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GAI Gestão dos Ativos Intangíveis Apresentação Contrato Pedagógico EmentaIntrodução.

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1 GAI Gestão dos Ativos Intangíveis Apresentação Contrato Pedagógico EmentaIntrodução

2 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br EMENTA Definição e Identificação de Ativos Intangíveis; Definição e Identificação de Ativos Intangíveis; Informação e Conhecimento Organizacional; Informação e Conhecimento Organizacional; Capital Humano, Informacional e Organizacional; Capital Humano, Informacional e Organizacional; Alinhamento dos Ativos Intangíveis com a estratégia da empresa; Alinhamento dos Ativos Intangíveis com a estratégia da empresa; 2

3 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br EMENTA A importância dos ativos intangíveis para potencializar a geração de diferencial competitivo nas organizações; A importância dos ativos intangíveis para potencializar a geração de diferencial competitivo nas organizações; Inter-relacionamento com outras condições geradoras do diferencial competitivo; Inter-relacionamento com outras condições geradoras do diferencial competitivo; Desenvolvimento, manutenção e proteção dos ativos intangíveis. Desenvolvimento, manutenção e proteção dos ativos intangíveis. 3

4 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br OBJETIVOS GERAIS Orientação para processos; Orientação para processos; Orientação para resultados; Orientação para resultados; Senso crítico e capacidade de contextualização; Senso crítico e capacidade de contextualização; Comunicação e expressão; Comunicação e expressão; Trabalho em equipe; Trabalho em equipe; Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas. Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas. 4

5 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender a importância da disciplina para a organização; Compreender a importância da disciplina para a organização; Entender o papel da GAI para a criação de diferenciais competitivos; Entender o papel da GAI para a criação de diferenciais competitivos; Identificar, avaliar e promover o desenvolvimento do conhecimento e da gestão dos ativos; Identificar, avaliar e promover o desenvolvimento do conhecimento e da gestão dos ativos; Capacidade de formular estratégias – retenção, desenvolvimento e preservação dos ativos intangíveis da organização. Capacidade de formular estratégias – retenção, desenvolvimento e preservação dos ativos intangíveis da organização. 5

6 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Ativos Intangíveis 2. Classificação 3. Identificação e avaliação 4. Alinhamento estratégico 5. Desenvolvimento, alinhamento e preservação. 6

7 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br ESTRATÉGIA DE TRABALHO 1. Aulas expositivas; 2. Artigos e textos; 3. Simulações, cases, trabalhos em grupo, círculos; 7

8 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br AVALIAÇÃO 1. Avaliação bimestral 50% 2. Trabalhos Individuais e em grupos – 50% 8

9 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br BIBLIOGRAFIA KAPLAN, R.; NORTO, D.P. Mapas Estratégicos – BSC: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Editora Campus, 2004 HOSS, º; ROJO, C.A.; GRAPEGGIA, M. Gestão de ativos Intangíveis: da mensuração à competitividade por cenários. Atlas, 2010 9

10 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br INTRODUÇÃO Gestão Gestão Ativos Ativos Intangíveis Intangíveis 10

11 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br ATIVOS INTANGÍVEIS Principais publicações de negócios do mundo Conhecimento Conhecimento Talentos Talentos Marcas Marcas Sustentabilidade Sustentabilidade Relacionamentos Relacionamentos Inovação, tecnologia, Inovação, tecnologia, Governança corporativa Governança corporativa 11

12 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Lista das 100 empresas mais ricas do Mundo 2011/2012 - Forbes empresas JPMorgan; JPMorgan; HSBC Holdings, HSBC Holdings, General Electric, General Electric, ExxonMobil, ExxonMobil, Shell, Shell, PetroChina, PetroChina, ICBC, ICBC, Berkshire Hathaway, Berkshire Hathaway, Petrobras Petrobras Citigroup. Citigroup. 12

13 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Cenário Desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação “Salto” no ritmo das mudanças nos transportes e nas tecnológicas em geral Patamar comum atingido pelas empresas Esgotamento das estratégicas de produtividade Busca por uma diferenciação competitiva Incremento do conceito de serviço 13

14 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Cenário Aumento das empresas baseadas em serviços (Principalmente a partir da Segunda Guerra) 1988 - (USA) os serviços são responsáveis: – –por 77% do emprego – –pela maior parte do PIB 1990 - maior parte da valorização das empresas se deve a: – –serviços baseados em conhecimento – –sua potencialização em decorrência do desenvolvimento das tecnologias 14

