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FUNDAMENTOS DO MARKETING.

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Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DO MARKETING."— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DO MARKETING

2 Profº Raimundo Cosme

3 AJUDA A DESCOBRIR AS COISAS”
“NINGUEM ENSINA NADA A NINGUEM... AJUDA A DESCOBRIR AS COISAS” GALI LEU GALILEI ALGUNS CONCEITOS DE MKT

4 “APRENDER SIGNIFICA MODIFICAR A CONDUTA E NAO... SIMPLESMENTE,
ACUMULAR CONHECIMENTOS” TOMÁS DE VILANOVA ALGUNS CONCEITOS DE MKT

5 FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E . . . APRENDE O QUE ENSINA
CORA CORALINA ALGUNS CONCEITOS DE MKT

6 “EDUCAÇÃO É A AQUISIÇÃO DA ARTE DE UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO”.
Whitehear , apud Caravantes (2005) ALGUNS CONCEITOS DE MKT

7 NOSCE TE IPSUM ( CONHECE-TE A TI MESMO ) Platão
ALGUNS CONCEITOS DE MKT

8 EQUÍVOCO COMUM... ... É ENTENDER O MARKETING COMO LIMITADO À ... ...PROPAGANDA E A PROMOÇÃO ...FUNÇÃO FINAL DO MARKETING É ... fidelizar o cliente.

9 PROPAGANDA X PROMOÇÃO Propaganda : É todo o esforço feito
para levar o comprador ao produto. Promoção : É todo esforço feito para levar o produto ao comprador. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

10 MARKETING X VENDAS Marketing : Tem seu foco voltado para o consumidor.
Venda : Tem seu foco voltado para as necessidades do vendedor. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

11 Para entender melhor os conceitos de Marketing, existem palavras chaves que são: necessidade, desejo, satisfação, troca, transações, que estão subentendidos demanda, produto,srviço e mercado.

12 C O N C E I T O estratégia e posicionamento de empresa e
⇨ É uma avaliação e determinação de uma estratégia e posicionamento de empresa e de seus produtos no mercado, levando em conta as necessidades do cliente antes das do fabricante. (Ricardo Semler).

13 C O N C E I T O ⇨ É uma palavra anglo-saxônica derivada da
palavra mercari, que vem do latim e significa comércio ou ato de mercar, comercializar ou transacionar. ( Marcos Cobra). ...

14 ⇨ Marketing, é um processo de escolha
C O N C E I T O ⇨ Marketing, é um processo de escolha dos mercados que se deve atuar, dos produtos a oferecer, dos preços a cobrar, da distribuição a utilizar e das mensagens a enviar, ou ainda ...

15 C O N C E I T O O desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou utilizador. AMA American Marketing Association

16 C O N C E I T O É o processo de planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos de pessoas e de organizações. Kotler

17 C O N C E I T O O processo na sociedade pela qual a estrutura da demanda para bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida e satisfeita através da concepção, promoção, troca e distribuição física de bens e serviços. Ohio State University

18 C O N C E I T O O conceito de marketing deveria abranger também as instituições não lucrativas. Kotler e Sidney Levy

19 C O N C E I T O O marketing deveria reconhecer as dimensões societais, isto é, levar em contas as mudanças verificadas nas relações sociais. William Lazer

20 C O N C E I T O O marketing deve limitar-se às atividades que resultam em transações de mercado. David Luck

21 C O N C E I T O A CRIAÇÃO, A IMPLEMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROGRAMAS CALCULADOS PARA INFLUENCIAR A ACEITABILIDADE DAS IDÉIAS SOCIAIS ENVOLVENDO CONSIDERAÇÕES DE PLANEJAMENTO DE PRODUTOS, PREÇOS, COMUNICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E PESQUISA DE MARKETING. Raimundo Cosme Kotler e Gerald Zaltman

22 C O N C E I T O SE O MARKETING É PARA SER OLHADO COMO ABRANGENDO AS ATIVIDADES ECONÔMICAS E NÃO ECONÔMICAS, TALVEZ O MARKETING COMO FOI ORIGINALMENTE CONCEBIDO, REAPARECE EM BREVE COM OUTRO NOME. Raimundo Cosme Robert Baltles

23 C O N C E I T O É O PROCESSO DE DESCOBERTA E INTEGRAÇÃO DAS NECESSIDADES E DESEJOS DO CONSUMIDOR PARA AS ESPECIFICAÇÕES DE PRODUTOS E SERVIÇOS, CRIAR A DEMANDA PARA ESSES PRODUTOS E SERVIÇOS E CONTINUAR A EXPANDIR ESSA DEMANDA. Raimundo Cosme Robert Haas

24 MARKETING INDUSTRIAL –
C O N C E I T O MARKETING INDUSTRIAL – É o processo de descoberta e interpretação das necessidades, desejos e expectativas do consumidor industrial e das exigências para as especificações do produto e serviço... Raimundo Cosme

25 C O N C E I T O É O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DESDE A CONCEPÇÃO, PREÇO, PROMOÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE IDÉIAS, BENS E SERVIÇOS PARA CRIAR TROCAS QUE SATISFAÇAM OS OBJETIVOS DE PESSOAS E DE ORGANIZAÇÕES. Philip Kotler

26 C O N C E I T O Marketing é, acima de tudo, ética e respeito ao consumidor. É verdade que muitos profissionais, que se dizem de marketing, se utilizam de ferramentas mercadológicas para fazer negócios inescrupulosos, mas o marketing anda longe disso. Philip Kotler

27 C O N C E I T O Marketing é entender e atender o mercado; para poder vender qualquer produto/serviço, você precisa conhecer o que fez o comprador desejar, e só depois, adaptar a sua oferta à procura. Raimar Richers

28 C O N C E I T O Abrange atividades de troca conduzidas por indivíduos e organizações com o propósito de satisfazer aos desejos humanos. Ben Enis

29 C O N C E I T O O objetivo do Marketing é tornar a venda supérflua. É conhecer e compreender o cliente muito bem, de modo que o produto ou serviço se ajuste... venda por si próprio. Peter Drucker

30 C O N C E I T O Processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores. Philip Kotler

31 É a entrega de um padrão de vida à sociedade. C O N C E I T O
Paul Manzur

32 C O N C E I T O É o conjunto de estudos e medidas relacionados ao lançamento de um produto ou serviço no mercado consumidor, visando a boa aceitação e o sucesso comercial desse produto ou serviço.

