Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria do Carmo Moreira Estrela Alterado mais de 7 anos atrás
2
DADOSDADOS INFORMAÇÃOINFORMAÇÃO CONHECIMENTOCONHECIMENTO CONHECIMENTO EXPLÍCITOCONHECIMENTO EXPLÍCITO CONHECIMENTO TÁTICO CRIAÇÃO DO CONHECIMENTOCRIAÇÃO DO CONHECIMENTO CONVERSÃO DO CONHECIMENTO SOCIALIZAÇÃO EXTERNALIZAÇÃOEXTERNALIZAÇÃO COMBINAÇÃOCOMBINAÇÃO INTERNALIZAÇÃOINTERNALIZAÇÃO
3
DADOS Conjunto de fatos distintos e objetivos relativos a eventos. São registros estruturados de transações que, por si só, têm pouca relevância e propósito. Os dados são matéria-prima do processo decisório mas não dizem o que fazer. Os dados são importantes porque são matéria- prima para a criação da informação.
4
INFORMAÇÃO São dados com valor agregado de diversas maneiras, ou seja, são dados com significado. São mensagens na forma de um documento ou uma comunicação visível ou audível. O significado da palavra “informar” é “dar forma”. Informação são dados dotados de relevância e propósito.
5
CONHECIMENTO É uma mistura de experiência, valores e informação. O conhecimento proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências. O conhecimento vem da informação do mesmo jeito que a informação vem de dados.
6
CONHECIMENTO EXPLÍCITO É aquele facilmente expressado e sistematizado em linguagem formal e é de fácil transmissão.
7
CONHECIMENTO TÁCITO É pessoal, está baseado na experiência e, por isso, é difícil de ser formulado, documentado e transmitido.
8
CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO Ocorre por meio da interação social entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. Essa interação tem o nome de conversão do conhecimento.
9
CONVERSÃO DO CONHECIMENTO PODE ACONTECER DE QUATRO MODOS: => Socialização => Externalização => Combinação => Internalização
10
SOCIALIZAÇÃO Corresponde à conversão de conhecimento tácito em novos conhecimentos tácitos; ocorre principalmente por meio de compartilhamento de experiências.
11
EXTERNALIZAÇÃO Ocorre quando o conhecimento tácito se torna explícito, expresso na forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.
12
COMBINAÇÃO É o resultado da classificação, do acréscimo, da categorização e da combinação de conjuntos de conhecimentos explícitos entre si. Conhecimentos combinados e reconfigurados podem gerar novos conhecimentos.
13
INTERNALIZAÇÃO Corresponde à incorporação do conhecimento explícito pelo indivíduo, tornando-o tácito.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.