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PublicouCarla Capistrano Varejão Alterado mais de 7 anos atrás
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PROFESSORA LUCIANA AMADO DE MENEZES MEDRADO NOVEMVRO - 2009 IOPE INSTITUTO DE OPTOMETRIA DE PERNAMBUCO ADMINISTRAÇÃO
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ADMINISTRAÇÃO - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - A Execução do projeto administrativo. Recursos: => A matéria prima e seus custos de produção. => O produto, canais de distribuição. => Os recursos humanos e perfis. => Preparação e seleção do pessoal. => A publicidade e a promoção. => O valor agregado. => Pós-venda e mercado do serviço. Administração e contemporâneidade: => Ética Empresarial. => Empowerment => Benchmarking e Reingenharia. => Qualidade total => Network/Marketing. => Outsourcing / Downsizing / Upsizing. Formulação de um Plano de Negócios para Microempresa.
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ADMINISTRAÇÃO - BIBLIOGRAFIA - BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CHIAVENATO, Idalberto. Administração para Administradores e Não Administradores: A Gestão de Negócios ao alcance de todos. São Paulo: Saraiva, 2008. ROBBINS, Stephen Paul. Administração: Mudanças e Perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: MAXIMIANO, A.C. Amaru. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 1991. CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as pessoas: Transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas: um guia para o executivo aprender a lidar com sua equipe de trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo na prática: Mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
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ADMINISTRAÇÃO - AVALIAÇÕES - 1ª Avaliação: Estudo de Caso – Nota: 0 a 10 Data Prevista: 17/10/2009 2ª Avaliação: Trabalho de Síntese – Nota: 0 a 10 Data Prevista: 10/11/2009 3ª Avaliação: Plano de Negócios – Nota: 0 a 10 Data Prevista: 30/11/2009
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ADMINISTRAÇÃO - AVALIAÇÕES - 1ª Avaliação: Estudo de Caso A PROMOÇÃO DE MARCELO FONTE: Chiavenato, Idalberto.Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª edição – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 2ª Avaliação: Trabalho de Síntese CAPÍTULOS 1 E 2 FONTE: Chiavenato, Idalberto. Administração para Administradores e Não Administradores: A Gestão de Negócios ao alcance de todos. São Paulo: Saraiva, 2008. 3ª Avaliação: Plano de Negócios CAPÍTULOS 5 E 6 FONTE: DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
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ADMINISTRAÇÃO - A EXECUÇÃO DO PROJETO ADMINISTRATIVO - “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória conquistada, sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo e nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”. Sun Tzu em “A Arte da Guerra”
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ADMINISTRAÇÃO - A EXECUÇÃO DO PROJETO ADMINISTRATIVO - Todo projeto começa com um planejamento cuidadoso. Mesmo para as empresas já constituídas, ter um bom planejamento estratégico é um importante diferencial para o sucesso da organização. Este planejamento deve definir o que é a Organização, o que ela pretende fazer, aonde ela pretende chegar, de que maneira e com quais recursos. Planejar é responder as seguintes perguntas: O que fazer? Para que fazer? Com o que fazer? Como fazer? Quem vai fazer? Onde fazer? Quando fazer? Quanto custa fazer?
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ADMINISTRAÇÃO - A EXECUÇÃO DO PROJETO ADMINISTRATIVO - Para Campos e Ribeiro (1999), o planejamento estratégico em uma organização é : Um processo gerencial que procura, por meio da análise do ambiente de uma organização, criar consciência de suas oportunidades e ameaças, assim como, dos seus pontos fortes e fracos, e a partir daí, traçar os rumos ou a direção que essa organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades, potencializar seus pontos fortes e minimizar ameaças e riscos.
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ADMINISTRAÇÃO - A EXECUÇÃO DO PROJETO ADMINISTRATIVO - Algumas posturas típicas em relação ao planejamento “Não adianta planejar, é trabalho perdido...” “Fizemos um plano há cinco anos atrás, mas ficou na gaveta” “Temos alguns números para o ano...” “Cada um tem suas idéias próprias a respeito...” Planejamento estratégico, “Qualé”? Isso é coisa da Alta Adm! “Para que planejar? Sem dinheiro não dá para fazer nada.” “Nós sempre fizemos assim!” “Nosso problema é orçamento e não planejamento!” “Na hora sai !!!”
