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Administração Pública

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Apresentação em tema: "Administração Pública"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Pública
Universidade Federal de Alagoas | Campus Arapiraca [admpub.wordpress.com] Administração Pública

2 1 Comportamento Organizacional
Introdução ao fator sócio humano na Administração Pública

3 Comportamento Organizacional
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Comportamento Organizacional No final da Lição 01 você deverá ser capaz de: Ter noção do conteúdo da disciplina Responder a questão: o que é comportamento organizacional? Compreender a necessidade de contextualizar os saberes da disciplina ao serviço público Passar a ser sensível ao fator sócio humano da Administração Pública

4 Texto-base Capítulo 1 pp. 01 - 30 Universidade Federal de Alagoas
Campus Arapiraca Texto-base ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. [Trad. técnica: Reynaldo Marcondes] ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2005. Capítulo 1 pp

5 Texto-base Capítulo 1 pp. 01 - 26 Universidade Federal de Alagoas
Campus Arapiraca Texto-base WAGNER III, John A; HOLLENBECK, John R. Comportamento Organizacional. [Trad.: Cid Knipel Moreira; Revisão técnica: Laura Zaccarelli; Colaboração especial: Reinaldo O. da Silva]. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2009. Capítulo 1 pp

6 O que é Comportamento Organizacional

7 O que é Comportamento Organizacional? Stephen P. Robbins
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca O que é Comportamento Organizacional? Stephen P. Robbins (Habilidades Humanas) É um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. John A. Wagner III John R. Hollenbeck É um campo de estudos voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.

8 Níveis do Comportamento Ciências que colaboraram
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Níveis de análise do comportamento Níveis do Comportamento Ciências que colaboraram Objeto de estudo Microorganizacional Psicologia Pesquisa Comportamental Comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho Mesoorganizacional Psicologia Social Sociologia Interacionista Comunicação Compreensão dos comportamentos das pessoas que trabalham em equipes e grupos Macroorganizacional Economia Antropologia Cultural Sociologia Estrutural Ciência Política Compreensão do comportamento de empresas inteiras

9 Níveis de análise do comportamento
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Níveis de análise do comportamento Organização Grupo Indivíduo

10 Proeminência do fator sócio-humano nas relações com o Estado
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Proeminência do fator sócio-humano nas relações com o Estado Impropriedade da abordagem empresarial norte-americana ao contexto da Administração Pública

11 Uma dimensão diferenciada do cliente:
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Usuário-cidadão Uma dimensão diferenciada do cliente: O cidadão além de usuário é membro-cidadão Os servidores não deixam de ser usuários

12 Desafios oriundos dos traços
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Desafios oriundos dos traços da burocracia e do patrimonialismo (BERGUE, 2010)

13 Traços típicos da Administração Pública
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Traços típicos da Administração Pública Estabilidade Gargalos Feudos Ilhas Nepotismo Paternalismo Corrupção Particularismo (BERGUE, 2010)

14 Vínculos e relações laborais nas organizações públicas
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca (BANDEIRA DE MELLO, apud BERGUE, 2010) Vínculos e relações laborais nas organizações públicas Agentes Políticos Servidores Públicos Estatutários | Empregados | Temporários Particulares em colaboração

15 É possível tratar igualmente os diversos tipos de agentes públicos

16 Todos tem os mesmos anseios, agem pela mesma motivação
eleitos concursados nomeados contratados convocados terceirizados Todos tem os mesmos anseios, agem pela mesma motivação

17 Contornar o “fator humano” ou
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Contornar o “fator humano” ou tê-lo como essência dos serviços? Pessoas são recursos? A subjetividade é uma falha do sistema?

18 Administrando problemas no setor privado
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Administrando problemas no setor privado Absenteísmo Rotatividade Incompatibilidade de talentos Baixa produtividade (ROBBINS, 2005)

19 Administrando novas realidades
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Administrando novas realidades Globalização Diversidade (ROBBINS, 2005)

20 Vida pessoal profissional Universidade Federal de Alagoas
Campus Arapiraca pessoal Vida profissional (ROBBINS, 2005)

21 Disfunções da burocracia
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Disfunções da burocracia (Merton, 1970) Internalização e o elevado apego às normas Excesso de formalização, de rotinas e de registros A resistência às mudanças (apud BERGUE, 2010)

22 Disfunções da burocracia
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Disfunções da burocracia (Merton, 1970) A despersonalização dos relacionamentos A ausência de inovação e conformidade com as rotinas (apud BERGUE, 2010)

23 Disfunções da burocracia
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Disfunções da burocracia (Merton, 1970) A exibição de sinais de autoridade As dificuldades no atendimento a clientes e conflitos com o público A hierarquização do processo de tomada de decisão (apud BERGUE, 2010)

24 Lidando com a diversidade
Homem Mulher Jovem Velho Urbano Rural Pobre Rico (adaptado de ROBBINS, 2005) Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca

25 Lidando com a diversidade
Raça Religião Deficiência Orientação sexual Escolaridade Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca (ROBBINS, 2005)

26 As variáveis do comportamento humano segundo Lickert
as variáveis intervenientes dependem das variáveis causais e influenciam as variáveis de resultado (apud CHIAVENATO, 2010)

