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Teorias da Administração I Prof. Paulo Henrique Borba Florencio, Esp.

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1 Teorias da Administração I Prof. Paulo Henrique Borba Florencio, Esp.
Turma: C02 Prof. Paulo Henrique Borba Florencio, Esp. (62) /

2 Teorias da Administração I
Livro Texto Indicado INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO CHIAVENATO, Idalberto Ed. Campus, 8ª Edição Rio de Janeiro: Elsevier, 2011

3 Teorias da Administração I
Origem Ad, administrar para,tendência, minister, subordinação ou obediência. Definição “Administração é o processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermédio de pessoas e outros recursos organizacionais” CHIAVENATO, 2011, Pag. 13

4 Teorias da Administração I
Organização é a combinação intencional de pessoas e recursos para alcançar objetivos Administrar é o processo de planejar, organizar, dirigir (liderar) e controlar o trabalho dos membros da organização para alcançar objetivos organizacionais definidos

5 Teorias da Administração I
Habilidades Necessárias ao Administrador 1. Habilidades Técnicas Envolve o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização. 2. Habilidades Humanas Estão relacionadas ao trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. 3. Habilidades Conceituais Envolve a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações.

6 Teorias da Administração I
Habilidades Necessárias ao Administrador 4. Conhecimento Significa todo o acervo de informações, conceitos, ideias, experiências, aprendizagens que o administrador possui a respeito de sua especialidade. 5. Perspectiva Significa a capacidade de colocar o conhecimento em ação, saber transformar a teoria em prática e aplicar o conhecimento na análise das situações e na solução dos problemas. 6. Julgamento Não basta ter conhecimento e habilidade. Precisa saber analisar e avaliar a situação com clareza, obter dados e informações suficientes para julgar os fatos com espírito crítico, ponderar com equilíbrio e definir prioridades.

7 Teorias da Administração I
Habilidades Necessárias ao Administrador 7. Atitude Significa o comportamento pessoal do administrador frente às situações com que se defronta no seu trabalho. Representa o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem, a maneira de liderar, motivar, comunicar e levar as coisas para frente.

8 Atividades Desempenhadas Pelos Administradores
• Atividades pessoais (administrar tempo, carreira, afazeres pessoais) • Atividades técnicas (Lidar com instrumentos, solucionar problemas técnicos, desempenhar funções técnicas • Atividades administrativas (orçamento, documentação, controle de diretrizes e procedimentos) • Atividades de interação: • Papéis interpessoais (Chefe, líder, contato) • Papéis informacionais (Monitor, disseminador, comunicador) • Papéis decisórios (Empreendedor, administrar de conflitos, negociador, planejador, alocador de recursos)

9 Papéis do Administrador
CATEGORIA PAPEL ATIVIDADE Interpessoal Representação Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representa a organização, acompanha visitantes, assina documentos legais Liderança Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com os subordinados Ligação Mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões. Informacional Monitoração Manda e recebe informação, lê revistas e relatórios mantém contatos pessoais Disseminação Envia informação para os membros de outras organizações, envia memorandos e relatórios, telefonemas e contatos. Porta-Voz Transmite informações para pessoas de fora, através de conversas, relatórios e memorandos Decisorial Empreendimento Inicia projetos, identifica novas ideias, assume riscos,delega responsabilidades de ideias para outros Resolução de Conflitos Toma ação corretiva em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a crises e a mudanças Alocação de Recursos Decide a quem atribuir recursos. Programa, orça e estabelece prioridades Negociação Representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos

10 Origens da Administração
• Existe desde que o primeiro homem se associou à primeira mulher •Pode ser identificada na construção da torre de Babel (história bíblica) •É encontrada nas civilizações antigas e nas tribos indígenas •Foi utilizada na construção de cidades antigas, pirâmides e outros empreendimentos •Foi aplicada na lei de Moisés e no êxodo dos Hebreus •A forma empírica e a intuição eram as únicas maneiras de administrar até o início do século XX

