A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leituras e perspectivas para elaboração de projeto de doutorado Doutoranda: Gabriela Girão de Albuquerque Orientadora: Tais Rabetti Giannella Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leituras e perspectivas para elaboração de projeto de doutorado Doutoranda: Gabriela Girão de Albuquerque Orientadora: Tais Rabetti Giannella Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 Leituras e perspectivas para elaboração de projeto de doutorado Doutoranda: Gabriela Girão de Albuquerque Orientadora: Tais Rabetti Giannella Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde Laboratório de Tecnologias Cognitivas

2 Apresentação e primeiras ideias Formação; Experiência profissional; Busca pelo NUTES; Ideia inicial: desenvolver uma proposta pedagógica para o ensino autônomo de fisiologia humana e avaliar se esta metodologia favorece a motivação para a aprendizagem dos conceitos da disciplina. * Antes de iniciar o doutorado havia a incompreensão de que esta proposta aproximava-se do ensino híbrido (Blended Learning).

3 Primeiras orientações O processo de integração de TDIC é algo complexo, não linear e lento; Os professores precisam de tempo e experimentação para se apropriarem das tecnologias Pequisa Baseada em Design A integração com a constructore As potencialidades das TDIC para o ensino na área da saúde (blended learning)

4 Momentos de estudo – revisão sistemática Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de Fisiologia Humana: uma revisão sistemática da literatura Objetivo: Identificar problemas pedagógicos relacionados ao ensino da Fisiologia Humana e investigar as estratégias educativas que estão sendo realizadas com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

5 Momentos de estudo – revisão sistemática Metodologia: Análise dos últimos 5 anos dos artigos publicados na Revista Advances in Physiology Education, sobre o uso das TDIC aplicadas ao ensino de Fisiologia Humana. Razões pela escolha da revista e faixa temporal Questões orientadoras da pesquisa: a)Quais os problemas pedagógicos no ensino de Fisiologia Humana estão motivando as pesquisas educativas nesta área? b)Que formas de intervenção, mediadas pelas TIC, estão sendo empregadas no ensino de Fisiologia Humana?

6 Autor(es)Título do artigoAnoCód Bruce-Low et al Interactive mobile learning: a pilot study of a new approach for sport science and medical undergraduate students 2013A1 Davids et al Development and evaluation of a multimedia e-learning resource for electrolyte and acid-base disorders 2011A2 Felder et al Introducing e-learning/teaching in a physiology course for medical students: acceptance by students and subjective effect on learning 2013A3 Lin et al Effects of different forms of physiology instruction on the development of students’ conceptions of and approaches to science learning 2012A4 Longmuir Interactive computer-assisted instruction in acid-base physiology for mobile computer platforms 2014A5 Luckie et al Model-based reasoning: using visual tools to reveal student learning 2011A6 Ribarič et al Teaching cardiovascular physiology with equivalent electronic circuits in a practically oriented teaching module 2011A7 Rossow et al Teaching comparative metabolism using a graphic computer model, Virtual Tissue 2011A8 Scherl et al Interactive knowledge networks for interdisciplinary course navigationwithin Moodle 2012A9 Seluakumaran et al Integrating an open-source course management system (Moodle) into the teaching of a first-year medical physiology course: a case study 2011A10 Autor(es), título, ano de publicação e código dos artigos utilizados para a análise.

7 Problema pedagógicoCódigo do artigo Dificuldades, por parte dos estudantes, em relacionar teoria e práticaA1 e A2 Baixa motivação em aprenderA3, A4 e A10 Complexidade dos conteúdos de fisiologia, exigindo alto grau de abstração pelos alunos A5 e A6 Visão reducionista com enfoque nos fenômenos fisiológicos e não no funcionamento do corpo como um todo A7 e A8 Pouca integração dos conteúdos de fisiologia com outras disciplinas, sem viés interdisciplinar A9 Problemas pedagógicos identificados nos artigos analisados

