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Como ensinar e aprender em uma sociedade mais interconectada?

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Apresentação em tema: "Como ensinar e aprender em uma sociedade mais interconectada?"— Transcrição da apresentação:

1 Como ensinar e aprender em uma sociedade mais interconectada?
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. A sociedade está mudando nas suas formas de organizar-se, de produzir bens, de comercializá-los, de divertir-se, de ensinar e de aprender. Como ensinar e aprender em uma sociedade mais interconectada? ma das áreas prioritárias de investimento é a implantação de tecnologias telemáticas de alta velocidade, para conectar alunos, professores e a administração. Objetivo: Cada classe conectada a internet e cada aluno com um notebook.

2 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. As tecnologias nos permitem ampliar o conceito de aula, de espaço e tempo, de comunicação audiovisual e estabelecer pontes novas entre o presencial e o virtual, entre o estar juntos e o estar conectados a distância. não resolvem as questões de fundo: ensinar e aprender são os desafios maiores que enfrentamos em todas as épocas!

3 Ensinar com qualidade é diferente de Educação de qualidade!
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Ensinar com qualidade é diferente de Educação de qualidade! Ensino: organiza-se uma série de atividades didáticas para ajudar os alunos a compreender áreas específicas do conhecimento (ciências, história, matem.) Educação: o foco além de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, emocional e profissional, que nos realize e que contribua para modificar a sociedade que temos.

4 O ensino de qualidade envolve muitas variáveis:
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. O ensino de qualidade envolve muitas variáveis: Uma organização inovadora, aberta dinâmica, com um projeto pedagógico coerente, aberto, participativo, Uma organização que congregue docentes bem preparados, bem remunerados, motivados, Uma organização que tenha alunos motivados, preparados intelectualmente e emocionalmente .

5 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. As mudanças demorarão mais do que alguns pensam, porque nos encontramos em processos desiguais de aprendizagem e evolução pessoal e social. As mudanças em educação dependem, em primeiro lugar, de termos educadores maduros intelectualmente e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas abertas, que saibam motivar e dialogar Dependem também de administradores, diretores e coordenadores mais abertos, que entendam todas as dimensões que estão envolvidas no processo pedagógico. E também de alunos curiosos e motivados.

6 A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Processamos a informação de várias formas. A mais habitual é o processamento lógico-seqüencial - que se expressa na linguagem falada e escrita, em que vamos construindo o sentido aos poucos, em seqüência espacial ou temporal, dentro de um código definido, a língua. Em outros momentos processamos a informação de forma hipertextual - contando histórias, relatando situações que se interconectam, levando-nos a novos significados importantes. É a comunicação linkada. Outra forma de processar a informação é através da forma multimídica, juntando pedaços de textos de várias linguagens superpostas simultaneamente.

7 Por isso, o livro se torna uma opção inicial menos atraente.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Cada vez são mais difundidas as formas de informação multimídica ou hipertextual e menos a lógico-seqüencial. Por isso, o livro se torna uma opção inicial menos atraente. O conhecimento se dá no processo rico de interação externo e interno. Interação - entramos em contato com tudo o que nos rodeia, captamos mensagens. Interiorização - síntese pessoal, de reelaboração de tudo o que captamos. Os processos de conhecimento dependem do social, do ambiente cultural, dos grupos com os quais nos relacionamos.

8 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. O conhecimento depende significativamente de como cada um processa as suas experiências quando criança, principalmente no campo emocional. Generalização: processo pelo qual passa-se da experiência particular para o geral. Podendo facilitar a compreensão rápida, mas também podendo deturpar ou simplificar a percepção do objeto, por exemplo, os esteriótipos. Comunicação autêntica: um dos eixos das mudanças em educação passa pelo processo de comunicação autêntica e aberta entre professores e alunos, funcionários, comunidade, os pais.

9 O docente como orientador/mediador da aprendizagem
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. O docente como orientador/mediador da aprendizagem O professor é um pesquisador em serviço. É um orientador/mediador intelectual - informa, ajuda a escolher as informações mais importantes, trabalha para que elas se tornem significativas, permitindo que eles as compreendam, avaliem, reelaborem e adaptem aos seus contextos pessoais. -Orientador/Mediador emocional - motiva, incentiva, estimula; -Orientador/Mediador gerencial e comunicacional - organiza grupos, atividade de pesquisa, ritmos, interações; -Orientador ético - ensina a assumir e vivenciar valores construtivos, individualmente e socialmente.

