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DIFERENCIALDA LIVRARIA CULTURA DENTRO DO MERCADO DE ATUAÇÃO.

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1 DIFERENCIALDA LIVRARIA CULTURA DENTRO DO MERCADO DE ATUAÇÃO.
SUBGURPO X Rayanne Fernandes pereira 07/37607 Bruno giordano 09/07804 SUBGRUPO Y Fábio Henrique 08/28882 Vitor Emanuel 08/42575

2 BREVE HISTÓRICO A história da Livraria Cultura começou quando Eva Herz teve a idéia de abrir um serviço de aluguel de livros, na sala de sua própria casa, no bairro dos Jardins, na capital paulista. Para fugir da perseguição nazista, a família havia deixado Berlim em 1938 e precisava encontrar formas de aumentar o orçamento. Em 1950, Eva resolveu incrementar o negócio e, além de alugar livros, passou a vendê-los. Nessa época, seu nome já se firmava entre as mães da cidade, que enviavam os filhos à livreira não só para que alugassem ou comprassem exemplares mas também para que se aconselhassem sobre leituras. Em 1969, ela abandonou o serviço de aluguel e passou a tocar apenas a livraria, então instalada num sobrado na rua Augusta, onde as duas salas da frente serviam de loja, e a parte de trás, de residência para a família.

3 BREVE HISTÓRICO Pedro Herz assumiu a gestão dos negócios neste mesmo anos e realizou o sonho da mãe de instalar-se em um lugar mais amplo, no Conjunto Nacional em São Paulo. Foi nesse endereço que a empresa sedimentou o perfil que a tornou conhecida: uma grande livraria, com qualidade variedade e bom atendimento. Na década de 70, tem início o processo de ampliação de suas instalações no Conjunto Nacional. Em 1973, foi inaugurada a unidade dedicada à informática, aos negócios, às finanças, ao marketing e às ciências. Dezessete anos depois, em 1990, foi aberta a loja especializada em publicações de ensino de línguas estrangeiras e dicionários.

4 BREVE HISTÓRICO Em junho de 2009 abriu a loja Instituto Moreira Salles por Livraria Cultura, com o mesmo conceito de varejo customizado da loja da Cia. das Letras. Em setembro, inaugurou uma unidade da Villa Daslu. Ainda este ano a Livraria Cultura deve abrir sua nona filial, em Fortaleza, no Shopping Varanda. Em 2010 já tem planos: vai abrir mais uma loja em Brasília, no Shopping Iguatemi, em uma em Salvador, no Shopping Salvador

5 Relacionamento com fornecedores
A Livraria Cultura por ter centenas de produtos para revenda tem costume de lidar com fornecedores que centralizam os pedidos de produtos, e estes tem seus fornecedores de cada editora, gravadora ou empresas de informática. Isto só não acontece com as editoras de grande porte como a editora Atlas e a editora Saraiva que são fornecedores diretos da livraria. A relação que esta livraria tem com seus fornecedores é a de parceria, pois isto veio a diminuir os custos dos produtos e consequente diminuição do preço do produto ao cliente final. Apesar da relação entre a livraria e seus fornecedores ser a de parceria, o fluxo de material é descontínuo, pois prevê nível mínimo de estoque, o ponto de reposição já prevendo o tempo de ressuprimento de seus estoques.

6 Relacionamento com fornecedores
MATRIZ Filial 1 Filial 2 Filial 3 Fornecedor

7 Agregação de valor ao cliente.
A Livraria Cultura tem em sua gestão de negócio o conceito de ECR (Efficient Consumer Response) que é uma iniciativa em que fabricantes, varejo, atacado e outros facilitadores trabalham conjuntamente para reduzir os custos de todo o processo e agregar maior valor ao cliente final que é aquele que vai usufruir do produto. A livraria utiliza algumas das estratégias do ECR como a introdução eficiente dos produtos, pois ela está sempre pesquisando produtos inovadores e exclusivos para colocar a disposição de seus clientes; sortimento eficiente das lojas com uma diversidade de seu catálogo que conta com mais de 2,5 milhões de títulos de livros e 70 mil CDs e DVDs; e uma promoção eficiente colocando sempre vários títulos com preços mais baixos que o preço normal de venda, principalmente em períodos com datas comemorativas. E a principal ferramenta do ECR que ela utiliza é exatamente o gerenciamento de categoria e o pedido acompanhado por computador.

