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Otimização da Cadeia de Suprimentos

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Apresentação em tema: "Otimização da Cadeia de Suprimentos"— Transcrição da apresentação:

1 Otimização da Cadeia de Suprimentos
Definir políticas da organização na perspectiva da melhoria contínua.

2 Agenda Identificar os aspectos de um produto/serviço que precisam de projeto; Identificar as etapas que estão envolvidas no projeto de qualquer produto ou serviço; Compreender as novas abordagens interativas de projetos; Compreender como estas novas abordagens melhoram os objetivos de desempenho de um projeto.

3 Projeto de Produtos e Serviços: Introdução
O objetivo de projetar produtos e serviços é satisfazer aos consumidores, atendendo a suas necessidades e expectativas atuais e/ou futuras. Isso, por sua vez, melhora a competitividade da organização; A tarefa dos projetistas de produtos e serviços é analisar essas necessidades e expectativas, como interpretadas por marketing, e criar uma especificação para o produto ou serviço.

4 Projeto de Produtos e Serviços: Introdução
Interpretação de expectativas Expectativas Marketing Projeto do produto/serviço Produção Cliente Especificação do produto/serviço - input Transformação Produto/serviço output Ciclo de realimentação cliente-marketing-projeto Adaptado de Slack (2006)

5 Os produtos e serviços tem três aspectos:
Um conceito, que é o conjunto de benefícios esperados que o consumidor está comprando; Um pacote de produtos e serviços, que é o conjunto de “componentes” que proporcionam os benefícios definidos no conceito; Um processo, que define a relação entre os componentes dos produtos e serviços.

6 Clientes compram “conceitos”
Quando clientes fazem uma compra, não estão simplesmente comprando um produto ou serviço, estão comprando um conjunto de benefícios esperados para atender a suas necessidades e expectativas. Isso é conhecido como conceito de produto ou serviço.

7 Clientes compram “conceitos”
Exemplo: Quando um cliente compra uma máquina de lavar, ele espera mais do que simplesmente o produto em sua casa. Os benefícios esperados na compra incluem: Um gabinete atraente; Que caberá em um espaço normalmente disponível na área de serviço de casas e apartamentos; Proporcionará os meios de limpar as roupas; Durante um longo período de tempo; Conforto da própria casa do consumidor O conjunto de benefícios esperados pelo cliente é denominado conceito do produto ou serviço, isto é, a intenção global do produto ou serviço como percebidos da perspectiva do consumidor. O conceito não é uma declaração das diversas pequenas peças e partes que compramos, em vez disso é a forma como os consumidores e, espera-se, também a organização, seus funcionários e acionistas percebem os benefícios do produto ou serviço. Conjunto de benefícios esperados

8 Conceitos compreendem um pacote de produtos e serviços
A coleção de produtos e serviços, em geral, é denominada pacote (que os consumidores compram). Na compra da máquina de lavar o pacote de produtos e serviços inclui: Produtos: máquina de lavar; Serviços como: garantias e política de troca e devolução e etc. Alguns dos produtos ou serviços no pacote são fundamentais para a compra e não poderiam ser removidos sem destruir a natureza do pacote; Outras partes servirão para melhorar a parte essencial, esses são bens e serviços de apoio; O bem central é a própria máquina; Mudando a parte principal ou adicionando ou subtraindo bens e serviços de apoio, as organizações podem oferecer diferentes pacotes e, fazendo isso, projetam produtos ou serviços diferentes.

9 Relacionamento entre componentes define o processo
O pacote de componentes de um produto, serviço ou processo são os ingredientes do projeto; Para transformá-los em um projeto final, eles necessitam ser conectados de alguma forma para ter o relacionamento formalizado; O pacote de componentes de uma máquina de lavar é conectado formalmente por seu posicionamento relativo ao outro. Seus relacionamentos definem como cada parte da máquina opera; Cada um desses processos é um arranjo que define o relacionamento entre cada atividade componente.

10 Etapas de projeto – Do conceito à especificação
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo

11 Idéias IDÉIAS Geração do conceito Fontes Internas Fontes Externas
Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo IDÉIAS Fontes Internas Fontes Externas Análise das necessidades dos consumidores Pesquisas de mercado Depto Marketing Sugestão do pessoal de contato com os clientes Sugestões dos clientes Idéias de pesquisa e desenvolvimento Ações dos concorrentes As idéias podem originar-se dentro e fora da organização Geração do conceito Adaptado de Slack (2006)

12 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Idéias Dos consumidores (grupo de foco, ouvindo os clientes); Das atividades dos concorrentes (seguir concorrentes com idéias similares ou gerar uma idéia diferente que possa reduzir ou reverter a liderança do concorrente) Dos funcionários; Da pesquisa e desenvolvimento: Pesquisa significa procurar desenvolver novos conhecimentos e idéias para resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade. Desenvolvimento é o esforço para tentar utilizar e operacionalizar as idéias oriundas da pesquisa.

