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CURSO: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: GESTÃO DE PROCESSOS PROFº.: JOSÉ PAULO DE ANDRADE ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH: EVOLUÇÃO E TENDÊNCIA MÓDULO.

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1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: GESTÃO DE PROCESSOS PROFº.: JOSÉ PAULO DE ANDRADE ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH: EVOLUÇÃO E TENDÊNCIA MÓDULO - 03 TURMA – 01/02N ARACAJU, 2009

2 PERFIL DO ADMINISTRADOR DE PROCESSOS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO PROFISSIONAL ADMINISTRADOR DE PROCESSOS AS CARACTERÍSTICAS DESSES PROFISSIONAIS DEVEM ESTAR INTERAGENTES COM AS NECESSIDADES DA EMPRESA. ESSA INTERAÇÃO DEVE SER INICIADA NO PROCESSO DE SELEÇÃO DESSES PROFISSIONAIS, POR UM RECRUTAMENTO EXTERNO OU INTERNO. DE FORMA GERAL QUANDO A EMPRESA PROCURA PROFISSIONAIS COMPETENTES, DEVE:  TER RESTRIÇÕES A EXECUTIVOS QUE TENHAM SIDO REJEITADOS POR OUTRAS EMPRESAS DO MESMO RAMO;  NÃO DAR ÊNFASE EXAGERADA PARA A APARÊNCIA DO CANDIDATO;  ENTREVISTAR OS CANDIDATOS E NÃO SE RESTRINGIR A SIMPLES CONVERSA;

3 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO PROFISSIONAL ADMINISTRADOR DE PROCESSOS  SOLICITAR E ANALISAR TODOS OS DOCUMENTOS INFORMATIVOS SOBRE O CANDIDATO;  ENFOCAR A ABORDAGEM GENERALISTA DO CANDIDATO, FAZENDO DECOMPOSIÇÕES E INTERLIGAÇÕES ATÉ SEU FOCO DE ESPECIALIZAÇÃO;  TER ALGUMAS DÚVIDAS A RESPEITO DAS REFERÊNCIAS DOS ANTIGOS SUPERIORES, APROFUNDANDO QUESTÕES MAIS TÉCNICAS E PROFISSIONAIS E;  SE FOR O CASO, FAZER UMA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DO CANDIDATO. É VÁLIDO LEMBRAR, QUE A EMPRESA NÃO DEVE FAZER SIMPLES TENTATIVAS PARA VERIFICAR SE UM PROFISSIONAL VAI OU NÃO DAR CERTO ATUANDO NA ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS. O PROFISSIONAL TEM QUE EXERCITAR, NA TEORIA E NA PRÁTICA, UMA AMPLITUDE DE ATUAÇÃO MAIS FORTE QUE OUTROS ANALISTAS TRADICIONAIS.

4 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO PROFISSIONAL ADMINISTRADOR DE PROCESSOS OBJETIVOS DO PROFISSIONAL DE ADM. DE PROCESSOS MODERNIZAR E SIMPLIFICAR A DOCUMENTAÇÃO INTERNA DA EMPRESA; AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E; A EFICÊNCIA E EFICÁCIA DAS ATIVIDADES. ELE DEVE MAPEAR OS PROBLEMAS DA EMPRESA E, ALÉM DE ENCONTRAR SOLUÇÕES, DEVE ESTRUTURAR A MELHOR MANEIRA DE EXECUTAR AS ATIVIDADES NECESSÁRIAS PARA A EVOLUÇÃO ADMINISTRATIVA DA EMPRESA. ISSO PORQUE SUA INTERAÇÃO É EM TEMPO REAL COM VÁRIAS ATIVIDADES E AMPLITUDES, ENTRE OUTRAS: PRODUTOS E SERVIÇOS ATUAIS E NOVOS; MARKETING; PRODUÇÃO;

5 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO PROFISSIONAL ADMINISTRADOR DE PROCESSOS LOGÍSTICA; INFORMAÇÕES E RELATÓRIOS GERENCIAIS; TECNOLOGIAS DIVERSAS; NEGÓCIOS ATUAIS E NOVOS E; PROCESSOS, CONSIDERANDO A REVISÃO DOS ATUAIS E O DESENVOLVIMENTO DOS NOVOS. ESSES PROFISSIONAIS DEVE TER PERFIL DE ATUAÇÃO SUSTENTADO QUE OS IDENTIFIQUEM COM A EMPRESA: ESTAR ORIENTADO PARA RESULTADOS; TER CONHECIMENTO DO NEGÓCIO; TER PERCEPÇÃO E INTERAÇÃO COM AS OPORTUNIDADES DE MERCADO; TER PARTICIPAÇÕES NAS DECISÕES;

