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MODELO DE GESTÃO. VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR Novo modelo de Gestão de Pessoas da UNEMAT FOCO Novo Modelo Desenvolvimento IndividualOrganizacional.

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1 MODELO DE GESTÃO

2 VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

3 Novo modelo de Gestão de Pessoas da UNEMAT FOCO Novo Modelo Desenvolvimento IndividualOrganizacional

4 Gestão de Pessoas Papel da PessoaPapel da Instituição Ativa Gestão do seu desenvolvimento, de sua carreira Suporte do desenvolvimento da Pessoa Pessoas Competência

5 Programa de Valorização do Servidor da Unemat OBJETIVO Promover a consciência sobre a necessidade da administração pública ágil e eficaz valorizando o servidor público como agente promotor de formulações e implementação de políticas públicas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1 – Humanizar o trabalho, valorizando a pessoa como um Ser Integral. 2 – Propiciar competitividade à organização. 3 – Contribuir para que a organização possa alcançar os objetivos e realizar sua missão: Produção, Difusão do Ensino,Pesquisa e Extensão para o desenvolvimento Sustentável do Estado

6 Dimensões do Ser Integral PESSOA

7 Dimensão Física Medicina Preventiva Saúde Bucal Atividade Física e Postural Dançar é viver Promover a saúde física dos servidores, bem como conscientizar e incentivar a promoção e a gestão da saúde.

8 Dimensão Social Estimular a construção de novos padrões de sociabilidade no trabalho, no momento de lazer e na comunidade. Socialização de Talentos Instrumental Voluntariado Coral INSTRUTOR CONSULTOR INSTITUCIONAL

9 Dimensão Cultural Fortalecer o espírito de equipe, de união e cooperação dos servidores Públicos em todo os níveis de atuação. Eventos Esportivos Eventos Culturais Campanha de Sensibilização Capacitação de Liderança

10 Dimensão Política Consolidar a imagem institucional do elemento Unemat, qualificado como Gestão Universitária, junto aos servidores. Divulgação das Ações da Gestão Revisão da estrutura Organizacional e funcional Adequar lotacionograma e Cargos aos Processos Priorizar Plano de carreira servidores

11 Dimensão Administrativa Estimular o servidor a buscar informações sobre os programas, projetos e atividades, para ser um disseminador da execução orçamentária da administração pública. Transparência dos Gastos Servidor em Audiência Pública

12 PESSOAS COMO RECURSOS PESSOAS COMO PARCEIRAS Servidores isolados nos cargos Horário rigidamente estabelecido Preocupação com normas e regras Subordinação ao chefe Fidelidade à organização Dependência da chefia Colaboradores agrupados em equipes Metas negociadas e compartilhadas Preocupação com resultados Atendimento e satisfação do cliente Vinculação à missão e visão Interdependência entre colegas e chefia

13 PESSOAS COMO RECURSOS PESSOAS COMO PARCEIRAS Alienação em relação à organização Ênfase na especialização Executoras de tarefas Ênfase nas destrezas manuais Mão-de-obra Participação e comprometimento Ênfase na ética e na responsabilidade Fornecedoras de atividades Ênfase no conhecimento Inteligência e talento

14 PRESTAÇÃO DE SERVIÇO MISSÃO DO GOVERNO ATENDIMENTO A SOCIEDADE MISSÃO DA UNEMAT MISSÃO DA PRAF Garantir a produção e a difusão do conhecimento através do ensino, pesquisa e extensão, visando o desenvolvimento sustentado.`` Administrar e viabilizar a integração nas áreas de RH, Materiais, Financeira, Infra-estrutura, Tecnologia da informação e comunicação, buscando facilitar o desenvolvimento das atividades fim da universidade.

15 Qualidade de vida ganha destaque na Administração da Unemat Investir em qualidade de vida é investir nas pessoas, no diferencial da instituição. PILARES DA QUALIDADE DE VIDA INDIVIDUALINDIVIDUAL FAMILIARFAMILIAR INSTITUCIONALINSTITUCIONAL Saúde física mental e emocional Relacionamento Sinônimo de equilíbrio e harmonia do ser humano Atividades físicas, Alimentação e Mudanças de hábitos

16 Qualidade de vida ganha destaque na Administração da Unemat Atividades Culturais Segurança no trabalho (forma de ingresso) Desenvolvimento/Carreira ´´Mais importante que acrescentar dias em sua vida é acrescentar vida em seus dias.``

17 Clima organizacional Fator determinante da qualidade do ambiente organizacional saudável e produtivo. Feliz no trabalho Satisfação com o trabalho Qualidade de vida

18 Clima organizacional credibilidade como o funcionário vê o seu superior. respeito como o funcionário se sente tratado pelo seu superior. imparcialidade como o funcionário percebe as regras da organização. Confiança relação entre lideranças e colaboradores Orgulho relação entre funcionários e seu trabalho. Camaradagem relação entre os funcionários sem levar em conta a hierarquia.

19 Algumas ações da Unemat que valorizam o Servidor Implantação do Modelo de Gestão de Pessoas Realização de Políticas de Recrutamento,alocação, acompanhamento,qualificação e Avaliação; Parceria com a Escola de Governo- Promoção de cursos de Formação Técnica; Realização de Concurso Público Adequação de espaço físico e de equipamentos nos locais de trabalho Estabelecimento de Comissão Técnica para revisão e alteração do plano de Carreira ; Destinação de Recursos no PTA para a execução do Plano de Gestão de Pessoas.

20 Universidade do Estado de Mato Grosso Pró-reitoria de Administração e Finanças Modelo de Gestão WILBUM DE ANDRADE CARDOSO Pró-reitor ROSÂNGELA CABRAL ROSA LAZARIN Assessora da Área de Gestão de Pessoas JOANE SANTOS CUNHA Coordenadora de Recursos Humanos da Unemat DOUGLAS EHLE NODARI Secretário Universidade do Estado de Mato Grosso Av. Tancredo Neves, 1095 – Cavalhada – CEP Cáceres – MT – Fone (65) Ramal


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