33 C O N C E I T O É o conjunto de atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e a realização para com o seu meio ambiente, visando a boa aceitação e o sucesso comercial desse produto ou serviço.

34 C O N C E I T O É conhecer melhor seus clientes (atuais, potenciais, ) de maneira que você possa atender melhor a seus desejos e suas necessidades.

35 C O N C E I T O Marketing pró-ativo – é pensar nas necessidades que os clientes possam vir a ter no futuro próximo. O vendedor da empresa entra em contato com o cliente de tempos em tempos, para falar sobre melhorias de utilização de produtos ou novos produtos.

36 C O N C E I T O Marketing de massa – quando se dedica à produção, distribuição e promoção em massa de um produto para todos os compradores.

37 C O N C E I T O Marketing de nicho – é para um grupo definido mais estritamente, um mercado pequeno cujas necessidades estão sendo totalmente satisfeitas.

38 C O N C E I T O Marketing internacional – quando empresas globais planejam suas estratégias de marketing para seus vários mercados em todo o planeta.

39 C O N C E I T O Marketing de imitação – quando é feito para um produto que se propõe de uma cópia de um produto existente consolidado.

40 C O N C E I T O Telemarketing – descreve o uso de operadores de telefone para atrair novos clientes, e entrar em contato com clientes atuais, para determinar níveis de satisfação ou anotar pedidos.

41 C O N C E I T O Marketing ético – quando a boa pesquisa de marketing beneficia tanto a empresa que a encomendou quanto seus clientes.

42 C O N C E I T O Marketing de catálogo – é quando as empresas enviam um ou mais catálogos de produtos para endereços selecionados.

43 Marketing básico – quando o vendedor simplesmente vende o produto.
C O N C E I T O Marketing básico – quando o vendedor simplesmente vende o produto.

44 C O N C E I T O Marketing automático – é um programa de postagem automática que enviam cartões de aniversários, de natal, ou promoções de fim de estação.

45 C O N C E I T O Marketing de parceria – quando a empresa trabalha continuamente em conjunto com o cliente para descobrir meios de alcançar melhor desempenho.

46 C O N C E I T O Marketing direto – é um sistema de marketing interativo, que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer local.

47 C O N C E I T O Marketing criativo – é descobrir e produzir soluções que os clientes não pediram, mas às quais respondem com entusiasmo.

48 C O N C E I T O É um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação oferta e troca de produtos de valor com outros. Robert Bartels

49 FUNÇÃO DA ADM. DE MKT Procura do Cliente (Conhecer o consumidor ).
2. Combinação dos Desejos dos Clientes com o produto/serviço da Organização.

50 FUNÇÃO DA ADM. DE MKT 3. Programas de estratégias de MKT.
4. Realização nas Vendas.

51 QUALIDDADES DO ADM. MKT 1 . EMPATIA
2. HABILIDADE PARA ANÁLISE RACIONAL 3. TOLERÂNCIA PARA AMBIGÜIDADE 4. ADAPTABILIDADE A MUDANÇAS 5. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTAS 6. SENSIBILIDADE ÉTICA

52 1 . EMPATIA QUALIDDADES DO ADM. MKT É A CAPACIDADE DE COMPREENDER
AS MOTIVAÇÕES E DESEJOS DOS OUTROS

53 QUALIDDADES DO ADM. MKT 2. HABILIDADE PARA ANÁLISE RACIONAL
O administrador precisa desenvolver e aumentar contínuamente a capacidade em análise racional. Ele deve absorver e integrar diferentes espécies de informações. EMPATIA - É a capacidade de compreender as motivações e desejos dos outros. HABILDADE PARA ANÁLISE RACIONAL – O administrador precisa desenvolver e aumentar contínuamente a capacidade em análise racional. Ele deve absorver e integrar diferentes espécies de informações.

54 3. TOLERÂNCIA PARA AMBIGÜIDADE
QUALIDDADES DO ADM. MKT 3. TOLERÂNCIA PARA AMBIGÜIDADE Habilidade para agir decisivamente mesmo quando não possam ser determinados o curso de ações e ao mesmo tempo, assumir responsabilidade pelos riscos de lucros ou prejuízos. TOLERÂNCIA PARA AMBIGÜIDADE : habilidade para agir decisivamente mesmo quando não possam ser determinados o cursos de ações e ao mesmo tempo, assumir responsabilidade pelos riscos de lucros ou prejuízos. ADAPTABILIDADE AS MUDANÇAS: Por se muito complexo e o grau de mudança estar acelerado, ele deve ter a capacidade para reconhecer novas oportunidades e modificar o atual modo de pensar a luz de novos desenvolvimentos. Precisa ter a flexibilidade de manter-se em ritmo de mudança.

55 4. ADAPTABILIDADE A MUDANÇAS
QUALIDDADES DO ADM. MKT 4. ADAPTABILIDADE A MUDANÇAS Por se muito complexo e o grau de mudança estar acelerado, ele deve ter a capacidade para reconhecer novas oportunidades e modificar o atual modo de pensar a luz de novos desenvolvimentos. Precisa ter a flexibilidade de manter-se em ritmo de mudança.

56 5. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTAS
QUALIDDADES DO ADM. MKT 5. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTAS A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O gerente de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras.

