A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ação de Formação Capão Bonito / SP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ação de Formação Capão Bonito / SP"— Transcrição da apresentação:

1 Ação de Formação Capão Bonito / SP
Formação de tutores e professores: Cartografia, Meio Ambiente e Matemática sob uma perspectiva colaborativa Período: Agosto/2006 a Dezembro/2006 Clientela: 66 professores da rede municipal de ensino de Capão Bonito - SP Rede Nacional de Formação Continuada

2 Equipe Responsável Coordenação Profa. Dra. Bernadete Benetti Formadora
Profa. Dra. Celina Mitiko Yokoro Estagiários Juliana Rodrigues Venturi Craveiro Andréia Daniel de Lima Daniel Aparecido da Silva Supervisão Profa. Dra. Maria Isabel Castreghini de Freitas Prof. Dr. Eugenio Maria de França Ramos Equipe Responsável

3 Objetivos Formação de 16 Tutores Formação de 60 Professores
Desenvolvimento de conteúdos de formação continuada de 1ª a 8ª séries: Cartografia, Meio Ambiente e Matemática Ação Colaborativa com atividades presenciais, a distância e aprimoramento através de registros

4 Momentos do Curso de Formação de Tutores em Capão Bonito - SP
Exposição inicial Video-Conferência Elaboração de Maquete Dinâmica de grupo Fonte imagens: Daniel Aparecido Silva – agosto/2006

5 Momentos do Curso de Formação de Tutores em Capão Bonito - SP
Elaboração de Maquetes Orientação através de GPS Aula Introdução a EaD Fonte imagens: Daniel Aparecido Silva – agosto/2006

6 Momentos do Curso de Formação de Tutores em Capão Bonito - SP
Maquetes em Escala elaboradas pelos professores – alunos do curso Maquete em Escala elaborada pelos alunos sob orientação de prof. aluno Grupo sob tutoria de Ana Elisa de Almeida Silva e Eliane de Queiroz Leandro Fonte imagens: Ana Elisa de Almeida Silva (2006)

7 Exemplo de registro contando a Experiência da Maquete de Sala de Aula em Escala
   ”.... Achei muito interessante que eles também quiseram medir os objetos, como a sala é composta por seis mesas ,sugeri que me ajudassem medindo-as,em cada uma das mesas, quatro alunos sentam ao seu redor, ficou decidido que dois dos alunos mediriam a largura da mesa, e os outros dois mediriam o comprimento,e assim foi, todos os alunos participaram medindo as mesas que ocupavam. (depois que terminou a aula eu tirei a medida da mesa dos alunos e tive uma grande surpresa,pois a maioria dela estavam corretas)...  Depois da maquete pronta, levei para a sala para que eles pudessem ver o resultado.Isso foi muito bom o entusiasmo deles ao se depararem com a sala dentro de caixa de sapato foi impressionante, eles se localizavam dizendo:olha minha cadeira aqui! olha a do fulano ali! olha minha mesa!e assim por diante surgiram muitas exclamações...” (Professora Vera) “....Meus alunos são de Educação Infantil, possuem 3 aninhos e amaram a suposta “brincadeira com barbante”... As crianças gostaram muito de medir tudo que observaram e desta parte com as crianças eu também gostei, foi interessante. Já a construção da maquete, foi feita fora da sala, sem as crianças e eu confesso não ter gostado da atividade proposta. Os moveis mesmo utilizando uma proporção maior do que a demonstrada pelas tutoras, ficaram devidamente pequenos, um tanto sem paciência para essas atividades manuais minúsculas....Entreguei a maquete na data estabelecida a admirei o trabalho maquete das professoras...“ (Professora Thais)

8 Ação de Formação Araras / SP
Maquetes e Mapas como motivadores da interdisciplinaridade na escola Período: Maio a Outubro de 2006 Clientela: 20 Professores da rede municipal de ensino de Araras - SP Rede Nacional de Formação Continuada

9 Equipe Responsável Coordenação Formadoras Estagiários
Profª Dra Maria Isabel Castreghini de Freitas Formadoras Profª Dra Maria Bernadete Carvalho Profª Ms. Sílvia Elena Ventorini Estagiários Carla Ariela Rios Vilaronga Thaís Buzatto de Araújo Equipe Responsável

10 Objetivos Divulgar procedimentos metodológicos para a construção e utilização de material didático tátil tendo como referência o conteúdo do Caderno Cartografia e Meio Ambiente através de aulas presenciais; Trabalhar com atividades de ensino interdisciplinares (história, matemática, geografia, português e arte) dentro da temática do curso Organizar projetos temáticos junto com os participantes, de forma integrada e interdisciplinar; Demonstrar o potencial de utilização do material didático no trabalho de inclusão social de alunos cegos ou de baixa visão;

11 Aula presencial do curso
Maquetes construídas pelos alunos sob orientação dos prof. alunos

12 Registros dos Professores-Alunos contando Experiências vivenciadas nos Projetos com seus alunos
“...Iniciou-se o trabalho da legenda com situações mais elementares, até que o aluno adquirisse a habilidade de interpretá-la em representações mais complexas, como mapas...”.(Prof. Dantas) “Para mim a confecção de maquetes em sala de aula, foi uma inovação, pois sempre as maquetes confeccionadas pelos alunos eram feitas como tarefa de casa. A confecção da maquete em sala de aula me trouxe a grata satisfação de ver a criatividade dos alunos em prática, por vezes omitida durante as aulas...”(Profa. June) “... Saio da sala onde estou e chego a um longo corredor, mal iluminado, mal ventilado, revestido com azulejos e pisos de tom amarelado... No final do corredor viro a esquerda e me deparo com um bebedouro com vários pontos de vazamento, gota a gota litros de água são desperdiçados num local onde se procura educar o cidadão para a preservação e conservação dos recursos do meio ambiente, é um absurdo!...” (Prof. Dantas)


Carregar ppt "Ação de Formação Capão Bonito / SP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google