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Gestão Empresarial Desafios e oportunidades do Mercado Farmacêutico. Edison Tamascia.

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Apresentação em tema: "Gestão Empresarial Desafios e oportunidades do Mercado Farmacêutico. Edison Tamascia."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Empresarial Desafios e oportunidades do Mercado Farmacêutico. Edison Tamascia

2 Gestão Empresarial Reforma tributária publicada no D.O.U nº254 em 31 de dezembro de 2003   Primeira fase: Medidas que entram em vigor no ano de 2004 Prorrogação da CPMF Desvinculação dos Recursos da União Redistribuição da CIDE (Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico) Os desafios do Mercado Farmacêutico   Segunda fase: Medidas que entram em vigor em 2005 Unificação do ICMS, onde ficou definido que as 27 leis vigentes serão unificadas e as 44 alíquotas serão reduzidas para 5 alíquotas nacionais Criação das regras para implementação do Imposto Super Simples para empresas de pequeno e médio portes   Terceira fase: Medida que entra em vigor no ano de 2007 Implementação do Imposto de Valor Agregado (IVA), que reunirá todos os impostos sobre consumo (IPI federal, ICMS estadual e ISS municipal) num único tributo

3 Gestão Empresarial RDC 133 e RDC 134 (Anvisa - 2003) Os desafios do Mercado Farmacêutico   Adequação de Registro de Medicamentos Similares A partir de dezembro de 2004, todos os produtos similares que tiverem que renovar a licença deverão apresentar os testes de equivalência farmacêutica. Entre os documentos exigidos pela Anvisa para a concessão da licença, destaca-se o Certificado de Boas Práticas de Fabricação e Controle (CBPF)   Adequação de Registro de Medicamentos Similares Alguns produtos, por suas características, deverão antecipar os testes de equivalência e apresentá-los até 15/04/2004, independentemente da data de validade de sua licença. Todos os testes deverão ser realizados em laboratórios habilitados e integrantes da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS)

4 Gestão Empresarial “Aprovar o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial” FUNDAMENTO

5 Gestão Empresarial Dinamização das Ações SanitáriasDinamização das Ações Sanitárias Racionalização do ControleRacionalização do Controle Atendimento aos Acordos InternacionaisAtendimento aos Acordos Internacionais Automatização do ControleAutomatização do Controle Implantação do Princípio da Responsabilidade CompartilhadaImplantação do Princípio da Responsabilidade Compartilhada Facilitação da Prescrição, Escrituração e do Acesso ao MedicamentoFacilitação da Prescrição, Escrituração e do Acesso ao Medicamento PROJETO SNGPC - Objetivos Globais

6 Gestão Empresarial Em Execução Projeto Gerência de Projeto pela Informática Gerência de Projeto pela Informática Modelagem dos Novos Processos Modelagem dos Novos Processos Na Reegenharia de Processos, priorizou-se: Na Reegenharia de Processos, priorizou-se: melhoria no controle; melhoria no controle; melhoria da qualidade da informação. melhoria da qualidade da informação. Novo Fluxo de Controle Novo Fluxo de Controle Novo Fluxo de Controle

7 Gestão Empresarial Possibilidade de substituição da lei 5991/73 pela lei 2127/03 Aumento das Farmácias de Planos de Saúde, de Distribuidores, de Entidades de Classe, Farmácias Populares... Formação de Grupos de Consumidores Baixo nível de estoque, Dependência de financiamento do distribuidor e Alto índice de inadimplência Os desafios do Mercado Farmacêutico Mix de produtos com pouca variedade e Dependência da lucratividade somente na venda de medicamentos

8 Gestão Empresarial Pouca familiaridade dos empresários para lidar com a tecnologia e ineficiência dos sistemas operacionais Maior exigência dos consumidores quanto ao nível de serviços oferecidos e exorbitância na prática de descontos no varejo Os desafios do Mercado Farmacêutico Número crescente de concorrentes e elevada concentração da venda nos grandes grupos O aumento da burocracia torna a legislação mais severa e grande parte dos empresários não a cumprem por despreparo Não existe espaço para a gestão amadora, e qualquer empresário que busque o sucesso tem de sair da zona de conforto

9 Gestão Empresarial Involução de vendas (em unidades) 19971,85 bilhões 20011,64 bilhões 20021,61 bilhões 20031,50 bilhões

10 Gestão Empresarial Distribuição de Farmácias por Categoria de Compras

11 Gestão Empresarial Norte / Nordeste12.144 farmácias = 23%Faturamento 10,8% Interior - RJ, MG e ES9.187 farmácias = 17,5%Faturamento 17,8% Grande Rio3.009 farmácias = 5,7%Faturamento 9,7% Grande São Paulo6.072 farmácias = 11,6%Faturamento 19,8% Interior de S. Paulo9.345 farmácias = 17,7%Faturamento 16,7% Sul8.816 Farmácias = 16,7%Faturamento 17,4% Centro-Oeste4.126 farmácias = 8%Faturamento 7,8% Vendas por Região

12 Gestão Empresarial Saia na Frente e Antecipe as Mudanças

13 Gestão Empresarial   Diminua o prazo de compra e gerencie as contas a pagar   Invista em tecnologia para melhorar o relacionamento com o cliente e o gerenciamento financeiro da empresa   Dê maior importância ao lay-out da loja e priorize o auto-serviço   Diversifique o mix de produtos, principalmente no que se refere a Cosméticos, Medicamentos Genéricos e Produtos OTC   Tenha espírito empreendedor. Não se renda ao amadorismo !!! Quais mudanças são necessárias para o êxito nos negócios ?

14 Gestão Empresarial Reative ou Crie a Associação de Proprietários de Farmácias em sua cidade Quais mudanças são necessárias para o êxito nos negócios ?

15 Gestão Empresarial EMPRESA EmpresárioEquipe Sistemas Operacionais Mix de Produtos Espírito inovador Altamente qualificada Apropriados para a gestão Diversificado Atento às mudanças Comprometida com a empresa Eficientes para relatórios gerenciais Gerenciamento por categoria EmpreendedorMotivada Fácil manuseio Preços competitivos


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