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ANGELA MIRANDA CAMILA SAROTE TIAGO DUARTE.  MUDANÇA ORGANIZACIONAL: Nova forma de estruturar a percepção e as ações da organização quanto ao ambiente.

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1 ANGELA MIRANDA CAMILA SAROTE TIAGO DUARTE

2  MUDANÇA ORGANIZACIONAL: Nova forma de estruturar a percepção e as ações da organização quanto ao ambiente. NOVA FORMA: é a possível definição do processo de aprendizagem. ALTERAÇÃO DAS RELAÇÕES DE COMPORTAMENTO JUSTIFICATICA E ENTENDIMENTO DE TAIS ALTERAÇÕES APRENDIZAGEM MUDANÇA

3  Herbert Simon (1969): Organizações aprendem a partir de INSIGHTS das pessoas e da reestruturação da organização a partir desses insights, com reflexos nos resultados organizacionais.  Fiol e Lyles (1985): Afirmam que neste contexto existe uma aprendizagem que não é claramente perceptível e por outro lado mudanças nas ações e nos resultados da organização.  McDonald (1995): Não há mudança deliberada sem que haja aprendizagem deliberada. Percebe-se então uma íntima ligação entre mudança e aprendizagem organizacional.

4 MUDANÇA ORGANIZAÇÃO APRENDIZAGEMCONHECIMENTO

5  Nadler (1994): mudanças externas desestabilizam as organizações que por sua vez necessitam de Mudanças. Ciclo de vida da classe do produto Leis e regulamentações inovação tecnológica Crises e tendências macroeconômicas Competitividade Mudanças descontínuas NECESSIDADE DE MUDANÇA CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM

6 Para Hamel e Prahalad(1995)(...)As empresas devem ter a capacidade de gerar respostas atuais para a solução de problemas futuros,enxergando muito além das soluções antigas,para criar novas soluções. NECESSIDADE DE SER PROATIVO E NÃO REATIVO  Drucker(1996) – Teoria do negócio - 1º Hipóteses a respeito do ambiente da organização - 2º Missão específica da organização - 3º Definição das competências essenciais Quando existe um sucesso ou fracasso inesperado da própria organização,ou de um concorrente,isto se constitui em um evidente sinal da necessidade de mudança da teoria do negócio vigente

7  Toffler(1999) TURBULÊNCIA MUDANÇAS Forma de trabalho Escala de operação Estrutura organizacional NOVA BASE = CONHECIMENTO  Silva(1999,2001) Conceito de mudança de época - Revolução tecnológica - revolução econômica - Revolução sociocultural Mudança “Visão de mundo” (fatores externos)

8 A necessidade e iniciativa de mudanças nas organizações decorrem do contexto atual,sendo provocadas pela constante introdução de novos fatores e condições no ambiente onde as organizações operam.A aprendizagem surge como um resultado da exigência de adaptação da organização as mudanças do ambiente. DESTAQUES NadlerNecessidade de reestruturação estratégica Enfocam as mudanças a partir de um ambiente organizacional mutante, mas cujo fundamentos epistemológicos continuam vagos Hamel Transformação da organização a partir do esclarecimento de suas competências centrais Prahalad DruckerTeoria do negócio e reformulação da missão organizacional Toffler Ampliação da perspectiva da análise Mudança no modelo de funcionamento econômico Incisão de novas tecnologias de produção e circulação de riqueza do conhecimento. Em graus diferentes veem o atual processo de mudança que afeta o mundo organizacional a partir do questionamento dos fundamentos. SilvaMudança de época: 3 fases.

9 Aprendizagem organizacional Caráter Descritivo Argyris e Schon Pesquisa para aquisição (aprendizagem) Organizações de aprendizagem Caráter Prescritivo Peter Senge Transmissão de conhecimento (propõem plano de ação e práticas de gestão)

10 Confirma teoria Sem erro com erro Ação Teoria da ação SituaçãoResultado Estratégia Pressupostos Valores e normas Questionamento Aprendizagem de Ciclo Duplo Aprendizagem de Ciclo Simples Abordagem de Argyris e Schon: ▪ O que aprendemos ▪ Como aprendemos Modelos de aprendizagem: ▪ Produto (informação) ▪ Processo (armazenamento de informação) ▪ Aprendiz (quem vai receber a informação).

11  Teoria esposada: declaração, explicação, preparação dos indivíduos ao processo de aprendizagem.  Teoria em uso: Observação da prática. Quando o modelo de aprendizagem na prática não está sendo executada de acordo com a prática. SENGE APRENDER APRENDER A APRENDER APRENDER As organizações de aprendizagem  Para Senge (2002), Organizações de aprendizagem são aquelas nas quais as pessoas expandem continuamente a sua capacidade de criar os resultados desejados, onde padrões novos de pensamento são nutridos, onde as aspirações coletivas são libertadas e onde as pessoas aprendem continuamente a como aprender juntos.