57 QUALIDDADES DO ADM. MKT 6. SENSIBILIDADE ÉTICA
MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES, IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

58 TERMOS QUE O ADMINISTRADOR DEVE CONHECER
PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTAS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

59 ROYALTIES - Direito ou arrendamento de bens ou
terras exploradas (direitos autorais) LEASING - ALUGUEL OU ARRENDAMENTO DE MÁQUINAS OU EQUIPAMENTOS TRADING - COMÉRCIO, COMERCIAL DISPLAY – AMOSTRA, DISPOR O PRODUTO PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTAS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO. LOBBY – CONJUNTO DE PESSOAS

60 HOLDING – GRUPO DE PESSOAS OU EMPRESAS
OMBUDSMAN - CONSELHEIRO, PARLAMNTAR NICHO – SEGMENTAÇÃO ESPECÍFICA DE MERCADO PORTFÓLIO - COMUNICAÇÃO VISUAL JOINT VENTURE – UNIÃO DE DUAS OU MAIS EMPRESAS DO MESMO RAMO PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO. YUPPIE – CLASSE PRIVILEGIADA, QUE TEM ACESSO AO CONSUMO PRIVILEGIADO TOP OF MIND – ESPAÇO NA MEMÓRIA, TOPO DA MENTE HUMANA

61 KNOW - HOW – TECNLOGIA, TÉCNICA
DESIGN - DESENHO, LINHA POOL – CONJUNTO, GRUPO, UNIÃO DE EMPRESAS DUMPING - PROMOÇÃO ABAIXO DO REAL, VENDA LOUCA (PREÇO) OUT DOOR – PAINÉIS PUBLICITÁRIOS PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO. SHOW ROOM – SALA DE EXPOSIÇÃO

62 TAREFAS BÁSICAS DO MARKETING
PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

63 TAREFAS BÁSICAS DO MARKETING
ESTADO DA DEMANDA TIPO DE CORREÇÃO TAREFA MARKETING DEMANDA NEGATIVA MKT DE CONVERSÃO CORRIGIR A DEMANDA DEMANDA INEXISTENTE MKT DE ESTÍMULO CRIAR A DEMANDA DEMANDA LATENTE DESENVOLVER A DEMANDA MKT DESENVOLVIMENTO PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO. DEMANDA DECLINANTE MKT DE REVITALIZAÇÃO REVITALIZAR A DEMANDA DEMANDA IRREGULAR MKT DE SINCRONIZAÇÃO SINCRONIZAR A DEMANDA

64 TAREFAS BÁSICAS DO MARKETING
ESTADO DA DEMANDA TIPO DE CORREÇÃO TAREFA MARKETING DEMANDA PLENA MKT DE MANUTENÇÃO MANTER A DEMANDA REDUZIR A DEMANDA DEMANDA EXCESSIVA MKT DE REDUÇÃO DEMANDA INDESEJADA MKT DE ELIMINAÇÃO DESTRUIR A DEMANDA PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO. PROTEGER O MEIO AMBIENTE DEMANDA PRESERVAÇÃO MKT ECOLÓGICO

65 FUNÇÃO DO MKT NO PRODUTO
FUNÇÃO TROCA Compreende basicamente a compra e venda. Envolve o estudo do mercado até a satisfação do cliente. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTAS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

66 FUNÇÃO DO MKT NO PRODUTO
PESQUISA É a fase da informação sobre produto quantidade e quem compra. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

67 FUNÇÃO DO MKT NO PRODUTO
MERCHANDISING Ou planejamento do produto. Após a análise de mercado e a definição das necessidades do consumidor, converte-se em produtos úteis, vendáveis e a preços não proibitivos. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

68 FUNÇÃO DO MKT NO PRODUTO
CRIAÇÃO DA DEMANDA Envolve uma série de atividades como, tipo, formatação, assistência técnica, etc PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

69 FUNÇÃO DO MKT NO PRODUTO
PROPAGANDA É a forma e se apresentar para a venda ao mercado os bens ou serviços produzidos. É matéria paga ( apresentação ) PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

70 FUNÇÃO DO MKT NO PRODUTO
PUBLICIDADE Diz-se a respeito da divulgação com objetivo de formar imagem favorável do produto, serviço ou empresa. É a parte técnica, ( a divulgação ). Ex: balanço. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

71 FUNÇÃO DO MKT NO PRODUTO
MÍDIA Vem do latim, significa meio. É o portador da veiculação. Sua função é planejar, onde, quando, quanto e quem será o portador da mensagem. ( Canal da notícia ). PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

72 FUNÇÃO DO MKT NO PRODUTO
EMBALAGEM A aparência do envólucro do produto atrai muito o consumidor. As vezes a diferença entre um produto está na embalagem. Daí surge o nicho de mercado. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

73 FUNÇÃO DO MKT NO PRODUTO
COMPRA E ESTOCAGEM Para a indústria, é fundamental que a quantidade não seja nem superior, nem inferior ao limite de estocagem. ( Aí surge a logística industrial ) PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

74 FUNÇÃO DO MKT NO PRODUTO
VENDA É o coroamento do processo. É a etapa semi-final caso tenha sido bem conduzido nos itens anteriores. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

75 FUNÇÃO DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
Estas funções estão ligadas a colocação do produto ao alcance do consumidor. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

76 FUNÇÃO DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTE
É o fator de aumento do consumo por facilitar o rápido escoamento do produto que vai do fabricante ao consumidor final. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

77 FUNÇÃO DISTRIBUIÇÃO ARMAZENAGEM
Propicia a guarda e conservação do material. Esta função visa o equilíbrio entre a oferta e a procura. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

78 FUNÇÃO DISTRIBUIÇÃO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO
FORNECEDOR PRODUTOR VAREJISTA CONSUMIDOR CANAL DE DISTRIBUIÇÃO São os conhecidos atacadista varejistas que complementam o processo da venda.

79 2 – recursos de terceiros
FUNÇÕES AUXILIARES FINANCIAMENTO Existem duas fontes de crédito: 1 – recursos próprios 2 – recursos de terceiros

80 FUNÇÃO DISTRIBUIÇÃO COLETA DE DADOS
As organizações devem manter uma preocupação constante. A sociedade é mutável e dinâmica por natureza. A todo momento são introduzidos novos hábitos e surgem novas necessidades renovando seus desejos.