10 O docente como orientador/mediador da aprendizagem
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. O docente como orientador/mediador da aprendizagem O professor é um pesquisador em serviço. É um orientador/mediador intelectual - informa, ajuda a escolher as informações mais importantes, trabalha para que elas se tornem significativas, permitindo que eles as compreendam, avaliem, reelaborem e adaptem aos seus contextos pessoais. -Orientador/Mediador emocional - motiva, incentiva, estimula; -Orientador/Mediador gerencial e comunicacional - organiza grupos, atividade de pesquisa, ritmos, interações; -Orientador ético - ensina a assumir e vivenciar valores construtivos, individualmente e socialmente.

11 O docente como orientador/mediador da aprendizagem
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. O docente como orientador/mediador da aprendizagem O professor é um pesquisador em serviço. É um orientador/mediador intelectual - informa, ajuda a escolher as informações mais importantes, trabalha para que elas se tornem significativas, permitindo que eles as compreendam, avaliem, reelaborem e adaptem aos seus contextos pessoais. -Orientador/Mediador emocional - motiva, incentiva, estimula; -Orientador/Mediador gerencial e comunicacional - organiza grupos, atividade de pesquisa, ritmos, interações; -Orientador ético - ensina a assumir e vivenciar valores construtivos, individualmente e socialmente.

12 Alguns princípios metodológicos norteadores:
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Alguns princípios metodológicos norteadores: INTEGRAR TECNOLOGIAS, METODOLOGIAS, ATIVIDADES. Integrar texto escrito, comunicação oral, escrita, hipertextual, multimídica. VARIAR A FORMA DE DAR AULA. PLANEJAR E IMPROVISAR, PREVER E AJUSTAR-SE AO NOVO. VALORIZAR A PRESENÇA NO QUE ELA TEM DE MELHOR/ EQUILIBRAR A PRESNÇA E A DISTÂNCIA. INTEGRAR AS TECNOLOGIAS DE FORMA INOVADORA Integrar a televisão e o vídeo na educação escolar Televisão e vídeo são sensoriais, visuais, linguagem falada, musical e escrita. Daí sua força

13 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Propostas de utilização da TV e do vídeo na educação escolar: Começar por vídeos mais simples, mais fáceis, vídeos mais atraentes, mais próximos à sensibilidade dos alunos. Vídeo como sensibilização. Facilitará o desejo de pesquisa. Vídeo como ilustração. Que traz exemplos, que ajuda a situar os alunos. Vídeo como simulação. Pode apresentar experiências que são perigosas que demorariam. Vídeo como conteúdo de ensino. Vídeo como produção. Como documentação. Como registro. Como intervenção. Incentivar os alunos a produzir matérias, a filmar, a produzir programas. Vídeo integrando o processo de avaliação: dos alunos, do professor, do processo. Televisão/Vídeo-espelho - para análise do grupo e dos papéis de cada um, para o prof. se vê, examinar sua comunicação, suas qualidades e seus defeitos.

14 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Algumas dinâmicas de análise da televisão e do vídeo: Análise em conjunto: é uma conversa sobre o vídeo, com o professor como moderador. Deve posicionar-se depois dos alunos. Análise globalizante: abordar os alunos a respeito de: - Aspectos Positivos/ Aspectos negativos do vídeo/ - Idéias principais / - O que eles mudariam no vídeo. - Leitura Concentrada: escolher uma ou duas cenas marcantes, revê-las e perguntar o que chama mais a atenção, - o que dizem as cenas, - quais suas aplicações. - Análise funcional: antes da exibição escolher algumas funções ou tarefas, depois da exibição os alunos falam, relacionam dados s questionam as soluções apresentadas. Completar o vídeo Modificar o vídeo Vídeo Produção “Vídeo-espelho” Videodramatização Comparar versões

15 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. O COMPUTADOR E A INTERNET: PROPOSTAS METODOLÓGICAS O professor tendo uma visão pedagógica inovadora, aberta que pressupõe a participação dos alunos, pode utilizar algumas ferramentas simples da internet para melhorar a interação presencial-virtual entre todas. Lista eletrônica/ Fórum – todos os alunos com seus endereços eletrônicos ( ). Aula-pesquisa - uso de diferentes sites. O professor atua como coordenador, motivador, elo do grupo. Construção Cooperativa A internet favorece a construção cooperativa, o trabalho conjunto entre professores e alunos, próximos física e virtualmente. O que muda no papel do professor? Muda a relação de espaço, tempo e comunicação com os alunos. É preciso combinar o professor convencional com momentos de gerente de pesquisa, de estimulador de busca, de coordenador de resultados.

16 Alguns problemas no uso da internet
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Alguns problemas no uso da internet Há uma certa confusão entre informação e conhecimento. Na informação os dados estão organizados dentro de uma lógica, dentro de um código, de uma estrutura determinada. Conhecer é integrar a informação ao nosso referencial, no nosso paradigma, tornando-a significativa. O conhecimento não se passa, se constrói cria-se! Alguns problemas: - o aluno se perde no emaranhado de possibilidades de navegação, não procura o que foi combinado. O conhecimento se dá no filtrar, no comparar, no sintetizar.