15 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Definição Um ativo, para a contabilidade, compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. 15

16 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Definição Intangível vem do latim tangere, ou tocar. Ou seja, aquilo que não pode ser tocado porque não tem corpo. 16

17 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Definição Ativos intangíveis: bens, direitos e demais aplicações de recursos por ela controlados, sem materialidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros. (*) Página 5 – apostila – Definições vários autores. Trabalharemos com Kaplan e Norton (1997), Hoss, Rojo e Grapeggia (2010) 17

18 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Quanto custa? Uma marca Uma marca Uma inovação Uma inovação Capital humano empregado Capital humano empregado Direitos autorais Direitos autorais Patentes Patentes Relacionamentos com os clientes Relacionamentos com os clientes 18

19 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br A importância dos Ativos Intangíveis EMPRESA ativos tangíveis Transformação Energia Mão-de-obra CLIENTE FORNECEDOR Era Industrial 19 PRODUÇÃO

20 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br A importância dos Ativos Intangíveis EMPRESA ativos intangíveis Inteligência Conhecimentos Informações CLIENTE FORNECEDOR Era do Conhecimento RELACIONAMENTOS CLIENTES DOS CLIENTES MEIO AMBIENTE SOCIEDADE 20

21 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Características Estratégicas Singularidade: – –Únicos; – –difícil aquisição ou cópia; – –Status diferenciado; – –Posição de destaque na estratégia das empresas. 21

22 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Características Estratégicas   Diferenciação:   Diferentes dos demais;   Algo que ninguém mais possui;   Stackholders = valor. 22

23 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Características Estratégicas   Simultaneidade   utilizados ao mesmo tempo e de formas diferentes;   Aspecto não corpóreo;   23

24 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Características Estratégicas   Escalabilidade:   Não limitam a capacidade produtiva da organização;   O aumento de escala produtiva não implica em aquisições e custos fixos; 24

25 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Características Estratégicas   Capacidade de influenciar a demanda:   Externalidades de rede;   Demanda exercida por um consumidor também é dependente das demandas exercidas por outros consumidores ou pelo número de outros consumidores que já tenham adquirido determinada mercadoria.   Positivas ou negativas.   Internet e todas as mídias podem trazer novidades da moda, estilos, tendência, marcas, novas tecnologias, que são imitadas por todas as outras pessoas. 25

26 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Gestão de Ativos Intangíveis OS 10 MANDAMENTOS 26

27 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Primeiro Mandamento 1. 1. Reconheça que eles existem compreenda sua natureza – –são imateriais; – –geralmente estão associados a valor e não a resultados financeiros; – –têm função de gerar e/ou proteger valor; – –são habilitadores de competitividade de longo prazo; – –só têm valor se percebidos pelo observador externo; – –fortalecem a reputação corporativa. 27

28 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Primeiro Mandamento Reconheça sua relevância estratégica; Considere-os ativos de valor; Como tal, objetive mensurá-los; 28

29 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Segundo Mandamento Identifique os intangíveis que detêm: Compreenda as reais competências de sua empresa; Identifique os intangíveis que ela detêm; Compare com os intangíveis exigidos pela dinâmica competitiva de seu setor; Contextualize-os em sua estratégia corporativa (objetivos, metas, orçamentos, etc); Mapeie o impacto (trocas, relações e relacionamentos) dos intangíveis em cada stakeholder interno e externo 29

30 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Terceiro Mandamento Conheça a realidade operacional: Identifique os atuais donos e responsáveis formais ou informais; Evidencie as metas consensadas e as expectativas associadas; Compreenda como são mensurados atualmente; Mapeie os veículos de entrega desses ativos: canais, projetos, ações, iniciativas e processos; Identifique os clientes e fornecedores internos, bem como os usuários e interessados nesses ativos. 30

31 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Quarto Mandamento Categorize-os nos Grupos de Capital de Valor: Hierarquize por relevância estratégica; Exclua os menos relevantes (menor impacto, esforço, orçamento, etc) Agrupe-os por tipo de Capital de Valor: Institucional, de Relacionamentos, Organizacional e Intelectual; Organize-os por stakeholder e veículo de entrega 31

32 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Quinto Mandamento Construa dashboards gerenciais: Defina objetivos estratégicos para cada ativo; Isole-os por stakeholder; Atribua metas para cada objetivo estratégico; Matricie os intangíveis por geração e/ou proteção de valor; 32