8 Discussão: - Para Delizoicov (2004) a apresentação dos conteúdos de forma descontextualizada e sem uma problematização traz dificuldades para o processo de ensino-aprendizagem. - Ivanitskaya et al (2002) afirmam que os alunos envolvidos em programas interdisciplinares são mais propensos a adquirir perspectivas e estratégias integradas focadas na solução, ao invés de conhecimentos específicos do conteúdo derivados de uma única disciplina. Momentos de estudo – revisão sistemática

9 Discussão: - Segundo Valente (2011), softwares e facilidades tecnológicas já existentes possibilitam a realização de tarefas muito mais sofisticadas e mais adequadas para compreender aspectos essenciais e minimizar essa questão da complexidade de determinados conteúdos. Momentos de estudo – revisão sistemática

10 Caracterização dos artigos de acordo com os objetivos do uso das TDIC na intervenção

11 Discussão: -A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem teve por finalidade a criação de atividades modulares (A3 e A10), organização da informação e interação entre os alunos (A5). -Foi relatada a necessidade de promover um ensino de Fisiologia Humana mais interativo, com atividades que dêem maior ênfase à aprendizagem ativa e independente. -Utilização de softwares para a criação (A6) e navegação em mapas conceituais (A9) com o intuito de promover uma melhor integração (visualmente) dos conceitos e como forma de apresentar aos alunos os conceitos interconectados para melhor interpretação dos fenômenos fisiológicos. Momentos de estudo – revisão sistemática

12 Discussão: -Utilização da internet para a obtenção de informações com caráter científico (A4). Foram empregados casos problemas para serem resolvidos através das pesquisas com conteúdos científicos na internet. -As TDIC são utilizadas na educação em contextos muito diferenciados, com objetivos e formas de exploração distintas. -Com base nas análises destes artigos, observou-se uma tendência na utilização das TDIC como forma de promover a autoconstrução do conhecimento. Momentos de estudo – revisão sistemática

13 Discussão: -O estabelecimento de um pensamento crítico em relação à aprendizagem de novos conteúdos de Fisiologia Humana foi outro ponto em destaque nestes artigos. -Na avaliação das estratégias utilizadas não há critérios bem definidos para atestar se houve de fato uma melhoria da aprendizagem com o uso das TDIC, apesar de todos os artigos afirmarem que os resultados foram positivos neste sentido. -No entanto é importante destacar que os resultados também mostram que os alunos se sentiram confortáveis em estudar com tais metodologias ou que o uso das TDIC proporcionava motivação para aprender. Muito importante para a aprendizagem autônoma. Momentos de estudo – revisão sistemática

14 Momentos de estudo - leituras Tese Tais: -Pesquisa, desenvolvimento e análise do uso de duas ferramentas de Internet; Foco no professor; -Durante a aplicação das ferramentas.....alunos sentiram dificuldades em estudar sozinhos -A visualização e interpretação dos objetos de aprendizagem nos ambientes virtuais demandam algum tipo de mediação/orientação.

15 Momentos de estudo - leituras Tese Tais: -Diversos trabalhos na literatura, especialmente na área das ciências e da saúde, investigam as potencialidades da Internet como ferramenta para apoiar o desenvolvimento de atividades educativas baseadas em casos e/ou problemas, buscando a formação de um aluno autônomo. -Não é a tecnologia por si só, que irá influenciar o processo educativo, mas, um conjunto de fatores ligados aos métodos e estratégias pedagógicos utilizados pelos professores em seus contextos específicos de ensino-aprendizagem.

16 Momentos de estudo - leituras Tese Marina: -Analisar experiências de integração de TICs por professores universitários em seus contextos de ensino. -Constatou-se que os professores integraram a constructore em suas disciplinas com o objetivo principal de organizar e disponibilizar materiais de ensino. -Parece não haver mudanças de atitudes nos professores no sentido de promover um aprendizado ativo.