8 Agregação de valor ao cliente.
Uma outra opção para agregar valor ao cliente foi fazer de cada loja um centro de entretenimento, onde os clientes vão não somente comprar, como também atualizar-se e assistir concertos, shows, noites de jazz, palestras, e noites de autógrafos em todas as cidades onde está instalada , além de poder tomar um excelente café enquanto lê algum livro ou revista na loja. Um outro ponto que a livraria investe é no atendimento direto ao cliente, onde os livreiros estão sempre prontos a aconselhar o cliente durante as compras ou a ajudá-lo a encontrar o produto que procura, sendo este uma grande característica da livraria.

9 Agregação de valor ao cliente.
Outro ponto forte da Livraria Cultura é a diversidade de seu catálogo, que conta com mais de 2,5 milhões de títulos de livros e 70 mil CDs e DVDs. As lojas também estão sempre atualizadas em todas as áreas, tanto no que diz respeito a publicações nacionais quanto a importadas. Cada uma possui um acervo de, em média, 150 mil títulos em seu catálogo. A livraria ainda conta com um programa de fidelidade que oferece descontos especiais em livros nacionais e importados, DVDs e CDs, bastando ao cliente associar-se ao Mais Cultura que pode ser feito pela internet ou em qualquer loja da Livraria Cultura

10 Agregação de valor ao cliente.
Uma evidência que a livraria cultura é uma organização antenada nas inovações é o fato de possui canais de relacionados diferenciados: como blogs, twitter, um site completíssimo. Vale lembrar que a livraria cultura foi a primeira livraria brasileira a vender livros online em 1995, fato que revolucionou a venda de livros no Brasil.

11 Diferencial dos produtos e serviços
O tempo de entrega depende do tipo de frete escolhido. São oferecidas duas opções de frete: entrega expressa e entrega simples. Na hora da compra, pode-se consultar o preço e o prazo de cada tipo de frete e escolher aquele que melhor corresponde às necessidades do cliente. Alguns produtos estão marcados com o termo “entrega foguete” ou o desenho de um foguetinho, o que significa que se forem adquiridos até determinada hora, dependendo do horário limite de cada cidade, serão entregues no mesmo dia. A Livraria Cultura trabalha com estoques amplos e diversificados. Mas, como a rotatividade é grande, pode não dispor de determinado produto no momento do pedido. Neste caso, o serviço de atendimento ao cliente entrará em contato, informando o novo prazo de entrega.

12 Diferencial dos produtos e serviços
Um outro excelente serviço da Livraria Cultura é que o cliente pode fazer qualquer pedido de livro, mesmo que não conste no catálogo da loja seja o livro nacional ou importado, a livraria busca e entrega para o cliente, bastando ao cliente entrar em contato com o setor responsável por esta busca pelo especificando o produto que está solicitando. O serviço de atendimento ao cliente entrará em contato, por ou telefone, informando sobre a disponibilidade do produto, o preço, o prazo de entrega e confirmando o pedido. No caso do cliente fazer o pedido e ocorrer a falta do produto ou de mudança de preço, a Livraria Cultura entrará em contato, por telefone ou , para nova confirmação do pedido.

13 CONCLUSÃO Todas as estratégias mencionadas anteriormente empregadas pela Livraria Cultura vem a confirmar o Supply Chain dentro da empresa, pois como o próprio conceito do Supply Chain (Hong Yuh Ching) diz que é todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresarias que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final.


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