17 MUDANÇAS NO ENSINO PRESENCIAL COM TECNOLOGIAS
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. MUDANÇAS NO ENSINO PRESENCIAL COM TECNOLOGIAS Quando vale a pena encontrar-se na sala de aula Equilibrar o presencial e o virtual valorizando o melhor de cada um. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É um caminho sem voltas, o uso da internet caminha para ser audiovisual, para transmissão em tempo real. O ensino será um mix de tecnologias com momentos presenciais e outros de ensino on-line .

18 Alguns problemas no uso da internet
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Alguns problemas no uso da internet Há uma certa confusão entre informação e conhecimento. Na informação os dados estão organizados dentro de uma lógica, dentro de um código, de uma estrutura determinada. Conhecer é integrar a informação ao nosso referencial, no nosso paradigma, tornando-a significativa. O conhecimento não se passa, se constrói cria-se! Alguns problemas: - o aluno se perde no emaranhado de possibilidades de navegação, não procura o que foi combinado. O conhecimento se dá no filtrar, no comparar, no sintetizar.

19 ALGUNS CAMINHOS PARA INTEGRAR AS TECNOLOGIAS NUM ENSINO INOVADOR
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. ALGUNS CAMINHOS PARA INTEGRAR AS TECNOLOGIAS NUM ENSINO INOVADOR aprender a lidar com a informação e o conhecimento de formas novas, pesquisando muito e nos comunicando constantemente Ensinar com as novas mídias será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino

20 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. PROJETOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUM PARADGMA EMERGENTE – Marilda Behrens perspectivas do séc. XXI indicam a educação como pilar para alicerçar os ideais de justiça, paz, solidariedade e liberdade. As transformações econômicas, políticas e sociais pelas quais o mundo vem passando são irreversíveis

21 GLOBALIZAÇÃO/ Educação Planetária
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. GLOBALIZAÇÃO/ Educação Planetária Ocorre a transição da sociedade industrial,, voltada para a produção de bens materiais, para a sociedade do conhecimento, voltada para a produção intelectual como uso intensivo de tecnologias. A Era das Relações (MORAES, 1997) exige conexão, inter-relacionamento, visão de rede, de sistemas integrados. Trata-se de reconectar o conhecimento que foi fragmentado e reassumir o todo É a superação do paradigma positivista, da racionalidade, a objetividade, a separatividade, a decomposição do todo em partes fragmentadas, que impulsionou para a formação acadêmica reducionista

22 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. O PROFISSIONAL para atuar na sociedade contemporânea exige hoje uma formação qualitativa diferenciada do que se tem ofertado na maioria das universidades Novo desafio - instrumentalizar os alunos para um processo de formação continuada eixo da formação docente precisa passar do ensinar para aprender e aprender a aprender

23 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. O docente inovador precisa ser criativo, articulador e principalmente, parceiro de seus alunos no processo de aprendizagem. Alunos e professores precisam aprender a aprender como acessar a informação, onde busca-la e o que fazer com ela. O papel da Universidade - FORMAR PARA A CIDADANIA E CONTRIBUIR PARA A PRODUÇAÕ DO CONHECIMENTO COMPATÍVEL COM O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

24 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Hoje o professor se depara com uma nova categoria do conhecimento: a digital. Pierre Lévy (1993): o conhecimento pode ser apresentado de três formas: a oral, a escrita e a digital. A linguagem digital, apresenta-se nas novas tecnologias eletrônicas de comunicação e na rede de informação. Enseja uma prática docente assentada na construção individual e coletiva do conhecimento. O computador e a rede devem estar a serviço da escola e da aprendizagem

25 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Desafio do Professor: levar em consideração e contemplar as oito inteligências denominadas por GARDNER: espacial, interpessoal, intrapessoal, cinestésico-corporal, lingüística ou verbal, lógico-matemática, musical e naturalista. E ainda pensar nas oportunidades de desenvolver a inteligência emocional (Goleman 1996).