33 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Quinto Mandamento Construa dashboards gerenciais: Associe KPIs para a performance dos processos associados; Escolha métricas relevantes e viáveis; Construa um dashboard de performance; Alinhe este dashboard à estratégia corporativa; Associe KPIs de valor para os grupos de KPIs de performance; Escolha métricas relevantes e viáveis; Construa um dashboard de valor; 33

34 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Sexto Mandamento Qualifique-os para gerenciamento: Formalize as fontes e bases de dados e informação (sistemas, pessoas, etc) para os KPIs; Oficialize os patrocinadores (sponsors); Oficialize os gestores responsáveis; Determine o modelo de accountability; Antecipe os riscos; Considere o suporte de um change management. 34

35 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Sétimo Mandamento Desenvolva um modelo de gestão sistêmico: Identifique os gaps operacionais, gerenciais e tecnológicos; Construa um plano de ação e contingência; Implemente PDCA; Crie rotinas para que se rodem os dashboards periodicamente; Construa outputs relevantes (relatórios, apresentações, demonstrativos, inputs para o BSC, etc); 35

36 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Oitavo Mandamento Quantifique-os: Atribua pesos e ponderações a cada ativo em cada Capital de Valor; Rode os dashboards de performance e valor; Compare a performance operacional; Analise a geração e/ou proteção de valor no período; 36

37 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Nono Mandamento Ajuste metas e orçamentos: Analise os resultados; Ajuste as metas de cada intangível; Corrija orçamentos e alocação de recursos e esforços; Ajuste, retire ou agregue novos KPIs; Eventualmente ajuste as métricas; Prepare o novo ciclo; Premie a geração/proteção de valor relevante; 37

38 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Décimo Mandamento Comunique-os e desenvolva o Balanço de Intangíveis: Construa o Balanço de Intangíveis; Associe-o ao Balanço Corporativo e Social; Reforce com os stakeholders internos como esses ativos geram/protegem valor; Comunique aos stakeholders externos sua excelência em geração/proteção de valor em intangíveis (considere a relevância específica para cada stakeholder); Desenvolva uma estratégia de alinhamento e formação de percepção positiva no mercado; Crie mensagens para imprensa; Integre-o com as práticas de governança corporativa; Crie mensagens e rotinas com os acionistas e investidores (RI, CFO, CEO, etc); 38

39 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br O Novo Consumidor dento do Novo Cenário Consumidor, cidadão, acionista, colaborador, etc; Aberto à experimentação e potencialmente infiel; Engajado em comunidades para trocar informações sobre marcas e produtos; Simpático ao conceito de gratuidade da Web; Aproveita todas as possibilidades da realidade multimídia e multidevice; 39

40 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br O Novo Consumidor dento do Novo Cenário Conhece seus direitos; Gera mídia e conteúdo, ampliando seu poder de atuação e influência; Não liga para propaganda; Exige qualidade e preço justo para início de relação; Compara elementos racionais de compra através das ferramentas 2.0; Interage e exige feedback qualificado e rápido. 40

41 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br 41

42 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Conjunto de ações e investimentos básicos que a empresa deve fazer, alinhando seus processos e metas para entregar o prometido e satisfazer as necessidades do cliente. 42

43 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Em um nível de exigência mais sofisticado, secundário, porém não menos importante, está o atendimento das expectativas do cliente, aquilo que ele espera, mesmo que não defina com clareza. 43

44 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br O intangível do relacionamento, é preenchido por aquele conjunto de experiências, sensações, idéias, visões e interações que garantem a formação de uma percepção vencedora, positiva, única e diferenciada da empresa no recall de cada cliente. 44

45 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Necessidades Conjunto de ações e investimentos básicos que a empresa deve fazer, alinhando seus processos e metas, para entregar o prometido, aquilo que o cliente comprou em essência – a satisfação de suas necessidades. Contratos do tipo SLA (Service Level Agreement) 45

46 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Expectativas Nível de exigência mais sofisticado, atender as expectativas do cliente, aquilo que ele espera, mesmo que não defina com clareza. Estão nesse conjunto de valores todas as ações de relacionamento, de atendimento, de presença. Contratos do tipo SLM (Service Level Management), forma e os modelos como as empresas interagem com cada cliente. Fidelizam na razão, na lógica, no custo X benefício. 46