27 variáveis administrativas relacionadas com a estrutura da organização
Lickert As variáveis causais variáveis administrativas relacionadas com a estrutura da organização tipos de controle, políticas, estilo de liderança, tecnologia empregada, estratégias, etc (apud CHIAVENATO, 2010)

28 As variáveis intervenientes
Lickert As variáveis intervenientes variáveis de comportamento atitudes, motivações, percepções, comunicações, interação humana, etc (apud CHIAVENATO, 2010)

29 As variáveis de resultado
Lickert As variáveis de resultado variáveis finais: satisfação, produtividade, lucros, qualidade (apud CHIAVENATO, 2010)

30 Universidade Federal de Alagoas
Campus Arapiraca X da questão

31 01. O comportamento organizacional relaciona-se ao conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas no ambiente de trabalho e abrange os níveis pessoal, grupal e institucional. ( ) Certo ( ) Errado Prova: CESPE PREVIC - Analista Administrativo - Área Administrativa X da questão

32 Prova: FGV - 2009 - SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas - Prova 1
02. Com relação ao comportamento organizacional, analise as afirmativas a seguir: I. O comportamento organizacional fundamenta-se no estudo dos indivíduos. II. O comportamento organizacional fundamenta-se no estudo dos grupos formais. III. O comportamento organizacional fundamenta-se no estudo da estrutura organizacional. Prova: FGV SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas - Prova 1 X da questão

33 Prova: FGV - 2009 - SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas - Prova 1
A) se somente a afirmativa I estiver correta B) se somente a afirmativa II estiver correta. C) se somente a afirmativa III estiver correta. D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. E) se todas as afirmativas estiverem corretas. Prova: FGV SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas - Prova 1 X da questão

34 Prova: IADES - 2010 - CFA - Analista Administrativo
03. No mundo de hoje, todos os povos e sociedades enfrentam problemas semelhantes, porém, com recursos e abordagens distintas. Desta forma, muitas sociedades formadas por povos distintos ou por imigração intensa tornaram-se sociedades multiculturais, são caracterizadas por: A) sua diversidade. B) seus estágios de socialização. C) sua singularidade. D) convivência conflituosa. Prova: IADES CFA - Analista Administrativo X da questão

35 Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social
04. Muitas formas de organização podem ser produtos de uma cultura nacional, da mesma forma que uma língua pode produzir muitíssimos textos. Entretanto, o organizador não pode ignorar as propriedades da cultura se pretende que os resultados de sua organização sejam conformes às suas expectativas, da mesma forma que o escritor que deseja ser compreendido não pode ignorar as propriedades da língua. Fernando C. Prestes Motta. Cultura nacional e internacional. In: Eduardo Davel e João Vasconcellos (Orgs.). Recursos humanos e subjetividade. Petrópolis, RJ, Ed. Vozes, 1995. Prova: CESPE INSS - Analista do Seguro Social X da questão

36 Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social
A partir do texto acima e acerca de cultura brasileira e multiculturalismo, julgue os itens seguintes. São características marcantes da cultura brasileira nas organizações o personalismo, que se caracteriza por uma sociedade baseada em relações pessoais e pela busca da proximidade e afeto nas relações, e o paternalismo, caracterizado como o domínio moral e econômico: Prova: CESPE INSS - Analista do Seguro Social X da questão

37 Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social
A partir do texto acima e acerca de cultura brasileira e multiculturalismo, julgue os itens seguintes. São características marcantes da cultura brasileira nas organizações o personalismo, que se caracteriza por uma sociedade baseada em relações pessoais e pela busca da proximidade e afeto nas relações, e o paternalismo, caracterizado como o domínio moral e econômico: ( ) Certo ( ) Errado Prova: CESPE INSS - Analista do Seguro Social X da questão

38 05. Estão entre as características principais da burocracia, segundo Weber,
A) o acúmulo de papéis e documentos. B) o caráter legal das normas e regulamentos. C) o nepotismo e favorecimentos. D) a aplicação de procedimentos científicos. E) a lentidão na tomada e execução de decisões. Prova: VUNESP CETESB - Analista Administrativo - Econômico-Financeiro X da questão

39 Prova: ACAFE - 2009 - MPE-SC - Analista do Ministério Público
06. Quando se avalia o comportamento nas organizações, estudos revelam a ação de três tipos de variáveis: as causais definem características básicas, evidenciando-se como independentes e normalmente sob o controle das organizações, influenciando as demais; as intervenientes que refletem o estado interno e caracterizam a identificação dos recursos humanos com a organização; e as finais que refletem os resultados financeiros, de produção, dentre outros, ou seja, de resultado final. Prova: ACAFE MPE-SC - Analista do Ministério Público X da questão

40 Prova: ACAFE - 2009 - MPE-SC - Analista do Ministério Público
X da questão

41 Prova: ACAFE - 2009 - MPE-SC - Analista do Ministério Público
A sequência correta, de cima para baixo, é: A) B) C) D) E) Prova: ACAFE MPE-SC - Analista do Ministério Público X da questão

42 GABA RITO X 01 02 03 C E A 04 05 06 C B da questão

43 admpub.wordpress.com Blog da turma: Obrigado
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Blog da turma: admpub.wordpress.com Obrigado


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