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Antecedentes Um dos problemas históricos da educação brasileira diz respeito à alfabetização de suas crianças. Os dados coletados pelo Saeb, no decurso.

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2 Antecedentes Um dos problemas históricos da educação brasileira diz respeito à alfabetização de suas crianças. Os dados coletados pelo Saeb, no decurso de uma década, demonstram os baixos níveis de proficiência atingidos nas provas de leitura pelas crianças que estão terminando a 4ª e 8ª série do E.F.

3 Diante dos baixos desempenhos alcançados, pode-se inferir que:  as nossas crianças e jovens não compreendem o que lêem, o que sugere uma defasagem no processo de alfabetização mesmo após quatro, seis, oito anos de escolarização. Antecedentes

4 Estratégias para reverter essa situação Ensino Fundamental de 9 anos. Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE - Metas de qualidade para a Educação Básica para os próximos 15 anos.

5 Ampliação do E.F. para 9 anos Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006 Alguns dos Objetivos  assegurar para todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar com maiores oportunidades de aprendizagem;  possibilidade de qualificação do ensino e da aprendizagem da alfabetização e do letramento, pois a criança terá mais tempo para se apropriar desses conteúdos.

6 Compromisso Todos pela Educação Metas de qualidade IDEB de 6 pontos até 2022 Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos. PROVINHA BRASIL

7 O QUE É? Instrumento elaborado para permitir o diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino, após um ano de escolaridade, visando à intervenção pedagógica e administrativa. PARA QUE SERVE? Oferecer informações que viabilizem a intervenção quando ainda há tempo para melhorar o ensino, de forma que, ao término do segundo ano de escolarização, as crianças estejam alfabetizadas. Instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias.

8 PROVINHA BRASIL QUEM AVALIA? Secretarias de educação, realizando uma avaliação externa ou as próprias escolas, avaliando internamente o desempenho de seus alunos. QUEM SERÁ AVALIADO? As crianças que já concluíram um ano de escolarização.  2º ANO DE ESCOLARIZAÇÃO

9 Orientações para as Secretarias de Educação - descrição das formas de participação, possibilidades e limitações do instrumental. 1 Passo a Passo - antecedentes, contextualização, matrizes, metodologia, escala, possibilidade de uso e interpretação das informações. 2 Reflexões sobre a prática - sugestões de ações e políticas governamentais de apoio à intervenção pedagógica e administrativa. 3 Caderno do aluno (exclusivo para gestores) - teste do aluno. 4 Caderno do professor/ aplicador (exclusivo para gestores) – teste do aluno acrescido de comandos a serem seguidos na aplicação; 5 Guia de correção e interpretação dos resultados (exclusivo para gestores) - manual para corrigir e interpretar os resultados do teste; 6

10 COMO ACESSAR O SITE? www.inep.gov.br

11 Concepção Provinha Brasil Alfabetização e letramento processos distintos porém, indissociáveis.

12 Matriz de Ensino X Matriz de Referência (PB) Matriz de Ensino É um conjunto de competências, habilidades e conteúdos que serão ensinadas ao longo de um período e são mais amplos do que os contidos em um teste. Matriz Provinha Brasil Conjunto de habilidades/capacidades envolvidas nos processos de alfabetização e letramento, passíveis de serem medidas no teste nas condições em que ele se realiza.

13 A matriz é apenas uma referência de avaliação, não inclui todas as capacidades que devem ser trabalhadas na sala de aula. Ela indica o que é básico e essencial a ser garantido no processo de alfabetização. IMPORTANTE

14 MATRIZ DE REFERÊNCIA – foi estruturada tomando como base o documento Pró-letramento e outros documentos que norteiam as avaliações nacionais desenvolvidas pelo INEP. Foram consideradas HABILIDADES imprescindíveis para o desenvolvimento da alfabetização e do letramento que podem ser agrupadas em torno de 5 eixos fundamentais: Compreensão e valorização da cultura escrita Apropriação do Sistema de Escrita Leitura Escrita Desenvolvimento da oralidade PROVINHA BRASIL CARACTERÍSTICAS GERAIS

15 Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização e do Letramento (PB) EixoDescritores de Habilidades Apropriação do sistema da escrita D1. Diferenciar letras de outros sinais gráficos, como os números, sinais de pontuação ou de outros sistemas de representação. D2. Identificar letras do alfabeto D3. Reconhecer palavras como unidade gráfica. D4. Distinguir diferentes tipos de letras. D5. Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas. D6. Identificar relações fonema/grafema (som/letra). Leitura D7. Ler palavras. D8. Localizar informação em textos D9. Inferir informação. D10. Identificar assunto de um texto lido ou ouvido. D11. Antecipar assunto do texto com base em título, subtítulo, imagens. D12. Identificar a finalidade do texto pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas. D13. Reconhecer a ordem alfabética. D14. Estabelecer relações de continuidade temática. Escrita D15. Escrever palavras. D16. Escrever frases. D17. Escrever textos. * * Por questões operacionais, o descritor D17 não foi contemplado na primeira edição da Provinha

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17 Professor(a): Leia, para os alunos, SOMENTE a instrução. Repita a leitura, no máximo, uma vez.  Risque o quadrinho onde as letras P e L aparecem na mesma palavra.

