A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Design Didático Digital Desafio 1 Construindo a identidade grupal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Design Didático Digital Desafio 1 Construindo a identidade grupal."— Transcrição da apresentação:

1 Design Didático Digital Desafio 1 Construindo a identidade grupal

2 Quem somos? Um grupo “fora da caixa” Cada integrante renunciou a um grupo antes constituído Um grupo de pessoas de diferentes áreas Educação Contabilidade Comunicação Um grupo de pessoas com diferentes características Um grupo de pessoas com diferentes estilos de aprendizagem Paciente Comunicativa Colaborativa Organizada

3 O que nos une? O interesse pelo (a/s)... processos de aprendizagem “outro” “diversidade” novas estratégias e tecnologias educacionais “fugir do comum”

4 Por que formamos um grupo? Uma busca em comum (Amparo/ Cuidado com o outro/ Educação Especial – Inclusiva /Formação de professores) Um objetivo compartilhado Uma situação inesperada (organizar um grupo com pessoas desconhecidas) Aprender para “melhorar nossas ações no mundo” com “a diversidade de pessoas e os desafios que nos cercam” em “rede, movimento, conexão” Uma situação esperada (matriculados na mesma disciplina)

5 Como o mundo (a turma) vai identificar o grupo? A nossa identidade é formada pelas nossas diferenças.... Assim como nós, ela é construída na rede de relacionamentos que estabelecemos com o outro e com o mundo.... R e(de) D igi(tal) Rede = Colaboração/ Integração/ Relacionamentos Digital = Identidade/ Tecnologia/ Conexão ReDigi = Os textos são uma das formas pelas quais as relações são construídas na cibersociedade. Eles contribuem na construção dos relacionamentos de empatia ou antipatia (AMARAL e BARROS, 2007). A escrita é uma maneira de ressignificar as experiências.

6 Nosso logo

7 Nossas cores Verde: “O verde me acalma, dá tranquilidade para pensar e refletir sobre as coisas!” Representa a esperança para não desistirmos no meio do caminho Azul: “O azul me acalma” Representa a harmonia e a maturidade para o grupo permanecer unido nas conquistas e desafios Amarelo: “É uma cor que ilumina e transmite otimismo!” Representa a prosperidade fruto de nossos esforços e trabalho Laranja: “É uma cor viva, forte e diferente do comum!” Representa a energia que precisamos para concretizar nossos projetos

8 Nossas identidades Adriana Beatriz Botto Alves Vianna 49 anos Casada Mora em São Paulo Professora Universitária Mestre em Educação Doutoranda em Educação Especial Experiência em docência, Coordenação de curso de pós graduação lato sensu em Educação a distância Estuda a relação de alunos surdos com ambientes virtuais de aprendizagem

9 Ana Cristina Piletti 34 anos Casada Mora em Sorocaba Relações Públicas e Pedagoga Mestre em Educação Doutoranda em Ciências da Comunicação Experiência em docência, assessoria em Comunicação e Educação Inclusiva Estuda o processo-ensino aprendizagem nos Cursos de Relações Públicas no Brasil com foco no uso de jogo de empresas Bolsista Convênio FAPESP/ CAPES

10 Elúbian Sanchez 34 anos Casada e mãe Mora em São Caetano do Sul Contadora e Gerente RH Mestre e Doutoranda em Educação Contábil Experiência em docência no Ensino Superior e em áreas administrativas de Ensino, Aprendizagem e desenvolvimento profissional. Estuda o impacto dos erros na aprendizagem

11 Fernanda Matuda 32 anos Solteira Mora em São Paulo – Zona Sul Pedagoga Mestre em Educação Doutoranda em Educação (Didática, Teorias de Ensino e práticas escolares) Experiência em docência na Educação Básica e Superior. Atualmente na EaD. Estuda o processo-ensino aprendizagem nos Cursos de Pedagogia ofertados na modalidade EaD

12 Regras de convivência InternasExternas Ouvir as ideias dos colegasParticipar das apresentações das demais equipes Respeitar prazosContribuir com informações e ideias que colabore com o sucesso dos demais grupos Participar ativamente das atividades Colaborar com os colegas quando há dificuldade na realização de alguma tarefa Buscar formas de comunicação constante...outrasOUTRAS.... Ouvir as ideias dos colegas Respeitar prazos Participar ativamente das tarefas Colaborar nas dificuldades dos colegas Buscar formas de comunicação constante Ouvir com atenção as ideias dos colegas Cumprir prazos Participar ativamente das tarefas Colaborar nas dificuldades dos colegas Buscar formas de comunicação constante Respeitar a diversidade Participar das apresentações das demais equipes Contribuir com informações e ideias para o sucesso de todos Ser atencioso Ser tolerante Participar dos fóruns de discussão

13 Direitos e deveres dos membros do grupo DIREITOS Expressar suas opiniões Discordar com as ideias dos demais integrantes do grupo Compartilhar experiências de vida e de trabalho DEVERES Contribuir com novas ideias e com argumentos que ajudem no desenvolvimento do trabalho Ouvir e aprender com os colegas Ser ativo e pontual nos compromissos do grupo Socializar leituras realizadas

14 Papel do líder Transformar o grupo (pessoas reunidas) em uma equipe (pessoas contribuindo para alcançar um objetivo) Mediar o contato entre a professora e os membros do grupo Gerenciar os conflitos entre os membros do grupo Manter a comunicação aberta e a sinergia do grupo Compartilhar responsabilidades e informações com os integrantes do grupo

15 O que o grupo tem para dizer para o mundo (a turma)? O que o grupo tem para dizer para o mundo (a turma)? “O homem nasceu para aprender, aprender tanto quanto a vida lhe permita” (Guimarães Rosa) “O homem nasceu para aprender, aprender tanto quanto a vida lhe permita” (Guimarães Rosa) “A ninguém deve ser negada a oportunidade de aprender, por ser pobre, geograficamente isolado, socialmente marginalizado, doente, institucionalizado ou qualquer outra forma que impeça o seu acesso a uma instituição. Estes são os elementos que supõem o reconhecimento de uma liberdade para decidir se se quer ou não estudar” (Charles Wedemeyer, apud Keegan, 1986) “A ninguém deve ser negada a oportunidade de aprender, por ser pobre, geograficamente isolado, socialmente marginalizado, doente, institucionalizado ou qualquer outra forma que impeça o seu acesso a uma instituição. Estes são os elementos que supõem o reconhecimento de uma liberdade para decidir se se quer ou não estudar” (Charles Wedemeyer, apud Keegan, 1986) “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!” (Paulo Freire) “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!” (Paulo Freire) Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção. (Steve Jobs) Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção. (Steve Jobs)


Carregar ppt "Design Didático Digital Desafio 1 Construindo a identidade grupal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google