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3ª. Aula - Visão Sistêmica – Complemento Cap. 3. PLT As funções de um gestor passam pelas seguintes etapas: - Planejar; - Analisar; - Solucionar problemas;

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1 3ª. Aula - Visão Sistêmica – Complemento Cap. 3. PLT As funções de um gestor passam pelas seguintes etapas: - Planejar; - Analisar; - Solucionar problemas; - Organizar e direcionar recursos; - Liderar os colaboradores; - Negociar; - Tomar rápidas e acertadas decisões; - Controlar todo o processo, para que nenhuma das etapas anteriores fique vulnerável. Comportamento Organizacional 4ª. Aula - Um Mundo em Mudança- pags. 48 à 55 PLT – 4ª. Capítulo Profa. Eneida Mastropasqua

2 Ementa do Módulo Pensamento Estratégico - Aprimorando o entendimento do negócio (Visão Sistêmica) Macro Processos - Estratégias, Táticas e Operações (Processos) Gestor Empreendedor - Empreendedorismo Corporativo (Competências) Lidando com pessoas, mudanças, problemas e decisões (Ferramentas) A Estratégia, Os Processos e as Competências Visão SistêmicaCompetências Processos Ferramentas Profa. Eneida Mastropasqua

3 Livro: A Quinta Disciplina – Arte e Prática da Organização que Aprende A única vantagem competitiva sustentável é a capacidade de aprender mais rápido e melhor do que os concorrentes. Com base em um conceito inovador, o da organização que aprende, na qual as pessoas são o principal meio de alavancagem para os processos de mudança, Peter Senge desenvolve um vigoroso corpo de ideias e ferramentas que estimulam o trabalho em equipe e ajudam a organização a se preparar para os desafios do futuro. A Quinta Disciplina revoluciona a atual maneira de pensar e trabalhar. O livro A Quinta Disciplina, escrito por Peter Senge na década de 1990, tornou-se um dos maiores clássicos da administração moderna. O propósito do autor era definir os contornos da "organização que aprende", na qual as pessoas poderiam expandir continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam. Profa. Eneida Mastropasqua

4 AS CINCO DISCIPLINAS DE PETER SENGE 1. Domínio pessoal: Aprender a expandir as capacidades pessoais Criar um ambiente empresarial que estimule todos os participantes alcançando assim as metas escolhidas. estimular os trabalhadores a buscarem e alcançarem seus objetivos sem medo de errar. 2. Modelos mentais: Consiste em refletir, esclarecer continuamente Melhorar a imagem que cada um tem do mundo Verificar como moldar atos e decisões rever nossos modelos mentais e ajustá-los a realidade. 3. Visão compartilhada: Estimular o engajamento do grupo em relação ao futuro. Elaborar princípios e diretrizes que permitirão alcançar esse futuro. 4. Aprendizado em equipe: Desenvolver o pensamento e a comunicação coletiva a fim de superar a soma dos talentos individuais, realizado por um grupo de pessoas que necessitam umas das outras para chegar a um resultado, visando ao aprimoramento da capacidade de cada membro de pensar e agir de forma coordenada e com senso de unidade. É praticado através do diálogo (processo de pensamento coletivo que inclui nuances de tempo, tonalidades, sentidos) e da discussão hábil, para a defesa de escolhas. 5. Pensamento sistêmico: Analisar e compreender a organização como um sitema integrado. Criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas. Profa. Eneida Mastropasqua

5 A Noção de Competências A competência não se limita ao conhecer, mas vai além porque envolve o agir numa situação determinada. O agir competente inclui decidir e agir em situações imprevistas, mobilizar conhecimentos, informações e hábitos, para aplicá-los, com capacidade de julgamento, em situações reais e concretas competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações (Perrenoud, 2000); Mapeamento das Competências Formar e conduzir projetos e desenvolver estratégias, individualmente ou em grupo; Analisar situações, relações e campos de força de forma sistêmica; Cooperar, agir em sinergia, participar de uma atividade coletiva e partilhar liderança; Estimular organizações e sistemas de ação coletiva do tipo democrático; Gerenciar e superar conflitos; Conviver com regras, servir-se delas e elaborá-las; Construir normas negociadas de convivência que superem diferenças culturais. Profa. Eneida Mastropasqua

6 Início do século XX – 1ª. Revolução Seu impacto na área : PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS PRODUÇÃO DA ASPIRINA... Com grande impacto na saúde da massa da população ª. Onda - QUÍMICA NITROGÊNIO Impacto na Agricultura, + reflexos negativos PRODUÇÃO DE GASES VENOSOS – 1ª. GUERRA MUNDIAL Cap. 4º. PLT – Um mundo em Mudança PESTLEE – Política, Econômica Social, Tecnológica, Legal, Ética, Ecológica Profa. Eneida Mastropasqua