18 Risque a lista de compras

19 POR QUE A PROVINHA BRASIL TEM ESSA FORMATAÇÃO? Pré-teste Ordenados por grau de dificuldade (alunos) Parâmetros (Escala)

20 Como a Matriz de Referência pode ajudar o gestor e/ou professor? orientar a construção de outros instrumentos de avaliação dos alunos em seu segundo ano de escolaridade; uma referência para o trabalho do gestor e/ou professor para desenvolver junto a seus alunos no decorrer do ano letivo; os eixos e as habilidades/capacidades podem dar informações importantes para ajudar a orientar o trabalho ou (re)planejar as ações de alfabetização.

21 Após sua aplicação, temos o desafio de compreender o significado das respostas dadas pelos alunos para que possamos responder as seguintes questões: O que eles já sabem acerca da leitura e a escrita? O que ainda precisam aprender?

22 24 itens de múltipla escolha, lidos total ou parcialmente, ou não lidos pelo professor/aplicador. 3 itens de escrita: de palavra formada por sílabas canônicas, de palavra formada por sílaba não canônica e de uma frase. Convencionou-se chamar o teste publicado de “Teste 1”. Como é o teste?

23 Será feita pelo professor, utilizando uma planilha de marcação de gabaritos, pela qual se obtém o número de acertos por aluno e a média de acertos da turma. O número ou a média de acertos devem ser relacionados aos níveis de desempenho. Correção e interpretação do teste

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25 Níveis de desempenho Nível 1 – até 13 acertos – início da apropriação das habilidades referentes ao domínio do sistema alfabético. Nível 2 – de 14 a 17 acertos – consolidação das habilidades referentes ao conhecimento e uso do sistema de escrita, já associam adequadamente letras e sons, iniciando a leitura de palavras com vários tipos de estrutura silábica. Nível 3 – de 18 a 20 acertos – consolidação da capacidade de ler palavras de diferentes tamanhos e padrões silábicos, frases com sintaxe simples (sujeito + verbo + objeto) e utilização de estratégias para ler, superficialmente, textos curtos. Nível 4 – de 21 a 22 acertos – leitura de textos na ordem direta (início, meio e fim), de estrutura sintática simples (sujeito+verbo+objeto) e de vocabulário explorado comumente na escola. Localização de informações, inferências e compreensão do assunto do texto. Nível 5 – de 23 a 24 acertos - domínio do sistema de escrita e da leitura compreensiva, acima do definido como aceitável para o fim do segundo ano de escolarização.

26 Exemplo do pré-teste (Escola Alfa – Turma A)

27 Exemplo do pré-teste (Escola Alfa – Turma B)

28 diagnosticar o processo de alfabetização; detectar a distância ou a proximidade entre o que a alfabetização é e o que deveria ser; indicar possibilidades de análise dos resultados e de intervenções; definir formação dos professores em rede; organizar o trabalho pedagógico. A Provinha Brasil pretende dar subsídios para

29 Nível médio de alfabetização de uma turma pode ser utilizado principalmente pelo professor e pela direção das escolas para estabelecimento de metas para a turma revisão do planejamento (habilidades, estratégias e recursos) avaliação do desempenho profissional Utilização dos Resultados

30 Nível médio de alfabetização de uma turma pode ser utilizado principalmente pela direção das escolas e pelo gestor da rede estabelecimento de metas pedagógicas para a escola reflexões e revisão da proposta curricular (competências, habilidades e abordagem) avaliação institucional definição de critérios para alocação de profissionais da área Utilização dos Resultados

31 Nível médio de alfabetização de várias escolas pode ser utilizado principalmente pela gerência do conjunto de unidades escolares estabelecimento de metas pedagógicas para a rede reflexões e revisão curricular formação de professores definição de critérios para seleção e alocação de profissionais da área Utilização dos Resultados

32 Aplicação e correção da Provinha Brasil: Professores do 2º ano (EF de 9 anos) e da 2ª série (EF de 8 anos) – Rodízio Preenchimento da ficha síntese por turma (professor) e escola (gestores/ supervisor pedagógico / coordenadores locais) e envio para a DRE - NMP / CRA. Correção e análise de resultados dos alunos ANEE incluídos e que fizeram a prova – SUBEB/DEE Análise de resultados por DRE / escola e divulgação dos resultados finais – SUBIP (Professor Ari), SUBEB/DIREF/DEE e DRE/CRA. Operacionalização da Provinha Brasil na Secretaria de Educação do Distrito Federal

33 PB  diagnóstico  formar o professor; PB  não mede TUDO o que compõe o processo de alfabetização; PB  apenas indica sobre quais das capacidades avaliadas precisam ser desenvolvidas no ensino; PB  soma um olhar “de fora” ao “olhar de dentro”; IMPORTANTE

34 PB  não atribuir poder “mágico” a uma avaliação diagnóstica; PB  nega o caráter classificatório; PB  não define os conteúdos; PB  não define as metodologias; PB  investir na formação inicial e continuada de professores (rede estadual e municipal). IMPORTANTE


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