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OT- Avaliação e Currículo
Diretoria de Ensino – Região de São Carlos Maio
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REFERENCIAL TEÓRICO
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Situações de aprendizagem
O ENSINO POR COMPETÊNCIAS – Antoni Zabala e Laia Arnau Currículo x habilidades e competências Currículo Cadernos Situações de aprendizagem Conteúdos: Conceituais Procedimentais Atitudinais Habilidades e Competências
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Conteúdos *Conceituais – O que é necessário saber? (conhecimentos) *Procedimentais – O que se deve saber fazer? (habilidades/ colocar em prática o conhecimento adquirido) *Atitudinais – De que forma se deve ser? ( atitudes)
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Contextualização - Competências
O termo ‘competência’ surge como resposta às limitações do ensino tradicional e recupera aspectos que nortearam o surgimento e o uso de competências como propostas para superar as limitações detectadas no ensino, buscando mudanças nos referenciais educacionais vigentes até o começo dos anos 70 do século passado. “Portanto, a competência consistirá na intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida, mediante ações nas quais se mobilizam ao mesmo tempo e de maneira inter-relacionada componentes atitudinais, procedimentais e conceituais”. A competência sempre envolve conhecimentos inter-relacionados a habilidades e atitudes. Sabemos que para ser competente em todas as atividades da vida é necessário dispor de conhecimentos, embora eles não sirvam de nada se não compreendermos e nem se não somos capazes de utilizá-los.
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AVALIAR COMPETÊNCIAS Função da escola; A avaliação de competências, um exercício de prospectiva; A informação para a avaliação de competências não deve limitar- se ao conhecimento adquirido em provas, mas ser o resultado da observação das atividades de aula ( vários tipos de avaliação); A chave para elaborar as atividades de avaliação das competências encontra- se em estabelecer a situação problema, no qual o aluno deverá mobilizar um conjunto de recursos de diferentes ordens (habilidades). A utilização, pelo aluno, dos conteúdos conceituais, procedimentais, e atitudinais nas atividades de avaliação propostas pelo professor, explicitados conforme Zabala, constituem parâmetro para dimensionar a sua aprendizagem e proceder a avaliação do seu desempenho e aproveitamento na disciplina ou módulo.
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Vida Maria – um curta de Márcio Ramos.
Vídeo para reflexão Vida Maria – um curta de Márcio Ramos.
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Oficina Livro Escola, currículo e avaliação – Maria Teresa Esteban (organizadora), editora Cortez. Artigo: Avaliação e currículo no cotidiano escolar. Inês Barbosa de Oliveira ( Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Dirceu Castilho Pacheco (Professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
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Questões para discussão
O que justifica afirmar que a avaliação é parte integrante do currículo? Analise o esquema e descreva onde Currículo e Avaliação no cotidiano escolar se conectam e onde diferem. = NO COTIDIANO ESCOLAR ≠ CURRÍCULO AVALIAÇÃO
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TAREFA – Entregar até 03/06/2014 – Via Gabinete ( aos cuidados de vanessa - inglês ou silvana).
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE SÃO CARLOS PLANO DE FORMAÇÃO ESCOLA: DATA: TEMA: CURRÍCULO E AVALIAÇÃO OBJETIVOS GERAIS: DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS: RECURSOS UTILIZADOS: TEMPO DE EXECUÇÃO: FACILITADORES PARA DIFUSÃO DOS TEMAS: DIFICULTADORES: REFERENCIAS: EVIDÊNCIAS:
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