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Motivação Pesquisa Resultado dos Projetos de Software.

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2 Motivação Pesquisa Resultado dos Projetos de Software

3 Motivação Pesquisa Resultado dos Projetos de Software

4 Motivação Resultado dos Projetos de Software
Pesquisa Resultado dos Projetos de Software Segundo o CHAOS - Standish Group, a sensível melhora é resultado da adoção de práticas de Gerência e Engenharia de Software.

5 Objetivo Contribuição Mostrar que a I2TK pode contribuir para o SUCESSO do seu Ambiente de Tecnologia da Informação: Ferramenta de Gerenciamento Experiência Competência

6 Origem Competência Equipe de gestão estratégica, desenvolvimento de sistemas, infra-estrutura de redes e automação, capacitada através de um programa de educação continuada e um convênio com a UFRJ/COPPE e PUC/CCE

7 Estratégia Competitiva
Visão Evolução A revolução da informação ganha força a cada dia com o constante avanço tecnológico que traz redução drástica no custo de obtenção, processamento e transmissão das informações. Possuir informação é estar um passo a frente dos competidores.  Saber transformá-la em conhecimento que possa ser armazenado, recuperado, utilizado e tratado como o principal patrimônio da empresa será o grande diferencial competitivo deste novo século. Estratégia Competitiva

8 Estratégia . Transferência e Retenção de Conhecimento
Premissas . Transferência e Retenção de Conhecimento . Permanente Evolução Tecnológica . Uso de Tecnologia Adequada . Gestão Contínua de Custos e Investimentos . Aderência às Estratégias de Negócio . Alinhamento às Tendências de Mercado

9 Estratégia Crença A Criação de Valores por uma empresa se dá primordialmente pela Qualificação técnica da equipe. A I2TK e seus parceiros acreditam no contínuo investimento na capacitação técnica, seja através de cursos, seminários, estágios, in-house training e certificações junto aos principais players de mercado, buscando as melhores soluções tecnológicas com: . Investimento em educação continuada; . Convênio com Universidades; . Banco de Talentos atualizado; . Turnover próximo de zero; . Aliança estratégica com os Partners.

10 Expertise Desenvolvimento de Sistemas Desenvolvimento de Ferramentas
Soluções Desenvolvimento de Sistemas . Apoio às Atividades Operacionais . Apoio à Gestão . Apoio às Estratégias de Negócio . Wireless Desenvolvimento de Ferramentas . Gerencia e Engenharia de Software

11 Expertise Ampliando o Potencial de sua Plataforma de TI
Soluções Ampliando o Potencial de sua Plataforma de TI . Desenvolvimento de soluções através do parque MS Office instalado em sua companhia . Soluções de conectividade via rede UTP e Wireless . Segurança de infraestrutura de rede Implantação de ERP’s Implantação de Pacotes

12 Expertise Consultoria em TI Planejamento de TI
Serviços Consultoria em TI . Estratégias Competitivas através do uso da TI . Engenharia de Software .Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas .Implantação de Práticas/Métodos .Qualidade de Software . Alocação de Consultores Planejamento de TI . Elaboração de Plano Diretor de Informática (PDI) . Elaboração de Business Plan

13 Expertise Gestão de TI Auditoria de Sistemas Treinamento
Outsourcing Gestão de TI . Gestão de Departamentos de TI . Gestão de Projetos de TI . Administração de Banco de Dados Auditoria de Sistemas . Sistemas de Informação . Infra-estrutura Treinamento

14 Expertise Infra-estrutura . Projeto de Rede
Integração Infra-estrutura . Projeto de Rede . Capacity Planning de Hardware e Rede . Projeto de Segurança da Informação . Administração e Planejamento . Networking . Telefonia –VoIP . Monitoramento . Ativos de Rede . Cabling