81 FUNÇÃO DISTRIBUIÇÃO COLETA DE DADOS Pré-requisitos:
Mudanças nas preferências dos consumidores. Aceitabilidade dos novo produtos. Aumento ou redução de vendas...

82 FUNÇÃO DISTRIBUIÇÃO COLETA DE DADOS Ingresso de novos concorrentes
Crescimento demográfico Pontos fortes e pontos fracos do produto. Condições climáticas (meio ambiente)

83 FUNÇÃO DO MKT NA EMPRESA
A organização é um sistema que processa insumos. A filosofia básica é o benefício do produto genérico, buscando vantagem. A estrutura da função deriva das metas e objetivos e são desenvolvidas a nível geográfico, de produto e de cliente.

84 FUNÇÃO DO MKT NA EMPRESA
O plano de MKT especifica as decisões a serem tomadas em cada função. A auditoria de MKT é uma avaliação global e sistemática das atividades do MKT. Ela corrige as ações sem punições.

85 SISTEMA DE INTEGRAÇ!ÃO DO MARKETING

86 Retorno de informações.
ENTRADA (INPUT, INSUMO) PROCESSO (TRANSFORMAÇÕES) SAÍDA (OUTPUT, EXSUMOS) VENDAS Bens; Serviços; Produtos; Informações Vendas; Lucros; Etc. Capital; Recursos físicos; Recursos humanos; Retorno de informações. Organização; Finanças; Fabricação; Marketing; Métodos e Normas Políticas, Especificações Realimentação

87 DESCENTRALIZAÇÃO DO MKT
POR TERRITÓRIO – Criação de filiais

88 DESCENTRALIZAÇÃO DO MKT
POR PRODUTO - por diferentes tipos de produtos: Ex: mala, computador, ferramentas, etc

89 DESCENTRALIZAÇÃO DO MKT
POR CLIENTE - residencial, comercial industrial e rural. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

90 FATORES DETERMINANTES
AUMENTO DA PROCURA PROMOÇÃO DE VENDAS AUMENTO NA RENDA DOS CONSUMIDORES MUDANÇAS NOS HÁBITOS MELHORA NA QUALIDADE DOS PRODUTOS ESCASSES DO PRODUTO DO CONCORRENTE AUMENTO DE NÚMERO DE CONSUMIDORES PERÍODO DE SAZONALIDADE PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

91 FATORES DETERMINANTES
REDUÇÃO DA DEMANDA CRISE ECONÔMICA REDUÇÃO NA RENDA DOS CONSUMIDORES MUDANÇAS NOS HÁBITOS REAJUSTE NOS PREÇOS DOS CONCORRENTES MUDANÇA DE NÍVEL DE QUALIDADE CONDIÇÕES CLIMÁTICAS PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO. CUIDADO

92 MOTIVAÇÃO É UM CONJUNTO DE FATORES CAPAZES DE PROVOCAR E DIRIGIR
A CONDUTA HUMANA, RUMO A UM DETERMINADO OBJETIVO PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

93 MOTIVAÇÃO É UM ESTADO INTERNO QUE IMPULSIONA
ATIVA OU MOVIMENTA E CANALIZA O COMPORTAMENTO HUMANO. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

94 EXISTEM DOIS TIPOS BIOGÊNICO – é aquele que já vem dentro
de nós mesmo: Ex: alimento, saúde, educação, habitação. PSICOGÊNICO – é aquele que adquire com a convivencia com o outro ser social. Ex: Posição social, luxo, status, poder. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

95 ATITUDES DO SER HUMANO COGNITIVO (sabedoria ou crenças)
ATITUDES – São tendências estáveis de perceber ou agir de modo consciente. Apesar das atitudes perderem apenas para as intenções, é difícil defini-las. Ela é composta de três estágios a saber : PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO. COGNITIVO (sabedoria ou crenças) AFETIVA (emoções, sentimentos) CONATIVA (intenção de agir)

96 MOTIVAÇÃO ABRAÃO MASLOW em seu livro MOTIVAÇÃO/PERSONALIDADE
formulou sua conhecida hierarquia das necessidades humana, conforme quadro abaixo: PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

97 MOTIVAÇÃO AUTO REALIZAÇÃO ESTIMA ACEITAÇÃO SEGURANÇA FISIOLÓGICA
PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

98 FATORES E CONSEQÜÊNCIAS QUANDO NÃO ATENDIDAS
FISIOLÓGICAS CONSEQÜÊNCIAS NECESSIDADE DE VIDA SAUDÁVEL (casa, lazer, roupa, sexo) Desconforto, dor Doença, fome Enfraquecimento, sede PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

99 FATORES E CONSEQÜÊNCIAS QUANDO NÃO ATENDIDAS
SEGURANÇA CONSEQÜÊNCIAS NECESSIDADE DE ESTABILIDADE, PROTEÇÃO Tensão, ansiedade, Mêdo, pânico, Incerteza, assalto PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

100 FATORES E CONSEQÜÊNCIAS QUANDO NÃO ATENDIDAS
SOCIABILIDADE CONSEQÜÊNCIAS NECESSIDADE DE AMIZADE AMBIENTAÇÃO Sensação de não ser amada, solidão Auto - depreciação PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

101 FATORES E CONSEQÜÊNCIAS QUANDO NÃO ATENDIDAS
E S T I M A CONSEQÜÊNCIAS NECESSIDADE DE STATUS, PRESTÍGIO, PODER Perda de auto-confiança, Perda de Poder, prestígio, Perda de confiança PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

102 FATORES E CONSEQÜÊNCIAS QUANDO NÃO ATENDIDAS
INDEPENDÊNCIA CONSEQÜÊNCIAS NECESSIDADE DE SER LIVRE LIBERDADE, CRIATIVO Sentimento de frustração Logro, desespero, Sentimento de inutilidade PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

103 PRODUTO É qualquer bem ou serviço que possa satisfazer uma necessidade humana. Eles estão divididos em: 1 - Bens -São produtos que possuem características físicas tangíveis (pegar, apalpar), que possam satisfazer as necessidades: Ex: livro, carro. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

104 PRODUTO 2 - Serviço - É a aplicação de técnica e
habilidades humanas para a satisfação da suas necessidades. Ex: dentista, vigilância. O produto é usado - não o fato da sua existência - com base na satisfação do cliente PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

105 O produto é usado com base na satisfação do cliente e não o fato
ENQUANTO UNS CHORAM.. OUTROS VENDEM LENÇOS O produto é usado com base na satisfação do cliente e não o fato da sua existência. As mulheres buscam beleza e esperança, e não cosméticos e alimentos dietéticos.