11 Origens da Administração
Anos / Teorias  Administração Científica  Teoria da Burocracia  Teoria Clássica  Teoria das Relações Humanas  Teoria Estruturalista  Teoria dos Sistemas  Abordagem Sociotécnica  Teoria Neoclássica  Teoria Comportamental  Desenvolvimento Organizacional  Teoria da Contingência  Novas Abordagens

12 Principais Teorias Administrativas e Seus Infoques
ÊNFASE TEORIAS PRINCIPAIS ENFOQUES Tarefas Administração Científica Racionalização do trabalho no nível operacional. Estrutura Teoria Clássica Teoria Neoclássica Organização formal. Princípios gerais da Administração. Funções do administrador. Teoria da Burocracia Organização formal burocrática. Racionalidade organizacional. Teoria Estruturalista Múltipla abordagem: Organização formal e informal. Análise intra-organizacional e interorganizacional. Pessoas Teoria das Relações Humanas Organização informal. Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo. Teoria do Comportamento Organizacional Estilos de Administração. Teoria das Decisões. Integração dos objetivos organizacionais e individuais Desenvolvimento Organizacional Mudança organizacional planejada. Abordagem de sistema aberto. Ambiente Análise intra-organizacional e análise ambiental. Abordagem de sistema aberto. Teoria da Contingência Análise ambiental (imperativo ambiental). Abordagem de sistema aberto. Tecnologia Competitividade Novas Abordagens na Administração Caos e complexidade Aprendizagem organizacional. Capital Intelectual

13 Antecedentes Históricos da Administração
Exércitos: Planejamento, estrutura de organização, hierarquia Igreja: Unidade de comando, hierarquia, estrutura de organização Moisés: Amplitude de controle, departamentalização, disciplina Pirâmides: Organização do trabalho, planejamento Economistas clássicos: Controle, eficiência, divisão do trabalho

14 Contribuição de René Descartes
O MÉTODO CARTESIANO Regra da Evidência ou Dúvida Sistemática devemos evitar todas as prevenções (conjuntos de preconceitos) e precipitação, para acolher apenas idéias claras e distintas Regra da Análise ou Decomposição devemos dividir nossos problemas no maior número possível de partes, para melhor resolvê-los Regra da Síntese ou Composição devemos distinguir entre as verdades mais simples, independentes e absolutas, das verdades mais complexas, condicionadas e relativas. Regra da Enumeração ou Controle devemos selecionar exclusivamente o que for necessário e suficiente para a solução de um problema, evitando as omissões

15 A Revolução Industrial
• Ocorreu a partir da segunda metade do século XVIII • Iniciou-se na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor e sua aplicação aos processos produtivos industriais • Substituiu o sistema corporativo de produção pela fábrica • Provocou o rápido desenvolvimento da indústria • Estimulou o êxodo rural, com o crescimento desordenado das cidades • Estimulou a competição • Possibilitou o desenvolvimento do transporte de longa distância (barcos a vapor e ferrovias; mais tarde, automóveis) • O crescimento desordenado provocou descontrole do trabalho, baixa qualidade, desperdícios, custos elevados • A exigência de maior capacidade para competir passou a demandar administração mais racional

16 Abordagens Clássicas das Teorias da Administração.
Próximos Slides Abordagens Clássicas das Teorias da Administração. Eficiência Eficácia

17 Eficiência X Eficácia Eficiência é relativa aos meios, como fazer as coisas da melhor maneira possível. Ser eficiente significa executar da melhor maneira possível, evitando desperdícios e maximizando a produtividade. Segundo Stoner (1999) eficiência é a capacidade de minimizar o uso de recursos para alcançar os objetivos da organização. Eficácia se relaciona aos fins, qual o objetivo correto a se perseguir. É mais importante que a eficiência, pois sem o direcionamento correto a melhor execução só levará a resultados desnecessários. Segundo Stoner (1999) eficácia é a capacidade de determinar objetivos apropriados.


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