A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 1 O FORMADOR FACE AOS SISTEMAS E CONTEXTOS DE FORMAÇÃO O Formador e a Formação Profissional O formador: estatuto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 1 O FORMADOR FACE AOS SISTEMAS E CONTEXTOS DE FORMAÇÃO O Formador e a Formação Profissional O formador: estatuto."— Transcrição da apresentação:

1 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 1 O FORMADOR FACE AOS SISTEMAS E CONTEXTOS DE FORMAÇÃO O Formador e a Formação Profissional O formador: estatuto e papel na formação profissional

2 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 2 O FORMADOR “(…) Profissional que, na realização de uma acção de formação, estabelece uma relação pedagógica com os formandos, favorecendo a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e formas de comportamento, adequados ao desempenho profissional.”

3 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 3 O FORMADOR O formador deve: Informar (transmitir conhecimentos); Instruir (desenvolver competências); Incentivar (fomentar atitudes) – seguir os desenvolvimentos seguidos pela profissão, nunca dando por concluído o processo formativo.

4 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 4 O FORMADOR Esta atitude de permanente acompanhamento deve ser iniciada pelo próprio formador que deverá sempre desenvolver uma certa “desordem” intrínseca, questionando os seus próprios conhecimentos.

5 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 5 O FORMADOR Esta “desordem” deverá culminar numa constante necessidade de reestruturação, de reconversão, de aperfeiçoamento da sua “bagagem” profissional.

6 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 6 O FORMADOR Esta “desordem” deverá culminar numa constante necessidade de reestruturação, de reconversão, de aperfeiçoamento da sua “bagagem” profissional.

7 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 7 O FORMADOR - Tipologia Tipos de Formadores Quanto ao regime de ocupação: 1.Eventuais; 2.Permanentes. Quanto ao vínculo: 3.Internos; 4.Externos.

8 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 8 O FORMADOR - Tipologia Tipos de Formadores Quanto à componente de formação: 5.De formação teórica; 6.De práticas profissionais.

9 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 9 O FORMADOR - Competências Aptidão Psicossocial  Saber-estar responsável aplicado assíduo pontual espírito equipa autónomo in Decreto Regulamentar 66/94

10 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 10 O FORMADOR - Competências Aptidão Psicossocial  Capacidade relacionamento comunicativo ética profissionallíder tolerante emocionalmente estável autoconfiante

11 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 11 O FORMADOR - Competências Aptidão Psicossocial  Capacidade relacionamento analítico/sintético planificadororganizado decisor capacidade resolução problemas criativo/flexível aberto à mudança

12 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 12 O FORMADOR - Requisitos Formação científica, técnica, tecnológica e prática  Posse de qualificação de nível igual ou superior ao nível de saída dos formandos nos domínios em que se desenvolve a formação.

13 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 13 O FORMADOR - Competências Aptidão Técnico Pedagógica  Domínio técnico-científico/tecnológico família formativapapel e perfil formadorcapaz adaptar-se diferentes contextos formativos

14 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 14 O FORMADOR - Competências  Preparação/Formação Pedagógica certificada e adaptada ao nível e contexto em que se desenvolve a formação.

15 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 15 O FORMADOR - Síntese  Em síntese, o formador é quem: Procura comunicar com clareza; Domina e conhece os objectivos a seguir; Sabe escolher os métodos, as técnicas e os meios mais adequados;

16 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 16 O FORMADOR - Síntese  Em síntese, o formador é quem: Procura continuamente o seu próprio aperfeiçoamento; Utiliza a sua capacidade de dinamismo para motivar; Gere de forma eficaz os fenómenos de grupo; Prepara as suas sessões e avalia-as.

17 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 17 O FORMADOR Direitos dos formadores  Apresentar propostas com vista à melhoria das actividades formativas;  Obter documento comprovativo relativa à actividade desenvolvida como formador;  Ser integrado em bolsas de formadores.

18 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 18 O FORMADOR Deveres dos formadores  Possuir experiência e dominar a sua profissão, quer tecnicamente (execução), quer tecnologicamente (científico);

19 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 19 O FORMADOR Deveres dos formadores:  Preparar;  Desenvolver;  Avaliar.

20 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 20 O FORMADOR Deveres dos formadores  Fixar os objectivos e metodologias pedagógicas das acções a desenvolver;  Cooperar com todos os intervenientes no processo formativo;  Participar na concepção técnica e pedagógica da acção;

21 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 21 O FORMADOR Deveres dos formadores  Adaptar-se a diferentes contextos;  Planificar e preparar cada uma das acções de formação;  Conduzir o processo de formação.

22 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 22 O FORMADOR Deveres dos formadores  Desenvolver a comunicação e interacção no grupo;  Motivar os formandos;  Gerir sentimentos, dinâmicas, etc.;  Gerir o tempo e os meios à disposição;

23 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 23 O FORMADOR Deveres dos formadores (cont.)  Assegurar a reserva sobre dados e acontecimentos;  Zelar pelos meios materiais e técnicos;  Ser assíduo e pontual;  Avaliar cada acção e cada processo formativo ministrado.

24 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 24 O FORMADOR Deveres dos formadores (cont.)  Ser certificado (CAP) – que é obrigatório desde Janeiro de 1998, sendo a entidade certificadora o IEFP.

25 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 25 O FORMADOR - Sugestões  “Liderar um grupo de formação é, acima de tudo uma arte: a arte de motivar e suscitar o desejo de aprendizagem por parte dos participantes.” in O formador e o contexto de formação, RH Center, pp 30

26 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 26 O FORMADOR - Sugestões Deve o formador:  Criar e cultivar uma atitude positiva perante o grupo;  Facilitar o diálogo, questionando o grupo;  Criar uma linguagem adequada e acessível aos formandos;  Incentivar o intercâmbio, facilitando a troca de experiências e vivências;  Aproveitar a dinâmica do grupo, como meio de interajuda na aquisição de conhecimentos;

27 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 27 O FORMADOR - Sugestões Deve o formador:  Incentivar a discussão e orientar a reflexão;  Prestar atenção a cada formando;  Evitar fazer perguntas directas, preferindo as questões dirigidas ao grupo;  Elogiar as boas respostas e clarificar situações duvidosas.

28 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 28 O FORMADOR Atenção:  Postura  Corporal  Gestual

29 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 29 O FORMADOR Atenção:  Linguagem  Clareza;  Fluidez;  Dicção;  Rapidez;  Tom de voz;

30 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 30 O FORMADOR Atenção:  Linguagem  Visual;  Distância física;  Empatia.

31 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 31 As 10 diferenças entre o formador clássico e o moderno PEDAGOGIA CLÁSSICA: (O FORMADOR TRADICIONAL) Possui a autoridade : tendência autocrática; Toma decisões por si; Faz escutar; Aplica normas rígidas; Fixa objectivos, fazendo planos em função de si próprio; Preocupa-se com a disciplina; Avalia os alunos sozinho; Sanciona, castiga, intimida.

32 MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 32 As 10 diferenças entre o formador clássico e o moderno ANDRAGOGIA: (O FORMADOR MODERNO) Promove o saber (ensina a aprender); Cria responsabilidade: (tendência democrática; Ensina a tomar decisões; Utiliza técnicas de grupo; Propõe objectivos e planifica em função do grupo; Preocupa-se com o processo de aprendizagem; Avalia junto do grupo/Trabalha com o grupo; Estimula, orienta, tranquiliza.


Carregar ppt "MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 1 O FORMADOR FACE AOS SISTEMAS E CONTEXTOS DE FORMAÇÃO O Formador e a Formação Profissional O formador: estatuto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google