15 Expertise Sistemas de Automação . Análise Operacional e Funcional
Integração Sistemas de Automação . Análise Operacional e Funcional . Definição de Requisitos . Projeto Conceitual (diagramas lógicos) . Projeto Físico (rede, software e equipamentos) . Plano de Implantação . Seleção de Fornecedores . Acompanhamento e Fiscalização da Implantação

16 Tecnologia Microsoft IBM Oracle Informix Sybase HP/Compaq Enterasys
Relacionamentos Microsoft IBM Oracle Informix Sybase HP/Compaq Enterasys 3COM Thin Linc COPPE/UFRJ PUC-RJ Engenet R2BCom BEA EMC2 Ateliê de Talentos CTT Integration Group entre outros.

17 Equipe Experiência A I2TK possui a capacidade de agregar um grupo de profissionais que já vem atuando no segmento de tecnologia da informação e transporte aéreo há muitos anos, tendo consolidado experiências em soluções integradas e na aplicação dos recursos tecnológicos para a melhoria da atividade de seus clientes, com ganhos de produtividade, segurança e competitividade.

18 Equipe Responsabilidade
JOAQUIM SANTOS NETO - Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação (Linha de Pesquisa: Engenharia de Software), COPPE UFRJ – 2001, Engenheiro Eletrônico, professor na Pontifícia Universidade Católica - RJ. Dezoito anos de experiência em Tecnologia da Informação, desenvolvendo soluções de TI com ganho de vantagens competitivas para a estratégia das empresas. Oito anos de experiência em desenvolvimento de soluções para a indústria aeronáutica. Artigos apresentados na AGIFORS 2000 (Optimization Research – Crew Scheduling), XII CITS 2001 (Function Point Analysis), WEBNET 2000 (Developing Website), WEBNET 1998 (Intranet Website). Participação na ATTIS - Aviation Technology Communications, 1998, Microsoft PDC 2002, DMA net.marketing 2000, WEBNET 1999, Brazilian Software Engineering Congress 1999, SITA Congress 1999, Compaq Innovate Palestras apresentadas no STORAGE Forum 2002, Software Process Improvement Network 2002 (Web Test) e no IBM User Day 2001, sobre Internet. LUIZ FELIPE G.NOVIS – Engenheiro Eletricista / Sistemas (PUC/RJ – 1976), Mestrado em Otimização s/ defesa de tese (Coppe – 1976), MBA em Sistemas de Gestão Integrada – MBSIG (Coppe – EE/UFRJ – 2001). Várias certificações 3Com, Cisco e Enterasys. Dezesseis anos de experiência em infra-estrutura de redes e telecom como fundador e Diretor Geral da Engenet Informática, tendo atuado em projetos e implantações de soluções de infra-estrutura de TI para pequenas, médias e grandes empresas. Em ago/99 a empresa foi classificada pela revista Info Exame em 1° lugar no Rio de Janeiro e 8° lugar no Brasil no critério EXCELÊNCIA EMPRESARIAL dentre as empresas do segmento de infra-estrutura de redes. Quatorze anos de experiência em desenvolvimento de software para sistemas de controle em tempo real e engenharia de automação de processos, em diversos segmentos da indústria.Trabalhos publicados em co-autoria: Determinação da Função de Transferência pelo Método das Equações de Diferenças Finitas (PUC – 1976); Um Sistema de Supervisão e Controle Baseado em Microprocessador (SICOP – 1981).