13 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Idéias Idéia Desenvolvimento de site de comércio eletrônico Forma: site de comércio eletrônico – b2c Função: compras através da internet Objetivo: satisfazer as necessidades de conforto e praticidade dos clientes Benefícios: conforto, segurança, praticidade e economia Conceito

14 Prototipagem e projeto final
Idéias Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Engenharia reversa: consiste em analisar exatamente e cuidadosamente um projeto de um concorrente e como o produto foi produzido; pode ajudar a identificar suas características-chaves. Ex: serviços de entrega, opções de pagamento, um computador novo, serviços de telefonia móvel e etc.

15 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Da idéia ao conceito Idéias não são o mesmo que conceitos. Idéias precisam ser transformadas em conceitos de forma que possam ser avaliadas e então “operacionalizadas” pela organização. Conceitos são diferentes de idéias pelo fato de serem declarações transparentes que englobam a idéia e também indicam sua forma, função, objetivo e benefícios globais. O conceito deve ser simples de ser comunicado, de forma que todos na organização pudessem entendê-lo, realizá-lo e vendê-lo.

16 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Nem todos os conceitos gerados resultarão posteriormente em produtos e serviços; O objetivo da etapa de triagem (ou seleção) do conceito é considerar o fluxo de conceitos que emergem da organização e avaliá-los quanto a sua viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade.

17 Viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade
Geração do conceito Viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Critério de avaliação Marketing Produção Finanças Viabilidade Será o mercado suficientemente grande? Possuímos as capacitações para produzir? Temos acesso a financiamento suficiente para desenvolver e lançar? Aceitabilidade Quanto do mercado poderemos ganhar? Quanto teremos que organizar nossas atividades para produzir? Qual o retorno econômico que conseguiremos sobre nosso investimento? Vulnerabilidade Qual é o risco de fracasso no mercado? Qual é o risco de não conseguirmos produzir de forma adequada? Quanto dinheiro poderemos perder se os desenvolvimentos não forem os planejados? Adaptado de Slack (2006)

18 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Projeto preliminar Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Tendo gerado um conceito de produto ou serviço aceitável para as diversas partes de uma organização, a próxima etapa é criar o projeto preliminar.

19 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Projeto preliminar Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo O objetivo dessa etapa é ter uma primeira versão de: Especificação dos produtos e serviços componentes do pacote; Definição dos processos para gerar o pacote.

20 Especificar os componentes do pacote
Geração do conceito Especificar os componentes do pacote Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Especificar os componentes do pacote de produtos ou serviços; Especificar a estrutura de produto/serviço, isto é, a ordem na qual as partes componentes do pacote devem ser reunidas e; Especificar a lista de materiais, isto é, as quantidades de todas as partes componentes necessárias para constituir o pacote total.

21 Especificar os componentes do produto site de comércio eletrônico
Geração do conceito Especificar os componentes do produto site de comércio eletrônico Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Site desenvolvido e funcionando; Estrutura física para atendimento dos pedidos.

22 Geração do conceito Especificar a estrutura física para atendimento do pedido do site de comércio eletrônico Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Centro de Distribuição Nível Zero Área Recebimento do pedido Área Separação Área Expedição Área Transporte Nível Um Computadores Impressoras Mesas Nível Dois

23 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Especificar a lista de materiais do centro de distribuição do site de comércio eletrônico Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo

24 Especificação dos produtos e serviços componentes do pacote
Geração do conceito Especificação dos produtos e serviços componentes do pacote Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo A estrutura do produto mostra como esses componentes se agregam, gradualmente, entre si, para compor o centro de distribuição; A lista de materiais incorpora a estrutura de produtos/serviços e também inclui as quantidades necessárias.

25 Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços.
Geração do conceito Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços. Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo A estrutura do produto/serviços e a relação de materiais especificam o que deve ser reunido; a próxima etapa é especificar como os processos reunirão os vários componentes para produzir o produto ou serviço final.

26 Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços.
Geração do conceito Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços. Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Qual a importância de documentar processos ?

27 Modo por que se realiza ou executa uma coisa; método, técnica.
Geração do conceito Processo Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Modo por que se realiza ou executa uma coisa; método, técnica.

