Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJoaquim Fialho Gusmão Alterado mais de 7 anos atrás
1
Variáveis Ambientais Acadêmicos: Adelina D. Felippe Edinara Camila Cenci Fabiana Dagnoni Pradi Thiago Testoni
2
Ambiente Demográfico As mudanças das tendências ambientais criam oportunidades ou ameaças; No varejo, os clientes provêm de áreas demográficas pequenas, possuindo assim, características diferentes.
3
Realidade Brasileira Grandes capitais vêm perdendo espaço para cidades de médio porte e interior em termos de consumo.
4
Realidade Brasileira Idade: aumento da longevidade e diminuição da natalidade. Terceira idade: atendimento cordial e serviços personalizados; Bebês: família como tomadora de decisão na hora da compra; Crianças: são influenciados pela moda e marcas; Adolescentes: diferentes padrões de comportamento.
5
Realidade Brasileira Diversidade étnica: recebe menos atenção do que deveria. Previsão de predomínio da raça mestiça no Brasil; Propaganda pouco explorada para o público afro-brasileiro.
6
Realidade Brasileira Número de pessoas por domicílio: diminuição do número nas casas brasileiras. Cidades com melhor nível econômico possuem menos pessoas por domicílio; Crescente número de divórcios.
7
Realidade Brasileira A mulher no mercado: uma das maiores mudanças no varejo. Intolerância a filas e busca por rapidez e facilidades na compra; Preferência por comprar vários produtos em um mesmo local, como shopping centers.
8
Realidade Brasileira PIB: má distribuição de renda. São Paulo é de longe o mais importante mercado do país; Crescimento rápido da renda nos estados do nordeste.
9
Ambiente Social e Cultural Tendências sociocomportamentais ajudam a prever o futuro; Busca por uma vida saudável; Mudança no comportamento da população de terceira idade;
10
Ambiente Social e Cultural “Falta de tempo”; Comportamento de compra a partir da análise do grau de educação; Consciência ambientalista que se amplia; Questões filosóficas e espirituais são megatendências;
11
Ambiente Social e Cultural Intolerância a produtos de má qualidade ou serviços inadequados; Estrutura psicológica e estilo de vida; Costumes e classe social.
12
“O entendimento das transformações ambientais é uma peça chave para a realização de um bom Plano Estratégico, pois esta terá maior possibilidade de antecipar as oportunidades e ameaças do ambiente em constante alteração.” Francisco e Martinho I. Ribeiro de Almeida
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.