7 Desenvolvimento - lento – fase inicial + Com impactos sequenciais expressivos Tubo de Vácuo e, por extensão o Rádio e a Televisão Estrutura de Prótons e Nêutrons 1º. Invenção : Microscópio eletrônico 1º. Ciclotron para o estudo do núcleo do átomo 1os. Tratamentos na área da saúde com agentes radioativos. 2ª. REVOLUÇÃO - FÍSICA EFEITOS NEGATIVOS BOMBA NUCLEAR DESENVOLVIMENTO DE NOVOS ARMAMENTOS Profa. Eneida Mastropasqua

8 FUNDAMENTADAS NO DESENVOLVIMENTO DO TRANSISTOR Teoria Matemática da Comunicação um trabalho seminal sobre a Teoria da Informação juntamente com a Cibernética Percebeu que o número de transistores que podiam ser compactados em um único Chip duplicava a cada dozes meses 3ª. REVOLUÇÃO – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO A COMPARAÇÃO DOS TRANSISTORES EM UM CHIP PROPICIOU ; REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO O MICROPROCESSADOR PC AOS VÍDEOS GAMES, À INTERNET Profa. Eneida Mastropasqua

9 Algo que é simultaneamente presente e ainda será nosso futuro por um longo tempo Tem o potencial de contribuir para a SAÚDE LONGEVIDADE HUMANA 4ª. REVOLUÇÃO – BIOLOGIA – em andamento Manutenção do Ambiente Produção de Alimentos geneticamente modificados Criação de novas formas de combustíves Ambiente livre da poluição Discussão sobre a soja transgênica no ambiente brasileiro Surgimento de células-tronco e enzimas específicos para combater o processo de envelhecimento Decodificação do GENOMA HUMANO talvez seja o maior feito no campo da biociência Profa. Eneida Mastropasqua

10 Biologia d Que todo indivíduo terá seu genoma sequenciado, o que permitirá a customização, em massa, tanto das drogas quanto das terapias Uma pessoa, uma droga específica para solucionar, corrigir, uma doença Identificada Cruzamentos e mútuas Influenciações dessas ondas d A biotecnologia exiigirá Mais e mais capacidade computacional Em andamento um futuro Em aberto, imprevisível e sem retorno d Devemos nos prepararmos para o que der e vier e aprendermos a lidar com as oportunidades já antevisadas Algumas constatações Tudo leva crer Profa. Eneida Mastropasqua

11 Os idosos, ou os integrantes da melhor idade, representarão uma força política significativa. As aposentadorias passarão a ser assunto da maior preocupação Aposentadoria aos 50ª anos, nem pensar 2030 os benefícios sociais referentes à aposentadoria só poderão ser concedidos para pessoas com 75 anos ou mais. Estaremos rediscutindo, no Brasil, idade mínima para aposentadoria e qual o percentual de seus ganhos da ativa o indivíduo levará apara aposentadoria. A imigração passará a ser um tema quente, especialmente nos países europeus, que necessitam dos imigrantes mas não têm nenhuma tradição em recebê-los e aculturá-los Indústrias de maior crescimento será aquela voltada para a educação continuada dos adultos já educados. ALGUMAS REFLEXÕES Profa. Eneida Mastropasqua

12 1 - Na teoria da Contingência, as características ambientais funcionam como a) características organizacionais. b) interação entre si. c) variáveis independentes. d) variáveis dependentes. e) sistema aberto. 2 - Para Peter Senge há cinco disciplinas para a organização de aprendizagem. A visão compartilhada é uma disciplina a) individual. b) coletiva. c) de interação grupal. d) de reflexão. e) de aspiração. 3 - Fazer que algo aconteça do modo como foi planejado é a definição de a) organizar. b) coordenar. c) prospectar estrategicamente. d) controlar. e) motivar. Questões Profa. Eneida Mastropasqua

13 4 - De acordo com um estudo amplamente referenciado, de Henry Mintzberg, os gerentes cumprem três papéis principais: interpessoais, informacionais e decisórios, descrevendo e discutindo sobre os papéis gerenciais. Ser responsável pela motivação e atuação dos funcionários, responsável pela assessoria, treinamento e deveres associados é função a) do chefe. b) de ligação. c) do empreendedor. d) do negociador. e) do líder. 5 - Introduz transformações na personalidade dos seus participantes que levam à rigidez, às dificuldades no atendimento aos clientes e à ineficiência, transformações essas responsáveis pelo que chama de disfunções ou consequências imprevistas. Na frase acima Merton está se referindo à estrutura a) burocrática. b) de cooptação. c) coercitiva. d) ideológica. e) moderna. Profa. Eneida Mastropasqua