28 Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços.
Geração do conceito Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços. Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Há muitas técnicas que podem ser usadas para documentar projetos/processos, dentre elas: Diagramas de fluxo simples; Folhas de roteiros; Diagramas de fluxo de processo; Estrutura de processamento do cliente

29 Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços.
Geração do conceito Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços. Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Essas técnicas têm duas características: Mostram o fluxo de materiais ou pessoas ou informações por meio da operação produtiva; Identificam as diferentes atividades que ocorrem durante o processo.

30 São usados para identificar os principais elementos de um processo.
Geração do conceito Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços – Diagramas de fluxo simples Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo São usados para identificar os principais elementos de um processo.

31 Geração do conceito Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços – Diagramas de fluxo simples - Recebimento Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Cliente realiza pedido no site. Neste momento o sistema verifica se há estoque. Recebimento do pedido via sistema Sistema realiza agrupamento de pedidos por localização e horário Sistema realiza localização de materiais no centro de distribuição Divergências? Envia pedido para separação N FIM Conferência física pelo separador S

32 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços –Folhas de roteiro - Recebimento As folhas de roteiro (também conhecidas como diagramas de processo de operações) fornecem mais informações sobre atividades envolvidas no processo, incluindo uma descrição da atividade e as ferramentas ou equipamentos necessário.

33 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços –Folhas de roteiro - Recebimento

34 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços – Diagrama de fluxo de processo O diagrama mais comumente usado para documentar processos em gestão de produção é o diagrama de fluxo de processo. Esse tipo de diagrama, que documenta o fluxo e as diversas atividades, usa diferentes símbolos para identificar os diferentes tipos de atividades.

35 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços – Diagrama de fluxo de processo: SÍMBOLOS Uma operação, tarefa ou atividade de trabalho Um movimento de materiais, informações ou pessoas de um lugar ao outro Uma inspeção, uma verificação ou exame de materiais, informações ou pessoas. Uma espera ou uma pausa no processo de trabalho Uma estocagem, um estoque de materiais ou arquivo de informações ou fila de pessoas

36 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços –Diagrama de fluxo de processo - Recebimento

37 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços – Estrutura de processamento de clientes A estrutura de processamento de clientes é um método de diagramação que visa especificamente aos fluxos de clientes.

38 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços – Estrutura de processamento de clientes Identifica algumas das atividades-chaves que podem ocorrer durante o “processamento” de clientes por meio da operação, incluindo: A seleção: a decisão do cliente de escolher uma de diversas operações de serviços possíveis; O ponto de entrada: o cliente faz o primeiro contato com a operação escolhida, seja fisicamente ao entrar no sistema ou remotamente por telefone ou internet;

39 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços – Estrutura de processamento de clientes O tempo de resposta: tempo que o cliente espera até que o sistema responda; O ponto de impacto: momento que o funcionário do prestador de serviço começa a atender ao cliente; A prestação: a parte do processo que presta o serviço principal ao cliente; O acompanhamento: as atividades dos funcionários do prestador de serviço para acompanhar o cliente após a conclusão do serviço.

40 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Definir os processos para criar o pacote de produtos/serviços – Estrutura de processamento de clientes: cliente realizando pedido pelo telefone Seleção O cliente escolhe se realiza pedido pela internet ou pelo telefone Ponto de entrada O cliente liga para a central de vendas Tempo de resposta O cliente espera o atendimento da central de vendas Ponto de impacto O atendente atende ao cliente Prestação do serviço O atendente providencia a compra do cliente Ponto de partida O cliente finaliza a compra junto ao atendente e desliga o telefone Acompanha- mento Follow up do pessoal do prestador de serviço junto ao cliente para verificar tempo e condições de chegada do pedido

41 Avaliação e melhoria do projeto
Geração do conceito Avaliação e melhoria do projeto Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo O objetivo dessa etapa da atividade do projeto é considerar o projeto preliminar e verificar se pode ser melhorado antes que o produto ou serviço seja testado no mercado. Abordaremos três técnicas de avaliação: QFD (Quality Function Depolyment) – desdobramento da função qualidade; VE (Value Engineering) – engenharia de valor; Métodos de Taguchi

42 Avaliação e melhoria do projeto
Geração do conceito Avaliação e melhoria do projeto Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo O objetivo principal do desdobramento da função qualidade é tentar assegurar que o projeto final de um produto ou serviço realmente atenda às necessidades de seus clientes. Os clientes podem não ter sido considerados explicitamente desde a etapa de geração do conceito, e por isso é adequado verificar se o que está sendo proposto como projeto do produto ou serviço atenderá a essas necessidade.

