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Prestação de serviços financeiros no Brasil e a Automação Bancária.

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Apresentação em tema: "Prestação de serviços financeiros no Brasil e a Automação Bancária."— Transcrição da apresentação:

1 Prestação de serviços financeiros no Brasil e a Automação Bancária

2 Para compreender a complexidade da prestação de serviços financeiros no Brasil é necessário conhecer alguns dados: 191 milhões de pessoas (fonte: IBGE, 2011); 8.51 milhões de km2 - 5ª maior país do mundo; O PIB é cerca de dois trilhões de dólares – 8º no mundo ( per capita = $11,289 – 71º do mundo) e altamente concentrado no sudeste (mais de 60%).

3 Estes números colocam o Brasil em uma posição de destaque mas sempre foi difícil levar serviços bancários para toda a população, principalmente devido ao baixo poder de compra da maioria e à área escassamente povoada.

4 É comum creditar o sucesso da automação bancária no Brasil à inflação, forçando-se a melhorar os processos durante os anos oitenta mas, ao mesmo tempo, é importante citar que: Mesmo depois de controlar a inflação em 1994, os bancos brasileiros tomaram ações espontâneas e bem coordenadas através da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) para ganhar eficiência. O Banco Central persistiu nos seus esforços para implementar melhorias regulatórias que diminuíram muito o risco sistêmico do mercado financeiro e evitou fraudes em vários cenários. Não foi uma reação a qualquer crise financeira específica ou fraudes ocasionais e sim um movimento contínuo que exigiu investimentos e ajustes durante os últimos dezessete anos.

5 O cenário brasileiro de automação bancária pode ser resumido da seguinte forma: Mercado altamente regulamentado; Maioria das operações executadas em tempo real; Controles internos diários; Reservas bancárias controladas em tempo real desde 2002; Durante a última década as operações em lote praticamente desapareceram dos bancos; O uso intensivo de comunicação eletrônica aliviou os efeitos do posicionamento geográfico fora da região Sudeste e facilitou a viabilização de contas bancárias para pessoas que ganham o salário mínimo.

6 Os consumidores são jovens e extremamente exigentes quando usam canais eletrônicos, principalmente do ponto de vista funcional. Em vez de locais físicos, que representaram quase 8,5% das transações bancárias em 2010, o uso de caixas eletrônicos e Internet Banking é preferível quando possível, representando respectivamente 33% e 21% de todas as operações bancárias.

7 Mix de transações bancárias no Brasil ( , Fonte: Federação Brasileira dos Bancos - FEBRABAN) Transações com alguma assistência humana Transações Internet Banking (Pessoas + Empresas) Transações ATM Transações POS Transações CTI Outras transações processadas automaticamente 2010 * - Dados estimados pelo Banco Central Brasileiro

8 O mercado bancário brasileiro fez investimentos contínuos em tecnologia da informação para se adaptar às exigências do consumidor para ganhos de produtividade, manter ou melhorar a rentabilidade e obter a capacidade de resistência a turbulência financeira. Ao longo dos últimos 10 anos os bancos no Brasil aumentaram sua força de trabalho em % e seu número de sucursais em 20.86%. Em contrapartida, aumentou seus ativos para 424%, cresceu 638% em seus lucros e aumentaram o volume de transações em 158%. Entre 2002 e 2008 mais de 30 milhões de pessoas migraram para as classes B e C e se tornaram aptas a usar o cartão de crédito.

9 Pilares Estratégicos das Tendências para Investimentos: Eficiência Operacional Relacionamento com os Clientes Gestão de Risco Integração

10 Pilares Estratégicos das Tendências para Investimentos: Eficiência Operacional Relacionamento com os Clientes Gestão de Risco Integração

11 Em um ano ruim, durante a crise, os bancos no Brasil podem auferir um lucro médio de 15% do seu patrimônio líquido e em um ano bom, ele pode chegar a 35%.

12 O Brasil desenvolve tecnologia própria para o mercado financeiro desde os anos 80. Cenários INFLACIONÁRIOS, freqüentes alterações REGULATÓRIAS, constantes ganhos de produtividade e evolução em regras de negócios são questões cotidianas que nossas empresas de TI enfrentaram e devem enfrentar para atender as necessidades do mercado financeiro; Os bancos do Brasil exigem profissionais de TIC com experiência no setor bancário e que são capazes de adaptarem-se nas plataformas TIC, pelo menos tão RAPIDAMENTE quanto o mercado evolui e às vezes ainda mais rápido para criar inovação e diferenciação; Porque

13 Nosso país é pacífico, tem uma tradição em EFICIÊNCIA BANCÁRIA, está livre de desastres naturais, não tem nenhum problema cultural de problemas ou de fusos horários e investiu pesado em comunicação, energia e infra-estrutura nos últimos anos para fornecer melhores serviços; Nossas empresas não são baseadas na exploração da mão de obra barata, mas de uso de profissionais experientes e nas parcerias que possam adicionar VALORES para qualquer projeto, e estão preparados para atender aos altos padrões e PRAZOS apertados e Além de empresas de nicho com soluções criativas no segmento bancário também confiamos em médias e grandes empresas de serviços de TI, algumas com escritórios em diferentes países, como Estados Unidos e Angola, com histórias de sucesso comprovadas. Porque

14 A Tecnologia da Informação aplicada à área bancária: É um importante instrumento de inclusão e desenvolvimento social. Ambos os países têm um grande contigente de não- bancarizados. A TI permite bancarizá-los com custos baixos. Permite um aumento da eficiência bancária que tem reflexos no desenvolvimento de toda a economia Torna o sistema bancário mais seguro, reduzindo a incidência de fraudes e calotes, dando mais estabilidade e reduzindo o risco sistêmico Permite às autoridades monetárias maior condição de gerenciamento, inclusive auxiliando para redução dos efeitos de crises internacionais Colaboração Brasil - Angola

15 Muito Obrigado! Ronaldo Castelo (19) (19)


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