14 6 - A mudança acontece, sempre aconteceu e acontecerá. Ela está hoje acontecendo mais depressa do que nunca. Para ajudar as organizações a reagir às iniciativas de mudança, processos de mudança e mudanças de cultura, os gerentes de linha e os profissionais de RH precisam dominar tanto a teoria quanto a prática desses processos. Como campeões de mudança, os gerentes de linha devem se responsabilizar pela realização de quatro metas que são: 1. Ajustar a cultura interna à desejada identidade de mercado. 2. Compreender o processo para a criação de uma mentalidade comum. 3. Possuir um modelo de mudança que seja utilizado em toda a empresa. 4. Manter a pressão sobre a empresa para que esta reaja à mudança. Em relação à 4 a meta, isso deve ocorrer mesmo em meio a a) transformações acionárias. b) alterações do comando maior. c) criação de novas estratégias. d) revisão das operações no mercado. e) opção de novas tecnologias Profa. Eneida Mastropasqua

15 8 - Alguns elementos do comportamento organizacional, como a motivação e a liderança, exercem papel de intensa representatividade e de importância para a busca do melhor desempenho nas organizações. Tendo em vista determinados aspectos relativos à dinâmica das organizações, julgue os itens subseqüentes. Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) a)Entre as redes formais de comunicação, uma das mais importantes refere-se ao padrão em círculo, que permite maior interação entre os membros. É ideal para trabalhos mais rotineiros e menos útil para tarefas complexas. b) Tendo em vista a melhoria da comunicação interpessoal, algumas estratégias podem ser sugeridas, tais como: usar a comunicação face a face sempre que possível, fornecer informações claras e precisas e usar linguagem apropriada e direta. c) Uma das principais etapas do modelo racional de tomada de decisão é a identificação dos critérios de decisão utilizados, não devendo existir, entretanto, pesos diferentes para cada um deles. Profa. Eneida Mastropasqua

16 9 - Alguns elementos do comportamento organizacional, como a motivação e a liderança, exercem papel de intensa representatividade e de importância para a busca do melhor desempenho nas organizações. Tendo em vista determinados aspectos relativos à dinâmica das organizações, julgue os itens subseqüentes. Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) a)O fenômeno da motivação pode ser compreendido com base na teoria do reforço. Segundo essa teoria, se o gerente pretende que seus subordinados mantenham um comportamento adequado no trabalho, de acordo com as necessidades organizacionais, deve propiciar a eles as recompensas desejadas, não existindo, entretanto, a consideração do comportamento como sendo causado ambientalmente. b) Alguns dos principais programas em termos motivacionais referem-se aos programas de pagamento variável, que pode ser relacionado e analisado de acordo com a teoria de expectativa, em que o maior esforço desprendido para determinado trabalho deve ser visto pelo empregado como passível de recompensa que tenha valor para ele. c) O grau em que se processam as relações líder/membro e o grau do poder de posição do líder são fatores que podem ser fundamentais na eficácia da liderança. d) A liderança transacional vem sendo cada vez mais valorizada nas organizações em detrimento da liderança transformacional, especialmente em virtude da necessidade de o líder guiar seus seguidores para o alcance dos objetivos organizacionais, por meio de recompensas específicas. Nesse contexto, todo o aspecto inspirador e visionário correspondente ao líder transformacional é colocado em segundo plano, particularmente em culturas organizacionais de grandes empresas. Profa. Eneida Mastropasqua

17 10 - Alguns aspectos organizacionais, como a motivação e a liderança, são capazes de influir decisivamente no desempenho organizacional. Tendo em vista a dinâmica organizacional, julgue os itens a seguir. Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) a)O modelo de administração por objetivos e a teoria de determinação de metas estabelecem que as metas definidas de modo participativo são mais eficazmente atingidas, por serem mais motivacionais, que aquelas designadas sem a participação de todos os envolvidos. b) O comportamento de um líder é motivacional quando proporciona os devidos treinamento, direção, apoio e recompensas para o desempenho eficaz de sua equipe. c) A filtragem das informações repassadas pelos subordinados a seus superiores, diferentemente da percepção seletiva, não constitui barreira para uma comunicação eficaz, pois permite que os que tomam as decisões utilizem apenas informações relevantes nas suas análises. d) A tomada de decisão intuitiva é um processo inconsciente que, baseado na experiência refinada, opera independentemente da análise racional, não sendo a ela complementar. Profa. Eneida Mastropasqua

