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Estratégia de Operações Proposta de Modelo de Negócios Inovador Grupo: Júlia Recamon de Melo Leonardo Fagundes de Brito Valter Cavalcante Lourenço.

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1 Estratégia de Operações Proposta de Modelo de Negócios Inovador Grupo: Júlia Recamon de Melo Leonardo Fagundes de Brito Valter Cavalcante Lourenço

2 Proposta: Impressão 3D no segmento de brinquedos  Entre 2001 e 2008, o Brasil estava em 12º lugar no ranking da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que estudou 42 países;  Em 2015, o país é considerado o mais empreendedor;  Há problemas: empreendedorismo por Necessidade x Oportunidade; baixa escolaridade dos empreendedores brasileiros.  Lacunas no mercado de brinquedo: co-criação pouco explorada e personalização ainda baixa. Indústria clássica baseada em escala.

3 A proposta - CANVAS  Segmento de clientes: Crianças, dos 5 a 9 anos.  Proposta de valor:  Estimular, de modo divertido, a criatividade e uma cultura tecnológica no país através da prototipagem. A ideia é estimular o empreendedorismo e impulsionar o nível educacional das crianças.  Seguir a tendência de personalização, já existente em diversos mercados. Levar a personalização à tecnologia: evolução da massa de modelar.  Canais  Canais de entrada: escolas parceiras, que prezam pela educação e possuem forte imagem;  Ideia não estática. Há canais de expansão: varejo (shopping centers), loja-conceito, mais escolas de outras cidades/estados.  Marketing na televisão.  Relacionamento com os Clientes: contato próximo, a fim de obter a melhor descrição do produto desejado. A própria natureza da proposta de valor requer um relacionamento que dê atenção aos clientes de forma diferenciada.  Fluxo de receitas: venda da propriedade do brinquedo. Preço premium com público premium, portanto baixo parcelamento esperado. Pode haver sazonalidade no dia das crianças e fim de ano.

4 A proposta – CANVAS  Recursos-chave:  Mão de obra: destinada à modelagem e trato com as impressoras 3D  Desenho das crianças (input criativo);  Filamento plástico: material básico para impressão (plástico ABS);  Impressão 3D: recurso que garante a total personalização;  Atividades-chave  Processamento do pedido: registrar especificações;  Criação do Desenho Gráfico: Criar um desenho gráfico que permita uma projeção 3D com base nos desenhos das crianças, bem como possíveis dimensões do brinquedo.  Impressão;  P & D: desenvolvimento próprio de impressoras no longo prazo. Estímulo à tecnologia e empreendedorismo no país. Desenvolvimento próprio permitirá fabricações mais ousadas e engajamento com outros públicos, como o de bonecos personalizados para adultos.

5 A proposta - CANVAS  Parcerias-chave  Escolas: Extremamente importantes desde o início do projeto. Parcerias com escolas a fim de realizar projetos de artes, ciências e etc. podem auxiliar no estabelecimento da empresa no mercado, evidenciando os pontos fortes do produto para, posteriormente, introduzi-lo no mercado varejista e no e-commerce  Lojas varejistas;  Fornecedores de filamentos plástico: plástico como commodity e produtores pulverizados. Bastam contratos.  Estrutura de Custos  Custo em equipamentos: impressoras 3D precisam ser adquiridas ($1240 dólares cada);  Custo de mão de obra: necessidade de mão de obra capacitada, que terá custo razoavelmente alto.  Custo de matéria-prima: trata-se de um custo baixo.

6 Principais Incertezas Técnica AltaMédiaBaixa 1. Desempenho do Produto X 2. Velocidade da ProduçãoX 3. Evolução da Tecnologia X Mercadológica 1. PrecificaçãoX 2. Apelo aos clientes potenciais X 3. CanaisX 4. Serviços oferecidos X 5.Competição com brinquedos tradicionais x Organizacional 1. Atrair InvestidoresX 2. Idealizadores permanecerem no projeto X Recursos 1. Competência na Modelagem VirtualX 2. Pesquisadores para desenvolver impressoras (P&D) x 3. Qual(is) modelo(s) de impressora usar X 4. Matéria-prima X 5. Infraestrutura x

