apresentação final em workshop. Leitura de textos, vídeos, estudos de casos e fórum de debates. Trabalho em grupo e de campo. Elaboração de projeto e apresentação final em workshop. O projeto será realizado em equipe. Os grupos deverão entregar uma via do relatório impresso. O projeto deve obrigatoriamente contemplar os itens estabelecidos em classe.

5 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA 1ª avaliação do semestre: 1ª avaliação do semestre: Prova individual e sem consulta, Prova individual e sem consulta, representando até 50% da nota. representando até 50% da nota. Entrega até a data combinada dos resumos Entrega até a data combinada dos resumos críticos sobre os textos que serão distribuídos críticos sobre os textos que serão distribuídos articipação nos debates em classe sobre e a participação nos debates em classe sobre os referidos textos representam mais 50% da os referidos textos representam mais 50% da nota da 1ª avaliação. nota da 1ª avaliação.

6 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA 1. A Magia do Cirque du Soleil 2. O Virgin Group e a magia de Branson 3. A empresa que veio do lixo 4. A cultura do café e os baristi (Starbucks) 5. Coração, cabeça e bolso (Magazine Luiza) 6. Inovar, inovar, inovar (Boticário) 7. Lovermarks (Kevin Roberts) 8. Quando sua empresa vai parar de imitar as outras? 9. O que será da gestão e dos gestores (Gary Hamel) 10. Por que o futuro dos negócios é grátis (Chris Anderson) Anderson)

7 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA 2ª avaliação do semestre: Projeto de Conclusão da Disciplina (PCD): relatório escrito apresentado e entregue durante o workshop final, representando até 50% da nota final. Projeto de Conclusão da Disciplina (PCD): relatório escrito apresentado e entregue durante o workshop final, representando até 50% da nota final. A apresentação oral pela equipe representará 40% da nota final e será avaliada com base nos seguintes quesitos: tempo da apresentação, clareza, objetividade e poder de convencimento da apresentação; criatividade e beleza na utilização de recursos técnicos e materiais. A apresentação oral pela equipe representará 40% da nota final e será avaliada com base nos seguintes quesitos: tempo da apresentação, clareza, objetividade e poder de convencimento da apresentação; criatividade e beleza na utilização de recursos técnicos e materiais.

8 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA A pontualidade, freqüência, participação nas aulas, trabalhos de campo representarão 10% da nota. A pontualidade, freqüência, participação nas aulas, trabalhos de campo representarão 10% da nota. Convém lembrar que o PCD deverá ser elaborado em equipe, mas as notas serão individuais.

9 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA BIBLIOGRAFIA BÁSICA HARVARD BUSINESS REVIEW. Empreendedorismo e Estratégia. Rio de Janeiro: Campus, 2002. HARVARD BUSINESS REVIEW. Empreendedorismo e Estratégia. Rio de Janeiro: Campus, 2002. KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2005. KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2005. DENCKER, Ada de Freitas M. Planejamento e Gestão em Turismo e Hospitalidade. São Paulo: Thomson Pioneira, 2004. DENCKER, Ada de Freitas M. Planejamento e Gestão em Turismo e Hospitalidade. São Paulo: Thomson Pioneira, 2004.

10 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DRUCKER, Peter F. O melhor de Peter Drucker: o homem, a administração, a sociedade. São Paulo: Nobel, 2002. DRUCKER, Peter F. O melhor de Peter Drucker: o homem, a administração, a sociedade. São Paulo: Nobel, 2002. PORTER, Michael. Estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999. PORTER, Michael. Estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999. HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intra-empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006. HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intra-empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.

11 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA LEITURA RECOMENDADA KIM e MAUBORGNE: capítulos 01, 03 a 05. KIM e MAUBORGNE: capítulos 01, 03 a 05. HARVARD: capítulos 01 a 03. HARVARD: capítulos 01 a 03. DENCKER: capítulos 02, 03 e 04; DENCKER: capítulos 02, 03 e 04; Alguns artigos das revistas HSM Management, Alguns artigos das revistas HSM Management, Forbes, Exame, Nathional Geography, Harvard Forbes, Exame, Nathional Geography, Harvard Business Review que serão oferecidos para leitura Business Review que serão oferecidos para leitura através do site do curso. através do site do curso.

12 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Trabalho em grupo: O que a sua empresa faz? Qual a magia da sua empresa? Como você transmitirá isso? As pessoas sabem buscar soluções sozinhas? Esta estratégia é correta? Quais são suas capacidades, possibilidades?

13 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Empresário Empresário Empreendedor (apaixonado Empreendedor (apaixonado por criar negócios, identificar oportunidade, por criar negócios, identificar oportunidade, criar time de gestão). criar time de gestão). Intraempreendedor Intraempreendedor (Front-line-empowerment) (Front-line-empowerment)

14 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Empreendedorismo é Empreendedorismo é DEMOCRACIA. DEMOCRACIA. Somente os Somente os empreendedores criam empreendedores criam riqueza + desenvolvimento riqueza + desenvolvimento = capitalismo inclusivo. = capitalismo inclusivo.

15 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA “Transforme o mundo num lugar melhor para todos. O capitalismo da inclusão é o futuro do planeta, porque juntos poderemos fazer um mundo melhor”.

16 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA “Para lucrar as empresas devem buscar maneiras lucrativas de servir as pessoas de baixa renda e priorizar o ser humano – o lucro virá como conseqüência”. C.K. Prahalad

17 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA ‘C.K.Prahalad – o novo Drucker’ Competências essenciais Competências essenciais Co-criação Co-criação Riqueza na base da pirâmide Riqueza na base da pirâmide

18 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA $157 bi = publicidade Obtém maior parte dos recursos dos pequenos anunciantes. Simplicidade + funcionalidade + melhores cientistas de computação = empresa mais ágil da atualidade.

19 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Pobres são fonte de inovação, mexem com estrutura de custo. ‘Temos de encontrar uma forma de fazer com o capitalismo que serve aos mais ricos, sirva também às pessoas mais pobres’. Bill Gates Fórum Mundial de Davos, Suiça, 2008

20 EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Nos próximos anos incorporação de enorme massa de consumidores de baixa renda – dobrará o potencial de consumo: Habitação Habitação Serviços de condomínio Serviços de condomínio Comunicação - banda larga Comunicação - banda larga Transporte Transporte Saúde Saúde Educação - faculdades Educação - faculdades


Carregar ppt "EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Empreendedorismo Maria Luciene (81) 3227-6078/96341058."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google