17 Momentos de estudo - leituras Dissertação Rosi: -Analisar as percepções de professores com relação aos aspectos que influenciam a continuidade/ descontinuidade no uso da Constructore. -Dificuldades dos professores no planejamento da disciplina. -O interesse/desinteresse dos alunos pelo uso de uma ferramenta influencia a decisão do professor em continuar ou não utilizando-a. -Uma profa atribui a não adesão dos alunos por não considerarem a disciplina importante – falta de contextualização?

18 Momentos de estudo - leituras Sala de aula invertida: discussão do artigo

19 Momentos de estudo - leituras Motivação para a realização do estudo: O modelo flipped é pouco utilizado e explorado no ensino superior. Objetivo: Desenvolver modelo que pode fornecer uma base para futuras pesquisas e práticas para a aprendizagem invertida no ensino superior.

20 Momentos de estudo - leituras O que é a sala de aula invertida? Segundo essa abordagem, o conteúdo e as instruções sobre um determinado assunto curricular não são transmitidos pelo professor em sala de aula. O aluno estuda o material antes de ele frequentar a sala de aula, que passa a ser o lugar de aprender ativamente, realizando atividades de resolução de problemas ou projetos, discussões, laboratórios etc., com o apoio do professor e colaborativamente dos colegas (VALENTE, 2014).

21 Momentos de estudo - leituras F-L-I-P (Flexible Environments, Learning Culture, Intentional Content and Professional Educators) Inadequações da sigla: -necessidade de uma perspectiva de "experiência de aprendiz", -de uma sólida definição de diversas plataformas de aprendizagem, -subestima a importância das atividades de aprendizagem

22 Momentos de estudo - leituras No presente estudo busca-se a resolução destas inadequações: F-L-I-P-P-E-D Progressive Networking Activities, Engaging and Effective Learning Experiences, Diversified and Seamless Learning Platforms.

23 Momentos de estudo - leituras Estrutura do estudo: -O cenário para a pesquisa foi um curso sobre rede de computadores e Internet em 2013 em uma universidade em Taiwan. -O estudo foi completamente gravado e documentado para referência futura. -A coleta de dados inclui pesquisa com estudantes, entrevistas e análise do sistema.

24 Momentos de estudo - leituras Modelo proposto -Sala de aula invertida holística: aulas síncronas e assíncronas, feitas em casa, em plataformas móveis e presencialmente. -Em contraste com a sala de aula invertida tradicional todas as atividades são monitoradas e gravadas. -O estudo do material era solicitado previamente às atividades síncrononas. -Aproximadamente 6 hrs de atividades por semana. 3h de atividades de estudo e 3h de atividades síncronas.

25 Momentos de estudo - leituras

26

27 Resultados: -Apesar de ficarem satisfeitos com o método havia resistência e passividade por parte dos alunos; -Alunos se queixaram pelos vídeos serem extensos e cansativos; -Afirmavam não ter tanto tempo para todos os estudos prévios -Quando os alunos não assistiam os vídeos não conseguiam participar da elaboração das atividades. Isso resultava em notas menores. Alunos pró-ativos tiveram bom rendimento;

28 Momentos de estudo - leituras Resultados: -Pontos positivos elencados pelos alunos: -Maior número de atividades práticas, aumento das interações, oportunidades de aprendizagem ativa, flexibilidade para visualizar/rever vídeos no seu próprio ritmo, a aprendizagem ilimitada, mais fácil identificação de problemas e soluções. -Devem haver maiores incentivos para estes estudos que tornem os alunos autônomos.

29 Momentos de estudo - leituras Objetivo do projeto em construção: Analisar o processo de pesquisa, desenvolvimento e implementação de um plano de atividades de disciplina que propicie a imersão das TDIC com técnicas de metodologias ativas em encontros presenciais.

30 Obrigada por sua atenção!!!


Carregar ppt "Leituras e perspectivas para elaboração de projeto de doutorado Doutoranda: Gabriela Girão de Albuquerque Orientadora: Tais Rabetti Giannella Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google