7 Pontos Fortes Descrição Concorrenciais O mercado de impressão 3D é pouco explorado, especialmente para o mercado de brinquedos. Assim, a estrutura do setor permite vantagem no pioneirismo, embora os produtores tradicionais caracterizem concorrência. Econômicos E-commerce em crescimento; Crescimento do varejo; Renda discricionária; Crescimento da personalização nos mercados; Escolas premium; Empreendedorismo jovem crescente no Brasil. Público-Alvo Crianças cada vez mais influentes no processo decisório de compra; Clientes – Varejistas e Escolas Estabelecer varejistas como intermediários no médio e longo prazo pode auxiliar no ganho de escala do negócio, reduzindo os custos; Poder de barganha com varejistas: Possibilidade de aumentar o fluxo de clientes no ponto de venda e consequentemente as vendas do varejista (esse fator pode ajudar a diminuir o compartilhamento da margem). Grande número de escolas premium, as quais prezam pela reputação e pela melhora do ensino, podendo bancar projetos mais caros. Estrutura Plataforma online e uso do espaço dos varejistas podem reduzir os custos fixos comparativamente à opção de loja própria, porém: Loja própria no médio e longo prazo pode aumentar a projeção da marca e o engajamento. Competências A empresa, ao possuir mão-de-obra especializada, cria barreiras de entrada ao menos no curto e médio prazo, enquanto as máquinas não se tornam de uso mais simples; No longo prazo, espera-se uma forte imagem de marca e serviços complementares cada vez mais complexos. Além disso, o desenvolvimento próprio de impressoras 3D se tornará uma barreira de entrada no longo prazo.

8 A Proposta - Localização  Localização: Região Sul de SP, proximidade com região oeste.  Motivo: maior concentração de escolas da cidade;  Lugar com bons shopping centers, facilitando expansão futura. Brasil "País-continente": População expressiva Economia de grande porte País de origem dos empreendedores, capazes de entender melhor o processo de formulação e funcionamento dos negócios neste país comparativamente ao exterior. Região Sudeste Região com maior concentração de renda; Região com maior concentração populacional; Importância econômica relativa elevada em relação ao resto do país. Estado de São Paulo Pólo econômico de importância a nível da América latina: em 2012, representou cerca de 30% de todo o PIB brasileiro; Estado com um dos maiores PIB per capita; Um dos estados com melhor infraestrutura; Mercado financeiro mais maduro comparativamente ao resto do país Cidade de São Paulo Dentro do estado de São Paulo, possui a maior concentração populacional (Região Metropolitana como conurbação, com 11 milhões de pessoas); Elevado poder aquisitivo médio; Localização onde se conhece a reputação das escolas, facilitando a escolha do parceiro; Elevado número de crianças.

9 A proposta - Tecnologia  Considerações: Características prováveis dos brinquedos  Níveis de detalhamento de baixo a médio (escolha do público-alvo não coloca as operações sob pressão);  Alguns poderão ter articulações;  Poderão ser coloridos  Matéria-prima escolhida: Plástico ABS  Permite dar brilho ao brinquedo;  Permite coloração;  Possui resistência condizente;  Não absorve líquidos;  Barato.  Tecnologia escolhida da impressora: FFF (Fabricação por Fusão de Filamento):  Mais comuns, o que facilita manutenção, reposição e aquisição dos equipamentos;  Capacidade de criar objetos ocos, ou com pouco enchimento, o que diminui custos de produção. Além disso, combinado com a flexibilidade do plástico ABS, pode criar brinquedos mais resistentes, que dobrarão/amassarão, ao invés de rachar ou quebrar;  Boa velocidade de impressão e boa flexibilização de design  Produtores brasileiros pouco tecnológicos. Escolheu-se fornecedor holandês: Impressora Volume (mm) Velocidade (mm/s) Custo (dólar) Ultimaker Original210x210x2053001240

10 Ponto de Breakeven: Quando o investimento se pagará?  Premissas:  Parcerias com escolas de acordo com volume de projetos: 12 parcerias a cada mês, com escolas distintas ou com a mesma escola que tenha projetos para mais de um mês, mas com diferentes salas de aula, por exemplo.  Número realista esperado: 250 brinquedos/mês;  Brinquedo de 200g  20h para a produção total por brinquedo: 4h de modelagem, 14h para impressão e 2h para acabamentos.  7 impressoras (R$ 27.770,00)  7 funcionários (modeladores) com 3.000 de salário cada.  Aluguel na Vila Madalena  Custo variável baseado no volume de filamento plástico: R$100/kg

11 Ponto de Breakeven Investimento Inicial Impressoras27.776 Computadores21.000 Total48.776 Possível Preço210230250 Quantidade (ponto de equilíbrio)229207189 Período: Mensal Preço210 230 250 Quantidade229250310207250310189250310 Receita48.09052.50065.10047.61057.50071.30047.25062.50077.500 Custo variável filamento4.5805.0006.2004.1405.0006.2003.7805.0006.200 Custo impressoras(dep)463 Imobilizado21.883 Custo Salários21.000 Lucro ( Prejuízo )1654.15515.5551259.15521.75512514.15527.955 Tempo em meses para cobrir o investimento inicial 12 5 3

12 Obrigado!


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