A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Casos de sucesso na Economia portuguesa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Casos de sucesso na Economia portuguesa."— Transcrição da apresentação:

1 Casos de sucesso na Economia portuguesa

2 Introdução Aspectos em que a apresentação se irá focar:
Empresas de sucesso em Portugal Características das empresas Grupo Sonae

3 Empresas com sucesso

4 TechFrame

5 Caracterização da empresa
empresa de investigação, desenvolvimento e comercialização de sistemas informáticos; é predominante nos mercados em que actua, a nível nacional; Possui actualmente clientes activos em Portugal, Espanha, Angola, Áustria, Moçambique e Macau, a empresa encontra-se em fase de internacionalização.

6 TAP

7 Aspectos positivos da empresa:
A TAP Air Portugal é a maior transportadora aérea portuguesa; voa para 48 destinos em quatro Continentes, com uma frota moderna, uniformizada e tecnicamente actualizada.

8 Galp Energia

9  ”Património” da empresa
A Galp Energia é a holding responsável pela reestruturação do sector energético em Portugal Detentora de 100% da Petrogal e da GDP

10 CTT Correios de Portugal

11 Caminhos de Ferro de Portugal

12 Estas empresas proporcionam:
Emprego Reforço do crescimento económico Expansão da economia portuguesa

13 Sonae

14 História: 1959 É fundada a Sonae . Sociedade Nacional de Estratificados 1962 Arranque da produção de termolaminado decorativo (Laminite) 1965 Sonae contrata Belmiro de Azevedo Concentração de esforços na produção do laminado decorativo 1971 Diversificação da Sonae, através da aquisição da NOVOPAN fábrica de aglomerados de madeira) e investimentos adicionais destinados à produção de aglomerado revestido (Aglomerite). 1983 Lançamento da Sonae no mercado de capitais com uma capitalização bolsista de contos (€ 2,493 milhões)

15 1984 Constituição da Modelo Continente Hipermercados, SARL (com o grupo francês Promodes como co-accionista) Aposta na área do Turismo: . Participação maioritária da Sonae na Solinca – Investimentos Turísticos, SARL Contrato de gestão com a Sheraton Overseas Management Corporation Criação da Sonae (UK), Ltd 1985 Abertura do 1º hipermercado português: Continente (Matosinhos) 1988 Constituição da holding: Sonae Investimentos, SGPS

16 1989 Início de actividade da Sonae Imobiliária Abertura dos dois primeiros centros comerciais geridos pela Sonae – Portimão e Albufeira Aquisição da Spanboard (Irlanda) Compra da STAR Fim da década de 80 A Sonae era a maior empresa privada não financeira de capitais maioritariamente portugueses em Portugal. Desenvolvimento de negócios estratégicos e controle financeiro de negócios não estratégicos. 1990 Lançamento do Público, SA: primeiro jornal de expansão nacional Criação da Sonae Distribuição no Brasil. 1993 Sonae Indústria adquire uma posição de controlo na Tafisa (um dos dois maiores grupos no sector dos painéis de madeira de Espanha) 1995 1ª empresa portuguesa representada no WBCSD (World Business Council for Sustainable Development) Crescimento internacional e redução da diversidade do portfólio de negócios.

17 2004 Alteração de designação da Sonae Imobiliária para Sonae Sierra
2005 Cisão da Sonae Indústria Alienação da Sonae Distribuição Brasil, SA ao Grupo Wal-Mart Lançamento mundial da Banda Larga Móvel – Kanguru 2007 Alterações na estrutura de gestão - Belmiro de Azevedo torna-se Chairman da Sonae Paulo Azevedo assume a Presidência Executiva Aquisição do Carrefour Portugal pela Sonae Distribuição Reforço da Internacionalização da Sonae Sierra com 50% activos fora de Portugal Cisão da Sonae Capital 2008 Sonae Distribuição e RAR formalizam acordo para juntar operações de viagens, a Geotur e a Star, criando uma nova empresa, participada a 50% por cada um dos Grupos e dotada de uma gestão conjunta. Aquisição da cadeia de retalho Espanhola do Grupo Boulanger, especializada em electrodomésticos e electrónica de consumo. Sonae Sierra detêm participação em 50 shoppings

18 A Sonae é o maior grupo privado português, com interesses em diversas áreas de negócio:
retalho alimentar e não alimentar; desenvolvimento e gestão de centros comerciais; telecomunicações fixas e móveis; media, internet e novas tecnologias. O grupo opera em 8 países, com um volume de negócios consolidado que ronda os 4.627,7 milhões de euros.

19

20 Tem várias lojas e hipermercados espalhados por Portugal e não só.

21 Continente

22 Modelo

23 Worten

24 Sport Zone

25 Portugal já exporta mais para Angola do que para os EUA
A relevância de Angola para a economia portuguesa é cada vez maior. Já é o primeiro mercado fora da Europa para as exportações de mercadorias e serviços. Angola já passou os Estados Unidos e é, neste momento, o quinto principal mercado de destino das exportações portuguesas. A sua importância para a economia nacional vai continuar a aumentar. Até ao final do ano, as vendas deverão ultrapassar os dois mil milhões de euros, o que significa que Angola passará também o Reino Unido.

26 Conclusão Nem tudo são aspectos negativos e para fazer frente á recessão económica que se faz sentir , estas empresas são necessárias, pois são elas que mais fazem com que o país avance economicamente.

27 Trabalho realizado por:
Trabalho Realizado por : - Vanessa Teixeira - Rui Barros - Raúl Leão - Andreia Carneiro - Sofia Pereira Ano. Turma: 11º3A Professora: Paula Silva Disciplina: Economia A


Carregar ppt "Casos de sucesso na Economia portuguesa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google