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ELTON MAYO RELAÇÕES HUMANAS.

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Apresentação em tema: "ELTON MAYO RELAÇÕES HUMANAS."— Transcrição da apresentação:

1 ELTON MAYO RELAÇÕES HUMANAS

2 As Teorias das Relações Humanas e Comportamentais
A origem da Teoria das Relações Humanas: Necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica. Desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia. As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na administração. As conclusões da Experiência em Hawthorne, sob coordenação de Elton Mayo.

3 Idéias Centrais da Escola de Relações Humanas
Ser Humano Condicionado pelo Sistema social e Pela biologia Necessidade de Afiliação Grupos Informais Afetividade e Sociabilidade Comportamento complexo

4 Os Estudos de Hawthorne
Primeira parte: Separação em dois grupos mantendo os mesmos métodos de produção e o sistema de remuneração, sendo um com variação de intensidade de iluminação. Segunda parte: Separação de 06 operárias para trabalharem em condições especiais das demais, sendo a principal mudança que elas estavam autorizadas a conversar uma com as outras. Terceira parte: Quatorze operários foram separados para montagem de componentes elétricos em equipe, com menor interação dos pesquisadores. A produtividade não aumentou, ao contrário, ficou comprovado que o grupo limitava o ritmo de trabalho e a produtividade.

5 Principais Conclusões da Experiência em Hawthorne 1/2
Nível de Produção é Resultante da Integração Social e não da capacidade física. É a capacidade social do trabalhador que estabelece seu nível de competência e de eficiência. Comportamento Social dos Empregados se apóiam totalmente no grupo. O grupo que define a quota de produção. Grupos Informais definem suas regras de comportamento. Delineou-se com essa teoria o conceito de organização informal.

6 Principais Conclusões da Experiência em Hawthorne 2/2
As Relações Humanas são as ações e atitudes desenvolvidas pelos contatos entre pessoas e grupos. Os indivíduos dentro da organização participam de grupos sociais e mantêm-se uma constante interação social. A importância do Conteúdo do Cargo a maior especialização e portanto a maior fragmentação do trabalho não é a forma mais eficiente do trabalho. Ênfase nos aspectos emocionais os elementos emocionais, não planejados e mesmo irracionais do comportamento humano passam a merecer atenção especial.

7 Teoria Comportamental
O ser humano é gregário, tende a desenvolver relacionamentos cooperativos e interdependes que o levam a viver em grupo. O ser humano é dotado de um sistema psíquico, tem capacidade de organizar suas percepções de forma integrada. O ser humano tem capacidade de comunicação O ser humano tem capacidade de aprendizado O ser humano tem comportamento orientado para objetivos complexos e mutáveis O ser humano tem um padrão dual de comportamento: pode tanto cooperar como competir com os outros

8 Instrumentos Administrativos da Teoria Comportamental
Podem ser considerados cinco instrumentos administrativos decorrentes das contribuições das pesquisas e dos estudos realizados pela Teoria Comportamentalista. Estudo das necessidades humanas e do nível de motivação. Clima organizacional Estilo administrativo Psicologia organizacional Dinâmica de grupo

9 Modelo de Maslow 9

10 Estudo das necessidades humanas
Frederick Herzber aprimorou os estudos de Maslow e neste contexto separou os fatores de influência da satisfação ou da insatisfação das pessoas em: Fatores de higiene, os quais não provocam crescimento e desenvolvimento das pessoas, mas evitam deterioração e queda de desempenho profissional. Entre eles, podem ser considerados os salários, segurança no trabalho, a qualidade da supervisão, etc Fatores de motivação, os quais estão correlacionados às percepções e constatações que as pessoas têm sobre os trabalhos realizados nas organizações. Entre eles, podem ser considerados a realização e o crescimento pessoal e profissional, bem como os reconhecimento pelos trabalhos efetuados.

11 Douglas Mc Gregor 1960 Teoria X Teoria Y
As pessoas não gostam do trabalho e tendem a evitá-lo se for possível. Como não gostam do trabalho, as pessoas devem ser coagidas, controladas, ameaçadas com punições para direcionarem sua energia para o alcance dos objetivos organizacionais. O ser humano médio prefere ser dirigido, evita responsabilidade, tem relativamente pouca ambição e criatividade, e quer segurança acima de tudo As pessoas consideram o trabalho como algo natural a ser realizado e como fonte de satisfação, em condições favoráveis. Controle externo e punições não são os únicos meios para direcionar os esforços para os objetivos organizacionais. As pessoas se autodirecionam e se autocontrolam na direção dos objetivos aceitos. É importante a satisfação do ego e a autorrealização decorrentes do alcance dos objetivos. AS pessoas aprendem sob certas condições não apenas a aceitar, mas também a buscar responsabilidade. Comportamentos como evitar responsabilidades e falta de ambição são mais decorrentes da experiência do que características intrínsecas do ser humano.

12 Instrumentos Administrativos da Teoria das Relações Humana
A Teoria das Relações Humanas contribui, diretamente, para o desenvolvimento de três instrumentos administrativos de elevada importância para as organizações: 1 – Liderança 2 – Comunicação 3 - Criatividade

13 Liderança Liderança é o processo em que uma pessoa é capaz, por suas características individuais, de aprender as necessidades dos profissionais da organização, bem como de exprimi-las de forma válida e eficiente, obtendo o engajamento e a participação de todos no desenvolvimento dos trabalhos ao alcance das metas e objetivos da organização.

14 Fatores de influência da Liderança
ADM. Parcipativa Comprometimento Supervisão Motivação Treinamento Comunicação

15 Comunicação 1/2 Comunicação é o processo interativo e de entendimento, assimilação e operacionalização de uma mensagem – dado, informação, ordem – entre o emissor e o receptor por um canal, em determinado momento, e visando a um objetivo da organização.

16 Comunicação 2/2 No sistema de comunicações das organizações, devem ser consideradas as seguintes questões: O que deve ser Comunicado? Como deve ser comunicado? Quando deve ser comunicado? De quem dever vir a comunicação? Para quem deve ir a comunicação? Por que deve ser comunicado?

17 Criatividade Criatividade é a capacidade, intrínseca ao indivíduo diferenciado, de dar origem, com maior ou menor sustentação metodológica e técnica, a uma nova situação de realizar algo já existente ou , preferencialmente, algo novo.

18 Clima Organizacional Clima Organizacional é o resultado da análise de como as pessoas se sentem em relação à organização, com seu modelo de administração, bem como aos relacionamentos interpessoais existentes. Clima Organizacional Valores Moral Comportamento Atitude

19 Estilo Administrativo
Estilo administrativo é o contexto geral de atuação de uma organização, estabelecendo se o processo decisório é mais centralizado ou descentralizado, com maior ou menor nível de participação, qual a abordagem de comprometimento e de cobrança de resultados, entre outros assuntos administrativos.

20 Psicologia Organizacional
Psicologia Organizacional é o estudo da interação e da interdependência entre a organização e os seus empregados, na busca da otimização das relações interpessoais e dos resultados das organizações.

21 Dinâmica em Grupo Dinâmica de Grupo Boa Vontade Interesses Comuns Interação e Relacionamento Proximidade entre as pessoas Tamanho adequado Comunicação e Informações Bom senso e consenso Dinâmica de Grupo é a interação estruturada e sustentada entre pessoas com interesses comuns em uma atividade específica, buscando, em um contexto de solidariedade, um resultado coordenado comum.


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