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Universidade Federal de Alagoas | Campus Arapiraca [admpub.wordpress.com]

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Apresentação em tema: "Universidade Federal de Alagoas | Campus Arapiraca [admpub.wordpress.com]"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Alagoas | Campus Arapiraca [admpub.wordpress.com]

2 Comportamento Organizacional 1 1 Introdução ao fator sócio humano na Administração Pública

3 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca No final da Lição 01 você deverá ser capaz de: Ter noção do conteúdo da disciplina Ter noção do conteúdo da disciplina Responder a questão: o que é comportamento organizacional? Responder a questão: o que é comportamento organizacional? Compreender a necessidade de contextualizar os saberes da disciplina ao serviço público Compreender a necessidade de contextualizar os saberes da disciplina ao serviço público Passar a ser sensível ao fator sócio humano da Administração Pública Passar a ser sensível ao fator sócio humano da Administração Pública Ter noção do conteúdo da disciplina Ter noção do conteúdo da disciplina Responder a questão: o que é comportamento organizacional? Responder a questão: o que é comportamento organizacional? Compreender a necessidade de contextualizar os saberes da disciplina ao serviço público Compreender a necessidade de contextualizar os saberes da disciplina ao serviço público Passar a ser sensível ao fator sócio humano da Administração Pública Passar a ser sensível ao fator sócio humano da Administração Pública Comportamento Organizacional

4 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Texto-base ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. [Trad. técnica: Reynaldo Marcondes]. 11. ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, Capítulo 1 pp Capítulo 1 pp

5 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Texto-base WAGNER III, John A; HOLLENBECK, John R. Comportamento Organizacional. [Trad.: Cid Knipel Moreira; Revisão técnica: Laura Zaccarelli; Colaboração especial: Reinaldo O. da Silva]. 2.ed. São Paulo: Saraiva, Capítulo 1 pp Capítulo 1 pp

6 O que é Comportamento Organizacional

7 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca O que é Comportamento Organizacional? Stephen P. Robbins(Habilidades Humanas) É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. John A. Wagner III John R. Hollenbeck É um campo de estudos voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.

8 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Níveis de análise do comportamento NÍVEIS DO COMPORTAMENTO CIÊNCIAS QUE COLABORARAM OBJETO DE ESTUDO Microorganizacional Psicologia Pesquisa Comportamental Comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho Mesoorganizacional Psicologia Social Sociologia Interacionista Comunicação Compreensão dos comportamentos das pessoas que trabalham em equipes e grupos Macroorganizacional Economia Antropologia Cultural Sociologia Estrutural Ciência Política Compreensão do comportamento de empresas inteiras

9 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Organização Grupo Indivíduo Níveis de análise do comportamento

10 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Proeminência do fator sócio-humano nas relações com o Estado Impropriedade da abordagem empresarial norte-americana ao contexto da Administração Pública

11 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Usuário-cidadão Uma dimensão diferenciada do cliente: O cidadão além de usuário é membro-cidadão Os servidores não deixam de ser usuários

12 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Desafios oriundos dos traços da burocracia e do patrimonialismo (BERGUE, 2010)

13 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Traços típicos da Administração Pública EstabilidadeGargalos FeudosIlhas NepotismoPaternalismo Corrupção Particularismo (BERGUE, 2010)

14 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Vínculos e relações laborais nas organizações públicas Agentes Políticos Servidores Públicos Estatutários | Empregados | Temporários Particulares em colaboração (BANDEIRA DE MELLO, 2005 apud BERGUE, 2010)

15 É possível tratar igualmente os diversos tipos de agentes públicos

16 eleitos concursados nomeados contratados convocados terceirizados Todos tem os mesmos anseios, agem pela mesma motivação

17 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Contornar o fator humano ou tê-lo como essência dos serviços? Pessoas são recursos? A subjetividade é uma falha do sistema?

