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Sociologia das organizações

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Apresentação em tema: "Sociologia das organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia das organizações
Professora – Danielle Valente Duarte Sociologia das organizações

2 3 – Sociologia das Organizações
O que é um sistema? Algo dotado de uma determinada finalidade e que é composto por diferentes componentes, chamados subsistemas e que relacionam-se uns com os outros, com objetivos próprios, mas tendo como principal função a manutenção de um objetivo comum.

3 3 – Sociologia das Organizações

4 3 – Sociologia das Organizações
Uma organização é como um sistema. Organizações constituem-se como um conjunto de elementos dinamicamente inter-relacionados desenvolvendo uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos.

5 3 – Sociologia das Organizações
Contudo as organizações não são sistemas claros, simples e objetivos.

6 3 – Sociologia das Organizações
As organizações são constituídas por pessoas. São instituições vivas e sujeitas a mudanças, cujos elementos se relacionam entre si e com terceiros. São por isso chamadas de sistemas sociais abertos.

7 3 – Sociologia das Organizações
As Organizações como sistemas sociais abertos As organizações são sistemas sociais porque são compostas por pessoas que interagem de forma recíproca. O ambiente de uma organização é resultado fundamental da interação entre as pessoas que o compõem.

8 3 – Sociologia das Organizações
Mas não são apenas as pessoas que compõem a organização que exercem influência sobre a mesma.

9 3 – Sociologia das Organizações
O ambiente das Organizações Ambiente externo: diz respeito ao contexto no qual a organização está inserida. Ambiente Geral Ambiente Específico

10 3 – Sociologia das Organizações
Ambiente Geral: condições gerais que influenciam todas as organizações. Ex.: características políticas, sociais, econômicas, culturais, demográficas, espirituais. Ambiente Específico: subconjunto de componentes do ambiente geral que irão variar de acordo com o tipo de organização. Ex.: clientes, fornecedores, concorrentes, sindicatos, leis específicas.

11 3 – Sociologia das Organizações
Ambiente Interno: conjunto de características das organizações que decorre e se cria a partir das relações entre os seus elementos, as quais são influenciadas por uma série de fatores. Quais seriam esses fatores? Estilo de gestão, normas, cultura da empresa, estrutura organizacional, organizações informais.

12 3 – Sociologia das Organizações
Os Subsistemas das Organizações Estrutural Conhecimento técnico e tecnológico Comportamental Cultural

13 3 – Sociologia das Organizações
Subsistema Estrutural A estrutura organizacional está relacionada com as relações formais estabelecidas na organização a fim de promover sua eficiência e eficácia.

14 3 – Sociologia das Organizações
Subsistema estrutural Tomada de decisão estratégica Planejamento Organização Controle

15 3 – Sociologia das Organizações
O subsistema estrutural é, usualmente, representado pelo organograma da empresa.

16 3 – Sociologia das Organizações
Subsistema do Conhecimento Esta relacionado com o tipo e nível dos componentes tecnológicos e as técnicas utilizadas nas diferentes áreas das organizações. Este subsistema proporciona acúmulo de de conhecimento no capital humano. É o capital humano que lidera e impulsiona as transformações deste subsistema.

17 3 – Sociologia das Organizações
Subsistema do Comportamento Organizacional Diz respeito aos tipos de comportamentos que caracterizam os elementos de uma organização. Os comportamentos podem ser influenciados por uma série de fatores: Forma de liderança Motivação Avaliação de desempenho e retribuição do mérito

18 3 – Sociologia das Organizações
O ambiente que se cria no interior da organização é determinante para a criação de elos pessoais e profissionais e na regulação das relações interpessoais formais e informais. Uma organização que possui uma gestão que se preocupe com o comportamento organizacional busca moldar características individuais que beneficiem o coletivo e a organização como um todo.

19 3 – Sociologia das Organizações
Desenvolvimento de atitude proativa Questionário Monte Sinai proatividade.docx Trabalho em equipe Desenvolvimento de características empreendedoras

20 3 – Sociologia das Organizações
Desenvolvimento da criatividade Hospital 9 de julho – Concurso Ideias Brilhantes. Prêmio de R$ para a ideia mais inovadora. Amadeus – Even Better. Prêmios entre e euros para as 3 ideias mais inovadoras dos funcionários latino-americanos ..\..\..\Videos\Downloads do RealPlayer\Ginastica Mental Aplicada ao Trabalho - Criatividade e Inovação - Prof. Will Martins - YouTube.flv

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27 3 – Sociologia das Organizações
Trabalho em equipe Auxilia na identificação de pessoas com perfil de liderança. Identifica as pessoas realmente comprometidas com a empresa. Dá oportunidade para o crescimento profissional. Permite a observação de comportamento dos funcionários. Biosintética – Criação de metas de equipe

28 3 – Sociologia das Organizações
Desenvolvimento de características empreendedoras A área de Responsabilidade Social da HP, chamada Social Innovation, foca seu trabalho em projetos que estimulem o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo entre os jovens.