26 Quatro pilares da aprendizagem colaborativa
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Quatro pilares da aprendizagem colaborativa Aprender a conhecer ( pesquisa/a ter curiosidade/ a descobrir/ aprender a aprender); Aprender a fazer: (buscar o fazer na criação com criticidade e autonomia)/ professor deverá Problematizar/ Novas situações de emprego. Aprender a viver juntos: interação e interdependência, pensamento holístico. Professores e alunos passam a ser parceiros de um projeto comum. Aprender a ser: mais o ser e menos o ter

27 PARADIGMA EMERGENTE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Paradigma= modelo
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. PARADIGMA EMERGENTE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Paradigma= modelo Paradigma emergente nada mais é do que uma nova forma de se trabalhar com o conhecimento para atender às necessidades da sociedade engloba diferentes pressupostos de novas teorias um ponto de encontro é a busca da visão de totalidade, a superação da reprodução para a produção do conhecimento

28 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. Autora acredita na necessidade de desencadear uma aliança de abordagens pedagógicas O ensino com pesquisa: pode provocar a superação da reprovação para a produção do conhecimento, com autonomia, espírito crítico e investigativo. Considera a pesquisa como princípio educativo, aluno e prof. Tornam-se pesquisadores e produtores de conhecimento. A abordagem Progressista: tem como pressuposto central a transformação social. Instiga o diálogo e a discussão coletiva, contempla os trabalhos coletivos, as parcerias, a participação crítica e reflexiva dos alunos. A visão holística ou sistêmica: busca a superação da fragmentação do conhecimento, o resgate do ser humano em sua totalidade, considerando o homem com suas inteligências, levando à formação de um profissional humano, ético e sensível

29 PARADIGMA EMERGENTE NUMA ALIANÇA DE ABORDAGENS PEDAGÓGICAS
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. PARADIGMA EMERGENTE NUMA ALIANÇA DE ABORDAGENS PEDAGÓGICAS O ensino com pesquisa; A abordagem progressista; A visão holística; Tecnologia como ferramenta para aprendizagem colaborativa: O computador é a ferramenta auxiliar no processo de “aprender a aprender” Pesquisa individual e coletiva; Além da Internet, há diversos tipos de programas aplicados à educação indicados por Seabra (1994) como: Exercitação: o programa oferece treinamento de certas habilidades e possibilita decorar terminologia, treinar e resolver problemas de física, química, matemática... Programas tutoriais - são compostos por blocos de informações bem organizados, como se fosse um livro animado, um vídeo. Aplicativos: são programas voltados para funções específicas: planilhas eletrônicas, processadores de textos, editores de textos... Jogos e programas de simulação

30 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. O PARADIGMA EMERGENTE E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA BASEADA EM PROJETOS A aprendizagem baseada em projetos demanda um ensino que provoque ações colaborativas num paradigma emergente, instrumentalizado pela tecnologia inovadora

31 FASES DO PROJETO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. FASES DO PROJETO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DA TECNOLOGIA Por que ainda hoje não se valorizou adequadamente o uso da tecnologia visando a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e eficaz? Reflexões sobre isto: A convicção sobre o papel da escola como transmitir um conjunto organizado e sistematizado de conhecimentos de diversas áreas ; Espera-se que a escola possa transmitir valores e padrões de comportamentos próprios da sociedade em que se vive

32 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. A desvalorização da tecnologia em educação começou nas décadas de 50 e 60- Teorias Comportamentalistas/ Instrução Programada/ Métodos/ Programas de Qualidade Total. Dois fatos novos trazem à tona a discussão sobre mediação pedagógica e o uso da tecnologia: 1º) O surgimento da informática e da telemática proporcionando aos usuários o contato com novas e recentes informações, pesquisa, produções científicas do mundo todo e de diversas áreas: surgem novas formas de se construir conhecimento e produzir trabalhos. Desenvolvem-se cursos à distância, ensino à distância, as teleconferências. Também se desenvolvem processos de aprendizagem à distância: listas, grupos de discussão. 2º) A formação, no ensino superior, das competências pedagógicas dos professores universitários. São professores preocupados com sua formação pedagógica, professores de enfermagem, assistente-sociais, professores de administração. Preocupação em como motivar seus alunos.

33 Tecnologia e processo de aprendizagem
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. O autor se propõe a trabalhar essa discussão através de quatro tópicos: Tecnologia e processo de aprendizagem A tecnologia é um meio, para colaborar no processo de aprendizagem, um instrumento significativo que poderá colaborar no desenvolvimento educacional dos estudantes. Quatro elementos deste processo: O APRENDER, O PAPEL DO ALUNO, O PAPEL DO PROFESSOR E O USO DA TECNOLOGIA. Tecnologia e mediação pedagógica Tecnologia, avaliação e mediação pedagógica O professor como mediador pedagógico

34 MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. O autor afirma ter propiciado a reflexão sobre a tecnologia e mediação pedagógica, chamando a atenção para a presença e a influência que a tecnologia tem hoje na sociedade contemporânea e na educação , tanto na escolar como na informal, tanto na presencial como na educação a distância. Também apontou para nos novos desafios que a informática e a telemática estão trazendo para o avanço educacional dos povos, dependendo de como a usem.


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