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PublicouDiego Nicholas de Sequeira Igrejas Alterado mais de 7 anos atrás
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 1 O FORMADOR FACE AOS SISTEMAS E CONTEXTOS DE FORMAÇÃO O Formador e a Formação Profissional O formador: estatuto e papel na formação profissional
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 2 O FORMADOR “(…) Profissional que, na realização de uma acção de formação, estabelece uma relação pedagógica com os formandos, favorecendo a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e formas de comportamento, adequados ao desempenho profissional.”
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 3 O FORMADOR O formador deve: Informar (transmitir conhecimentos); Instruir (desenvolver competências); Incentivar (fomentar atitudes) – seguir os desenvolvimentos seguidos pela profissão, nunca dando por concluído o processo formativo.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 4 O FORMADOR Esta atitude de permanente acompanhamento deve ser iniciada pelo próprio formador que deverá sempre desenvolver uma certa “desordem” intrínseca, questionando os seus próprios conhecimentos.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 5 O FORMADOR Esta “desordem” deverá culminar numa constante necessidade de reestruturação, de reconversão, de aperfeiçoamento da sua “bagagem” profissional.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 6 O FORMADOR Esta “desordem” deverá culminar numa constante necessidade de reestruturação, de reconversão, de aperfeiçoamento da sua “bagagem” profissional.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 7 O FORMADOR - Tipologia Tipos de Formadores Quanto ao regime de ocupação: 1.Eventuais; 2.Permanentes. Quanto ao vínculo: 3.Internos; 4.Externos.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 8 O FORMADOR - Tipologia Tipos de Formadores Quanto à componente de formação: 5.De formação teórica; 6.De práticas profissionais.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 9 O FORMADOR - Competências Aptidão Psicossocial Saber-estar responsável aplicado assíduo pontual espírito equipa autónomo in Decreto Regulamentar 66/94
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 10 O FORMADOR - Competências Aptidão Psicossocial Capacidade relacionamento comunicativo ética profissionallíder tolerante emocionalmente estável autoconfiante
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 11 O FORMADOR - Competências Aptidão Psicossocial Capacidade relacionamento analítico/sintético planificadororganizado decisor capacidade resolução problemas criativo/flexível aberto à mudança
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 12 O FORMADOR - Requisitos Formação científica, técnica, tecnológica e prática Posse de qualificação de nível igual ou superior ao nível de saída dos formandos nos domínios em que se desenvolve a formação.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 13 O FORMADOR - Competências Aptidão Técnico Pedagógica Domínio técnico-científico/tecnológico família formativapapel e perfil formadorcapaz adaptar-se diferentes contextos formativos
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 14 O FORMADOR - Competências Preparação/Formação Pedagógica certificada e adaptada ao nível e contexto em que se desenvolve a formação.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 15 O FORMADOR - Síntese Em síntese, o formador é quem: Procura comunicar com clareza; Domina e conhece os objectivos a seguir; Sabe escolher os métodos, as técnicas e os meios mais adequados;
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 16 O FORMADOR - Síntese Em síntese, o formador é quem: Procura continuamente o seu próprio aperfeiçoamento; Utiliza a sua capacidade de dinamismo para motivar; Gere de forma eficaz os fenómenos de grupo; Prepara as suas sessões e avalia-as.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 17 O FORMADOR Direitos dos formadores Apresentar propostas com vista à melhoria das actividades formativas; Obter documento comprovativo relativa à actividade desenvolvida como formador; Ser integrado em bolsas de formadores.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 18 O FORMADOR Deveres dos formadores Possuir experiência e dominar a sua profissão, quer tecnicamente (execução), quer tecnologicamente (científico);
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 19 O FORMADOR Deveres dos formadores: Preparar; Desenvolver; Avaliar.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 20 O FORMADOR Deveres dos formadores Fixar os objectivos e metodologias pedagógicas das acções a desenvolver; Cooperar com todos os intervenientes no processo formativo; Participar na concepção técnica e pedagógica da acção;
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 21 O FORMADOR Deveres dos formadores Adaptar-se a diferentes contextos; Planificar e preparar cada uma das acções de formação; Conduzir o processo de formação.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 22 O FORMADOR Deveres dos formadores Desenvolver a comunicação e interacção no grupo; Motivar os formandos; Gerir sentimentos, dinâmicas, etc.; Gerir o tempo e os meios à disposição;
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 23 O FORMADOR Deveres dos formadores (cont.) Assegurar a reserva sobre dados e acontecimentos; Zelar pelos meios materiais e técnicos; Ser assíduo e pontual; Avaliar cada acção e cada processo formativo ministrado.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 24 O FORMADOR Deveres dos formadores (cont.) Ser certificado (CAP) – que é obrigatório desde Janeiro de 1998, sendo a entidade certificadora o IEFP.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 25 O FORMADOR - Sugestões “Liderar um grupo de formação é, acima de tudo uma arte: a arte de motivar e suscitar o desejo de aprendizagem por parte dos participantes.” in O formador e o contexto de formação, RH Center, pp 30
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 26 O FORMADOR - Sugestões Deve o formador: Criar e cultivar uma atitude positiva perante o grupo; Facilitar o diálogo, questionando o grupo; Criar uma linguagem adequada e acessível aos formandos; Incentivar o intercâmbio, facilitando a troca de experiências e vivências; Aproveitar a dinâmica do grupo, como meio de interajuda na aquisição de conhecimentos;
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 27 O FORMADOR - Sugestões Deve o formador: Incentivar a discussão e orientar a reflexão; Prestar atenção a cada formando; Evitar fazer perguntas directas, preferindo as questões dirigidas ao grupo; Elogiar as boas respostas e clarificar situações duvidosas.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 28 O FORMADOR Atenção: Postura Corporal Gestual
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 29 O FORMADOR Atenção: Linguagem Clareza; Fluidez; Dicção; Rapidez; Tom de voz;
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 30 O FORMADOR Atenção: Linguagem Visual; Distância física; Empatia.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 31 As 10 diferenças entre o formador clássico e o moderno PEDAGOGIA CLÁSSICA: (O FORMADOR TRADICIONAL) Possui a autoridade : tendência autocrática; Toma decisões por si; Faz escutar; Aplica normas rígidas; Fixa objectivos, fazendo planos em função de si próprio; Preocupa-se com a disciplina; Avalia os alunos sozinho; Sanciona, castiga, intimida.
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MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio 2007 32 As 10 diferenças entre o formador clássico e o moderno ANDRAGOGIA: (O FORMADOR MODERNO) Promove o saber (ensina a aprender); Cria responsabilidade: (tendência democrática; Ensina a tomar decisões; Utiliza técnicas de grupo; Propõe objectivos e planifica em função do grupo; Preocupa-se com o processo de aprendizagem; Avalia junto do grupo/Trabalha com o grupo; Estimula, orienta, tranquiliza.
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