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ADMINISTRAÇÃO - A EXECUÇÃO DO PROJETO ADMINISTRATIVO - MENTALIDADE IMEDIATISTA O Mundo Meu País Meu Estado Minha Cidade Minha entidade Meu Setor Aqui Hoje Daqui a daqui a Daqui a Daqui a 1 mês 1 ano 10 anos 100 anos MENTALIDADE OPERACIONAL O Mundo Meu País Meu Estado Minha Cidade Minha entidade Meu Setor Aqui Hoje Daqui a daqui a Daqui a Daqui a 1 mês 1 ano 10 anos 100 anos MENTALIDADE ESTRATÉGICA O Mundo Meu País Meu Estado Minha Cidade Minha entidade Meu Setor Aqui Hoje Daqui a daqui a Daqui a Daqui a 1 mês 1 ano 10 anos 100 anos Mentalidades estratégicas Fonte: Costa (2004)
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ADMINISTRAÇÃO - A EXECUÇÃO DO PROJETO ADMINISTRATIVO - Um bom planejamento confere propósito à organização, empresa ou comunidade, independentemente do tamanho. Para as pequenas e médias empresas o planejamento é imprescindível, tanto nas economias desenvolvidas quanto nas que estão em desenvolvimento. Apesar de sua importância, tais empresas normalmente são ineficazes nas decisões estratégicas. 80% dos problemas apresentados nas pequenas e médias empresas são de natureza estratégica e apenas 20% resultam de recursos insuficientes. Certamente deve-se simplificar e adaptar a metodologia de planejamento utilizada nas grandes corporações, mas sem dúvida o planejamento estratégico permite que o pequeno e o médio empresário detectem problemas e se antecipem a eles.
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ADMINISTRAÇÃO - COMO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Diagnóstico Estratégico - Visão - Valores - Análise interna - Análise Externa - Análise da Concorrência Missão - Missão - Propósitos - Cenários - Postura estratégica - Macroestratégias e Macropolíticas Instrumentos Prescritivos - Objetivos, desafios e metas - Estratégias e políticas funcionais - Projetos e Planos de ação ____________ Instrumentos Quantitativos - Planejamento orçamentário Controle e Avaliação - Análise de Indicadores de Desempenho - Avaliação de Desempenho - Correção dos desvios FASE I FASE II FASE III FASE IV Como estou e aonde estou? Quem sou?Onde quero chegar e como irei chegar? Qual é a minha situação em relação aos meus objetivos? Fonte: Adaptado de Oliveira, 2006.
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ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - CONCEITOS Matéria-prima => é o nome dado a um material que sirva de entrada para um sistema de produção qualquer. È aquilo que dá a origem para tudo que vem a partir dele(a). Custos de Produção => Custos são medidas monetárias resultantes da aplicação de bens e serviços na produção de outros bens e serviços durante o processo de fabricação. Objeto de sistematização por parte da Contabilidade, é freqüentemente confundido por leigos com o conceito de despesa. Custo de Fabricação ou de Produção corresponde a expressão: Custo Fabril + Estoque Inicial de Produtos em Processo – Estoque Final de Produtos em Processo, e representa o valor da produção de determinado período.
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ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - CONCEITOS Produto => tipo específico de bem com características de tangibilidade, isto é, tem existência física. Distingue-se, portanto, do serviço, o qual apesar de ser também um bem, é um bem intangível. CONCEITO DE CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTO I. Produto Básico: O que os clientes estão realmente comprando? Isso é: os benefícios básicos que o produto propiciará aos consumidores. Ex.: quando alguém compra uma cirurgia plástica, na verdade ela está comprando auto-estima. Quando alguém compra uma máquina fotográfica, na verdade ela está comprando a eternização de momentos. II. Produto Real: Apresenta as particularidades do produto básico: A marca, nível de qualidade e todas as características peculiares deste produto. III. Produto Ampliado: Serviços e benefícios adicionais que a instituição acrescenta ao serviço básico e real para torná-lo mais atrativo, com soluções completas para as necessida- des e expectativas dos consumidores. São soluções que são adicionadas ao serviço para encantar os clientes
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ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - CONCEITOS Canais de Distribuição => Como os produtos e serviços da empresa deverão ser disponibilizados aos consumidores? => Que tipos de serviços devem ser oferecidos aos consumidores finais para assegurar sua satisfação? => Que tipos de atividades deverão ser desempenhadas para atingir essa necessidade de serviços? => Quem será o responsável por elas? => Que tipos de empresas estão nas melhores posições para desempenhar essas atividades, l evando em consideração sua eficiência? => Quais são as ações que devemos fazer em conjunto com empresas da rede?
