A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por."— Transcrição da apresentação:

1 Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por Watson em 1913. Estuda como os organismos reagem aos estímulos em seus ambientes e como os estímulos podem ser utilizados para gerenciar o comportamento.

2 Behaviorismo Os seres humanos adaptam-se ao ambiente através do processo de aprendizagem, pois o que foi aprendido pode ser mudado com nova aprendizagem. Aprendizagem – mudança relativamente permanente de comportamento.

3 Behaviorismo Quando o processo de aprendizagem se dá por meio da associação de eventos, chama-se este processo de Condicionamento. Condicionamento: 1. Clássico – Pavlov 2. Operante – Skinner

4 Behaviorismo Condicionamento Clássico: - Aprendizado pela associação de dois estímulos S1 + S2 (neutro) R S1 – estímulo incondicionado (não-aprendido) S2 – estímulo condicionado (aprendido) R - Resposta S1 R

5 Behaviorismo Condicionamento Clássico (Exemplos): S1 – Despertador S2 – Horário que quer acordar R – Acordar no horário S1 – Uso de propaganda para venda do produto S2 – Produto disponível para venda R – Venda do produto

6 Behaviorismo Condicionamento Clássico (Exemplos): S1 – Droga que causa náusea S2 – Bebida alcoólica R – Náusea OBSERVAÇÃO: Se o estímulo condicionado (aprendido) passa a ser utilizado durante muito tempo sem a associação do estímulo incondicionado (não-aprendido), a resposta fica suprimida. Ou seja, a resposta passa a acontecer com freqüência e intensidade menor.

7 Behaviorismo Condicionamento Operante: - Aprendizado pela associação de um comportamento às suas conseqüências. Estímulo positivo (reforço) – quando o objetivo é a manutenção do comportamento. R S+ Estímulo aversivo (punição) – quando o objetivo é a inibição do comportamento. R S-

8 Behaviorismo Condicionamento Operante (Exemplos): Estímulo positivo (reforço) – Elogio para manutenção de determinado comportamento, ganho por produtividade, programa de metas, promoção no trabalho Estímulo aversivo (punição) – multa de transito, advertência, suspensão.

9 Behaviorismo Condicionamento Operante: OBSERVAÇÃO: Deve-se utilizar o reforço ao invés da punição. A punição normalmente não orienta para o comportamento desejado, mas orienta para o que não fazer. Já o reforço, diz o que fazer, diz qual o comportamento adequado.

10 Behaviorismo Exercício: Com base na realidade de uma empresa de eventos, crie um programa que utilize o estímulo positivo como forma de orientar o comportamento. Neste exemplo deve conter: -Comportamento a ser reforçado; -Estímulo utilizado; -Como serão mensurados os resultados do comportamento reforçado.


Carregar ppt "Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google