A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES Mestranda:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES Mestranda:"— Transcrição da apresentação:

1 FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES Mestranda: Daiana Moraes Seckler O ensino de função polinomial do 1º grau na oitava série do Ensino Fundamental: um trabalho com situações do cotidiano Santa Maria, dezembro de CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA Orientadora: Profª Helena Noronha Cury Link para dissertação: Seckler-2.pdf Seckler-2.pdf

2 FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES O interesse pelo trabalho teve origem: Na busca de informações ligadas às atividades agrícolas que permeiam o cotidiano de um grupo de alunos de 8ª série do ensino Fundamental; Na possibilidade de conexão do cotidiano de estudantes cujos pais se dedicam à agricultura com conteúdos que fazem parte do programa de Matemática da 8ª série.

3 FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES Analisar as possibilidades de trabalhar o conceito de função com alunos de 8ª série do Ensino Fundamental, a partir da resolução de problemas relacionados ao cultivo de produtos agrícolas. Objetivo Geral: Objetivos Específicos: a) Fazer um levantamento das diferentes atividades realizadas nas propriedades rurais das famílias dos alunos, para verificar as possibilidades de exploração dos assuntos no ensino de funções. b) Realizar atividades de resolução de problemas a partir dos dados coletados pelos alunos nas propriedades. c) Analisar as soluções desenvolvidas pelos alunos e sua construção do conceito de função, para propor uma seqüência didática a ser reaplicada em outras turmas ou comunidades.

4 FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES A fundamentação teórica para o trabalho foi buscada em autores da Educação Matemática Crítica (SKOVSMOSE, 2008; ARAÙJO, 2007) e da Resolução de Problemas (ALLEVATO; ONUCHIC, 2006, 2009; POLYA, 1978). Também foram estudados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (estudados os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e utilizados textos sobre as culturas investigadas pelos alunos.

5 FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, sendo uma investigação naturalística ou de campo. Os trabalhos foram desenvolvidos com 22 alunos de uma turma de 8ª série de uma escola estadual localizada no município de Candelária, RS. Para coletar os dados da pesquisa, foram empregados questionários, aplicados aos alunos.

6 FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES a) Aplicação de dois questionários aos alunos, um inicial, para saber dados sobre a produção agrícola da família, e outro de acordo com a cultura que prevalece na propriedade de cada estudante, para coletar informações sobre os produtos cultivados; b) palestra ministrada por um técnico da EMATER do município em questão, referente às culturas produzidas pelo grupo familiar dos alunos, com apresentação de quadro-síntese; c) realização de atividades de sala de aula, para resolver problemas sobre funções a partir dos dados coletados e das informações do técnico.

7 FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES Pelas respostas dos alunos ao primeiro instrumento, notou-se que a grande maioria das famílias tem alguma produção, ainda que seja apenas para sustento familiar. Assim, o tema culturas agrícolas é do cotidiano dos alunos. Foi feita a contagem do número de estudantes envolvidos com a cultura de cada um dos produtos citados e constatou-se que os principais produtos são o fumo, o milho e o feijão. Assim, estes foram os produtos escolhidos para trabalhar nesta pesquisa.

8 FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES Com base nesse levantamento feito pelos alunos, referentes aos produtos cultivados em suas propriedades, bem como das informações fornecidas pelo técnico da EMATER, foram elaboradas atividades para quatro encontros de cinco horas-aula cada um, em que problemas sobre funções e gráficos foram criados para serem propostos aos alunos. Primeira Aula 1 Segunda Aula 2 Terceira Aula 3 Quarta Aula 4 Quinta Aula 5

9 FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES Tema: Levantamento de dados Objetivos: Levantar dados sobre as culturas produzidas pelo grupo de alunos. Total de horas-aula: 2 horas-aula, acrescidas do tempo de coleta dos dados em casa. Metodologia de trabalho: Entrega de um questionário a ser respondido e explicações de como os dados devem ser coletados. Instrumento utilizado: QuestionárioQuestionário Para o professor: recolher os dados trazidos pelos alunos e verificar se todas as questões foram respondidas conforme as orientações. Tabular os dados obtidos a fim de determinar os principais produtos cultivados pelas famílias do grupo de alunos envolvidos. Primeira Aula 1 Retornar às atividades

