A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologias Ativas Desafios e Possibilidades na EaD Prof. Denys Sales 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologias Ativas Desafios e Possibilidades na EaD Prof. Denys Sales 1."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologias Ativas Desafios e Possibilidades na EaD Prof. Denys Sales denyssales@ifce.edu.br 1

2 1º Desafio O ser aprendiz 2

3 Há um novo aprendiz que precisamos entender!

4 2º Desafio Metodologias 4

5 Fonte:http://penta3.ufrgs.br/animacoes/Episode1.swfhttp://penta3.ufrgs.br/animacoes/Episode1.swf Que modelo de educação tenho escolhido?

6 http://4.bp.blogspot.com/- Nm2OxpNyHjU/ULp01fA7LKI/AAAAAAAAAQk/66C4bAlpfQQ/s1600/aulas.j pg http://rescogitans.dezmin.com.br/files/private/8bf59598b55fde948d138 58f7f3c26ee/socrates_1_.jpg Aula expositiva tradicional X Aula expositiva dialogada

7

8 8

9 Aprendizagem Baseada em Projetos/Problemas

10 Experiência Exitosa Construção de Wiki no Moolde

11 Gamificação da Sala de Aula Primeiro workshop de gamificação 85% da sua vida será gamificada em 2020 Você já sabe o que é gamificação A inevitável gamificação da educação Infográfico: as 10 empresas interessadas em gamificação no Brasil Fontes: https://seanhamptoncole.wordpress.com/2014/09/20/woot-lets-play-leveling-up-education- though-gamification-gamification/ http://edulearning2.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.html 1. Tornar os estudantes parceiros na elaboração do design da gamificação; 2. Permitir segundas chances. E terceiras; 3. Prover feedback imediato; 4. Tornar o progresso visível; 5. Criar desafios ou missões; 6. Dar aos estudantes voz e escolha; 7. Oferecer badges e recompensas individuais; 8. Fazer com que os estudantes criem um sistema de conquistas; 9. Implementar tecnologia educacional; 10. Acolher os erros; enfatizar a prática.

12 Experiência Exitosa Divisão da sala em Times

13 Peer Instruction (PI) Aprendizado por colegas https://blogs.commons.georgetown.edu/clic kers_cop/pedagogy/techniques/

14 Peer Instruction (PI) Aprendizado por colegas

15

16 Experiência Exitosa Fórum P & R do Moodle

17 Experiências Exitosas Quis Moodle

18 Flipped Classroom Sala de Aula Invertida http://pt.slideshare.net/ProjetoTEA/aula- invertida-e-tecnologias-emergentes http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea- ramal/post/sala-de-aula-invertida- educacao-do-futuro.html

19 http://pt.slideshare.net/ProjetoTEA/aula-invertida-e-tecnologias- emergentes http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/post/sala-de- aula-invertida-educacao-do-futuro.html Experiência Exitosa Fórum Geral do Moodle

20 3º Desafio Avaliação 20

21 Referenciais de Qualidade da Educação Superior a Distância no Brasil Na educação a distância, o modelo de avaliação da aprendizagem deve ajudar o aluno a desenvolver graus mais complexos de competências cognitivas, habilidades e atitudes, possibilitando-lhe alcançar os objetivos propostos. Para tanto, esta avaliação deve comportar um processo contínuo, para verificar constantemente o progresso dos alunos e estimulá-los a serem ativos na construção do conhecimento. Desse modo, devem ser articulados mecanismos que promovam o permanente acompanhamento dos estudantes, no intuito de identificar eventuais dificuldades na aprendizagem e saná-las ainda durante o processo de ensino-aprendizagem (BRASIL, 2007). 21

22 Modelo Learning Vectors 22

23 Plugin LV 23 http://cbie2014.ufgd.edu.br/msie/siglav/

24 Referências 24 Brasil. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno III: Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014. 48p. Disponível em: http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/03/Caderno-III-C.-da-Natureza- FINAL.pdfhttp://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/03/Caderno-III-C.-da-Natureza- FINAL.pdf Acesso em 26/11/2015 _____ Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância Versão Preliminar. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf Acesso em: 26/11/2015 SALES, G. L. Learning Vectors: Um Modelo de Avaliação da Aprendizagem em EaD Online Aplicando Métricas Não- Lineares. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática, Área de concentração: Eletromagnetismo, Orientador: Prof. Dr. Giovanni Cordeiro Barroso. Fortaleza, Ceará, 2010. Disponível em: http://pt.slideshare.net/denyssales/lv-learning-vectors-avaliao-formativa-em-ead-online-tesegilvandenysufc2010http://pt.slideshare.net/denyssales/lv-learning-vectors-avaliao-formativa-em-ead-online-tesegilvandenysufc2010 Acesso em: 26/11/2015 MARKHAM, Thom; LARMER, John; RAVITZ, Jason. Aprendizagem Baseada em Projetos: Guia para professores de ensino fundamental e médio. Buck Institute for Education; tradução: Daniel Bueno. - 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. Plugin LV http://cbie2014.ufgd.edu.br/msie/siglav/

25 Prof. Denys Sales Professor do IFCE denyssales@ifce.edu.br


Carregar ppt "Metodologias Ativas Desafios e Possibilidades na EaD Prof. Denys Sales 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google