19 Equipe Responsabilidade
LUIZ ROBERTO SILVA F˚ - Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação (Linha de pesquisa: Informática e Sociedade), COPPE/UFRJ, 2002; Engenharia Eletrônica, 1982, UFRJ, Rio de Janeiro; Análise de Sistemas (extensão), 1987 , PUC/CCE - PDE (Pgr. Desenv. Executivos), 1997, Fundação Dom Cabral. Pesquisa em estratégia corporativa e evolução do uso da Tecnologia da Informação no setor de serviços e no mercado de transporte aéreo. Onze anos de experiência como engenheiro, oito anos como CIO em empresas aéreas e quatro anos na área comercial de empresas de tecnologia. Artigos em co-autoria: WebNet World Conference, 1998 (USA) e 2000 (USA) - CLADEA, (PERU). Participação na ATTIS (Aviation Technology Communications), 1996 e 2001, Compaq Innovate Forum 1999, WebNet 1999, IT Midia ITForum, 2000, 2001 e 2002. PRÊMIOS – • 100 IT Leaders 2002 e 2001 (Destaque setor de Transporte) - Revista Computerworld; • Indicação ao prêmio de Profissional de TI, 2001 (setor de Transporte) - Revista Informática Hoje; • 100+ Inovadoras e Revista InformationWeek Brasil; • 100 Empresas + ligadas, 2002, Revista Info Exame; • 100 maiores usuários de Informática, 1997/1998, Revista Computerworld.

20 Custos A I2TK pratica preços atraentes possibilitados:
por seu modelo organizacional; pela otimização e competência das equipes de projeto facilitada pelo convênio com as Universidades e pelo bom relacionamento com seus parceiros; pela estrutura compartilhada.

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22 Desenvolvimento de Sistemas
O Problema A complexidade do software vem crescendo ao longo do tempo. Abrangência 2000s

23 Desenvolvimento de Sistemas
O Problema A complexidade do ambiente de desenvolvimento vem crescendo ao longo do tempo. Desenvolvimento em ambiente distribuído; Controle da componentização; Gestão de Equipes especializadas; Grande número de Tecnologias; Maior quantidade, diversidade e abrangência dos atributos e requisitos dos sistemas; Integração com o ambiente de negócios.

24 Desenvolvimento de Sistemas
O Problema A complexidade da gestão do projeto vem crescendo ao longo do tempo. Manter níveis de produtividade constantes; Manter a consistência do controle de custos; Tornar eficiente a passagem de serviço entre os colaboradores; Gerir os recursos do projeto; Apurar e acompanhar os riscos do projeto; Implementar ações de monitoração que auditem a qualidade; Manter o relacionamento com usuários mais participativos; Gerir as pressões devido ao atual nível estratégico da TI perante o negócio.

25 Desenvolvimento de Sistemas
A Solução Foco . Qualidade . Gestão de Projeto

26 Qualidade Garantia da Qualidade
Software Garantia da Qualidade Manter o conjunto de atributos de forma a atender às necessidades do usuário; Manter ações de monitoração que auditem a qualidade.

27 Qualidade Padrão de Qualidade
Software Padrão de Qualidade Utilizar princípios de Engenharia de Software. Foco na Qualidade Processo Métodos Ferramentas

28 Qualidade Qualidade do Produto Final Metodologia
Software Qualidade do Produto Final Utilização de Metodologias permitindo que as ações sejam realizadas de forma organizada. Metodologia (clique aqui para ver)

29 Qualidade Modelos de Capacitação CMM. Otimizado (Nível 5)
Software Modelos de Capacitação CMM. Otimizado (Nível 5) Gerenciado (Nível 4) Definido (Nível 3) Repetível (Nível 2) Gerência de Requisitos Planejamento do Projeto de Software Rastreabilidade do Projeto de Software Gerência de Subcontratos de Software Garantia da Qualidade do Software Gerência de Configuração do Software Inicial (Nível 1)

30 Gestão de Projeto Visão Fator importantíssimo de Sucesso de um desenvolvimento de software.

31 Ferramenta simples para apoio ao desenvolvimento de sistemas.
Objetivos Ferramenta simples para apoio ao desenvolvimento de sistemas. Apoiar as empresas a desenvolver software com qualidade. Buscar redução de custo de desenvolvimento com aumento da produtividade e eliminação de re-trabalho

32 Práticas de Engenharia de Software.
Escopo Práticas de Engenharia de Software. Teste de Software Ciclo de Vida do Software Atividades de Desenvolvimento Análise Programação Teste Inspeção Práticas de Gestão de Projetos. Gerência de Tempo Custo Qualidade Recursos Humanos Comunicação Risco Configuração Produtividade