47 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Percepções O intangível do relacionamento, experiências, sensações, idéias, visões e interações que garantem a formação de uma percepção vencedora, positiva, única e diferenciada da empresa no recall de cada cliente. Superação, fidelização emocional, psicológica, clientes = torcedores, fãs, amigos. Não há contrato, dependem essencialmente de criatividade, inovação, assumir riscos, fazer diferente, uniqueness. 47

48 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Aula 2 48

49 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Taylor Trabalho representado pela repetição em massa dos movimentos padronizados e por simples descrições de cargos. A aplicação do conhecimento foi estimulada, direcionando a capacidade intelectual ao trabalho complexo, buscando formas de executá-lo de maneiras mais simples e fáceis, com ganhos de produtividade crescentes. 49

50 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Impulsionadores 1 – O mercado competitivo globalizado e a desregulamentação de setores importantes da economia, como telecomunicações, transportes e eletricidade; 2 – As novas tecnologias de informação e a Internet. 50

51 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br A marca Facilita a gestão de uma carteira de produtos: – –referência e identificação. Proteção legal – –Registro; Diferenciação Vantagem competitiva 51

52 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Aula 3 52

53 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Grandes Negócios Philip Morris x Kraft = US$ 10 bi – –Patrimônio físico Kraft = US$ 1 bi – –Intangível Kraft = US$ 9 bi (marca, posição, relacionamentos) Unilever x Kibon = US$ 930 mi – –Patrimônio físico Kibon = US$ 270 mi 53

54 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br 54

55 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br ???? Goodwill ou Ativo Intangível? 55

56 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br 56

57 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Goodwill Reconhecido pela contabilidade financeira apenas quando adquirido por meio da compra de uma empresa, ou parte dela. Registrado como a diferença entre o valor pago pela empresa (VM=valor de mercado) e o seu valor contábil (VC). G = VM – VC 57

58 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Goodwill Comercial Decorrente de serviços colaterais como: – –equipe de vendedores; – –entregas convenientes; – –facilidade de crédito; – –dependências apropriadas para serviço de manutenção; – –qualidade do produto em relação ao preço; – –atitude e hábito do consumidor como fruto de nome comercial e marca; – –localização. 58

59 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Goodwill Industrial Altos salários; Baixo turnover de empregados; Oportunidades internas; Serviço médico; Sistema de segurança adequado (contribuam para a boa imagem da empresa e também para a redução do custo unitário de produção, devido à eficiência de uma força de trabalho operando nessas condições) 59

60 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Goodwill Financeiro Atitude de investidores e de fontes de financiamento e de crédito; Sólida situação para cumprir suas obrigações e manter sua imagem; Recursos financeiros; 60

61 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Goodwill Político Boas relações com o Governo 61

62 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Classificação – pág. 22 Já os ativos intangíveis.. 62

63 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Capital Institucional Marcas Imagem Causas Sustentabilidade Governança Corporativa... 63

64 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Capital Organizacional Modelo de Negócio Infra-Estrutura Tecnológica Canais de Distribuição Sistemas de Informação Modelos de Contratação... 64

65 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Capital Intelectual Patentes P&D Inteligência Competitiva Metodologias e Modelos Conhecimento Corporativo... 65

66 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Capital de Relacionamentos Turn Over de Funcionários Experiência dos Clientes Acesso a Mercados Poder com Fornecedores Acesso à Mídia... 66

67 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Outras classificações Ativos de mercado => relacionados ao mercado: marca, clientes, lealdade dos clientes, negócios recorrentes, negócios em andamento, canais de distribuição, franquias, etc.; Ativos humanos => indivíduo: expertise, criatividade, conhecimento, habilidade para resolver problemas, tudo visto de forma coletiva e dinâmica; Ativos de propriedade intelectual => proteção legal: know-how, segredos industriais, copyright, patentes, designs, etc.; Ativos de infra-estrutura => tecnologias, metodologias e processos empregados como cultura, sistema de informação, métodos gerenciais, aceitação de riscos, banco de dados de clientes, etc. 67

68 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Relação de Risco - Investimento em Ativos Intangíveis – pág. 23 Velocidade das inovações; Avanços tecnológicos; Poucos produtos e processos são inimitáveis; Risco inerente do processo de criatividade e inovação e o investimento em intangíveis subjacente ao processo; Volatilidade de ganhos de pesquisa e desenvolvimento (3x + investimentos físicos); 68