106 Os homens buscam virilidade e masculinidade e não perucas e
ENQUANTO UNS CHORAM... OUTROS VENDEM LENÇOS Os homens buscam virilidade e masculinidade e não perucas e loção após barba. A finalidade da venda do produto é vender mais benefício do que o produto. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

107 produto é tudo aquilo capaz de satisfazer a um desejo.
O produto é um meio para um fim: objetivo é a satisfação do consumidor. Em resumo : produto é tudo aquilo capaz de satisfazer a um desejo. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTAS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

108 As premissas implícitas do conceito do produto:
A empresa deve concentrar a tarefa de produzir bons produtos, cujos preços sejam compatíveis. Os consumidores escolhem entre seus concorrentes, com base na sua qualidade e em relação ao preço. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

109 ORIENTAÇÃO P/PRODUTO EMPRESA P/PRODUTO P/MERCADO
PETROBRAS PRODUZ PETRÓLEO ALTERNATIVA ENERGÉTICA ANTÁRTICA PRODUZ CERVEJA COMERCIALIZA PRAZER E ALEGRIA PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

110 ORIENTAÇÃO P/PRODUTO EMPRESA P/PRODUTO P/MERCADO
TURISMO VENDE VIAGENS OFERECE FASCÍNIO MGM FAZ FILMES CRIA ENTRETENIMENTO TELEMAR VENDE LINHAS AGILIZA A COMUNICAÇÃO TELEFÔNICAS PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

111 ORIENTAÇÃO P/PRODUTO EMPRESA P/PRODUTO P/MERCADO
CONSUL PRODUZ FREEZER PROPORCIONA CONFORTO AVON FAZ COSMÉTICOS VENDE ESPERANÇA PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

112 ORIENTAÇÃO P/PRODUTO EMPRESA P/PRODUTO P/MERCADO
COCA-COLA MATA A SEDE FAZ COMUNICAÇÃO XEROX FAZ COPIAR AUMENTA A PRODUTIVIDADE PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

113 PRODUTO Conceitos PRODUTO - É QUALQUER BEM, SERVIÇO OU IDÉIA
QUE PASSA A SATISFAZER A NECESSIDADE HUMANA BEM – SÃO PRODUTOS QUE POSSUEM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS TANGÍVEIS ( PEGAR, APALPAR ) PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

114 PRODUTO Conceitos SERVIÇO – É A APLICAÇÃO DE TÉCNICAS E
HABILIDADES PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES. (DENTISTA, VIGIA) IDÉIA – É TODA ATIVIDADE QUE FACILITA A VIDA DO CLIENTE (ASSESSORIA ) É UMA FILOSOFIA DE VIDA. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

115 PRODUTO O PRODUTO É USADO - NÃO NO FATO DA SUA
EXISTÊNCIA –MAS COM BASE NA SATISFAÇÃO DA NECESSIDADE DE CADA UM: Ex: As mulheres buscam beleza e esperança e não cosméticos e alimentos dietéticos. Os homens buscam virilidade e masculinidade e não perucas e loção pós-barba. PERSPECTIVAS AMPLAS E OTIMISTS: A confiança e a flexibilidade de raciocínio para enfrentar cada nova situação com uma atitude positiva, é fundamental. A Administração é difícil e nenhuma ação gerencial é sempre correta. O administrador de MKT tem que aprender com os erros do passado, mas não permitir que eles abalem sua confiança nas decisões futuras. SENSIBILIDADE ÉTICA:MAIOR CONSCIÊNCIA NAS DECISÕES,IDEIAS OU AÇÕES. ÉTICA É MUITO PESSOAL E DEIXA POUCA DÚVIDA, PRINCIPALMENTE PELO IMPACTO DE SUAS AÇÕES. ÉTICA DE CADA INDIVIDUO ESSENCIALMENTE É UM CONJUNTO DE VALORES MORAIS QUE ORIENTAM SEUS PENSAMENTOS E COMPORTAMENTO.

116 CICLO DE VIDA DO PRODUTO
INTRODUÇÃO

117 INTRODUÇÃO CRESCIMENTO MATURIDADE DECLÍNIO
E... REJUVENESCIMENTO.

118 Tem por finalidade informar aos consumidores sobre o Produto.
EMBALAGEM Tem por finalidade informar aos consumidores sobre o Produto. INTRODUÇÃO

119 Facilita o armazenamento
EMBALAGEM Facilita o armazenamento Protege e conserva o produto Ajuda e posiciona o produto INTRODUÇÃO

120 Facilita o uso do produto
EMBALAGEM Facilita o uso do produto Ajuda a vender o produto INTRODUÇÃO Conveniência (abrir, manusear)

121 EMBALAGEM É COMUNICAÇÃO CONSIDERAÇÕES DO MERCADO
FACILITA O MÉTODO DE DISTRIBUIÇÃO INTRODUÇÃO

122 FAMILIA DO PRODUTO CLASSE DO PRODUTO Mono-motor, Bi-motor LINHA
HIERARQUIA DO PRODUTO FAMILIA DO PRODUTO 727, 737, 747 E 380 CLASSE DO PRODUTO Mono-motor, Bi-motor INTRODUÇÃO LINHA