18 ESTUDO DE CASO 01 - COMPETÊNCIAS BÁSICAS - ATIVIDADE EM SALA DE AULA Fala-se muito em competências básicas. E o que significam? As competências básicas – seja na forma de conhecimentos, habilidades, atitudes, interesses, traços, valor ou qualquer outro aspecto pessoal – são as características individuais essenciais para o desempenho da atividade e que diferenciam enormemente o desempenho das pessoas. Todo funcionário precisa possuir um conjunto de competências básicas para desenvolver suas atividades na empresa. Quando o funcionário possui um elevado perfil de competências, ele apresenta as qualidades requeridas para levar adiante determinadas missões. As competências básicas podem ser observadas no cotidiano de trabalho ou em situações de teste. Contudo, o importante é adquirir e agregar constantemente novas competências que sejam fundamentais para o sucesso do negócio da empresa, sob pena de investir em treinamento sem retorno para as necessidades reais da organização. A gestão por competências: um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprir lacunas e agregar conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis. Gestão por competência procura substituir o tradicional levantamento de necessidades de treinamento por uma visão das necessidades do negócio e como as pessoas poderão aportar valor à empresa. Isso representa uma colossal mudança na abordagem: a visão do presente ou do passado pela visão do futuro; a correção das carências atuais pelo destino da organização.

19 Quais são, porém, essas competências? Elas mudam com o passar do tempo e focalizam as necessidades do negócio. As novas competências exigidas pelas empresas nos novos ambientes de negócios são as seguintes: 1.Aprender a aprender: as pessoas devem contribuir construtivamente em tudo e, para tanto, devem ter condições de aprender continuamente. O importante é que aprendam a aprender. Isso significa forçosamente desaprender coisas antigas e sem proveito para a organização para aprender coisas novas e necessárias. Em outros termos, flexibilidade, apreensão e inovação. 2. Comunicação e colaboração: antes, o bom desempenho significava executar um conjunto de tarefas repetitivas e isoladas e a qualificação de cada pessoa era restrita a cada tarefa em particular. Hoje, com a adoção de equipes, a eficiência do indivíduo está cada vez mais vinculada a suas habilidades de comunicação e colaboração com os outros. Em outros termos, o trabalho solitário e individual cede lugar ao trabalho solidário e grupal. 3. Raciocínio criativo e resolução de problemas: no passado, a administração paternalista assumia a responsabilidade de solucionar problemas para aumentar a produtividade do trabalhador. Hoje, espera-se que os funcionários descubram por si mesmos como melhorar e agilizar seu próprio trabalho. Para tanto, eles precisam analisar situações, pensar criativamente e solucionar problemas, fazer perguntas e esclarecer o que não compreendem para poderem sugerir melhorias de maneira constante e contínua.

20 4. Conhecimento tecnológico: no passado, conhecer tecnologia significava saber como operar máquinas para fazer o trabalho ou lidar com computadores para processar textos ou análises financeiras. Hoje, a ênfase está em usar o equipamento de informação para conectar-se com os membros da equipe ao redor do mundo, além de realizar tarefas, comunicar-se com pessoas em todo o mundo, compartilhando ideias e melhorias nos processos de trabalho. O conhecimento tecnológico está a serviço da equipe e não do indivíduo isolado. 5. Conhecimento de negócios globais: antigamente, a visão das pessoas era restrita ao local de trabalho. Hoje, predomina a necessidade de pessoas treinadas em um conjunto de habilidades que levem em conta o ambiente competitivo global, mutável e volátil dos negócios da organização. A globalização está ampliando as fronteiras do conhecimento das pessoas. 6. Desenvolvimento da liderança: o novo imperativo é a identificação e o desenvolvimento de pessoas capazes de conduzir a empresa para o século. Em vez de programas externos de educação para executivos, as empresas estão elaborando programas personalizados de aprendizagem que assegurem a capacitação das pessoas em termos de espírito empreendedor e de liderança. Na verdade, as organizações bem-sucedidas são constituídas de lideranças de lideranças. 7. Autogerenciamento da carreira: como as qualificações necessárias evoluem e mudam incessantemente, as pessoas precisam assumir o compromisso de assegurar que possuem as qualificações, o conhecimento e as competências exigidas tanto na atividade atual, como nas futuras. Muitas universidades corporativas dispõem de centros virtuais de desenvolvimento de carreira para ajudar as pessoas a identificar as técnicas que precisam aprender. PERGUNTA: Para um gestor, as competências básicas são de suma importância e o que fazer para que um profissional não fique desatualizado nos dias de hoje? Através de uma representação do grupo, dê sugestões do seu dia-a-dia ou de alguém que você conhece.


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