29 3 – Sociologia das Organizações
Subsistema da Cultura Organizacional Diz respeito aos valores e princípios que orientam as ações dos elementos das organizações. Esses valores são compartilhados pelos membros das empresas em todos os seus níveis.

30 3 – Sociologia das Organizações
Uma organização pode ser considerada uma microssociedade. Formação Cultural da Organização Ideias Paradigmas Valores e relações Intenções

31 3 – Sociologia das Organizações
Algumas características básicas que permitem a realização de um diagnóstico da cultura organizacional de uma empresa: Inovação e assunção dos riscos: grau com que os funcionários são estimulados a inovar e assumir riscos Atenção aos detalhes: grau que se espera que os funcionários demonstrem análise e atenção aos detalhes Orientação para resultados: foca-se mais nos resultados ou nas técnicas empregadas para atingi-lo?

32 3 – Sociologia das Organizações
Orientação para as pessoas: grau em que as decisões dos gerentes levam em consideração o efeito das mesmas sobre as pessoas que compõem a organização. Orientação para as equipes: grau em que as atividades são organizadas (individualmente ou em equipe) Agressividade: nível de agressividade e competição entre as pessoas.

33 3 – Sociologia das Organizações
Pode-se dizer que a cultura organizacional da empresa na qual você está inserido é representada pela forma como os colaboradores percebem as características da cultura da empresa.

34 3 – Sociologia das Organizações
Mas por que é tão importante compreender a cultura organizacional de uma empresa? Para melhorar sua sobrevivência na empresa, a forma de gerir seus funcionários, além de explicar e prever o comportamento dos seus colegas de trabalho.

35 3 – Sociologia das Organizações
Cultura Organizacional Forte Cultura Organizacional Fraca Valores essenciais bem definidos e amplamente compartilhados. Impacto positivo das lideranças sobre o comportamento dos funcionários. Menor rotatividade Valores essenciais equivocados que se chocam com os valores da maioria. Menor grau de comprometimento dos funcionários. Chance maior de a empresa ter que fechar as portas pois os funcionários entram em choque.

36 3 – Sociologia das Organizações
Fatores que moldam a cultura organizacional: Características dos seus fundadores Tipo de negócio Ambiente no qual a organização está inserida

37 3 – Sociologia das Organizações
Eficiência e Produtividade Equipamentos e Tecnologia Taylor Ambiente Organizacional Estudo dos grupos e da liderança Escola das Relações Humanas

38 3 – Sociologia das Organizações
Alguns elementos possibilitam a compreensão da cultura de uma organização: Uso do poder Liderança Amizade Reconhecimento e recompensas (não necessariamente financeiras)

39 3 – Sociologia das Organizações
Os elementos que estão relacionados à cultura de uma organização podem ser listados e caracterizados como variáveis, uma vez que: Interferem no todo da organização Existem em diferentes graus em todas as organizações Muitas vezes são percebidos de maneira não uniforme pelos membros da organização.

40 3 – Sociologia das Organizações
Eric Berne, médico psiquiatra – Análise da Teoria Transacional aplicada às relações que se estabelecem entre os grupos que formam uma organização. Análise Transacional: eu te dou alguma coisa e você me dá algo em troca.

41 3 – Sociologia das Organizações
E como se dão tais transações? Para a Análise Transacional, o indivíduo estabelece suas transações a partir de três estados distintos do seu ego.

42 3 – Sociologia das Organizações
O estado de PAI (P) Expressa-se via comportamentos que reforçam padrões, paradigmas e modelos já aprovados e consolidados denotando: Julgamento: isso não serve pra você Ordem, autoridade: vamos fazer assim Normas: você deve ater-se a... Você não deve Comiseração: coitadinho, pobrezinho.

43 3 – Sociologia das Organizações
Críticas: aquele cidadão não deveria ter feito aquilo. Juízos de valor: a melhor maneira de progredir é... Desprezo, rebaixamento: Estúpido! Ridículo!

