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PublicouLorenzo Aranha Bastos Alterado mais de 7 anos atrás
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Metodologias Ativas Desafios e Possibilidades na EaD Prof. Denys Sales denyssales@ifce.edu.br 1
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1º Desafio O ser aprendiz 2
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Há um novo aprendiz que precisamos entender!
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2º Desafio Metodologias 4
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Fonte:http://penta3.ufrgs.br/animacoes/Episode1.swfhttp://penta3.ufrgs.br/animacoes/Episode1.swf Que modelo de educação tenho escolhido?
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http://4.bp.blogspot.com/- Nm2OxpNyHjU/ULp01fA7LKI/AAAAAAAAAQk/66C4bAlpfQQ/s1600/aulas.j pg http://rescogitans.dezmin.com.br/files/private/8bf59598b55fde948d138 58f7f3c26ee/socrates_1_.jpg Aula expositiva tradicional X Aula expositiva dialogada
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Aprendizagem Baseada em Projetos/Problemas
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Experiência Exitosa Construção de Wiki no Moolde
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Gamificação da Sala de Aula Primeiro workshop de gamificação 85% da sua vida será gamificada em 2020 Você já sabe o que é gamificação A inevitável gamificação da educação Infográfico: as 10 empresas interessadas em gamificação no Brasil Fontes: https://seanhamptoncole.wordpress.com/2014/09/20/woot-lets-play-leveling-up-education- though-gamification-gamification/ http://edulearning2.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.html 1. Tornar os estudantes parceiros na elaboração do design da gamificação; 2. Permitir segundas chances. E terceiras; 3. Prover feedback imediato; 4. Tornar o progresso visível; 5. Criar desafios ou missões; 6. Dar aos estudantes voz e escolha; 7. Oferecer badges e recompensas individuais; 8. Fazer com que os estudantes criem um sistema de conquistas; 9. Implementar tecnologia educacional; 10. Acolher os erros; enfatizar a prática.
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Experiência Exitosa Divisão da sala em Times
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Peer Instruction (PI) Aprendizado por colegas https://blogs.commons.georgetown.edu/clic kers_cop/pedagogy/techniques/
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Peer Instruction (PI) Aprendizado por colegas
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Experiência Exitosa Fórum P & R do Moodle
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Experiências Exitosas Quis Moodle
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Flipped Classroom Sala de Aula Invertida http://pt.slideshare.net/ProjetoTEA/aula- invertida-e-tecnologias-emergentes http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea- ramal/post/sala-de-aula-invertida- educacao-do-futuro.html
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http://pt.slideshare.net/ProjetoTEA/aula-invertida-e-tecnologias- emergentes http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/post/sala-de- aula-invertida-educacao-do-futuro.html Experiência Exitosa Fórum Geral do Moodle
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3º Desafio Avaliação 20
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Referenciais de Qualidade da Educação Superior a Distância no Brasil Na educação a distância, o modelo de avaliação da aprendizagem deve ajudar o aluno a desenvolver graus mais complexos de competências cognitivas, habilidades e atitudes, possibilitando-lhe alcançar os objetivos propostos. Para tanto, esta avaliação deve comportar um processo contínuo, para verificar constantemente o progresso dos alunos e estimulá-los a serem ativos na construção do conhecimento. Desse modo, devem ser articulados mecanismos que promovam o permanente acompanhamento dos estudantes, no intuito de identificar eventuais dificuldades na aprendizagem e saná-las ainda durante o processo de ensino-aprendizagem (BRASIL, 2007). 21
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Modelo Learning Vectors 22
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Plugin LV 23 http://cbie2014.ufgd.edu.br/msie/siglav/
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Referências 24 Brasil. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno III: Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014. 48p. Disponível em: http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/03/Caderno-III-C.-da-Natureza- FINAL.pdfhttp://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/03/Caderno-III-C.-da-Natureza- FINAL.pdf Acesso em 26/11/2015 _____ Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância Versão Preliminar. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf Acesso em: 26/11/2015 SALES, G. L. Learning Vectors: Um Modelo de Avaliação da Aprendizagem em EaD Online Aplicando Métricas Não- Lineares. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática, Área de concentração: Eletromagnetismo, Orientador: Prof. Dr. Giovanni Cordeiro Barroso. Fortaleza, Ceará, 2010. Disponível em: http://pt.slideshare.net/denyssales/lv-learning-vectors-avaliao-formativa-em-ead-online-tesegilvandenysufc2010http://pt.slideshare.net/denyssales/lv-learning-vectors-avaliao-formativa-em-ead-online-tesegilvandenysufc2010 Acesso em: 26/11/2015 MARKHAM, Thom; LARMER, John; RAVITZ, Jason. Aprendizagem Baseada em Projetos: Guia para professores de ensino fundamental e médio. Buck Institute for Education; tradução: Daniel Bueno. - 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. Plugin LV http://cbie2014.ufgd.edu.br/msie/siglav/
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Prof. Denys Sales Professor do IFCE denyssales@ifce.edu.br
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