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ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - CONCEITOS Canais de Distribuição Como os produtos e serviços da empresa deverão ser disponibilizados aos consumidores? Que tipos de serviços devem ser oferecidos aos consumidores finais para assegurar sua satisfação? Que tipos de atividades deverão ser desempenhadas para atingir essa necessidade de serviços? Quem será o responsável por elas? Que tipos de empresas estão nas melhores posições para desempenhar essas atividades, levando em consideração sua eficiência? Quais são as ações que devemos fazer em conjunto com empresas da rede?
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ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - CONCEITOS A publicidade e a promoção => Publicidade significa genericamente divulgar, tornar público. Já a propaganda compreende a idéia de implantar, de incutir uma idéia, uma crença na mente alheia. É "o conjunto de técnicas e atividades de informação e persuasão destinadas a influenciar, num determinado sentido, as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público receptor". Promoção é aplicar as técnicas da publicidade enquanto forma de comunicação, divulgação e promoção dos produtos/serviços da empresa.
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ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - CONCEITOS O valor agregado. “A empresa que identifica o desejo mais subliminar de seus consumidores pode dar-se ao luxo de vender o que produz ao invés de produzir o que se vende”. (Tom Coelho) Identificar um desejo subliminar é descobrir a percepção do cliente sobre o produto/serviço que você está oferecendo a ele. Agregar valor, então, é um atributo que buscamos na percepção do cliente e o Capital Intelectual é o responsável por este atributo intangível sobre o “preço de prateleira”. O valor percebido ocorre no ato da aquisição do bem através da disponibilização segundo interesses do cliente, na forma de atendimento, nas facilidades ofertadas, no nível de relacionamento, nos serviços pós-venda (garantia, assistência...), enfim, um conjunto de atitudes e ações que somente o Capital Intelectual promove. O valor agregado é a percepção que o cliente (consumidor) tem de um bem (produto ou serviço) que atenda seu conjunto de necessidades considerando o benefício X preço em comparação com um bem disponível na concorrência, É atributo de qualidade (não tangível) somado, adicionado, enfim agregado a um bem (produto ou serviço), um diferencial que na percepção do cliente justifica sua escolha entre demais bens substitutos ofertados no mercado).
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ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - CONCEITOS Pós-venda As ações de pós-venda são realizadas por quem vende, ou seja, é quem comercializa o produto que toma a iniciativa de medir a satisfação do seu cliente com seu produto, de manter contato com o mesmo na tentativa de "fidelizá-lo", Como fazer um bom Pós-Venda: Implantando um SAC ( Serviço de Atendimento aos Clientes) e facilitando o acesso ao mesmo por parte da Clientela ( Via Lojas, Telefone e Internet ); Dando Treinamento aos Funcionários dos setores envolvidos; Concedendo autonomia aos funcionários de Atendimento e Vendas, para a pronta solução de quaisquer problemas junto aos Clientes; Cadastrando os Clientes e mantendo permanente comunicação com os mesmos; Criando um Programa de Cliente - Freqüente; Prestando Serviços complementares a Venda; Incentivando a Avaliação da Empresa pelo Cliente.
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ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - Os recursos humanos e perfis. Preparação e seleção do pessoal.
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ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS - Administração e contemporâneidade: => Ética Empresarial. => Empowerment => Benchmarking e Reingenharia. => Qualidade total => Network / Marketing. => Outsourcing / Downsizing.
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