44 3 – Sociologia das Organizações
O estado de ADULTO (A) Expressa-se via comportamentos: Lógicos Diretos Científicos e frios

45 3 – Sociologia das Organizações
O estado de CRIANÇA (C) Expressa-se através das seguintes atitudes: Liberdade Sem modelos sociais de transações estruturados Expressam os sentimentos Sem maiores pudores Criativo

46 3 – Sociologia das Organizações
Como a Análise Transacional interpreta estados do do EU (ego): 1- Uma pessoa vê os passageiros embarcando para Paris no aeroporto. P – Como se nosso país pudesse se dar ao luxo. A – Uma viagem à Europa deve estar mais acessível agora. Quanto custaria? C – Ah, que vontade de ir também.

47 3 – Sociologia das Organizações
2- Uma funcionária acaba de receber a informação de que seu salário foi aumentado em 20%. P – 20%? É, os coitados estão mesmo em má situação. A – Um aumento de 20% não dá nem pra cobrir o aumento do custo de vida. Verei o que vou fazer. C – É uma exploração! Como vou viver com um salário desses.

48 3 – Sociologia das Organizações
2- Uma pessoa ouve a música ambiente no escritório. P – Que barulho horrível! A – É difícil falar e ouvir com uma música tão alta. C – Já pensou: um lugarzinho gostos, um bom uísque, boa companhia e essa música?

49 3 – Sociologia das Organizações
Não há ninguém puramente PAI, ou ADULTO ou CRIANÇA. Entretanto, cada indivíduo apresenta um desses estados como sendo o mais predominante e característico da sua personalidade. Assim, nas transações, o estado predominante tende a se sobressair. Berne chamou isso de: PERSONALIDADE DOMINANTE.

50 3 – Sociologia das Organizações
“O homem faz as coisas à sua imagem e semelhança” A Teoria Transacional toma este princípio, transferindo estes estados transacionais para as organizações. Assim, a Teoria Transacional pode identificar e visualizar estas três variáveis básicas na cultura das organizações.

51 3 – Sociologia das Organizações
Segundo a teoria, as organizações também apresentam três estados: INSTITUCIONAL, TECNOLÓGICO ou EXPRESSIVO.

52 3 – Sociologia das Organizações
PAI Caráter Institucional Preceitos Normas e Regras de Conduta Regulamentos e padrões Hierarquia e posições

53 3 – Sociologia das Organizações
ADULTO Caráter Tecnológico Dados Objetivos Resultados perseguidos ou obtidos Procedimentos metodológicos e importância do conhecimento Atualização constante dos membros e hierarquia utilizada como instrumento de resultados.

54 3 – Sociologia das Organizações
CRIANÇA Caráter Expressivo Participantes expressam seus sentimentos Valorização da criatividade Muito voltada para a satisfação das pessoas Dotado de certa informalidade

55 3 – Sociologia das Organizações
Outras variáveis culturais Edgar Schein: vinculou a cultura à questão da liderança. Roger Harrisson – propôs outros tipos de variáveis. Poder ou autoridade Forma ou função Trabalho ou resultados Desenvolvimento e satisfação das pessoas.

56 3 – Sociologia das Organizações
Poder ou autoridade Poder é a capacidade que alguém tem de fazer valer a sua própria vontade, em razão da sua posição ou força, ainda que os outros não queiram ou lhe façam oposição.

57 3 – Sociologia das Organizações
Poder ou autoridade Autoridade é a habilidade de levar pessoas a fazer o que se propõe, a partir da capacidade de persuasão do proponente.

58 3 – Sociologia das Organizações
Forma ou Função Forma é o procedimento determinado, estabelecido para uma relação. É a maneira como deve ser feito.

59 3 – Sociologia das Organizações
Forma ou Função Função é o exercício de um papel social. Funcionário é aquele que exerce um papel social que lhe foi atribuído

60 3 – Sociologia das Organizações
Trabalho ou resultado É o produto do trabalho

61 3 – Sociologia das Organizações
Desenvolvimento e Satisfação de Pessoas Proporcionar a sensação de necessidades supridas, seja de forma plena ou incompleta.

62 3 – Sociologia das Organizações
Poder/autoridade Forma/Função PAI Caráter Institucional Paralelo entre a terminologia de Harrisson e a Análise Transacional. Trabalho/Resultado Adulto Caráter Tecnológico Desenvolvimento e Satisfação das Pessoas Criança Caráter Expressivo


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