43 Avaliação e melhoria do projeto
Geração do conceito Avaliação e melhoria do projeto Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo O desdobramento da função qualidade é uma técnica que foi desenvolvida no Japão no estaleiro da Mitsubishi, em Kobe, e é usada amplamente pela fabricante de veículos Toyota e por seus fornecedores; É conhecida também como casa da qualidade (devido a sua aparência) e voz do cliente (devido a seu objetivo); A técnica tenta captar o que o cliente precisa/deseja e como isso pode ser conseguido.

44 Matriz QFD para uma empresa de comércio eletrônico
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Matriz QFD para uma empresa de comércio eletrônico Adaptado de Slack (2006)

45 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Matriz QFD O quê ou os requisitos dos consumidores são a lista de fatores competitivos que os consumidores acham relevantes. Sua importância relativa recebe uma nota, nessa caso, numa escala de 10 pontos; As notas competitivas indicam o desempenho do produto, numa escala de 1 a 5. Também indicados os desempenhos dos concorrentes

46 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Matriz QFD O como ou características do projeto do produto são as várias dimensões do projeto que irão operacionalizar os requisito dos consumidores dentro dos produtos e serviços; A matriz central (também chamada de matriz de relacionamentos) representa uma visão do inter- relacionamento de o quê e como. Geralmente baseado em julgamentos de valor feitos pela equipe do projeto. Os símbolos indicam a força do relacionamento.

47 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Matriz QFD A linha de baixo da matriz representa uma avaliação técnica do produto. Ela contém a importância absoluta de cada característica do projeto; O teto triangular da casa captura qualquer informação que a equipe tenha sobre as correlações (positivas ou negativas) entre as várias características de projeto.

48 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Engenharia de valor Tenta reduzir custos e prevenir quaisquer custos desnecessários, antes de produzir o produto ou serviço. Tenta eliminar quaisquer custos que não contribuam para o valor e o desempenho do produto ou serviço; Análise de valor é o mesmo processo, quando se trata de redução de custos depois que o produto ou serviço foi iniciado.

49 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Engenharia de valor A análise de Pareto é utilizada pra identificar as partes do pacote que merecem a maior atenção; A engenharia de valor verifica os objetivos, funções básica e funções secundárias do projetos, procurando eliminar e/ou melhorar as funções secundárias por meio de revisões e combinações.

50 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Métodos de Taguchi Principal objetivo deste método é testar a robustez de um projeto. O produto ou o serviço deveria conseguir manter seu desempenho em condições adversas extremas, por exemplo no caso do site de comércio eletrônico: Pane no sistema: necessidade de plano alternativo; Falha nos equipamentos: provisão de equipamentos suficientes para substituição; Falta de pessoal: trabalho flexível para conseguir substituir pessoas de uma área para outra;

51 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Métodos de Taguchi O trabalho do projetista do produto ou serviço é realizar um projeto que possa lidar com todas essas incertezas; Taguchi utiliza um procedimento estatístico para realizar relativamente poucos experimentos e, ao mesmo tempo, ser capaz de determinar a melhor combinação de fatores de projeto. Entende-se como melhor, menor custo e maior grau de uniformidade.

52 Prototipagem e projeto final
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Prototipagem e projeto final A próxima etapa na atividade de projeto é transformar o projeto melhorado em um protótipo que possa ser testado. O risco pode ser grande de começar a produção de um produto ou serviço antes de testá-los, de forma que é usualmente mais adequado fazer e testar um protótipo; Protótipos de produtos podem incluir modelos em cartão/papelão ou argila e simulações em computador, por exemplo. Protótipos de serviços podem compreender simulações em computador, mas também a implementação real do serviço em uma escala-piloto.

53 Prototipagem e projeto final - Virtual
Geração do conceito Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito O pacote O processo Prototipagem e projeto final - Virtual Sistemas de simulação: Pro-model e Arena; Projeto auxiliado por computador (CAD – Computer Aided Design): proporcionam a capacidade, auxiliada por computador, para criar e modificar desenhos e produtos. Os projetos criados pode ser arquivados na memória do sistema e recuperados para uso posterior. Isso permite construir uma biblioteca de desenhos padronizados de peças e componentes. As alterações podem ser feitas rapidamente nos projetos, melhoram a flexibilidade da atividade do projeto, permitindo que as modificações sejam feitas muito mais rapidamente.


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