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PROFESSORA LUCIANA AMADO DE MENEZES MEDRADO NOVEMVRO - 2009 IOPE INSTITUTO DE OPTOMETRIA DE PERNAMBUCO ADMINISTRAÇÃO.

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1 PROFESSORA LUCIANA AMADO DE MENEZES MEDRADO NOVEMVRO - 2009 IOPE INSTITUTO DE OPTOMETRIA DE PERNAMBUCO ADMINISTRAÇÃO

2 ADMINISTRAÇÃO - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - A Execução do projeto administrativo. Recursos: => A matéria prima e seus custos de produção. => O produto, canais de distribuição. => Os recursos humanos e perfis. => Preparação e seleção do pessoal. => A publicidade e a promoção. => O valor agregado. => Pós-venda e mercado do serviço. Administração e contemporâneidade: => Ética Empresarial. => Empowerment => Benchmarking e Reingenharia. => Qualidade total => Network/Marketing. => Outsourcing / Downsizing / Upsizing. Formulação de um Plano de Negócios para Microempresa.

3 ADMINISTRAÇÃO - BIBLIOGRAFIA - BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CHIAVENATO, Idalberto. Administração para Administradores e Não Administradores: A Gestão de Negócios ao alcance de todos. São Paulo: Saraiva, 2008. ROBBINS, Stephen Paul. Administração: Mudanças e Perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: MAXIMIANO, A.C. Amaru. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 1991. CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as pessoas: Transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas: um guia para o executivo aprender a lidar com sua equipe de trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo na prática: Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

4 ADMINISTRAÇÃO - AVALIAÇÕES - 1ª Avaliação: Estudo de Caso – Nota: 0 a 10 Data Prevista: 17/10/2009 2ª Avaliação: Trabalho de Síntese – Nota: 0 a 10 Data Prevista: 10/11/2009 3ª Avaliação: Plano de Negócios – Nota: 0 a 10 Data Prevista: 30/11/2009

5 ADMINISTRAÇÃO - AVALIAÇÕES - 1ª Avaliação: Estudo de Caso A PROMOÇÃO DE MARCELO FONTE: Chiavenato, Idalberto.Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª edição – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 2ª Avaliação: Trabalho de Síntese CAPÍTULOS 1 E 2 FONTE: Chiavenato, Idalberto. Administração para Administradores e Não Administradores: A Gestão de Negócios ao alcance de todos. São Paulo: Saraiva, 2008. 3ª Avaliação: Plano de Negócios CAPÍTULOS 5 E 6 FONTE: DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

6 ADMINISTRAÇÃO - A EXECUÇÃO DO PROJETO ADMINISTRATIVO - “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória conquistada, sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo e nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”. Sun Tzu em “A Arte da Guerra”

7 ADMINISTRAÇÃO - A EXECUÇÃO DO PROJETO ADMINISTRATIVO - Todo projeto começa com um planejamento cuidadoso. Mesmo para as empresas já constituídas, ter um bom planejamento estratégico é um importante diferencial para o sucesso da organização. Este planejamento deve definir o que é a Organização, o que ela pretende fazer, aonde ela pretende chegar, de que maneira e com quais recursos. Planejar é responder as seguintes perguntas: O que fazer? Para que fazer? Com o que fazer? Como fazer? Quem vai fazer? Onde fazer? Quando fazer? Quanto custa fazer?

8 ADMINISTRAÇÃO - A EXECUÇÃO DO PROJETO ADMINISTRATIVO - Para Campos e Ribeiro (1999), o planejamento estratégico em uma organização é : Um processo gerencial que procura, por meio da análise do ambiente de uma organização, criar consciência de suas oportunidades e ameaças, assim como, dos seus pontos fortes e fracos, e a partir daí, traçar os rumos ou a direção que essa organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades, potencializar seus pontos fortes e minimizar ameaças e riscos.

9 ADMINISTRAÇÃO - A EXECUÇÃO DO PROJETO ADMINISTRATIVO - Algumas posturas típicas em relação ao planejamento “Não adianta planejar, é trabalho perdido...” “Fizemos um plano há cinco anos atrás, mas ficou na gaveta” “Temos alguns números para o ano...” “Cada um tem suas idéias próprias a respeito...” Planejamento estratégico, “Qualé”? Isso é coisa da Alta Adm! “Para que planejar? Sem dinheiro não dá para fazer nada.” “Nós sempre fizemos assim!” “Nosso problema é orçamento e não planejamento!” “Na hora sai !!!”