10 FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES Tema: Estudando as culturas produzidas. Objetivos: - verificar as características dos produtos cultivados e plantio; - analisar os cuidados necessários com o meio ambiente, tomados pelos alunos e suas famílias. Total de horas-aula: 4 horas-aula, acrescidas do tempo gasto em casa na pesquisa de campo realizada com os pais. Metodologia de trabalho: Conversa informal sobre os principais produtos cultivados pelas famílias. Instrumento utilizado: Questionário específico para cada culturaQuestionário específico para cada cultura Material produzido: Texto elaborado pelos alunos sobre os assuntos trabalhados anteriormente. Para o professor: Orientar os alunos na pesquisa sobre as técnicas utilizadas no plantio, armazenamento e comercialização dos produtos (os dados podem ser coletados com as famílias, na EMATER, em livros ou na Internet). Segunda Aula 2 Retornar às atividades

11 FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES Tema: Aplicando o conhecimento Objetivo: Utilizar os dados pesquisados pelos alunos na resolução de problemas que envolvam o cotidiano do grupo, bem como as culturas produzidas por cada família. Total de horas-aula: 10 horas-aula. Metodologia de trabalho: Entregar os Problemas propostos para cada grupo de alunos, separados em duplas ou trios, conforme a cultura predominante na propriedade rural de sua família.Problemas propostos Instrumento utilizado: Aplicação de atividades que envolvam os dados levantados pelos alunos sobre os produtos cultivados. Para o professor: Orientação aos alunos, nas resoluções das atividades, leitura em conjunto, observação detalhada das soluções que vão sendo elaboradas, para detectar possíveis problemas, incentivo aos grupos, com questionamento sobre as dificuldades, desafios, estímulo ao debate. Terceira Aula 3 Retornar às atividades

12 FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES Tema: Materializando o conhecimento Objetivos: Verificar os conhecimentos adquiridos pelo grupo de alunos; Analisar as respostas dos outros grupos envolvidos; Socializar o conhecimento com os demais colegas, agora envolvendo todas as culturas trabalhadas pelos grupos. Total de horas-aula: 10 horas aulas. Metodologia de trabalho: Registrar as respostas de cada grupo no quadro verde para posterior análise. Instrumento utilizado: Problemas que envolvem o cotidiano dos alunos.Problemas Para o professor: Registro, no quadro verde, das respostas; realização de um debate com todo o grupo; formalização dos conteúdos, a partir da discussão. Quarta Aula 4 Retornar às atividades

13 FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES Tema: Estendendo o conhecimento Objetivos: Aplicar os conhecimentos construídos em outras atividades semelhantes; Desenvolver novas habilidades na resolução de problemas. Total de horas-aula: 3 horas-aula. Metodologia de trabalho: Entrega de novas atividades semelhantes as já estudadas. Instrumento utilizado: Problemas contextualizadosProblemas contextualizados Para o professor: Solicitar a resolução pelos grupos e correção das respostas, novamente em grande grupo, com discussão e retomada da formalização, a partir dos resultados apresentados. Quinta Aula 5 Retornar às atividades

14 FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. de la R. Ensino-aprendizagem- avaliação em matemática através da resolução de problemas: uma nova possibilidade para o trabalho em sala de aula. In: REUNIÃO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA DO CONE SUL, 7., 2006, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: SBEM, CD-ROM. ARAÚJO, J. de L. (Org.). Educação Matemática Crítica: reflexões e diálogos. Belo Horizonte: Argvmentvm, BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília, FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas: Papirus, 2008.


Carregar ppt "FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MÉTODOLOGIA ETAPAS DA PESQUISA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OBJETIVOS ATIVIDADES Mestranda:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google