123 SISTEMA DE INFORMAÇÃO MARKETING
INTRODUÇÃO

124 Sistema de Planejamento
S I M Sistema de Planejamento Fornece as bases quantitativas e qualitativas e insumos para programas de vendas. O planejamento não pode ser confundido com a previsão. PLANEJAMENTO = FUTURO PREVISÃO = ESTIMATIVA INTRODUÇÃO

125 Sistema Básico de Pesquisa
S I M Sistema Básico de Pesquisa Respalda-se sobretudo em pesquisas primárias e secundárias e sua formação é chamada de... banco de dados INTRODUÇÃO

126 S I M Sistema de Controle
Permite levantar parâmetros de desempenho das funções básicas do MKT. O controle é um meio e não um fim INTRODUÇÃO

127 MACROMARKETING É um processo social que dirige o fluxo da economia de bens e serviços dos produtores aos consumidores de forma a suprir adequadamente a demanda levando em consideração os objetivos da sociedade (Quantitativo) INTRODUÇÃO

128 MICROMARKETING É o desempenho de atividades pela antecipação das necessidades do consumidor e dirigem o fluxo de mercadorias e serviços para satisfazer as necessidades tanto do produtor como do consumidor. (Qualitativo) INTRODUÇÃO

129 IMPORTÂNCIA DO MACRO E DO MICRO
É ajudar as organizações a terem bom desempenho ao mesmo tempo em que atendam melhor ao anseios da sociedade. INTRODUÇÃO

130 COMPOSTO DO MARKETING INTRODUÇÃO

131 OS 4 P's PRODUTO PROMOÇÃO PREÇO INTRODUÇÃO PRAÇA

132 CONCEITO PRODUTO Para satisfazer as necessidades do
consumidor, é preciso entender que produtos ou serviços a serem ofertados tenham boa qualidade e que atendam aos gostos dos consumidores não esquecendo das opções, tipos e embalagens sedutoras e atraentes. PRODUTO INTRODUÇÃO

133 O QUE OS COMPÕEM PRODUTO Faz parte o Ciclo de Vida do Produto,
seus estágios (introdução, crescimento, maturidade e declínio), vindo a posteriori a nova fase de... rejuvenescimento. É composto de: QUALIDADE, CARACTERÍSTICA, OPÇÕES, EMBALAGEM, TAMANHO, ESTILO, NOME DE MARCA, SERVIÇOS, GARANTIAS. PRODUTO INTRODUÇÃO

134 CONCEITO PROMOÇÃO A promoção estimula, diferencia, provoca
agiliza a decisão, dá velocidade as vendas a curto prazo. É necessário utilizar muita criatividade com as ferramentas promocionais através da propaganda, na promoção de vendas, etc. PROMOÇÃO INTRODUÇÃO

135 O QUE OS COMPÕEM PROMOÇÃO Para isso deve estabelecer:
preços baixos efetivos e eliminar os picos de promoções. Seus complementos são: QUALIDADE, NOME DE MARCA, CARACTERÍSTICAS, TAMANHO, etc. INTRODUÇÃO

136 CONCEITO PREÇO É preciso que divulgue a lista de preços
aos consumidores, que sejam justos e proporcione descontos estimulantes as compras. O PREÇO É IMPORTANTE MAS NÃO É DETERMINANTE. INTRODUÇÃO

137 O QUE OS COMPÕEM PREÇO Por conveniência os objetivos de preços
podem ser divididos em cinco categorias, a saber: 1 - sobrevivência; 2 - manutenção; 3 - segmentação para a nata do mercado (skimming); 4 - orientados para as vendas; 5 - orientados para o lucro; Seus complementos são: LISTA DE PREÇOS, DESCONTOS, SUBSÍDIOS etc. INTRODUÇÃO

138 CONCEITO PRAÇA A distribuição precisa levar o produto
ao lugar certo através dos canais de distribuição adequados para não deixar faltar nenhum produto no mercado considerado importante, bem como, efetivar um acompanhamento através do inventário de estoque sem esquecer os recursos de transportes convenientes. INTRODUÇÃO

139 O QUE OS COMPÕEM PRAÇA Fazem parte os canais de
distribuições, localização, inventário, cobertura e transporte. INTRODUÇÃO

140 ANÁLISE ADAPTAÇÃO ATIVAÇÃO AVALIAÇÃO
OS 4 A's ANÁLISE ADAPTAÇÃO ATIVAÇÃO INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO

141 ANÁLISE  É um processo contínuo de investigação das condições
que determinam a localização, a natureza, o tamanho, a direção e intensidade das forças vigentes no mercado. A essência da análise é a busca e o processamento sistemático das informações através de um instrumento que é a pesquisa de mercado. A análise visa dois alvos:  aprofundar os conhecimentos humanos através das informações.  visa facilitar os processos para tomadas de decisões. Identificamos como, o que, onde, etc INTRODUÇÃO

142 procura avaliar as forças e fraquezas organizacionais e os resultados
AVALIAÇÃO  É o controle da gestão do MKT, que procura avaliar as forças e fraquezas organizacionais e os resultados operacionais de cada esforço no MKT. A avaliação abrange :  A determinação dos padrões de controle ; Acompanhamento sistemático de desvios entre resultados das ações e padrões estabelecidos. Recomendações de ações corretivas, oriundas das observações dos desvios e busca da melhoria no desempenho do MKT. A avaliação é exercida como base para auditoria de MKT. INTRODUÇÃO

143 ADAPTAÇÃO  É um sistema que envolve todas da
empresa e visam ajustar as características da sua oferta na adequação das linhas de produtos ou serviços pelas forças vigentes no mercado. É também a interpretação do estágio do ciclo de vida do produto, em relação a concorrência. São:  marca - identifica o produto;  protege contra a imitação;  diferencia o seu produto;  promove a sua imagem;  design (nova visualização);  embalagem;  preço;  assistência ao cliente; INTRODUÇÃO