10 ADMINISTRAÇÃO - A EXECUÇÃO DO PROJETO ADMINISTRATIVO - MENTALIDADE IMEDIATISTA O Mundo Meu País Meu Estado Minha Cidade Minha entidade Meu Setor Aqui Hoje Daqui a daqui a Daqui a Daqui a 1 mês 1 ano 10 anos 100 anos MENTALIDADE OPERACIONAL O Mundo Meu País Meu Estado Minha Cidade Minha entidade Meu Setor Aqui Hoje Daqui a daqui a Daqui a Daqui a 1 mês 1 ano 10 anos 100 anos MENTALIDADE ESTRATÉGICA O Mundo Meu País Meu Estado Minha Cidade Minha entidade Meu Setor Aqui Hoje Daqui a daqui a Daqui a Daqui a 1 mês 1 ano 10 anos 100 anos Mentalidades estratégicas Fonte: Costa (2004)

11 ADMINISTRAÇÃO - A EXECUÇÃO DO PROJETO ADMINISTRATIVO - Um bom planejamento confere propósito à organização, empresa ou comunidade, independentemente do tamanho. Para as pequenas e médias empresas o planejamento é imprescindível, tanto nas economias desenvolvidas quanto nas que estão em desenvolvimento. Apesar de sua importância, tais empresas normalmente são ineficazes nas decisões estratégicas. 80% dos problemas apresentados nas pequenas e médias empresas são de natureza estratégica e apenas 20% resultam de recursos insuficientes. Certamente deve-se simplificar e adaptar a metodologia de planejamento utilizada nas grandes corporações, mas sem dúvida o planejamento estratégico permite que o pequeno e o médio empresário detectem problemas e se antecipem a eles.

12 ADMINISTRAÇÃO - COMO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Diagnóstico Estratégico - Visão - Valores - Análise interna - Análise Externa - Análise da Concorrência Missão - Missão - Propósitos - Cenários - Postura estratégica - Macroestratégias e Macropolíticas Instrumentos Prescritivos - Objetivos, desafios e metas - Estratégias e políticas funcionais - Projetos e Planos de ação ____________ Instrumentos Quantitativos - Planejamento orçamentário Controle e Avaliação - Análise de Indicadores de Desempenho - Avaliação de Desempenho - Correção dos desvios FASE I FASE II FASE III FASE IV Como estou e aonde estou? Quem sou?Onde quero chegar e como irei chegar? Qual é a minha situação em relação aos meus objetivos? Fonte: Adaptado de Oliveira, 2006.

13 ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - CONCEITOS Matéria-prima => é o nome dado a um material que sirva de entrada para um sistema de produção qualquer. È aquilo que dá a origem para tudo que vem a partir dele(a). Custos de Produção => Custos são medidas monetárias resultantes da aplicação de bens e serviços na produção de outros bens e serviços durante o processo de fabricação. Objeto de sistematização por parte da Contabilidade, é freqüentemente confundido por leigos com o conceito de despesa. Custo de Fabricação ou de Produção corresponde a expressão: Custo Fabril + Estoque Inicial de Produtos em Processo – Estoque Final de Produtos em Processo, e representa o valor da produção de determinado período.

14 ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - CONCEITOS Produto => tipo específico de bem com características de tangibilidade, isto é, tem existência física. Distingue-se, portanto, do serviço, o qual apesar de ser também um bem, é um bem intangível. CONCEITO DE CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTO I. Produto Básico: O que os clientes estão realmente comprando? Isso é: os benefícios básicos que o produto propiciará aos consumidores. Ex.: quando alguém compra uma cirurgia plástica, na verdade ela está comprando auto-estima. Quando alguém compra uma máquina fotográfica, na verdade ela está comprando a eternização de momentos. II. Produto Real: Apresenta as particularidades do produto básico: A marca, nível de qualidade e todas as características peculiares deste produto. III. Produto Ampliado: Serviços e benefícios adicionais que a instituição acrescenta ao serviço básico e real para torná-lo mais atrativo, com soluções completas para as necessida- des e expectativas dos consumidores. São soluções que são adicionadas ao serviço para encantar os clientes