6 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO PROFISSIONAL ADMINISTRADOR DE PROCESSOS TER CONHECIMENTO DAS ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS DA EMPRESA; SER BEM INFORMADO E; TER LIDERANÇA. INTERLIGANDO ESSAS CARACTERÍSTICAS COM OS VÁRIOS ASPECTOS DE METODOLOGIA E TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS, PODEM-SE COMPLETAR AS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO PROFISSIONAL ADMINISTRADOR DE PROCESSOS DA SEGUINTE FORMA: SABER INTERAGIR COM AS COMPETÊNCIAS BÁSICAS DA EMPRESA; SER INTELIGENTE E SABER TRABALHAR EM EMPRESA INTELIGENTES; TER EM MENTE QUE OS RESULTADOS É QUE SÃO IMPORTANTES;

7 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO PROFISSIONAL ADMINISTRADOR DE PROCESSOS TER HUMILDADE; SER CRIATIVO; SABER TRABALHAR COM A DIVERSIDADE; SABER ADMINISTRAR SITUAÇÕES DE CRISE; NÃO SER OTIMISTA EXAGERADO, NEM PESSIMISTA INSENSATO; NÃO ACREDITAR MUITO EM MUDANÇA DE CULTURA; SABER DELEGAR COM EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE;

8 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO PROFISSIONAL ADMINISTRADOR DE PROCESSOS TER PESSOAS DE FORA DO SISTEMA OU PROCESSO – FOCO DE ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DA ADM. DE PROCESSOS; COMPARTILHAR TODAS AS INFORMAÇÕES; TER ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO; TER ATUAÇÃO ATRAVÉS DE SISTEMAS E PROCESSOS AUTOGERIDOS ; TER AUTOCONTROLE E AUTODISCIPLINA; SABER TRABALHAR COM PEQUENAS VITÓRIAS DE MANEIRA GRADATIVA E ACUMULATIVA; ESTAR SATISFEITO COM O TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS.

9 ALOCAÇÃO DA ATIVIDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL QUAL O MELHOR LUGAR PARA ALOCAR A RESPONSABILIDADE PELO DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS NA EMPRESA? A REALIDADE TEM DEMONSTRADO QUE A ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS, DEVE SER CONSIDERADA TANTO COMO SISTEMA QUANTO UMA ATIVIDADE INTRÍNSICA A TODOS OS PROFISSIONAIS DA EMPRESA. PORTANTO, A ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS DEVE ESTAR PERFEITAMENTE DISSIMINADA E INCORPORADA PELA EMPRESA.

10 ALOCAÇÃO DA ATIVIDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL SITUAÇÃO IDEAL PARA QUE A ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS SE TORNE REALIDADE NAS EMPRESAS: 1.A CONTRATAÇÃO DE UM ESPECIALISTA EM ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS – POR UM PERÍODO DE TEMPO. ESSE ESPECIALISTA TERÁ RESPONSABILIDADE DE: TREINAR OS ENVOLVIDOS; TRANSFERIR AS METODOLOGIAS E AS TÉCNICAS NECESSÁRIAS E; ACOMPANHAR SEU DESENVOLVIMENTO E OPERACIONALIZAÇÃO.

11 ALOCAÇÃO DA ATIVIDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2. A ATUAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS EM TODAS AS ATIVIDADES DA EMPRESA EM QUE ELA PODE SER NECESSÁRIA. ATIVIDADES DA EMPRESA QUE NECESSITAM DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS: DEFINIÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS, PRODUTOS E SERVIÇOS; DESENVOLVIMENTO DA QUALIDADE TOTAL; DESENVOLVIMENTO DA LOGÍSTICA; DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL; PLANEJAMENTO DE RECURSOS DE INFORMÁTICA; DELINEAMENTO DAS INTERAÇÕES DA EMPRESA COM O MERCADO; DELINEAMENTO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES E DOS RELATÓRIOS GERENCIAIS E; ADMINISTRAÇÃO DOS NEGÓCIOS, PRODUTOS E SERVIÇOS.

12 ALOCAÇÃO DA ATIVIDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL EM QUALQUER DESSAS SITUAÇÕES, NÃO É VÁLIDO CRIAR UMA UNIDADE ORGANIZACIONAL RESPONSÁVEL PELOS PROCESSOS. ESTA RESPOSABILIDADE DEVE SER DE TODOS OS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NO REFERIDO PROCESSO. OU SEJA; A ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS DEVE SER UMA FILOSOFIA E UMA POSTURA DE ATUAÇÃO DAS EMPRESAS. NÃO COLOCAR A UNIDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS SUBORDINADA A ALGUMA DIRETORIA DE ATIVIDADE-FIM DA EMPRESA, MAIS ADEQUADO É ALOCAR EM UMA DIRETORIA DE APOIO À ATIVIDADE-FIM, ISTO PORQUE, OS PROCESSOS COMEÇAM PELA INTERAÇÃO DA EMPRESA COMO MERCADO.


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