144 ATIVAÇÃO – Dentro de uma visão genérica e
abstrata, podemos dizer que a ativação abrange todas as atividades que visam a satisfação das utilidades de tempo, local e posse de um produto ou serviço, colocando a disposição do consumidor na hora e local ao alcance dos desejos dos clientes: Seus compostos são: - propaganda; - distribuição; - vendas pessoais; - apoio logístico; - comunicação. INTRODUÇÃO

145 CLIENTE CONCORRÊNCIA CONJUNTURA
OS 3 C's CLIENTE CONCORRÊNCIA INTRODUÇÃO CONJUNTURA

146 4 = Estabelecer uma política de preços baixos
GRADE DE COMBINAÇÃO 4 P’s X 3 C’s PRODUTO P R E Ç O P R A Ç A PROMOÇÃO CLIENTE 1 4 7 10 CONCORRENTE 2 5 8 11 CONJUNTURA 3 6 9 12 1 = Diversificar o produto (trabalhar em várias linhas) 2 = Diferenciar o seu produto ( melhoria de qualidade ) 3 = Ofertar seu produto com preços de acordo com a conjuntura INTRODUÇÃO 4 = Estabelecer uma política de preços baixos 5 = Igualar preços com seus concorrentes 6 = Trabalhar com prazo ( ex : cartão, cheque pré-datado)

147 7 = Identificar o número de clientes na praça.
PRODUTO P R E Ç O P R A Ç A PROMOÇÃO CLIENTE 1 4 7 10 CONCORRENTE 2 5 8 11 CONJUNTURA 3 6 9 12 7 = Identificar o número de clientes na praça. 8 = Levantar o número de concorrentes 9 = Adequar a renda e fugir da conjuntura (Feira do Automóvel) INTRODUÇÃO 10 = Sempre promover (queimas, descontos) despertar o “cliente” 11 = Igualar ou abaixar os preços através de descontos e queimas 12 = Não promover para não ir de encontro as limitações

148 OS 4 O's INTRODUÇÃO

149 OBJETO OBJETIVO ORGANIZAÇÃO OPERAÇÃO
OS 4 O's OBJETO OBJETIVO ORGANIZAÇÃO INTRODUÇÃO OPERAÇÃO

150 OS 4 O's OBJETO – O QUE O MERCADO COMPRA OBJETIVO – POR QUE COMPRA
ORGANIZAÇÃO – QUEM COMPRA OPERAÇÃO – COMO COMPRA

151 Consumidor – Uso pessoal de indivíduos e
famílias; Produtor – Organizações com o objetivo de produzir; Revendedor – Organizações com o propósito de revenda; Governamental – Propósito de realizar as funções administrativas; Internacional – Todos os aspectos na maneira como se desempenham no exterior.

152 OBJETO – PRODUTO OBJETIVO – MERCADO ORGANIZAÇÃO - COMPRADOR OPERAÇÃO - COMPRA

153 Em meio aos P’s, aos A’s, aos C’s e O’s, a absorção e o entendimento de cada um destes fatores fazem com que estejamos aptos a lidar com o mundo mercadológico.

154 PASSADO PRESENTE AMBIENTE MERCADOLÓGICO MERCADO COMPRADOR  VENDEDOR
PRODUTO SEM VARIAÇÃO  DIVERSIFICAÇÃO PREÇO PRODUTOR  MERCADO COMUNICAÇÃO POUCA  MUITA VENDA PASSIVA/FÁCIL  ATIVA/DIFÍCIL INTRODUÇÃO

155 AMBIENTE MERCADOLÓGICO
ONTEM HOJE CLIENTE DESCONHECIDO  IDENTIFICADO MERCADO ROLO COMPRESSOR  PREENCHE NICHO VENDA ÚNICA  SEMPRE CONSUMIDOR MONÓLOGO  DIÁLOGO INTRODUÇÃO

156 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
INICIADOR : PENSOU NA IDÉIA INFLUENCIADOR:EXERCE INFLUENCIA NA DECISÃO FINAL DECISOR : DECIDE O QUE, COMO, QUANDO, E ONDE COMPRAR INTRODUÇÃO COMPRADOR : EFETIVAMENTE REALIZA A COMPRA USUÁRIO : CONSOME OU USA O PRODUTO OU SERVIÇO

157 FATORES QUE INFLUENCIAM
O CONSUMO É INFLUENCIADO PELA IDADE, RENDA, NÍVEL DE EDUCAÇÃO, RELIGIÃO, PADRÃO DE MOBILIDADE: O comportamento do consumidor para a compra é um processo e seu estágios iniciais são: INTRODUÇÃO

158 FATORES QUE INFLUENCIAM
Percepção da necessidade, procura, avaliação de uso do produto e decisão da compra: A influência das pessoas podem se classificadas como cognitivas e afetivas. Os processos de percepção, motivação e aprendizagem moldam estes comportamentos INTRODUÇÃO

159 FATORES QUE INFLUENCIAM Os output (produtos) de decisão de compra
São mudanças de atitudes e ou comportamento As atitudes podem ser confirmadas, criadas ou modificadas, buscando sempre uma satisfação pessoal. As influências interpessoais incluem a família, Classe social e cultura (que incluem também a Sub-cultura INTRODUÇÃO

160 INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS MEIO AMBIENTE FÍSICO INFLUÊNCIAS TECNOLÓGICAS
Lugar, pessoas, clima, etc. INFLUÊNCIAS TECNOLÓGICAS São inovações tecnológicas que podem até retardar as compras. INFLUÊNCIAS ECONÔMICAS Facilidades de crédito, do cartão, inflação, etc. INTRODUÇÃO

161 INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS
INFLUÊNCIAS POLÍTICAS O sistema poderá estimular o consumo como também inibir. INFLUÊNCIAS LEGAIS – Através de normas, leis e regulamentos emanadas dos três poderes, que poderá influenciar ou não. INTRODUÇÃO