69 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Risco Novos produtos podem ter uma vida útil limitada. Exclusividade é temporária – commoditie; Processo de inovação não é estático; Vantagens conquistadas têm rápida comunicação no mercado e despertam concorrentes (cópia ou melhoria); Nova padronização e um ciclo sem fim. 69

70 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br 70

71 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br 71

72 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Capital Intelectual –pág. 24 72

73 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Capital Intelectual Dados: conjunto de fatos distintos e objetivos, descritos como registros estruturados de transações; Sozinhos são de pouca relevância nas organizações. 73

74 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Capital Intelectual Informação: mensagem, geralmente em forma de documento ou uma comunicação audível ou visível; Finalidade de mudar o modo como o destinatário vê algo, exercendo algum impacto sobre seu julgamento e comportamento. 74

75 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Sistema de Informação: componentes inter-relacionados, buscando coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações; Facilitar a administração; Transformam e canalizam. 75

76 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Informação Combustível para alavancar a vantagem competitiva; Matéria prima do conhecimento; Notícia ou inteligência; Oral ou escrita. 76

77 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Seres humanos são capazes de aplicar a informação em um trabalho ou tarefa específica; Cérebro ou mãos habilidosas; Informação é inútil sem a aplicação humana. 77

78 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br 1.11 - Teoria do Conhecimento – pág. 25 Epistemologia; ‘epísteme’ – verdade absolutamente correta; – –Racionalismo – –Empirismo 78

79 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Racionalismo Conhecimento por dedução; Raciocínio; Construção mental de conceitos, leis e teorias. 79

80 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Empirismo Indução; Experiências sensoriais específicas. 80

81 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Conhecimento Humano Explícito: articulado na linguagem formal; Afirmações gramaticais; Expressões matemáticas; Especificações; manuais;... 81

82 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Conhecimento Humano Tácito: incorporado à experiência individual; Envolve fatores intangíveis; Crenças; Valores; Perspectivas; Emoções. 82

83 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Conhecimento Humano Nas organizações.. – –Conhecimento prático é importante; – –Difícil de expressar em palavras; – –Tácito; Todo conhecimento possui uma dimensão tácita. 83

84 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br A Sociedade do Conhecimento Automação do trabalho; Redução do tamanho das grandes organizações; Mudança na força de trabalho; Transformações demográficas; Substituição do centro geográfico da economia (tangível para intangível). 84

85 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Empresas e Trabalhadores do Conhecimento Qualificados; Converter informação em conhecimento; Conhecimento gera novos questionamentos; Possibilidades infinitas... 85

86 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br 1.12 - Criação e Gestão do Conhecimento – pag. 26 Explicito + Tácito Transferência: – –Informação: falar ou escrever; Explícito; Rápida, segura; aulas, palestras... – –Tradição: Informal; não estruturado. 86

87 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Capital Intelectual Patentes P&D Inteligência Competitiva Metodologias e Modelos Conhecimento Corporativo... 87

88 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Criação e Gestão do Conhecimento O conhecimento estruturado e sistematizado é uma forma de geração e agregação de valor para as empresas. 88

89 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Valoração Consideram: – –Estratégias; – –Conhecimento; – –Evolução; – –Flexibilidade. 89

90 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Premissas de Criação de Valor Retorno do capital investido superior aos custo de oportunidade; Quanto mais investimento em retornos superiores, mais de cria capital; crescimento com margem superior ao custo de capital próprio; Escolhas que maximizem o valor presente dos fluxos previsto ou o lucro econômico. 90

91 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Variáveis de Avaliação Fluxo de caixa relevante = empresa vale aquilo que consegue gerar de caixa no futuro; Período de projeção =- FC deve ser projetado para um espaço de tempo que permita sua previsão com razoável confiança; 91

92 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Variáveis de Avaliação Valor de perpetuidade ou residual = FC não cobertos pelo período de projeção devem ser quantificados; Condições de endividamento financeiro; Taxa de desconto (VPL). 92

93 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Ativos Baseados no Conhecimento $$ adquirir; $$ desenvolver; Difíceis de gerenciar; Riscos 93

94 GAI Prof a Josy Júdice Email: josy@prosperh.com.br Descreva a relação existente entre dados e sabedoria. O conhecimento é a base propulsora de desenvolvimento patrimonial. Comente esta afirmação, fazendo seu posicionamento. A afirmação de que o poder está ligado ao conhecimento se deve a que fatores? Quais são as duas grandes correntes do conhecimento? Explique e exemplifique. Como se dão a criação e a transferência do conhecimento? 94


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