18 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Administrando problemas no setor privado Absenteísmo Rotatividade Incompatibilidade de talentos Baixa produtividade (ROBBINS, 2005)

19 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Administrando novas realidades Globalização Diversidade (ROBBINS, 2005)

20 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca pessoal profissional (ROBBINS, 2005) Vida

21 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Disfunções da burocracia (Merton, 1970) Internalização e o elevado apego às normas Excesso de formalização, de rotinas e de registros A resistência às mudanças (apud BERGUE, 2010)

22 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Disfunções da burocracia (Merton, 1970) A despersonalização dos relacionamentos A ausência de inovação e conformidade com as rotinas (apud BERGUE, 2010)

23 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Disfunções da burocracia (Merton, 1970) A exibição de sinais de autoridade As dificuldades no atendimento a clientes e conflitos com o público A hierarquização do processo de tomada de decisão (apud BERGUE, 2010)

24 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Lidando com a diversidade Homem (adaptado de ROBBINS, 2005) Mulher JovemVelho UrbanoRural PobreRico

25 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Lidando com a diversidade (ROBBINS, 2005) Raça Religião Deficiência Orientação sexual Escolaridade

26 As variáveis do comportamento humano segundo Lickert (apud CHIAVENATO, 2010) as variáveis intervenientes dependem das variáveis causais e influenciam as variáveis de resultado

27 As variáveis causais (apud CHIAVENATO, 2010) variáveis administrativas relacionadas com a estrutura da organização tipos de controle, políticas, estilo de liderança, tecnologia empregada, estratégias, etc Lickert

28 As variáveis intervenientes (apud CHIAVENATO, 2010) variáveis de comportamento atitudes, motivações, percepções, comunicações, interação humana, etc Lickert

29 As variáveis de resultado (apud CHIAVENATO, 2010) variáveis finais: satisfação, produtividade, lucros, qualidade Lickert

30 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca da questão

31 01. O comportamento organizacional relaciona-se ao conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas no ambiente de trabalho e abrange os níveis pessoal, grupal e institucional. ( ) Certo ( ) Errado 01. O comportamento organizacional relaciona-se ao conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas no ambiente de trabalho e abrange os níveis pessoal, grupal e institucional. ( ) Certo ( ) Errado Prova: CESPE PREVIC - Analista Administrativo - Área Administrativa

32 da questão 02. Com relação ao comportamento organizacional, analise as afirmativas a seguir: I. O comportamento organizacional fundamenta-se no estudo dos indivíduos. II. O comportamento organizacional fundamenta-se no estudo dos grupos formais. III. O comportamento organizacional fundamenta-se no estudo da estrutura organizacional. 02. Com relação ao comportamento organizacional, analise as afirmativas a seguir: I. O comportamento organizacional fundamenta-se no estudo dos indivíduos. II. O comportamento organizacional fundamenta-se no estudo dos grupos formais. III. O comportamento organizacional fundamenta-se no estudo da estrutura organizacional. Prova: FGV SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas - Prova 1

33 da questão A) se somente a afirmativa I estiver correta B) se somente a afirmativa II estiver correta. C) se somente a afirmativa III estiver correta. D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. E) se todas as afirmativas estiverem corretas. A) se somente a afirmativa I estiver correta B) se somente a afirmativa II estiver correta. C) se somente a afirmativa III estiver correta. D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. E) se todas as afirmativas estiverem corretas. Prova: FGV SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas - Prova 1

34 da questão 03. No mundo de hoje, todos os povos e sociedades enfrentam problemas semelhantes, porém, com recursos e abordagens distintas. Desta forma, muitas sociedades formadas por povos distintos ou por imigração intensa tornaram-se sociedades multiculturais, são caracterizadas por: A) sua diversidade. B) seus estágios de socialização. C) sua singularidade. D) convivência conflituosa. 03. No mundo de hoje, todos os povos e sociedades enfrentam problemas semelhantes, porém, com recursos e abordagens distintas. Desta forma, muitas sociedades formadas por povos distintos ou por imigração intensa tornaram-se sociedades multiculturais, são caracterizadas por: A) sua diversidade. B) seus estágios de socialização. C) sua singularidade. D) convivência conflituosa. Prova: IADES CFA - Analista Administrativo