162 INFLUÊNCIA COMPORTAMENTAL
PSICO LÓGICO CULTURAL COM PRA DOR CULTURAL PESSOAL SOCIAL CICLO E ESTILO DE VIDA MOTIVOS PAPEIS E POSIÇÕES CRENÇAS CLASSE SOCIAL

163 OUTROS FATORES QUE INFLUENCIAM
A - CULTURAL - Sub-cultura- agrupamento nacional agrupamento religioso agrupamento racial agrupamento regional B - SOCIAL - Classe social - renda, roupas, carros. Grupos de referencias - família, status. INTRODUÇÃO

164 OUTROS FATORES QUE INFLUENCIAM
C - PESSOAL - Idade, estágio (hábitos) e ciclo de vida. (aprendizagem X influência ) (leitura, audição,pensamento) Ocupação (operário, executivo ) Perspectivas econômicas. Estilo de vida. Personalidade e auto-conceito. (Estágio oral, anal, fálico e genital). INTRODUÇÃO

165 OUTROS FATORES QUE INFLUENCIAM
D - PSICOLÓGICO - É um processo pelo qual o indivíduo seleciona, organiza e interpreta uma informação para criar uma significativa imagem.(TV). Sensação, estímulo motivação;

166 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
O mercado é constituído de compradores e esses compradores são individualizados em gosto e preferências. Identificar compradores de comportamento homogêneos é o grande desafio da Segmentação de Mercado. Entre as bases mais conhecidas estão: INTRODUÇÃO

167 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
a- Geográfica – limites, áreas. b- Demográfica - idade, sexo,raça c- Sócio-econômica - renda, tamanho da família. INTRODUÇÃO

168 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
d- Psicológicas - atitudes, personalidades e- Atributo ao produto - durabilidade, lealdade a marca. f- Comportamentais - ocasião, normal, especial, influências. g- Benefício buscado - qualidade, assistência técnica, pós – venda. INTRODUÇÃO

169 Variáveis da Segmentação
VARIÁVEIS SÓCIO-ECONÔMICAS Idade, raça, sexo, renda, nível de educação, tamanho da família, estágio do ciclo de vida-família, religião, classe social, propriedade de domicílio. VARIÁVEIS RELATIVAS AO PRODUTO volume de uso, uso final, benefício esperado, lealdade a marca, sensibilidade em relação ao preço. INTRODUÇÃO

170 Variáveis da Segmentação
VARIÁVEIS GEOGRÁFICAS região urbana, rural, suburbana, tamanho da cidade, município e estado, densidade da população, clima, terra. VARIÁVEIS PSICOLÓGICAS atributos de personalidades, motivos, atitudes, valores. VARIÁVEIS PSICOGRÁFICAS conservadorismo, alienação, emuladores (seguidores) ,dogmatismo, inovações, consciência da moda, do preço e auto-confiança. INTRODUÇÃO

171 PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS CREDIBILIDADE LOCALIZAÇÃO MAIOR OFERTA
TECNOLOGIA MEIO AMBIENTE TECNOLOGIA HUMANAS E EXATAS INTRODUÇÃO

172 PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS RECURSOS SUPRIMENTOS (Compras )
LEGISLAÇÃO (Licitação) RECURSOS HUMANOS DIVULGAÇÃO E COMUNICAÇÃO

173 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

174 A REFLEXÃO ESTRATÉGICA
CONCEITO A REFLEXÃO ESTRATÉGICA PRESSUPÕE A SABEDORIA DO PENSAMENTO SISTEMATIZADO MOTTA apud CARAVANTES

175 REFLEXÃO ESTRATÉGICA CONDICIONANTES CONCEPÇÃO : VALORES, NECESSIDADES
MOTIVAÇÕES FONTE: CARAVANTES

176 A NOSSA MANEIRA DE FOTOGRAFAR AS
REFLEXÃO ESTRATÉGICA CONDICIONANTES PERCEPÇÃO : A NOSSA MANEIRA DE FOTOGRAFAR AS IMAGENS E INTERPRETAR O MUNDO QUE NOS CERCA Fonte: Caravantes 2004

177 VISÃO GESTÃO ESTRATÉGICA É UMA IMAGEM FUTURA QUE INSPIRA E MOTIVA
EX: MERCK PRESERVAR E APRIMORAR A VIDA HUMANA FONTE: CARAVANTES 2004

178 MISSÃO GESTÃO ESTRATÉGICA A MISSÃO DIZ RESPEITO AO PROPÓSITO FINAL
PERSEGUIDO PELA ORGANIZAÇÃO E COMO ELA SE COLOCA DIANTE DO USUÁRIO Fonte: Caravantes 2004

179 MISSÃO GESTÃO ESTRATÉGICA A MISSÃO É DEFINIDA PELO CONHECIMENTO
E UM FEELING A RESPEITO DO QUE A ORGANIZAÇÃO É CAPAZ DE REALIZAR Fonte:Caravantes 2004

180 GESTÃO ESTRATÉGICA POLÍTICA UM CONJUNTO DE REGRAS PARA SE ESCOLHER
ENTRE ALTERNATIVAS DE AÇÃO ACKOFF, apud CARAVANTES

181 GESTÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS SÃO RESULTADOS A SEREM ATINGIDOS OU
ORIENTAM O DESEMPENHO E IMPLICAM EM CONTINUIDADE Fonte:Caravantes 2004

182 GESTÃO ESTRATÉGICA META PODEM SER ENTENDIDAS COMO OBJETIVOS
INTERMEDIÁRIOS QUE BALIZAM O CAMINHO ATÉ O OBJETIVO FINAL Dale McConkey Apud Caravantes

183 GESTÃO ESTRATÉGICA RESULTADOS DEVEM SER O PRODUTO FINAL DO PROCESSO.
É O COROAMENTO DA ELABORAÇÃO DO PLANO ATÉ A CONCLUSÃO DA AÇÃO Fonte:Caravantes 2004

184 MONTAR UM PLANO ESTRATÉGICO

185

186 MUITO OBRIGADO!!!


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