12 1 – Maestria Pessoal 2 – modelos Mentais 3 – Visão Compartilhada 4 – Aprendizagem em Equipe Caráter individual Caráter coletivo 5 – Pensamento sistêmico  Maestria pessoal: autoconhecimento > tensão criativa = capacidade de adaptação ao ambiente.  Modelo mental: estrutura básica que constituem nossa personalidade > necessidade de mudança coerentes com o ambiente.  Visão compartilhada: molda o conhecimento coletivo > base para uma cultura comum (PADRÃO).  Aprendizagem em equipe: aprender como se vê > prática do diálogo > auto reflexão e saber ouvir.  Pensamento sistêmico: mudança na mentalidade.

13 Como receber feedback? Entendi Não entendi Fale mais sobre isso Obrigado Kofman & Senge: “Quando falamos de organização de aprendizagem, estamos falando de um padrão para uma visão, para a criação de um tipo de organização onde gostaríamos verdadeiramente de trabalhar e ter sucesso”

14  Nadler e seus parceiros (1994): A organização é constituída de componentes que se interagem para manter a organização adaptada ao ambiente. Pessoas Trabalho Arranjos formais Arranjos informais CONGRUÊNCIA

15 Em momentos de desequilibro as empresas necessitam de introdução de novas capacidade, requerendo o processo de aprendizagem. Pensar Trabalhar Agir Hábitos Orientações Suposições Rotinas APRENDIZAGEM DESAPRENDIZAGEM

16 Experiências são compartilhadas Situação de experimentação é criada Caminho da descoberta Processos de Aprendizagem ConceitosConceitos Conceitos são oferecidos Conceitos são absorvidos e digeridos Conceitos são extraídos PráticaPrática Eu Sentir Pensar Agir Caminho da instrução Conceitos são aplicados na prática

17 ALTA BAIXA Mudança por processo de gestão convencional Mudança por delegação: gestão de transição Mudança liderada pela direção: agenda integrada a mudança Complexidade organizacional Intensidade da Mudança

18 Complexidade baixa Complexidade intermediaria Reorientação: Redefinição e reconstrução de todos os elementos da organização Mudança de ajuste Aprendizagem baixa (treinamento interno) Necessidade de se criar estruturas especiais Incentivo a aprendizagem Vigência para mudança Aprendizagem através de novos lideres. Favorece o aprendizado e crescimento, facilitando a mudança das pessoas e da organização Não há tempo para decisões incorretas

19 Complexas Ruptura com os modelos estabelecidos Processo urgente de desaprendizagem nos seus níveis - comportamentos e formas de agir Na recriação as mudanças são mandatárias, repentinas e severas, com destruição do existente e a criação de um novo sistema com valores e normas. Questionamento de normas e valores a partir dos erros detectados Busca deliberada por mudanças criativas

20  Dificuldade do aprendizados na reorientação é a transferência de aprendizagem pelos níveis da organização. * papel crucial da liderança.  Desaprendizagem: dificuldade porque as atividades passadas garantiam a estabilidade do ambiente.  Necessidade de romper estruturas passadas *novos executivos X aprendizagem por contratação. *organização de aprendizagem ou organização em aprendizagem. O QUE AJUDA: Um ambiente correto para o processo de aprendizagem. Quem não faz nada, deixa a organização a mercê da deterioração

21  Estudo da aprendizagem nas organizações esta em ascensão.  As constantes mudanças tecnológicas demandam uma capacidade de adaptação e aprendizagem.  A aprendizagem deve ser individualista, mas deverá abranger todos os níveis e o ambiente facilita a transferência de aprendizagem.  Deve existir um planejamento para que a aprendizagem tenha uma transferência continuada nos níveis.  A interação na organização e essencial para o processo de aprendizagem.  O ambiente, pressiona a organização, ela necessita interpreta as mudanças (aprendizagem) e altera as forma de agir (mudança).  Busca por novas idéias, ocorre a auto questionamento e a promoção do desenvolvimento, modificando a forma de agir.  Os ambientes mudam, as pessoas necessitam interpretá-las (aprender), modificando seus comportamentos gerando mudanças.  As organização precisam se adaptar as mudanças do ambiente utilizando de algumas estratégias.

22 “Neste mundo de instabilidade e mudança permanente, onde o presente é efemero, o futuro é imprevisível e todas as coisas conhecidas se esvanecem continuamente, o que resta são as pessoas. No final, são eles o que realmente importa”.

23  Insight: A psicologia explica que são os momentos em que uma pessoa se torna lúcida e capaz de entender seus problemas e finalmente encontra a solução para os mesmos! Ou Os sentidos que tem em Psicologia – súbita percepção da solução de um problema ou dificuldade  Epistemologia ou teoria do conhecimento (do grego ἐ πιστήμη [episteme], ciência, conhecimento; λόγος logos], discurso) é um ramo da Filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados com a crença e o conhecimento.gregoFilosofiafilosóficoscrença conhecimento  A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, motivo pelo qual também é tipicamente conhecida por filosofia do conhecimento.


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