A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Triângulos Construções elementares Prof. Roberto Salgado (Desenho Geométrico) plantaodematematica.weebly.com/

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Triângulos Construções elementares Prof. Roberto Salgado (Desenho Geométrico) plantaodematematica.weebly.com/"— Transcrição da apresentação:

1 Triângulos Construções elementares Prof. Roberto Salgado (Desenho Geométrico) plantaodematematica.weebly.com/

2 Triângulo: Do latim – triangulu, é um polígono de três lados e três ângulos. Os três ângulos de um triângulo são designados por três letras maiúsculas A, B, C e os lados opostos a eles, pelas mesmas letras em minúsculas a, b, c.

3 Mediatriz de um triângulo A mediatriz de um triângulo é a reta perpendicular a um lado do triângulo, traçada pelo seu ponto médio. As três mediatrizes de um triângulo se encontram em um único ponto, o circuncentro.

4 Mediana de um triângulo: A mediana de um triângulo é o segmento de reta que liga um vértice deste triângulo ao ponto médio do lado oposto a este vértice. As três medianas de um triângulo são concorrentes e se encontram no centro de massa ou baricentro do triângulo.

5 Bissetriz interna: A bissetriz interna de um triângulo é o segmento, com extremidades num vértice e no lado oposto, que divide o ângulo desse vértice em dois ângulos congruentes.

6 Baricentro: do grego – baros peso, do latim – centrum. O baricentro de um triângulo é chamado de centro de gravidade ou centróide. É o ponto de intersecção (ou ponto de encontro) das três medianas de um triângulo. É também o ponto que divide cada mediana do triângulo em duas partes: um terço a contar do lado e dois terços a contar do vértice.

7 Incentro: É o ponto de intersecção (ou ponto de encontro) das bissetrizes internas de um triângulo. Obs.: O incentro é o centro da circunferência inscrita no triângulo.

8 Circuncentro: É o ponto de intersecção (ou ponto de encontro) das mediatrizes dos lados Do latim – triangulu, é um polígono de três lados e três ângulos. Os três ângulos de um triângulo são designados por três letras maiúsculas A, B, C e os lados opostos a eles, pelas mesmas letras em minúsculas a, b, c.

9 Ortocentro: É o ponto de intersecção das três alturas relativas de um triângulo, isto é, as perpendiculares traçadas desde os vértices até aos lados opostos. O ortocentro encontra-se na região interna do triângulo se este é acutângulo; coincide com o vértice do ângulo reto se for retângulo e encontra-se fora do triângulo no caso deste ser obtusângulo.

10 O ponto de interseção das três bissetrizes é o incentro. O ponto de interseção das três medianas é o baricentro ou centro de gravidade O ponto de interseção das alturas é o ortocentro O circuncentro é o centro da circunferência circunscrita ao triângulo.

11 Resumo


Carregar ppt "Triângulos Construções elementares Prof. Roberto Salgado (Desenho Geométrico) plantaodematematica.weebly.com/"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google