35 da questão 04. Muitas formas de organização podem ser produtos de uma cultura nacional, da mesma forma que uma língua pode produzir muitíssimos textos. Entretanto, o organizador não pode ignorar as propriedades da cultura se pretende que os resultados de sua organização sejam conformes às suas expectativas, da mesma forma que o escritor que deseja ser compreendido não pode ignorar as propriedades da língua. Fernando C. Prestes Motta. Cultura nacional e internacional. In: Eduardo Davel e João Vasconcellos (Orgs.). Recursos humanos e subjetividade. Petrópolis, RJ, Ed. Vozes, Muitas formas de organização podem ser produtos de uma cultura nacional, da mesma forma que uma língua pode produzir muitíssimos textos. Entretanto, o organizador não pode ignorar as propriedades da cultura se pretende que os resultados de sua organização sejam conformes às suas expectativas, da mesma forma que o escritor que deseja ser compreendido não pode ignorar as propriedades da língua. Fernando C. Prestes Motta. Cultura nacional e internacional. In: Eduardo Davel e João Vasconcellos (Orgs.). Recursos humanos e subjetividade. Petrópolis, RJ, Ed. Vozes, Prova: CESPE INSS - Analista do Seguro Social

36 da questão A partir do texto acima e acerca de cultura brasileira e multiculturalismo, julgue os itens seguintes. São características marcantes da cultura brasileira nas organizações o personalismo, que se caracteriza por uma sociedade baseada em relações pessoais e pela busca da proximidade e afeto nas relações, e o paternalismo, caracterizado como o domínio moral e econômico: Prova: CESPE INSS - Analista do Seguro Social

37 da questão A partir do texto acima e acerca de cultura brasileira e multiculturalismo, julgue os itens seguintes. São características marcantes da cultura brasileira nas organizações o personalismo, que se caracteriza por uma sociedade baseada em relações pessoais e pela busca da proximidade e afeto nas relações, e o paternalismo, caracterizado como o domínio moral e econômico: ( ) Certo ( ) Errado A partir do texto acima e acerca de cultura brasileira e multiculturalismo, julgue os itens seguintes. São características marcantes da cultura brasileira nas organizações o personalismo, que se caracteriza por uma sociedade baseada em relações pessoais e pela busca da proximidade e afeto nas relações, e o paternalismo, caracterizado como o domínio moral e econômico: ( ) Certo ( ) Errado Prova: CESPE INSS - Analista do Seguro Social

38 da questão 05. Estão entre as características principais da burocracia, segundo Weber, A) o acúmulo de papéis e documentos. B) o caráter legal das normas e regulamentos. C) o nepotismo e favorecimentos. D) a aplicação de procedimentos científicos. E) a lentidão na tomada e execução de decisões. 05. Estão entre as características principais da burocracia, segundo Weber, A) o acúmulo de papéis e documentos. B) o caráter legal das normas e regulamentos. C) o nepotismo e favorecimentos. D) a aplicação de procedimentos científicos. E) a lentidão na tomada e execução de decisões. Prova: VUNESP CETESB - Analista Administrativo - Econômico- Financeiro

39 da questão 06. Quando se avalia o comportamento nas organizações, estudos revelam a ação de três tipos de variáveis: as causais definem características básicas, evidenciando-se como independentes e normalmente sob o controle das organizações, influenciando as demais; as intervenientes que refletem o estado interno e caracterizam a identificação dos recursos humanos com a organização; e as finais que refletem os resultados financeiros, de produção, dentre outros, ou seja, de resultado final. Prova: ACAFE MPE-SC - Analista do Ministério Público

40 da questão Prova: ACAFE MPE-SC - Analista do Ministério Público

41 da questão A sequência correta, de cima para baixo, é: A) B) C) D) E) A sequência correta, de cima para baixo, é: A) B) C) D) E) Prova: ACAFE MPE-SC - Analista do Ministério Público

42 da questão GABA RITO CEA CB C

43 Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Obrigado Blog da turma: admpub.wordpress.com


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