A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções."— Transcrição da apresentação:

1 Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções

2 Sumário Introdução O que é? Uma breve biografia Características gerais Concepções A educação sob um novo olhar Papeis Relação professor-aluno Processos de ensino e aprendizagem Marcas na atualidade

3 Introdução “A educação é um ato de amor e, portanto, um ato de coragem. Não pode temer o debate, a analise da realidade; não pode fugir a discussão criadora, sob a pena ser uma farsa.” (Paulo Freire)

4 O que é?

5 Uma breve biografia Quem foi Paulo Freire?

6 Características  Os conteúdos são referentes com o viver do aluno  Tem como preocupação de ensino a capacidade de atuação do aluno na sociedade  É estritamente critica, sempre levando os alunos a pensarem sobre sua vida, e principalmente sobre a sociedade  A transmissão de conhecimentos não é seu foco, mas relacionar o assunto com a experiência  Conscientização política

7 Concepções Homem, sociedade e educação

8 A educação sob um novo olhar Sob a perspectiva de Freire a educação deve ser uma atividade social pedagógica extremamente critica, analisando todos os pontos das relações humanas, o homem em si e entre o homem e a natureza.

9 Papeis importantes Escola Professor Aluno Professor-aluno

10 Relação professor-aluno Através da conversa pedagógica educacional é construída uma esfera de igualdade condicional entre professor e aluno, em que ambos são alvos da ação do conhecer. Consequência do enunciado Ausência de uma hierarquização na sala de aula O professor pode aprender com os alunos Ambos são sujeitos ao aprendizado O professor não é o ‘dono do saber’

11 Processos de ensino e aprendizagem Estão extremamente vinculados a experiências que os alunos vivenciaram (vivenciam) no decorrer de sua vida. Agindo assim como agentes que despertam sua intenção e curiosidade para a resolução de questões que estão vinculadas ao seu dia a dia.

12 Aplicabilidade dos conteúdos

13 Marcas na educação atual

14 1. Características gerais 2. Surgimento em destaque/ período 3. Principais defensores 4. Concepção de homem 5. Concepção de sociedade 6. Concepção de cultura 7. Como é vista a educação 8. Papel da escola 9. Papel do professor 10. Papel do aluno 11. Relação professor aluno 12. Como são entendidos os processos de ensino e aprendizagem 13. Função dos conteúdos escolares – função secundaria 14. Metodologia empregada 15. Avaliação da aprendizagem 16. Aspectos perceptivos na educação atual (o que dessa tendência aparece ainda nos atuais)

15 REFERENCIAS LIBANÊO, José Carlos. “Democratização da escola publica” – A pedagogia critica – social dos conteúdos. 23 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009 GADOTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 1987 SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 17 ed. São Paulo: Cortez/ Autores associados, 1988; ver os capítulos Escola e democracia I e Escola e democracia II.


Carregar ppt "Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google