33 Solução WEB Escalável .NET Acesso via Internet Multi-empresa
Tecnologia Solução WEB .NET Acesso via Internet Multi-empresa Escalável Soluções de Pequeno Porte MSDE – BD (Free Software) IIS Soluções de Grande Porte SQL Server 2000

34 Contatos Telefone / e-Mail JOAQUIM SANTOS NETO Celular: 21 9974-0743
LUIZ ROBERTO SILVA F˚ Celular: LUIZ FELIPE G. NOVIS Celular:

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36 Metodologia Diretriz Nossa metodologia de gestão dos processos e atividades está alinhada com as práticas do PMI – Project Management Institute: . Garantia de manutenção dos níveis de serviços acordados; . Cumprimento de prazos; . Qualidade e Visibilidade; . Satisfação dos usuários; . Gestão personalizada; . Custos otimizados. Voltar

37 Metodologia RUP – Rational Unified Process da Rational – IBM.
Premissas Nossa Metodologia é fundamentada nos modelos consagrados do mercado RUP – Rational Unified Process da Rational – IBM. Voltar

38 Metodologia Abordagem 1 Abordagem de uma Arquitetura Corporativa de Tecnologia da Informação framework de ZACHMAN Voltar

39 Metodologia Abordagem 2 Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Elaboração
Concepção Elaboração Construção Transição Levantamento de Requisitos (JAD) Revisão dos Requisitos (Walkthrough) Definição do Escopo do Projeto Aprovação do Escopo Mensuração dos Pontos de Função Análise de Risco de Projeto Elaboração da Arquitetura do Software Planejamento do Projeto (PMI) Revisão da documentação Análise (UML) Revisão dos modelos da Análise Programação Revisão dos Programas Teste (Unidade, Integração, Sistema) Teste de Aceitação (Homologação) Elaboração dos manuais do sistema Instalação do Produto em Produção Revisão da Instalação Teste em Produção Treinamento do usuário Aceite do Sistema Voltar

40 Metodologia Modelagem de Casos de Uso Digramas da UML
Análise Método de análise baseado na UML Modelagem de Casos de Uso Digramas da UML Casos de Uso Atividade Classes Objetos Transição de Estados Seqüência Colaboração Entre outros... Voltar

41 Metodologia Client/ Server: Web: Mobile:
Programação Diversas linguagens de programação e arquitetura. Client/ Server: PowerBuilder, Delphi, VB, etc.. Web: .Net, JAVA, Perl, etc... Mobile: .Net e JAVA. Voltar

42 Metodologia Teste da Unidade – Teste unitário
Baseado no conceito de Fases de Teste Teste da Unidade – Teste unitário Teste de Integração – Teste integrado Teste de Sistema – Teste do sistema completo Teste Aceitação - Homologação Teste de Operação – Teste em Produção Voltar

43 Metodologia Processo de Desenvolvimento de Software
Qualidade Processo de Desenvolvimento de Software Processos de Gerência (PMI) Métricas (Pontos de Função, COCOMO, etc...) Métodos de Revisão & Teste Voltar

44 Metodologia Motivar os usuários para os ganhos do sistema
Implantação Motivar os usuários para os ganhos do sistema Realizar treinamento Apoiar a implantação Voltar

45 Metodologia Customização para atender necessidades de tempo e custo.
Padrão Metodologia na Arquitetura Tecnológica Metodologia do Projeto Voltar

46 Metodologia Gestão e priorização de projeto em conjunto.
Fornecimento dos Recursos Humanos. Supervisão do desenvolvimento. Coordenação de projeto. Apoio tecnológico. Apoio da Universidade e Microsoft ou BEA. Segurança e contingências. Documentação dos sistemas. Voltar

47 VOLTAR Voltar


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