15 ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - CONCEITOS Canais de Distribuição => Como os produtos e serviços da empresa deverão ser disponibilizados aos consumidores? => Que tipos de serviços devem ser oferecidos aos consumidores finais para assegurar sua satisfação? => Que tipos de atividades deverão ser desempenhadas para atingir essa necessidade de serviços? => Quem será o responsável por elas? => Que tipos de empresas estão nas melhores posições para desempenhar essas atividades, l evando em consideração sua eficiência? => Quais são as ações que devemos fazer em  conjunto com empresas da rede?

16 ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - CONCEITOS Canais de Distribuição  Como os produtos e serviços da empresa deverão ser disponibilizados aos consumidores?  Que tipos de serviços devem ser oferecidos aos consumidores finais para assegurar sua satisfação?  Que tipos de atividades deverão ser desempenhadas para atingir essa necessidade de serviços? Quem será o responsável por elas?  Que tipos de empresas estão nas melhores posições para desempenhar essas atividades, levando em consideração sua eficiência?  Quais são as ações que devemos fazer em conjunto com empresas da rede?

17 ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - CONCEITOS A publicidade e a promoção => Publicidade significa genericamente divulgar, tornar público. Já a propaganda compreende a idéia de implantar, de incutir uma idéia, uma crença na mente alheia. É "o conjunto de técnicas e atividades de informação e persuasão destinadas a influenciar, num determinado sentido, as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público receptor". Promoção é aplicar as técnicas da publicidade enquanto forma de comunicação, divulgação e promoção dos produtos/serviços da empresa.

18 ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - CONCEITOS O valor agregado. “A empresa que identifica o desejo mais subliminar de seus consumidores pode dar-se ao luxo de vender o que produz ao invés de produzir o que se vende”. (Tom Coelho) Identificar um desejo subliminar é descobrir a percepção do cliente sobre o produto/serviço que você está oferecendo a ele. Agregar valor, então, é um atributo que buscamos na percepção do cliente e o Capital Intelectual é o responsável por este atributo intangível sobre o “preço de prateleira”. O valor percebido ocorre no ato da aquisição do bem através da disponibilização segundo interesses do cliente, na forma de atendimento, nas facilidades ofertadas, no nível de relacionamento, nos serviços pós-venda (garantia, assistência...), enfim, um conjunto de atitudes e ações que somente o Capital Intelectual promove. O valor agregado é a percepção que o cliente (consumidor) tem de um bem (produto ou serviço) que atenda seu conjunto de necessidades considerando o benefício X preço em comparação com um bem disponível na concorrência, É atributo de qualidade (não tangível) somado, adicionado, enfim agregado a um bem (produto ou serviço), um diferencial que na percepção do cliente justifica sua escolha entre demais bens substitutos ofertados no mercado).

19 ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - CONCEITOS Pós-venda As ações de pós-venda são realizadas por quem vende, ou seja, é quem comercializa o produto que toma a iniciativa de medir a satisfação do seu cliente com seu produto, de manter contato com o mesmo na tentativa de "fidelizá-lo", Como fazer um bom Pós-Venda: Implantando um SAC ( Serviço de Atendimento aos Clientes) e facilitando o acesso ao mesmo por parte da Clientela ( Via Lojas, Telefone e Internet ); Dando Treinamento aos Funcionários dos setores envolvidos; Concedendo autonomia aos funcionários de Atendimento e Vendas, para a pronta solução de quaisquer problemas junto aos Clientes; Cadastrando os Clientes e mantendo permanente comunicação com os mesmos; Criando um Programa de Cliente - Freqüente; Prestando Serviços complementares a Venda; Incentivando a Avaliação da Empresa pelo Cliente.

20 ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - Os recursos humanos e perfis. Preparação e seleção do pessoal.

21 ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - Administração e contemporâneidade: => Ética Empresarial. => Empowerment => Benchmarking e Reingenharia. => Qualidade total => Network / Marketing. => Outsourcing / Downsizing.


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