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PublicouMarcelo Vilanova Fonseca Alterado mais de 8 anos atrás
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Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência da leitura e escrita; Articulação das competências para aprender; Articulação com o mundo do trabalho.
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A Leitura e a escrita como compromisso de todas as áreas
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Por que todas as disciplinas devem promover o trabalho com a leitura e a escrita?
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Concepções de leitura Como costumam ser propostas as atividades de leitura para os alunos em sala de aula? Como deveriam ser propostas?
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Práticas relatadas por professores Leitura silenciosa do aluno, grifando as palavras desconhecidas; Leitura silenciosa, resposta às questões propostas e correção coletiva das questões ; Leitura oral coletiva (cada aluno lê um trecho) sem interrupção; Leitura oral do professor com paradas para explicação sobre o texto lido; Leitura compartilhada – professor medeia de acordo com o grau de dificuldade do texto e com os objetivos de leitura: lê um pouco, propõe questões, sugere a leitura individual de partes, retoma a leitura, lê mais um trecho etc.
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Duas grandes perspectivas em termos de concepções de leitura O sentido está dado de antemão no texto e cabe ao leitor decodificá-lo e interpretá-lo; O(s) sentido(s) é (são) (re)construído(s) no ato de leitura e para tanto o leitor relaciona texto, suas condições de produção, seus próprios conhecimentos prévios, crenças etc.
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A mediação do professor ANTES da leitura Ativação de conhecimento prévio Estabelecimento de objetivos Antecipação/levantamento de hipóteses
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O TRABALHO COM LEITURA NA ESCOLA : UMA SÍNTESE Um trabalho adequado c/ leitura, na perspectiva de formação para um exercício mais pleno da cidadania, deve: Possibilitar que os alunos confiram sentido ao que leem (tomar a leitura como situação de interlocução em que sempre há objetivos e motivações); Conter atividades que visem subsidiar os alunos para a (re) construção dos sentidos do texto e não simplesmente visar a checagem da compreensão ou fornecer todos os elementos; Apresentar atividades/questões antes, durante e depois da leitura, levando em conta a legibilidade dos textos para os alunos;
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O TRABALHO COM LEITURA NA ESCOLA : UMA SÍNTESE (2) Explorar diferentes capacidades, levando em conta a legibilidade dos textos para os alunos e os objetivos e conteúdos das disciplinas; Contemplar o que está nas linhas, entre as linhas e por trás das linhas; Contemplar diferentes gêneros, explorando suas características, sem perder de vista a compreensão dos textos lidos; Diversificar estratégias: leitura individual, em dupla, coletiva, leitura do professor, dos alunos, com diferentes tipos de mediação etc.
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Por que todas as disciplinas devem promover o trabalho com a leitura e a escrita?
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Porque o desenvolvimento das capacidades de leitura dos alunos supõe conhecimentos específicos (das várias disciplinas) que muitas vezes o professor de português não possui; Porque a leitura e a escrita perpassam toda a produção de conhecimento (e sua (re)construção) em todas as disciplinas e suas práticas pedagógicas; Porque em diferentes disciplinas circulam gêneros, cujo domínio pode favorecer os processos de compreensão e produção de textos. Para tanto, devem ser explorados por todos os professores no contexto em que circulam de forma articulada com uma exploração da disciplina de LP.
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